Cuidado capilar

Características dos cuidados com os cabelos no inverno

Características dos cuidados com os cabelos no inverno
Contente
  1. Regras principais
  2. Aconselhamento profissional de um tricologista
  3. Cuidados com os cabelos de diferentes tipos
  4. Nutrir, fortalecer, hidratar

No inverno, os cabelos precisam de cuidados especiais. Sem ele, eles ficam magros, opacos, o brilho desaparece, as glândulas sebáceas começam a trabalhar mais ativamente. Para evitar essas conseqüências desagradáveis, é necessário seguir não apenas os conselhos de tricologistas profissionais, mas também nutrir, hidratar e fortalecer os cachos de maneira adequada. Como fazer isso e quais regras devem ser seguidas estritamente - leia em nosso artigo.

Regras principais

No inverno, muitas vezes somos confrontados com baixas temperaturas e suas quedas frequentes, aumento da pele seca e falta de nutrientes. Todos esses fatores têm impacto direto na condição e na aparência do cabelo. É por isso que cuidar dos cachos no inverno deve necessariamente começar observando as regras básicas.

  • É necessário lavar o cabelo com a frequência de costume. Um equívoco comum é que o óleo protege o cabelo do ressecamento excessivo e da perda de nutrientes.
  • É imprescindível usar chapéu. E quanto mais baixa a temperatura externa, mais quente deve ser.
  • Produtos de modelagem podem ser usados, mas em quantidades mínimas.
  • Na estação fria, é fundamental não só hidratar os cabelos, mas também nutri-los e fortalecê-los.

É a cosmética profissional nesta época que se tornará a melhor amiga de quem quer cuidar de forma adequada e integral dos seus cachos no inverno.

Aconselhamento profissional de um tricologista

Um tricologista é um especialista que sabe tudo sobre seus cachos, então você precisa não apenas ouvir seus conselhos, mas realizar todos os procedimentos possíveis independentemente em casa.

  • Use apenas produtos de limpeza suaves com uma composição suave para limpar o couro cabeludo.
  • Todos os pentes, pentes e escovas de cabelo devem ser feitos de materiais naturais - cerdas e madeira.
  • É melhor recusar o uso regular de um secador de cabelo. É melhor secar os cachos naturalmente usando uma toalha quente. Em caso de emergência, você só pode secar o cabelo com ar fresco.
  • Você precisa equilibrar sua dieta - minimizar alimentos gordurosos e açucarados e enriquecer o cardápio com alimentos ricos em fibras e proteínas. Além disso, você deve tomar um complexo multivitamínico geral.
  • Produtos para pentear o cabelo, como shampoos, devem ser o mais suaves possível e sem alto teor de álcool.
  • É preferível escolher produtos para o cuidado dos cachos, concebidos especificamente para uso no inverno. Deve-se prestar atenção especial aos produtos protetores sem enxágue, como soros, sprays ou mousses.

E o mais importante é a regularidade. Se você iniciou uma série de procedimentos para hidratar ou nutrir os folículos capilares, precisará concluir todo o curso até o fim. Essa é a única maneira de obter o efeito desejado.

Cuidados com os cabelos de diferentes tipos

Cachos de qualquer tipo no inverno precisam de cuidados especiais. Mas apenas dependendo do tipo de fios em si, seus parâmetros básicos podem mudar significativamente.

Cabelo seco

São os proprietários deste tipo de cabelo que têm maior probabilidade de enfrentar problemas com o aspecto e o estado dos seus cabelos. Recomendações básicas para cuidados com os cabelos secos.

  • Todos os cosméticos de cuidado e limpeza devem ser projetados exclusivamente para esse tipo de cabelo.
  • Não é altamente recomendável usar um secador de cabelo e quaisquer outros dispositivos para modelar cachos.
  • As pontas devem ser aparadas pelo menos uma vez a cada dois meses.
  • Uma vez a cada 10 dias, a lavagem não deve ser feita com shampoo, mas com leite azedo. Isso removerá as impurezas e hidratará o cabelo.
  • Máscaras nutritivas ou hidratantes devem ser aplicadas uma vez por semana.

Os tricologistas também aconselham a aplicação de bálsamos restauradores ou protetores especiais nos fios após cada lavagem.

Cuidado com os cachos oleosos

Os proprietários desse tipo de cabelo freqüentemente se deparam com o aumento da atividade das glândulas sebáceas, bem como com a queda intensa do cabelo. Portanto, os tricologistas os aconselham a seguir essas recomendações.

  • A lavagem deve ser feita apenas com água fria, nunca quente.
  • Tente excluir o uso de secador de cabelo, modelador de cabelo e chapinha e, se possível, recuse-se a usar uma variedade de produtos para modelar.
  • É imperativo usar regularmente máscaras nutritivas e firmadoras. É melhor alterná-los.
  • Após cada shampoo, uma pequena quantidade de óleos nutritivos deve ser aplicada nas pontas.
  • Não use produtos que contenham silicone.
  • É necessário lavar o cabelo somente na hora de sujar.

Além disso, é importante escolher o limpador de couro cabeludo certo - deve ser suave, mas ao mesmo tempo adequado para o seu tipo de cabelo.

Tipo normal

Os donos desses cabelos eram os mais sortudos. Cuidando de seus cachos no inverno praticamente não difere do padrão:

  • lavar o cabelo com água em temperatura ambiente;
  • uso regular de bálsamo e condicionador;
  • uma vez por semana máscaras nutritivas ou hidratantes;
  • uso mínimo de um secador de cabelo e outros dispositivos de modelagem de cabelo.

