Cera modeladora: o que é e como utilizar?
As mulheres modernas costumam escolher cosméticos, como cera especial, de uma ampla variedade de produtos para modelar o cabelo. Esta ferramenta é única: é variável na forma de liberação, possui uma série de características próprias e precisa seguir certas regras para criar um penteado bonito.
O que é isso?
A cera modeladora é um produto modelador com possibilidades ilimitadas. Esta ferramenta em muitas de suas características supera os análogos para modelar cachos. Trata-se de um cosmético modelador, que tem por objetivo fixar penteados de diversos níveis de complexidade. O produto é produzido para o público feminino e masculino, e é especialmente relevante nos casos em que a fixação de longo prazo do estilo é necessária.
A ferramenta contribui para a criação de contornos nítidos com uma estrutura diferenciada dos fios. Pode ser utilizado para cabelos de diferentes comprimentos, e o efeito da aplicação pode ser muito variado. Por exemplo, a cera é capaz de destacar fios de cabelo individuais, colocando destaques nos lugares certos. Além disso, com sua ajuda, você pode simular cachos bem arranjados, criar o efeito de cabelos molhados, laminação ou, ao contrário, afofar os cabelos, introduzindo um certo descuido no penteado.
Se necessário, usando esses cosméticos, você pode alisar o cabelo, torná-lo liso e gerenciável, eliminar a rigidez e mascarar o corte transversal das pontas. A cera é capaz de criar uma película protetora sobre os fios, que servirá como proteção contra fatores ambientais negativos. Além do mais, ele pode aliviar os cachos da eletrificação. Esta é uma ferramenta graças à qual o penteado ficará bem cuidado ao longo do dia.
O que está incluído?
A base básica de um produto cosmético é produtos apícolas. Também contém substâncias naturais naturais (como óleos e resinas), nutrindo assim o cabelo e protegendo-o da radiação ultravioleta. Em geral, é cera de abelha, enriquecida com vários aditivos. Contém vitamina B5, hidratantes e anti-sépticos.
A maioria dos produtos desta linha inclui glicerina, óleo mineral, estearato de glicerila, miristato de isopropila, polivinil pirrolidona, fragrâncias e outros componentes. Graças a eles, o remédio tem um efeito benéfico no couro cabeludo, aliviando sua irritação, vermelhidão e coceira.
Já nos produtos masculinos, os fabricantes acrescentam agentes pigmentares ao produto para a linha masculina. Graças a isso, é possível corrigir sua cor e mascarar os cabelos grisalhos emergentes.
Vantagens e desvantagens
A cera cosmética do cabelo tem muitos benefícios.
- É econômico, devido ao qual a capacidade vai durar por muito tempo. Na maioria dos casos, uma quantidade que cabe na ponta do dedo é suficiente para um único uso.
- O produto é prático e fácil de usar. Leva pouco tempo para criar um penteado, o que é especialmente importante para uma pessoa moderna que está acostumada com o ritmo acelerado da vida.
- A cera pode ser fosca e brilhante, é boa para a saúde do cabelo e é um cosmético medicinal.
- É natural e, portanto, não altera a estrutura dos fios tratados no nível físico, mas os ajuda a se recuperar do estresse do estilo diário com o uso de aparelhos térmicos para os cabelos.
- A cera é caracterizada pela fixação do penteado a longo prazo. Às vezes, persiste até no segundo dia.
- A modelagem do cabelo com cera é considerada um procedimento delicado e inofensivo para a estrutura do cabelo.
- A fixação em cera é diferente para homem e mulher, o que permite criar penteados extraordinários para ambos.
- A cera é adequada para criar penteados para cabelos de qualquer comprimento e estrutura. Nesse caso, a fixação costuma ser melhor do que quando se usa verniz.
- A cera não priva o cabelo de elasticidade, por isso o penteado criado com a sua ajuda parece natural e bonito.
