Mousse modeladora: o que é e como utilizar?
A mousse modeladora é um penteado eficaz e fácil de usar e, junto com outros compostos de fixação, é muito usado em cabeleireiros. Com ele, você pode dar ao seu cabelo uma grande variedade de formas e fazer um penteado para o dia a dia e festivo.
O que é?
A mousse modeladora é uma formulação versátil projetada para dar ao cabelo o volume desejado e criar um efeito molhado. A ferramenta é capaz de dar aos fios um esplendor especial e um aspecto bem tratado, além disso, os cachos formados com a mousse mantêm a forma em qualquer condição climática. A forma de liberação da mousse é uma lata de aerossol, equipada com um atomizador a vácuo, saturando a espuma emergente com finas bolhas de ar. Os cilindros são muito fáceis de usar e permitem um uso bastante econômico do produto.
As principais funções da mousse são dar aos cachos o volume desejado e fixar o estilo. No entanto, o papel fixador do agente é, antes, de importância secundária, uma vez que, no final da formação do penteado, os cachos são adicionalmente borrifados com verniz. Outra tarefa importante do produto é proteger os fios do superaquecimento, que ocorre durante o uso do secador de cabelo.
O cabelo tratado com mousse não perde a “hidratação vital” durante o penteado e tem um aspecto forte e saudável.
Além disso, muitos remédios modernos ajudam a aumentar o crescimento do cabelo, remover a fofura excessiva e tornar os cachos flexíveis e obedientes.
O que está incluído?
A eficácia do uso de agentes fixadores depende inteiramente de sua composição química. Assim, as mousses para penteados são constituídas por biopolímeros, que conferem aos cachos um aspecto natural e tornam-nos volumosos. Outro componente importante da mousse são os aditivos protetores que evitam os efeitos negativos de fatores externos na estrutura do cabelo. Os aditivos são apresentados na forma de glicerina, que umedece a estrutura dos bastonetes, e pantenol, que protege os cachos dos efeitos secantes dos aparelhos elétricos usados para penteados a quente.
Como excipiente na composição das mousses, está incluído um condicionador que facilita o pentear e reduz significativamente a quebra do cabelo. Mousses de alta qualidade de fabricantes conhecidos não contêm aditivos de álcool que impedem os fios de respirar e tornam os cachos quebradiços e sem vida. Além disso, alguns produtos trazem fragrâncias e fragrâncias leves, que conferem às composições um aroma sutil e agradável, além de ceramidas e vitaminas dos grupos A, E e B, que tornam os cachos brilhantes e obedientes.
Vantagens e desvantagens
Mousses para penteados são produtos bastante populares, no entanto, antes de começar a escolhê-los, você deve se familiarizar com suas vantagens e desvantagens. Abaixo está uma série de vantagens indiscutíveis das mousses, que as distinguem favoravelmente de outros agentes fixadores.
- Mousses são versáteis e podem ser usados em qualquer tipo de cabelo.
- Graças à fórmula especial, o produto não cola os fios e permite que fiquem com um aspecto bastante natural. No entanto, o uso indevido da mousse pode causar o efeito contrário, o que exige que você leia atentamente as instruções antes de aplicar o medicamento.
- Muitas formulações nutrem adicionalmente os cachos ao longo de todo o comprimento e os protegem dos efeitos de fatores ambientais agressivos.
- Devido à presença de fragrâncias especiais na composição, não há odor desagradável característico da maioria dos agentes fixadores.
- O volume de longa duração e o efeito modelador significam que você não precisa se preocupar com seu cabelo o dia todo.
No entanto, apesar do grande número de vantagens óbvias, as musses ainda apresentam desvantagens. Isso inclui baixa eficiência em relação a cabelos muito grossos e ásperos, bem como a presença de álcool nas drogas mais baratas. Além disso, muitas mulheres enfrentam vários problemas ao usar mousses. Em primeiro lugar, existem algumas dificuldades em determinar a quantidade ideal de fundos necessários para um único uso.
Portanto, uma parte excessiva pesa significativamente os cachos e cria o efeito de cabelo sujo, enquanto muito pequena - simplesmente não dá conta de sua tarefa.
Em segundo lugar, com a escolha errada da composição, os fios rapidamente se tornam oleosos. Isso ocorre nos casos em que o tipo de cabelo não corresponde ao produto adquirido. Muitas vezes, ao aplicar uma mousse de forte fixação em cabelos muito finos, eles se tornam muito "pesados" e adquirem um brilho oleoso.