Essas recomendações simples, em conjunto com as principais regras dos cuidados com os cabelos no inverno, vão garantir a beleza e a saúde dos cachos, mesmo nos tempos mais frios.

Cachos mistos

Os proprietários desses cabelos devem prestar atenção especial ao cuidado deles. É muito importante realizar toda uma série de procedimentos e, claro, siga as recomendações básicas.

  • Os cachos devem ser lavados apenas quando ficam sujos e não para uso futuro.
  • O shampoo deve ser projetado para cabelos secos, enquanto os bálsamos e condicionadores devem ser para cabelos oleosos ou normais.
  • Máscaras hidratantes e nutritivas devem ser feitas regularmente. Aqui, é melhor usar o curso primeiro de alguns procedimentos e, uma semana após sua conclusão, fazer uso do curso de outros.

Os tricologistas também recomendam fazer máscaras especiais de vitaminas para o cabelo pelo menos uma vez a cada 14 dias. Para isso, é preferível utilizar produtos profissionais prontos que tenham uma composição equilibrada e eficácia comprovada. É muito importante lembrar que no inverno, independente do tipo de cachos, não se pode sair com cachos molhados, e mais ainda molhados. Será muito difícil restaurá-los mais tarde, após o dano recebido.

Nutrir, fortalecer, hidratar

Esses três postulados são a base para o cuidado do cabelo no inverno. E são baseados no uso de máscaras especiais. Este produto cosmético, desenhado para fortificar fios, pode ser adquirido em uma forma já totalmente destinada ao uso direto em lojas especializadas, ou você pode preparar máscaras com as próprias mãos, e o efeito delas não será pior.

Misturas firmadoras

Recomenda-se usá-los antes de lavar os cabelos. A frequência depende do tipo de cabelo, mas é melhor não mais do que uma vez por semana. Depois de aplicar a mistura nos cachos, a cabeça deve ser isolada. O tempo médio de exposição é de cerca de 1 hora. O curso de uso é de 10 procedimentos.

  • Máscara de fermento permite não só fortalecer as raízes do cabelo, mas também melhorar o seu crescimento, realçar o seu brilho, melhorar o crescimento e reduzir a perda de folículos capilares. Para fazer isso, você precisa misturar 11 g de fermento com 60 ml de kefir ou leite quente. Deixe a máscara quente por meia hora e, em seguida, esfregue bem na raiz do cabelo. Lave com água fria.
  • Mistura de mostarda e mel. Esta versão da máscara é recomendada apenas para proprietários de cachos oleosos. Misture 1 colher de chá. pó de mostarda, uma pitada de açúcar e 50 ml de água quente. Quando a mistura esfriar até a temperatura ambiente, adicione 1 colher de sopa. eu. mel líquido. Como no caso anterior, a mistura é aplicada nas raízes.
  • Máscara de cebola deixa um odor desagradável nos cabelos, embora seja altamente eficaz. Após o uso, recomenda-se enxaguar os cachos com uma solução de vinagre - neutraliza o cheiro. A mistura é preparada da seguinte forma: 1 gema é misturada com 4 colheres de sopa de uma mistura de suco de cebola e azeite (são tomados em partes iguais). A máscara é aplicada não apenas na raiz, mas também no próprio cabelo.

O teste de alergia deve ser feito antes de usar qualquer uma dessas misturas. Para isso, uma pequena quantidade da máscara é aplicada no cotovelo e deixada por 30 minutos. Se as sensações desagradáveis ​​não surgirem, então a mistura pode ser usada.

Nutrição e hidratação

Você pode usar máscaras de vitaminas prontas ou pode esfregar uma mistura de vitaminas A e E, óleo de rícino nas raízes do cabelo uma vez por semana antes de lavar o cabelo ou fazer máscaras com base em produtos lácteos fermentados. São estes componentes que permitem, ao mesmo tempo, hidratar os folículos capilares e nutri-los com os microelementos necessários.

As seguintes misturas são consideradas as mais eficazes.

  • Máscara de banana nutre perfeitamente o cabelo, além de lhe conferir um brilho único. Para fazer isso, 1 banana madura é picada em purê de batata, uma colher de chá de mel e uma colher de sopa de iogurte natural ou kefir gordo são adicionados a ela. Aplicar no cabelo em todo o comprimento. O tempo mínimo de espera é de 45 minutos, o máximo é de 2 horas.
  • Máscara de batata preparado com base em 1 grande raiz vegetal fervida misturada com 100 ml de kefir quente. A mistura deve ter uma consistência uniforme. É aplicado no couro cabeludo de forma quente. O tempo de exposição é de 1 hora. É melhor isolar sua cabeça.
  • Máscara de creme azedo com a adição de mel, hidrata os cachos, nutre-os e dá brilho. Em 100 ml da nata azeda ponha 1 colher de sopa. eu. mel líquido. A mistura é aplicada no cabelo por 45 minutos, lavada com água fria.

Além de misturas de fortalecimento, essas máscaras são usadas em um curso - pelo menos 7 procedimentos, a frequência de aplicação em cachos é de 1 a 2 vezes por semana. Também é melhor usá-los antes da lavagem.

O uso regular de máscaras capilares e a orientação de tricologistas preservam a beleza e a saúde de qualquer tipo de cachos, mesmo no inverno mais rigoroso.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do seu cabelo no inverno, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa