Tudo sobre cera depilatória
A depilação com cera é justamente considerada uma das melhores invenções da humanidade em termos de cuidados pessoais - graças a ela, as jovens são capazes de enfatizar sua própria beleza natural com bastante rapidez e com custos financeiros mínimos. Como na maioria dos casos o procedimento é feito em casa por conta própria, é necessário escolher a cera certa - então o resultado será ainda melhor.
Peculiaridades
O procedimento de depilação com cera para depilação também é chamado de depilação, e embora alguns defensores do "look natural" do corpo feminino se queixem de que se trata de um padrão de beleza moderno e imposto, na verdade há evidências de que essa prática foi utilizada. na Índia por cerca de 5 mil anos atrás.
A composição da mistura de cera provavelmente era diferente da moderna, mas o princípio de operação era aproximadamente o mesmo. - enquanto a cera está fluindo ou mole, a pele recoberta de pêlos foi derramada com ela, e então, quando endureceu, foi retirada junto com o excesso de vegetação.
Hoje, a cera depilatória quase nunca faz jus ao seu nome - a cera natural pura deve ser diluída com ingredientes adicionais.
Por muito tempo, a depilação profissional ficou fora de questão - se as jovens se livrassem dos cabelos, a massa elástica era preparada em casa sozinhas, segundo as receitas da “avó”. É geralmente aceito que na sua forma moderna, a cera, e portanto a cera para ela, foi inventada no Brasil - um país de praias, onde a calça simplesmente não teria sido capaz de esconder a "maior pilosidade". Em 1987, uma família de imigrantes brasileiros inaugurou o primeiro salão de beleza em Nova York, voltado especificamente para a depilação e, desde então, as meninas em todo o mundo passaram a usar cada vez menos a lâmina de barbear.
Seja qual for o tipo de cera que você usar ao fazer em casa ou em um salão de beleza, você deve saber que a cera é feita em quatro variedades ou estilos:
- depilação completa brasileira - remoção radical de todos os pelos, permite usar qualquer tipo de roupa íntima sem o risco de ficar desarrumada;
- brasileiro - distingue-se por um maior refinamento da forma, pois o cabelo não é removido em cem por cento e pode-se deixar um corte íntimo;
- francês - em geral, o cabelo é removido apenas fora dos contornos do maiô, dentro dos seus limites o cabelo é apenas ligeiramente afetado;
- americano - tudo o que está escondido pelo maiô não é tocado, trabalhando apenas com os cabelos que ficam visíveis mesmo com a roupa íntima.
Independentemente do estilo preferido, a depilação continua sendo o método mais popular para remover o excesso de cabelo. No mínimo, é bom porque é popularizado em escala planetária pelos salões de beleza, mas na verdade também está disponível em casa. Embora não resolva o problema para sempre, como a mesma eletrólise, o resultado persiste por 3-4 semanas - a mesma temporada de praia pode ser encerrada com três ou quatro procedimentos simples. Embora os estilos de depilação estejam atrelados às áreas do corpo escondidas pelo maiô, na verdade, o procedimento pode ser feito em qualquer parte do corpo, inclusive no rosto.
Em termos de custo-benefício, este é de longe o melhor método.
Visão geral da espécie
Hoje existem vários tipos principais de cera para depilação, que, por sua vez, podem ser subdivididos em ainda mais subespécies com menos diferenças. Você pode escrever um livro inteiro sobre isso, mas tentaremos nos aprofundar em todas as sutilezas brevemente, mas sem omitir detalhes importantes.
Vamos imediatamente nos deter no fato de que variações para uso doméstico são mais fáceis no uso diário, mas por causa disso, nem sempre são muito eficazes, embora as amostras de salão sejam muito confiáveis, mas envolvem um procedimento mais complexo de uso e podem exigir conhecimentos especiais.
Quente
Para quem procura o método de enceramento mais eficaz e eficiente, aconselhamos a atenção à cera quente, embora tenha uma desvantagem significativa: ao contrário de outras variedades, neste caso, a massa não é aconselhável para ser utilizada em casa, porque apenas em um salão de beleza.
Em termos de composição, é uma mistura de parafinas naturais, resinas, na verdade cera de abelha, assim como vários extratos e óleos de frutas, vitaminas e outros componentes úteis. A substância é vendida em várias formas, incluindo comprimidos, barras, briquetes; a cor pode ser qualquer: rosa, preto e assim por diante, ao gosto do consumidor.