- É variável na forma de liberação, o que permite que seja usado para criar diferentes efeitos de penteado, incluindo volume e fios molhados.
Junto com suas vantagens, a cera de cabelo cosmética também tem desvantagens.
- A cera não consegue manter penteados muito complicados por muito tempo.
- O produto derrete com o calor e, portanto, é indesejável usá-lo no verão quente.
- Alguns produtos têm um aroma excessivamente açucarado que os clientes não gostam.
- Os cosméticos de qualidade são caros. Apesar de econômica, a quantidade pode ser um fator na hora de o comprador passar pelo produto.
- Às vezes, a desvantagem é a densidade excessiva, o que torna difícil pegar em produtos de estilo.
Variedades
Existem várias maneiras de classificar a cera de cabelo. Por exemplo, não é à toa que se divide em masculino e feminino: os cosméticos têm um aroma pronunciado. Na linha feminina há mais variedades e fragrâncias diversas, e os produtos masculinos contêm mais ingredientes naturais. Algumas modificações têm uma fragrância forte, enquanto outras são produzidas sem um odor pungente.
Pelo tipo de consistência, a cera modeladora é sólida, líquida e elástica (elástica). Cada tipo tem suas próprias características, que se refletem no tipo de seu aplicativo. Por exemplo, um produto sólido é projetado para trabalhar com fios secos. Apesar da excelente fixação, não é particularmente procurado pelos compradores, devido à sua textura cremosa espessa.
Porém, o produto faz um excelente trabalho com os fios rebeldes, é adequado tanto para cabelos secos como úmidos.
O análogo líquido é produzido na forma de spray.Claro, hoje estamos acostumados com esses produtos, porque são mais simples e convenientes de usar. Você só precisa espirrar nos fios e simular imediatamente o volume necessário. Essa ferramenta é relevante para cachos finos e cacheados e corrige cabelos longos e curtos. Via de regra, a cera permanece nos fios o dia todo, evitando que se enrosquem.
A cera elástica nada mais é do que um produto em gel. Na verdade, é um meio de fixação ao mesmo tempo que confere sedosidade aos fios. Em comparação com um análogo sólido, é mais conveniente de usar e, portanto, é muito procurado pelos compradores. Esses cosméticos são usados para criar proteção térmica ao secar o cabelo com um secador de cabelo e para modelar com um modelador, ferro ou pinça.
Pelo tipo de textura, a cera pode ser fosca e brilhante. A versão fosca é conveniente porque parece natural sem criar um brilho oleoso. O Glossy, quando usado com sabedoria, alisa os cachos, também é usado para dar brilho e efeito de cabelo molhado.
O pó de cera seca é um tipo de produto separado. Na consistência, é um pó, que fica pegajoso na hora de esfregar nas mãos. É utilizado como agente modelador para o cabelo, para dar volume ao penteado. A cera de teia de aranha é um tipo de produto com forte fixação. Projetado para penteados curtos, esta opção permite que você crie looks criativos.
A cera modeladora pode ser transparente ou pigmentada. Esses produtos são comprados por personalidades da mídia e blogueiros de beleza. Além de criar um penteado único e elegante, a cera o pigmenta, criando uma película protetora. Os brutais adoram essa cera, escolhendo tons incomuns para tingir o cabelo temporariamente.
Como escolher?
A cera modeladora não é um produto cosmético universal. Você precisa comprá-lo com base na estrutura dos cachos e nas necessidades. Para penteados longos, é mais aconselhável comprar produto com textura líquida. É mais fácil fixar o penteado com esses cosméticos, dando volume ao penteado e criando o efeito de cabelos grossos. Aqui você também pode pensar em comprar um pó de cera, com a ajuda do qual é fácil levantar a zona radicular em alguns minutos.