Outro problema é a perda do brilho intenso do cabelo, que o torna opaco e sem vida. Uma das razões para este resultado é uso muito frequente de mousse ou a aplicação de uma quantidade bastante grande da substância de uma só vez. Assim, para cachos curtos, uma bola de espuma do tamanho de uma noz será suficiente, para os médios - do tamanho de uma pequena tangerina, e para os longos - cerca de uma maçã. Em alguns casos, também é notada a aderência dos fios, mas esse momento desagradável está associado à aplicação da substância em cabelos muito úmidos, que não tiveram tempo de secar o suficiente.
Em geral, recomenda-se a aplicação do medicamento em cabelos limpos e levemente úmidos, só assim o efeito de aglomeração poderá ser evitado.
E outra desvantagem significativa do uso de mousse é a coceira na pele.Isso também se deve ao uso indevido do produto e na maioria das vezes acontece quando a substância é esfregada no couro cabeludo. Isso não é absolutamente necessário, caso contrário, você pode pegar dermatite de contato rapidamente. O medicamento deve ser aplicado diretamente nos cabelos, sem afetar o couro cabeludo.
Variedades
A indústria moderna produz um grande número de mousses diferentes, que são classificados de acordo com vários critérios.
- O critério determinante para a diferença é o efeito produzido. Nesta base, por sua vez, existem três categorias de fundos. O primeiro inclui mousses concebidos para criar volume. Eles são capazes de criar a ilusão de cabelos mais grossos. O segundo grupo é representado por meios que efetivamente nutrem e fortalecem os cabelos, além de protegê-los dos efeitos negativos da radiação ultravioleta e das altas temperaturas. A terceira categoria inclui formulações que podem realizar modelagem elástica sem causar o efeito de pesar o cabelo.
Esses fundos são mais adequados para cachos finos e enfraquecidos, agindo sobre eles de maneira bastante suave e moderada.
- A próxima característica da classificação é a força de fixação das composições. Aqui, os fundos são alocados para fixação fraca (elástica), média, forte e super forte. Os dois primeiros tipos de mousses são usados para modelar durante o dia, enquanto os dois últimos são usados para criar penteados complexos à noite ou festivos.
- O terceiro sinal de diferença é o tipo de cabelo para o qual esta ou aquela mousse se destina. Existem formulações especializadas em cachos lisos e cacheados, além de produtos para cabelos longos e curtos. No entanto, a classificação por comprimento é uma manobra de marketing muito complicada e não faz sentido comprar um medicamento com base no comprimento. Bastará escolher o meio de fixação desejado e aplicar a espuma na quantidade necessária para um determinado comprimento de cabelo. Mas a musse para cabelos cacheados é realmente muito eficaz. Graças à composição de condicionadores e pantenol, o produto torna os cachos brilhantes e maleáveis, ao mesmo tempo que elimina o excesso de maciez.
- E o quarto sinal pelo qual as musses são classificadas é a presença de funções adicionais... Segundo este critério, podem-se distinguir as musses condicionadoras, que conferem brilho e expressividade aos cabelos e facilitam o penteado. Graças aos condicionadores, os cachos são fáceis de ajustar e não se embaraçam ao pentear com um secador de cabelo. As musses de cera, que contêm resinas naturais, também são muito populares. Graças ao seu efeito envolvente, os cachos não perdem a humidade e não têm medo dos efeitos térmicos da ferramenta eléctrica de colocação.
Um resultado interessante é o uso de mousse matiz, que permite alterar um pouco a cor dos cachos. O cabelo colorido adquire um brilho natural e fica muito impressionante. No entanto, as composições de tonalidade não são adequadas para pintar cabelos grisalhos. A exceção são os cabelos com no máximo 20% de cabelos grisalhos. Composições iluminadoras também estão incluídas na mesma categoria de fundos.
Como escolher?
Antes de começar a comprar uma mousse para modelar o cabelo, é aconselhável familiarizar-se com as recomendações de especialistas.
- Antes de comprar, você deve estudar cuidadosamente a composição química e certificar-se de que não contém álcool. Uma excelente escolha seria um preparado contendo vitaminas, filtro ultravioleta e queratina.
- Se a mousse for adquirida para cachos finos ou danificados, então é melhor optar por um meio de fixação fraca ou média. Para grossos e grossos, ao contrário, consiga mousses profissionais de fixação forte e super forte.
- Ao comprar um produto, você deve prestar atenção em como ele cheira. Se a espuma tiver um cheiro pungente específico de química, você deve se recusar a comprá-la. A melhor opção seria uma composição inodora ou com sabor moderado.
- Para cabelos rebeldes, escolha mousses marcados com "fixação extra forte". A mesma composição deve ser usada antes de sair em dias de vento.
- Para donos de cabelos quebradiços e secos, em princípio, não é recomendado o uso de mousses. No entanto, se essa necessidade ainda surgir, é melhor usar apenas a mousse condicionadora.
