Tudo sobre queratina
Muitos, mais cedo ou mais tarde, enfrentam os problemas de cabelos danificados. Pode haver uma variedade de razões para isso. A queratina para o cabelo pode ser a solução. Além disso, com sua ajuda, os cachos podem ser endireitados. Este procedimento tornou-se muito popular, pois permite atingir simultaneamente a maciez dos fios e a sua saúde.
O que?
A queratina é um tipo de proteína natural que, com o bom funcionamento do organismo, é produzida por ele sozinha. As principais funções desta substância em relação ao cabelo:
- proteção dos cachos contra danos mecânicos;
- prevenir sua perda e fragilidade;
- proteção contra pontas duplas;
- dando elasticidade ao cabelo e mantendo sua força;
- aparência saudável, brilho.
A queratina para uso cosmético é extraída da lã de ovelha e faz parte de vários produtos profissionais e de cuidados destinados a restaurar os cachos danificados.
Uma característica distintiva da queratina e sua principal vantagem é o pequeno tamanho das moléculas. Portanto, penetra facilmente no cabelo, preenche-o e promove a restauração não superficialmente, mas por dentro.
Composição
A queratina natural tem uma composição variada, mas seus componentes mais valiosos são a própria proteína e o complexo de aminoácidos, incluindo cistina, cisteína, glicina e alanina. A proteína é a base da queratina e os aminoácidos conferem-lhe a capacidade de aceitar qualquer estado - líquido, duro, macio, denso.
A cistina, que faz parte da queratina, é responsável pela rigidez. É ele quem dá força ao cabelo e o protege da fragilidade. A cisteína promove a formação de colágeno e melhora a elasticidade do cabelo.A elasticidade saudável evita danos ao cabelo.
Os cosméticos contêm queratina hidrolisada. Durante o tratamento químico, as moléculas dessa substância são divididas em outras menores, sem comprometer sua capacidade redutora, o que as torna capazes de se dissolverem na água.
Assim, a queratina penetra facilmente no cabelo e atua por dentro: hidrata os cachos, amacia e evita o emaranhamento.
Vantagens e desvantagens
Apesar da abundância de vantagens, a queratina ainda tem seus lados negativos. E antes de decidir realizar tal procedimento com cachos, você deve se familiarizar com todas as informações.
A principal vantagem é que a queratina é uma substância natural. Se por algum motivo a produção de queratina for interrompida, o cabelo ficará quebradiço e seco, as pontas começarão a rachar. A reposição da falta de queratina dá um resultado notável após o primeiro procedimento.
A queratina atua no cabelo de dentro para fora e remove o ressecamento indesejado, hidrata e ajuda a criar uma camada protetora. Por fora, esta camada protege o cabelo de quaisquer influências externas e evita possíveis danos mecânicos. Esta camada também protege os cabelos dos efeitos térmicos, evitando que o modelador e o secador de cabelo sequem os fios.
Com a ajuda da queratina, você pode não só restaurar o cabelo, mas também endireitá-lo.
Os cachos tornam-se suaves, dóceis e adaptam-se a qualquer estilo. Para quem tem cabelos rebeldes, crespos, ondulados ou cacheados, a queratina pode ser um salva-vidas. O procedimento tem um efeito duradouro. Além disso, com qualquer outro alisamento dos cachos, eles podem ser danificados pela composição química, e neste caso as raízes ficam mais saudáveis e brilhantes, o que contrasta muito com o resto do cabelo. No caso da queratina, não haverá esse contraste entre as raízes crescidas.
Após a queratina, o cabelo fica macio ao toque após o primeiro procedimento. A queratina pode restaurar os fios secos, mesmo após tingimento ou ondulação, e dar-lhes uma aparência viva.
Alguns cosméticos usados para a queratinização do cabelo são cumulativos. O cabelo ficará melhor a cada novo tratamento. Portanto, vale a pena prestar atenção a esse ponto na hora de escolher um produto.
A queratina é um remédio econômico. Quando se trata de uso doméstico, um frasco é suficiente para mais de um uso. Nesse caso, o resultado já ocorre após o primeiro procedimento e deve ser repetido no máximo uma vez a cada 2-3 meses. Um frasco do produto é suficiente para cerca de 4-5 procedimentos. Este não é o valor final, pois depende muito da frequência de repetição dos procedimentos, do grau de dano, do comprimento dos cachos.