Tal como acontece com a depilação de açúcar, a massa requer pré-aquecimento para derreter. É necessário um aquecimento significativo - até 50-70 graus, que deu o nome a todo o tipo de cera. Para isso, costuma-se usar um dispositivo especial, denominado derretedor de cera.
Apesar da complexidade, o procedimento para trabalhar a cera quente é considerado o mais correto no que diz respeito aos cuidados com a pele. - sendo bem aquecida, a massa ao mesmo tempo vaporiza a pele. O aumento da temperatura abre os poros e o cabelo é arrancado com mais facilidade - portanto, não é tão dolorido e a probabilidade de ferimentos é visivelmente reduzida. Graças a isso, para depilação de axilas e áreas íntimas, essa cera é considerada uma solução incontestável.
O principal perigo devido ao qual o uso de cera quente não é recomendado em casa é a probabilidade de superaquecimento da massa e queimaduras.
A probabilidade de queimar-se aumenta também porque muitas mulheres não sabem como aplicar rapidamente uma massa de resfriamento e, portanto, "apenas para o caso", aquecem mais do que o necessário. Um profissional faz isso com uma espátula descartável especial, aplicando a mistura de forma que ela preencha as menores dobras da pele e capture absolutamente todos os pelos. A remoção da massa endurecida ao usar formulações plastificantes é possível mesmo sem tiras adicionais - diretamente à mão.
Após a remoção, um pouco da cera permanecerá na pele, mas você pode remover a sujeira com qualquer óleo, embora alguns fabricantes ofereçam produtos que podem ser lavados com água comum. Você não deve perseguir a simplicidade de retirar fundos - na maioria dos casos, isso significa desempenho menos eficaz das funções básicas.
A alta temperatura da cera quente, mesmo nas mãos de um profissional, pode ser uma vantagem e uma desvantagem. Uma clara vantagem é que a cliente do salão faz ao mesmo tempo uma sessão de parafina, e a pele vai dizer "obrigado" por isso. Outra coisa é que as varizes, as doenças de natureza oncológica, a tromboflebite e alguns outros problemas de saúde, em princípio, significam a rejeição de qualquer procedimento com aquecimento significativo da pele, então na verdade a cera quente não é adequada para todos.
Caloroso
Esse tipo de cera depilatória é mais ativamente usado para remover pelos das pernas, braços e abdômen. Essa mistura derrete a uma temperatura igual ou ligeiramente superior à do corpo humano - geralmente de 35 a 40 graus. Os ingredientes principais são a cera de abelha natural, várias resinas de madeira, bem como componentes adicionais que melhoram as propriedades da massa e proporcionam um cuidado adequado à pele.
Devido ao fato de que o derretimento da mistura à temperatura ambiente é improvável, ela é liberada em cassetes com um rolo de fixação. Este formulário é extremamente conveniente para uso, porque o cassete pode ser imerso em água morna para derreter a massa, e o próprio bico pode ser adquirido separadamente e substituído se o antigo estiver avariado. Ao mesmo tempo, o rolo permite aplicar a cera na pele de maneira uniforme e em quantidade estritamente dosada - o que significa que o produto não é desperdiçado e o resultado desejado será alcançado.
Uma desvantagem da cera quente pode ser que você ainda terá que esperar até que ela derreta, mas o procedimento para trabalhá-la requer um preparo preliminar da pele, que pode ser feito durante o aquecimento da massa. É necessário aplicar a mistura sobre a pele limpa e seca, portanto, a área planejada para a depilação é pré-lavada, seca, desengordurada com antissépticos e polvilhada com talco - para que a cera grude apenas nos cabelos.
Assim que a cera quente for aplicada na pele com rolo, uma tira de papel ou tecido deve ser colada por cima, alisando-a na direção do crescimento dos pelos. Muitos fabricantes incluem essas tiras em um kit de cera, mas em alguns casos elas são vendidas separadamente. Quando a mistura endurece, a pele deve ser puxada com uma mão, enquanto a outra neste momento, arrancando abruptamente a tira.
Depois de arrancar a tira, parte da cera ficará inevitavelmente na pele - é removida com um guardanapo, que deve ser embebido em uma composição especial ou qualquer tipo de óleo - de cosmético a vegetal. Sua pele ficará irritada durante o processo de depilação com cera, então uma loção calmante resolverá o problema. Existem meios que, entre outras coisas, também retardam o crescimento do cabelo - então o efeito será mais longo.
A cera quente é ativamente usada em salões de beleza e em casa. Nos salões, porém, é comprado em latas grandes, que são mais lucrativas do ponto de vista da compra no atacado, mas a composição da massa não pode ser diferente daquela que se acondiciona em pratos menores.