Cera em spray perfeito para cabelos sem brilho natural. Quando, pelo contrário, não quer que o seu cabelo brilhe, deve escolher um produto com efeito mate. Apesar do brilho mínimo ainda permanecer devido à presença de óleos na composição, os cachos ficarão frescos e bem tratados. Um estilo com aparente negligência terá uma aparência elegante o dia todo.
Se o seu cabelo for naturalmente áspero e rebelde, você deve prestar atenção à cera dura. Tem uma fixação forte, pode colocar fios sem o efeito de peso e pegajosidade. Além disso, essa cera dará ao seu cabelo uma aparência natural e arrumada que o spray de cabelo não consegue alcançar.
Se você está planejando uma festa ou outro evento informal, faz sentido usar modelagem de cera-teia de aranha. Ela também ajudará a criar uma imagem vívida se você for para uma sessão de fotos. Você pode escolher um produto com propriedades de sombreamento e pigmentação suficiente.
Na hora de comprar é preciso estar atento à composição do produto, certificando-se de que ele não contenha parabenos.
Como usar?
Qualquer que seja a ferramenta escolhida, é necessário usá-la corretamente, pois caso contrário você pode estragar até o penteado mais bonito. Por exemplo, independentemente da variedade, você não pode usar muita cera. O tamanho de uma ervilha de um produto cosmético sólido é suficiente para modelar cabelos longos. Se a mulher cortar o cabelo curto, a despesa será ainda menor.
Para modelar com cera, você precisa lavar o cabelo e depois secar com um secador de cabelo. Se a cera dura for selecionada como fixador, deve-se aquecê-la um pouco antes de aplicar no cabelo curto ou longo. Colocando o remédio em suas mãos, é aquecido até ficar elástico. Em seguida, é aplicado nas mechas e distribuído pelos cabelos com um pente.
Os cosméticos com fixação forte têm uma textura densa e demoram mais para aquecer. Após o aquecimento nas palmas e aplicação nos cachos, o agente é aquecido com secador de cabelo, distribuindo-o ao longo do cabelo com um pente. A cera elástica é retirada da jarra com os dedos e aplicada nos fios. O aerossol é pulverizado a uma distância de 20 cm da cabeça.
Se o seu cabelo for fino, não é necessário aplicar o produto em todo o comprimento - assim você pode transformar o seu penteado em uma espécie de dente-de-leão fofo. É mais aconselhável aplicar cera nas pontas - fica mais interessante. Quando for necessário aplicar o agente modelador em todo o comprimento, deve-se usar um pente de dentes largos para uma distribuição uniforme. É assim que os cachos individuais são criados.
A cera nem sempre é aplicada na zona da raiz, apenas a cera em pó é adequada para isso. Para o efeito de cachos úmidos, levam mais produto e, após a distribuição, usam secador de cabelo para criar ondas descuidadas. Porém, neste caso, você não pode prescindir da dosagem de cera, caso contrário o cabelo ficará sujo e bagunçado. Quando for necessário tirar a maquiagem, a cabeça é simplesmente lavada da maneira tradicional (com xampu em água moderadamente quente).
Se houver cera demais na cabeça, será mais difícil lavá-la depois de fixá-la. Para isso, você deverá aplicar shampoo nos fios secos, distribuindo-o ao longo do comprimento dos cabelos com movimentos de massagem. Se o procedimento se revelar ineficaz, acrescenta-se um pouco de refrigerante ao xampu e, na fase final da lavagem, deve-se usar um bálsamo.
Já para a cera seca e inodora, primeiramente uma porção do pó é colocada nos dedos, esfregada um pouco nas palmas das mãos e aplicada imediatamente na zona da raiz. Ao contrário de outras variedades, este produto é aplicado após o cabelo ter sido modelado e penteado. Seja para fios longos, curtos ou médios, a tecnologia é a mesma: após fricção nas palmas, o produto é aplicado na zona radicular, sem distribuí-lo ao longo do comprimento.
Para saber como modelar com cera de gel de fixação flexível, veja o próximo vídeo.