Se falamos das desvantagens, então uma das mais significativas é que a composição dos cosméticos à base de queratina inclui o formaldeído. É usado como conservante. Nos fundos, ele está contido em pequenas quantidades. Mas os procedimentos com queratina ainda são contra-indicados para mulheres grávidas e lactantes.
Como qualquer produto químico, a queratina pode causar uma reação alérgica. Antes do uso, vale verificar a tolerância pessoal do produto: aplique um pouco do produto na pele antes do procedimento. O teste é melhor realizado em 12 horas. Após esse período, é possível avaliar se há alergia ou não.
Existe também um elemento de percepção pessoal. Algumas pessoas não gostam do cheiro da composição, da sua consistência, pode não se adequar à forma de desmoldagem, à praticidade de usar o frasco ou aplicá-lo nos cabelos. Tudo isso é subjetivo, portanto, você deve confiar em sua própria opinião nessas questões.
Alguns usuários afirmam que o alisamento com queratina estraga os cachos. Mas muitas vezes não é a queratina em si que se deteriora, mas um procedimento mal executado. O alisamento ocorre sob a influência de altas temperaturas. Se o mestre que realiza o procedimento não aplicar uma quantidade suficiente de solução no fio, existe o risco de queimar o cabelo.Portanto, é melhor realizar esse procedimento com especialistas de confiança ou prestar atenção à qualidade do processamento dos fios ao realizá-lo em casa.
Após procedimentos com queratina, é necessário usar shampoos sem sulfato. São mais caros que os convencionais, mas seu uso é um pré-requisito para a preservação a longo prazo do efeito do procedimento. Os shampoos de sulfato lavam toda a queratina do cabelo e o efeito é rapidamente perdido.
Os tratamentos com queratina devem ser usados com cuidado em cabelos finos. Isso os sobrecarrega e pode levar ao prolapso enforcado. Cabelo oleoso também pode ser um efeito colateral.
Cabelo tingido durante o procedimento com queratina pode mudar sua cor em vários tons. Isso é o resultado do uso de um shampoo de limpeza profunda e do enchimento dos fios com queratina. Antes do tingimento subsequente, é imperativo informar ao mestre que o alisamento com queratina ou um procedimento de restauração capilar à base de queratina foi realizado. Então o mestre poderá escolher a tinta certa para você e pintar de forma a evitar possíveis resultados desagradáveis.
Além disso, alguns referem-se às desvantagens da recuperação da queratina como a complexidade do procedimento, independente de onde seja realizado: em casa ou no salão. Mas, ao contrário desta opinião, muitos utilizadores consideram-no bastante simples, tendo em conta o resultado que acaba por dar. Nesse caso, vale a pena estudar a questão da queratinização antes de realizar o procedimento e decidir por si mesmo se ela é adequada ou não.
Formulário de liberação
Existe uma vasta gama de produtos para uso doméstico ou no salão que contêm queratina.
Os remédios caseiros mais populares são xampus, condicionadores, máscaras, soros e sprays e tintura de cabelo. Você pode encontrar produtos semelhantes em lojas ou farmácias. Cada produto possui sua forma de aplicação, que está necessariamente descrita nas instruções. Vitaminas e minerais são frequentemente adicionados a esses produtos domésticos para aumentar a saúde do cabelo.
O uso de produtos de beleza geralmente não dá o mesmo efeito instantâneo que a restauração de queratina no salão. Muitos desses fundos devem ser usados constantemente ou em um curso - eles têm um efeito cumulativo. A queratina se acumula nos cachos durante o uso e com o tempo os torna mais hidratados, dóceis, macios e bem cuidados.
Ferramentas especializadas para profissionais geralmente consistem em várias etapas e incluem vários produtos, cuja utilização etapa a etapa leva ao resultado desejado. Você mesmo pode usar esses fundos em casa. Mas é melhor recorrer a um profissional para evitar danos desnecessários aos cabelos - afinal, a principal tarefa da queratina é restaurar os cachos, e não prejudicá-los.
Como escolher um produto para o cabelo?