A cera quente é fácil de trabalhar e segura do ponto de vista de queimaduras. Outra coisa é que o momento de arrancar a tira é bastante doloroso e no processo você pode até machucar a pele. Além disso, esta versão da mistura é considerada universal no sentido de que é capaz de capturar os cabelos finos e duros - esta técnica não é adequada apenas para áreas sensíveis, em particular, a área do biquíni.
Frustrar
O mais novo tipo de cera para depilação, que surgiu há apenas alguns anos, combina as melhores qualidades das duas ceras descritas acima - quente e morna. Ao contrário do primeiro, requer aquecimento apenas até 38-39 graus, portanto, a maioria das contra-indicações para cera quente não se aplica a ele. Ao mesmo tempo, a composição é mais tenaz do que a cera quente, portanto, é capaz de processar partes mais cabeludas do corpo e capturar até os cabelos mais grossos.
Para aumentar a plasticidade, polímeros de vinil e borracha são adicionados à massa. Embora o ponto de fusão seja baixo, um derretedor de cera também é necessário para derreter. Ao mesmo tempo, a probabilidade de superaquecimento da mistura e queimaduras é muito baixa - pelo menos não adianta, porque o resfriamento com solidificação ocorre muito mais lentamente. Como resultado, a pele ferve, embora seja mais macia, mas por mais tempo, o que também é uma vantagem.
Muitos especialistas modernos acreditam que a novidade é mais relevante de todos os lados.
Não pode ser queimado e sua temperatura quando aplicada na pele não causa desconforto - apenas uma leve sensação de calor. O efeito de vaporização é muito perceptível e permite que você se livre da linha do cabelo quase sem dor. Por fim, por esfriar lentamente, o filme de cera pode ser aplicado em uma camada muito fina, que é o que lhe deu o nome, e economizar insumos significa economizar dinheiro.
Frio
Essa variedade também costuma ser chamada de fusível de outra forma, pois, estando no estado sólido à temperatura ambiente, essa substância se torna líquida ao menor aquecimento - apenas água quente ou mesmo tocando a pele humana já pode derretê-la. Do ponto de vista químico, é uma resina comum de pinho com adição de substâncias sintéticas que aumentam a pegajosidade da massa.
Esses produtos não estão disponíveis na forma de lata - você encontrará a cera apenas na forma de fita, ou seja, já foi aplicada em tiras de tecido para depilação. Além disso, nem todas as tiras têm o mesmo tamanho e composição - os produtos são classificados pelos próprios fabricantes dependendo da parte do corpo a que se destinam.
Muitos fabricantes colocam na caixa não apenas as próprias tiras, mas também "bônus" úteis adicionais, como lenços especiais para remover resíduos de cera da pele, um esfoliante e uma loção calmante.
A incrível popularidade das tiras de cera "fria" se deve ao fato de que nenhuma habilidade ou preparação especial é exigida de uma mulher. - o uso da ferramenta é perfeitamente simples. Basta separar as tiras, que geralmente são coladas para proteger a camada de cera de contaminação, colá-las e alisá-las e, em seguida, arrancá-las na direção oposta com um movimento confiante.
A cera fria funciona melhor em áreas onde o cabelo é fino, de comprimento médio (não mais do que meio centímetro) e não cresce muito. É mais conveniente usar tal remédio em pequenas áreas da pele, portanto, com a sua ajuda, os pelos são tradicionalmente removidos nos dedos e acima do lábio superior, para as mãos e pernas é adequado apenas se houver muito pouco cabelo crescimento lá.
As axilas e a região da virilha geralmente não são depiladas dessa forma - rapidamente sujas, na verdade, tiras estreitas descartáveis em cera macia não serão capazes de capturar e segurar cabelos grossos com raízes profundas, e tomariam muito deles. Pelo mesmo motivo, essa cera é ineficaz para a remoção de pelos grossos.
Entre outras coisas, as tiras são usadas sem primeiro vaporizar a pele, portanto, não são usadas em áreas sensíveis onde seriam muito dolorosas.
Marcas populares
As jovens que realmente se preocupam não só com a beleza, mas também com a saúde, muitas vezes se interessam por quem produz produtos cosméticos. Existem também marcas no mundo da cera cosmética que parecem líderes absolutas em segurança, saúde e marketing. - seus produtos são comprados com mais frequência do que outros e são preferidos por profissionais.
Parte significativa do segmento é previsivelmente ocupada por produtos de fabricantes ocidentais, por exemplo, Empresa italiana ItalWax ou francesa Depileve... Gigantes gostam Veet eles não precisam de introdução adicional, mas também há uma série de marcas que merecem atenção - por exemplo, Starpil, Depilflax, Shary, Kapous Professional etc.