Recursos de estilo
Modelar o cabelo com mousse é um procedimento bastante simples e não é difícil mesmo para iniciantes. Para aplicar corretamente o produto nos cabelos e obter o efeito esperado, recomenda-se seguir a orientação de profissionais, que o ajudará a pentear seu cabelo corretamente e a criar um penteado lindo.
- Antes de modelar, você deve lavar bem o cabelo e enxágue-o bem. Não deve haver vestígios de xampu, máscara ou condicionador nos cachos, caso contrário, quando misturado à mousse, os cabelos ficarão sujos e ficarão desarrumados. Além disso, o efeito da mousse será de curta duração: depois de algumas horas, o penteado perderá sua forma e volume.
- A quantidade do produto, assim como a tecnologia de sua aplicação, dependem de qual tarefa está à sua frente. Assim, se se planeja um alisamento geral do cabelo, a composição é aplicada em todo o comprimento, para dar volume - apenas na zona da raiz, e para os cachos enrolados - exclusivamente nas pontas.
- O assentamento deve ser feito imediatamente após a aplicação, caso contrário, a composição irá curar rapidamente e fixar os fios em qualquer forma.
- Depois de usar a mousse, ela deve ser bem lavada dos cabelos. Para fazer isso, aplique qualquer shampoo nos cachos e deixe por 2-3 minutos. Desta vez, é o bastante para que a composição se dissolva. Em seguida, o cabelo é bem enxaguado e seco naturalmente.
Depois de se familiarizar com as regras básicas de uso da droga, você pode começar a criar um penteado. Para isso, você deve seguir uma determinada sequência de ações e não violar a tecnologia de aplicação do produto. Portanto, o algoritmo de ações inclui várias etapas.
- Os cachos lavados e secos são cuidadosamente penteados com um pente de dentes raros.
- Sacuda o balão com a mousse e depois coloque a quantidade necessária de fundos na palma da sua mão.
- A cabeça é ligeiramente inclinada para trás e a espuma é aplicada na base do cabelo.
- Usando um pente, o produto é distribuído uniformemente por todo o comprimento e imediatamente começa a criar um estilo. Você pode trabalhar com métodos quentes e frios. No primeiro caso, os cachos são enrolados em rolos e, no segundo, recorrem ao uso de pinças elétricas ou secador de cabelo.
- Para adicionar volume ao cabelo curto, uma pequena quantidade de espuma é distribuída em ambas as palmas e aplicada no cabelo da raiz às pontas. Em seguida, os cachos são ligeiramente secos com secador de cabelo, levantando-os da raiz e dando-lhes o volume desejado. Este método é adequado tanto para modelagem feminina quanto masculina, que pode ser feita não apenas com um pente, mas também com as mãos.
- O efeito molhado fica bem nos cabelos cacheados e também pode ser feito com mousse. Para isso, a composição é aplicada e distribuída ao longo de todo o comprimento, após o que os cachos ficam ligeiramente amassados. Com cabelos lisos, o procedimento é um pouco mais complicado e é realizado com um secador de cabelo com difusor. Ao mesmo tempo, a cabeça é ligeiramente inclinada para a frente e o difusor é instalado sob os fios caídos. Nesse caso, os cachos devem repousar livremente sobre o bico e assumir a forma de ondas.
- A aplicação da mousse pode ser realizada não apenas nos fios úmidos. Há situações em que é melhor fazer isso em cachos secos. Este estilo expresso não requer o uso de secador de cabelo e consiste na aplicação de mousse enquanto se levanta os fios perto da raiz. O procedimento é realizado manualmente, o que cria o efeito de leve negligência. Em seguida, os cachos são ligeiramente agitados e fixados com verniz.
Como é diferente de outros produtos?
A mousse fixadora do cabelo costuma ser comparada ao gel e à espuma.
- Ao contrário do gel, que é usado principalmente em cabelos curtos, o uso de mousse é aceitável para qualquer comprimento de cabelo. Os meios e a consistência são diferentes: se a mousse for de espuma, o gel é uma substância líquida viscosa. Como resultado, a forma de liberação também difere: para mousse, são latas de aerossol, e para gel - garrafas de plástico.
- Comparando mousse e espuma, então o segundo agente aumenta melhor o volume, o que se deve à estrutura mais densa. Além disso, a mousse tem um ligeiro efeito de secagem, enquanto a espuma não tem efeito na hidratação dos cabelos. A espuma é mais adequada para cabelos curtos a médios, enquanto a espuma fixa facilmente os fios longos e grossos. A mousse geralmente não tem sabor e é uma excelente opção para quem sofre de alergias. Na espuma, porém, sempre há fragrâncias de perfume.
Como usar a mousse capilar é mostrado no vídeo abaixo.