A escolha da queratina para uso profissional (queratina para alisar os cabelos, por exemplo) costuma ser feita por um especialista que trabalha com uma determinada linha de cosméticos profissionais. Antes de se inscrever no procedimento, você pode e deve esclarecer com qual fabricante o master trabalha. Assim, será possível conhecer com antecedência informações sobre o produto cosmético e opiniões sobre o mesmo. Isso ajudará a evitar problemas se o master for inescrupuloso e a queratina que ele usa for de má qualidade.
Se falamos de queratina, que é adequada para uso doméstico, agora uma grande seleção desses produtos está disponível no mercado de massa e você sempre pode encontrar uma opção adequada.
Primeiro, você precisa determinar o grau de dano ao cabelo e que efeito é necessário para o produto de queratina.
O soro de queratina para cabelo está disponível principalmente em ampolas e é um produto sem enxágue que é aplicado nos cachos ao longo de todo o comprimento, geralmente várias vezes por semana ou após cada lavagem.Para além do soro regenerar os cabelos ao reenchê-los com queratina, também os protege das altas temperaturas.
Portanto, este formato é perfeito para quem:
- usa constantemente um secador de cabelo ou chapinha e quer proteger os cachos;
- quer devolver o brilho, a elasticidade;
- quer hidratar o cabelo, evitar quebras.
Muitos fabricantes oferecem soros à base de queratina: Osis Flatliner da Schwarzkopf, Active Keratine da Belita Vitex, Therapist da Kerastase, Keratin Silk Serum da CHI e outros.
O spray de queratina também é um produto de cuidado sem enxágue. Diferencia-se do soro pela textura mais leve e facilidade de aplicação. Os soros às vezes podem doer se você aplicar mais do que o necessário. Sprays não pecam assim e são adequados para aqueles que:
- deseja manter a saúde e a beleza de seus cabelos;
- precisa de condicionamento de cabelo adicional e pentear mais fácil;
- usa um modelador de cabelo ou secador de cabelo;
- cujo cabelo está ligeiramente seco e quebradiço.
Existe uma grande seleção de sprays de queratina condicionantes e regeneradores no mercado: Hair Light Keratin Care Spray da Hair Company, Megapolis Care Spray da Ollin Professional, Indola Filler Spray, Osmo Keratin Spray e outros.
Os shampoos de queratina são produzidos principalmente em uma única linha com bálsamos e máscaras e são elaborados para se complementar. Como todos esses produtos são laváveis, o efeito principal não é visível imediatamente após a primeira aplicação, mas após um certo tempo. Você terá que esperar mais pelo resultado, mas esse efeito também tem suas vantagens: o cabelo após a terapia com queratina ficará brilhante e sedoso mesmo após o término, pois a queratina se acumula nos fios.
Esta opção é adequada para quem:
- usa constantemente um secador de cabelo ou chapinha;
- freqüentemente pinta o cabelo;
- deseja evitar danos ao cabelo;
- sofre de cabelos secos;
- precisa de restauração e prevenção de cachos partidos.
Shampoo, bálsamo e máscara podem ser usados separadamente, mas as réguas dão o melhor efeito quando são usadas de forma consistente e juntas. Linhas populares de produtos para os cabelos de vários fabricantes: linha de queratina de HairLuxe, queratina de Dr. Sante, Magic "Argan + Keratin" da Eveline Cosmetics e outras.
Para quem tinge constantemente os cabelos, existe uma tintura com queratina. Distingue-se por um efeito mais suave nos cachos e ao mesmo tempo um efeito cicatrizante. Este efeito é alcançado graças à fórmula sem amônia e ao conteúdo de queratina. Já a tinta, para penetrar profundamente nos cabelos, abre ligeiramente as escamas dos fios, junto com ela penetra a queratina, que, durante o tempo em que a composição se mantém nos cachos, tem um efeito regenerador. Um exemplo de tal tinta é "Magic Keratin" de Kapous.
Para cabelos severamente danificados, soros, xampus e bálsamos com máscaras não serão a melhor solução e podem não ser eficazes o suficiente. Esses produtos à base de queratina são adequados para lidar com cabelos secos, hidratar cachos, prevenir danos, fornecer proteção térmica e restaurar pontas duplas.