A cera feita na Rússia não é particularmente popular, a menos que seja produzida sob uma das marcas estrangeiras bem conhecidas.
Ao mesmo tempo, um produto nacional é significativamente mais barato e, por recomendação de amigos ou por sua própria conta e risco, não é proibido testá-lo em si mesmo.
Como escolher?
O primeiro critério na escolha de uma mistura de cera é a composição. Lembre-se de que quase todos os ingredientes da cera, incluindo a base de cera natural, mel, óleos vegetais e extratos, podem causar uma erupção alérgica, e provavelmente você não precisa. Além disso, a escolha da receita exata deve seguir a lógica de como os ingredientes individuais agem na pele - se você precisa hidratá-la, saturá-la com vitaminas, rejuvenescê-la e assim por diante.
Para o procedimento em casa, é melhor levar cera de cassete quente ou fria, enquanto é melhor não experimentar com quente - a menor violação do procedimento pode levar a consequências extremamente indesejáveis. Pelo mesmo motivo, você não deve tentar tratar áreas sensíveis por conta própria - apenas porque para isso, você precisa da mesma cera quente.
Em qualquer caso, leia atentamente as instruções e siga-as, especialmente se você não tiver muita experiência no uso de tais fundos.
Embora os especialistas muitas vezes descrevam a cera que não é lavada com água como mais eficaz, você não deve confiar apenas no óleo ao tratar grandes áreas da pele - isso é inconveniente, e não haverá tanto óleo na casa, e vai demorar muito tempo para lavá-lo. É mais sensato comprar lenços especiais ou spray com antecedência, ou escolher imediatamente um conjunto de cera e meios para removê-la. Ao mesmo tempo, você pode tomar um remédio que retarde o crescimento do cabelo.
Como usar?
Já falamos sobre como fica o procedimento em geral no caso de cada tipo de cera, mas vale esclarecer que o procedimento exato e a duração de cada um deles podem diferir de agente para agente. Não tenha preguiça de ler as instruções na embalagem desta cera em particular, se você estiver usando pela primeira vez - não vai doer.
Se você é sensível a alguma dor, faça a depilação somente no salão e somente com cera quente, ou ainda com spray de lidocaína. Lembre-se de que até a alardeada cera quente literalmente arranca os cabelos da pele, então irritação e vermelhidão em um lugar que perdeu cabelo são garantidas no início, podendo até haver hematomas e hematomas. Inflamações e pústulas que persistem por mais de dois dias já indicam infecção pela penetração de substâncias estranhas na ferida, portanto, esta é uma recomendação direta de consultar um médico.
A massa de cera é aplicada somente na pele limpa e seca, que também deve ser em pó, caso contrário os hematomas podem ficar enormes, e os pelos sairão junto com a pele. Algumas áreas, como as axilas, não devem ser lavadas imediatamente antes da depilação - é melhor fazer isso com antecedência. Se o método envolver vapor (todos os tipos de ceras, exceto frio), isso é uma vantagem em termos de dor - haverá menos dor.Antes de aplicar a massa na pele, pergunte-se como retirar o excesso a seguir, e adquira o produto necessário caso não esteja no kit.
Lembre-se: a depilação com cera só é eficaz se você arrancar as tiras com movimentos bruscos e confiantes. Ao retirá-los aos poucos, você não vai se livrar não só do desconforto, mas também dos cabelos.
Visão geral da revisão
Se você vasculhar os fóruns femininos sobre beleza, muitos comentários podem dar a impressão de que a cera para depilação e depilação como tal é um mal absoluto. Porém, os volumes de vendas desses produtos comprovam que, na verdade, nem tudo é tão simples, e o produto é muito procurado. É verdade que, como sempre nesses casos, ele está localizado em algum lugar no meio.
É tolice mentir que depilar não dói. Mesmo no caso da cera quente, alguns desconfortos ainda são inevitáveis e, nesse ínterim, tal procedimento exige uma ida ao salão e custa muito dinheiro. Cera quente caseira ou tiras frias são muito mais baratas, mas ainda menos agradáveis no processo de uso.
No entanto, as mulheres querem ficar bonitas e a depilação talvez seja a melhor maneira de remover os pelos em termos de custo-benefício. A preços, só o barbear normal é comparável, mas terá de ser feito com muito mais frequência e, de facto, também não tem nada a ver com conforto. Nesse ínterim, a cera resolve o problema com várias semanas de antecedência.