Se o cabelo foi severamente danificado, por exemplo, por permanente ou tintura, ou sofreu após um longo inverno e exposição a baixas temperaturas, você deve dar preferência a produtos mais fortes. No caso da queratina, esse papel pode ser desempenhado por kits de produtos para a realização da restauração de queratina de cachos para uso doméstico.
Em regra, tais kits incluem um conjunto de produtos para realizar o procedimento por conta própria: trata-se de um shampoo de limpeza, o próprio produto para queratinizar os cabelos, um shampoo sem sulfato, um bálsamo-condicionador para os cabelos e instruções detalhadas.
Agora ficou muito fácil estudar as instruções antes de comprar qualquer produto e avaliar se este formato combina com você ou se é melhor entrar em contato com um especialista.
Exemplos de tais complexos para a queratinização capilar: Keratine Royal Treatment da Ollin Professional, Keratin Treatment da Greymy, BC Original da SK Professional, Gloss da Bombshell e outras.
Para quem tem medo da exposição a altas temperaturas nos cabelos e não busca o objetivo de alisá-los, a restauração dos cachos com queratina a frio é indicada. Com tal procedimento, em vez do efeito de passagem a ferro, os fios com a composição ou não são processados de todo, ou são processados com um ferro ultrassônico infravermelho. Um exemplo de uma formulação de recuperação de queratina fria é N-Solutions de Homma Tokyo.
A bioqueratina pode ser encontrada entre os produtos para a recuperação da queratina.
Na verdade, esta é uma jogada de marketing, já que a própria queratina é uma substância natural que é natural para o nosso corpo. A bioqueratina, como qualquer outra queratina, atua no cabelo de dentro para fora, preenchendo-o e reparando-o.
Quanto tempo isso dura?
O procedimento de restauração de queratina dos cachos não tem efeito permanente. O resultado dura em média 3 meses. A duração depende muito dos meios com os quais o procedimento foi realizado. Alguns fabricantes prometem uma duração do efeito de até 4 meses.
Além disso, a duração do resultado depende de cuidados competentes após o procedimento. Seguir todas as dicas para cuidar dos cachos prolongará visivelmente a duração do efeito, e o não cumprimento irá encurtá-lo.
A frequência da lavagem também afeta a rapidez com que o procedimento de queratinização precisa ser repetido. O shampoo sem sulfato, embora não seja tão forte quanto qualquer outro, ainda elimina a queratina do cabelo. Portanto, em cabelos com tendência a oleosos, durará muito menos do que em cabelos normais.
Recursos do aplicativo
Com produtos de cuidado como bálsamos, xampus e sprays, tudo é claro: são aplicados e lavados ou não, dependendo da finalidade. Com meios para um procedimento doméstico ou profissional para restauração de queratina de cachos é um pouco mais complicado.
O procedimento de restauração capilar de queratina é adequado para quase todos os comprimentos. Mas, para cachos curtos e finos, é melhor não fazer este procedimento.
A fase preparatória é obrigatória - a queratina não é aplicada na cabeça oleosa. Antes de aplicá-lo, é necessário lavá-lo com um xampu de limpeza especial para tirar toda a sujeira possível dos cachos e também para revelar as escamas. Isso vai garantir a penetração da queratina nas profundezas. Se envolver apenas os fios de fora, o efeito será de curta duração e medíocre.
Um shampoo de limpeza está disponível em quase todos os fabricantes que produzem produtos para restauração capilar de queratina. O shampoo comum para cabelos oleosos que é comercializado como um shampoo de limpeza não funciona. Não há necessidade de aplicar bálsamo após essa lavagem.
A próxima etapa é o processamento de cachos secos com queratina. O produto deve ser aplicado com cuidado. Não vale a pena derramar todo o frasco no cabelo, mas você também não precisa sentir pena dele, para que os cachos não sofram durante o tratamento térmico subsequente. A composição não é aplicada às raízes - a distância delas é de cerca de um centímetro. É melhor aplicar queratina nas pontas com atenção especial, já que as pontas dos fios costumam ser a parte mais danificada.
O consumo de fundos para comprimento de cabelo em um procedimento varia em 50 ml. Depende da qualidade do cabelo, sua espessura, densidade, comprimento e grau de dano. Portanto, cabelos longos e finos precisam de menos queratina do que cabelos grossos.
A queratina é mantida sobre eles por cerca de meia hora. O tempo exato para cada composição está indicado nas instruções.
Após o tempo de espera da queratina, os cachos são secos com secador de cabelo. Os especialistas aconselham alternar a alimentação de ar quente e frio e não secar os cabelos na temperatura máxima. Quando os cachos estão secos, são arrancados com um ferro, se houver o objetivo de alisar os cabelos e a complexidade de produtos for adequada para isso. Normalmente, os fios são alongados em cerca de meio centímetro. Com um ferro, um fio é processado de 5 a 7 vezes.
Em seguida, o cabelo é resfriado, penteado e, quando a temperatura do cabelo cair ao normal, lavado com água morna sem shampoo e bálsamo. Finalmente, um agente de fixação é aplicado. Pode ser um creme, máscara ou bálsamo da mesma linha da queratina. Esta é uma etapa importante e não deve ser omitida se fornecida pelo fabricante. Depois que a máscara é lavada, o cabelo está completamente seco.
Depois de tal procedimento, o cabelo é transformado instantaneamente.
Regras de acompanhamento de cuidados
Imediatamente após o procedimento com algumas formulações contendo queratina, você não pode molhar a cabeça por 72 horas. O mestre deve avisar sobre isso com antecedência. Molhar-se não envolve apenas lavar o cabelo ou enxaguar com água. Não aplique sprays permanentes ou outros líquidos, nem exponha-o à chuva. Caso contrário, o resultado acabará sendo prejudicado e pode não ser tão perceptível.
Durante as mesmas 72 horas, os cachos não podem ser amarrados em um rabo de cavalo, trançados em tranças, presos com grampos de cabelo e geralmente enrugados de alguma forma. Os vincos feios podem permanecer no cabelo, o que será difícil de remover.
Após o procedimento de cicatrização dos cachos com queratina ou alisamento, um pré-requisito para prolongar o efeito é o uso de shampoo sem sulfato para a lavagem dos cabelos.
Se você usar um shampoo de sulfato comum, ele irá remover a queratina do cabelo em um curto espaço de tempo e devolvê-lo ao seu estado original.
Também é importante continuar usando tratamentos como bálsamos e máscaras capilares. A queratina não é uma panacéia para todos os males e não substituirá o resto do cuidado com os cachos.
Você pode pintar o cabelo após o procedimento de restauração capilar com queratina, no máximo duas semanas depois. Se você fizer isso antes, há duas opções para o resultado:
- a tinta não pega, porque não consegue penetrar no cabelo através da camada protetora de queratina;
- a tinta rompe a camada protetora de queratina e a lava do cabelo, estragando o efeito do procedimento e reduzindo sua durabilidade (isso se aplica principalmente a tintas de amônia).
Antes do procedimento, pinte também em até duas semanas. Caso contrário, você precisa estar preparado para o fato de que o tom dos cachos pode ser removido total ou parcialmente, e pode ser restaurado no máximo duas semanas após a queratinização.
Após o procedimento, você não precisa usar um modelador de cachos ou ferro. É melhor não usar secador de cabelo todos os dias, apenas quando necessário. A melhor opção é secar o cabelo após a lavagem com uma toalha e deixar secar por conta própria.
Se por algum motivo você quiser lavar a queratina, pode fazer isso com um xampu comum.
Avaliações
A maioria das avaliações de quem passou pelo procedimento de recuperação do cabelo com queratina é positiva. Os usuários notam resultados perceptíveis: cabelos sedosos, brilho e aparência saudável. Na opinião deles, a queratina torna os cabelos muito mais macios e fáceis de manejar, além de ter o declarado efeito para a saúde. Muitos usuários elogiam o efeito alisante da queratina e ficam satisfeitos com a aparência do cabelo após o procedimento.
Mas também há análises negativas, nas quais os usuários notam uma falta de efeito a longo prazo após o procedimento e uma perda de brilho e vivacidade em poucas semanas. Há queixas de reações alérgicas e danos aos cabelos. Este último é o resultado da escolha de um mestre inexperiente ou de seus próprios experimentos caseiros. As usuárias também reclamam que, após o procedimento de queratinização, o cabelo fica oleoso e perde o volume natural.
Alisamento de queratina em casa, veja o vídeo a seguir