Cuidado capilar

Restauração de queratina capilar em casa

Restauração de queratina capilar em casa
Contente
  1. O que é queratina?
  2. Visão geral de fundos
  3. Vantagens e desvantagens
  4. O Botox é mais seguro?
  5. Queratinização caseira
  6. Observações

Nos últimos anos, o “rei” dos tratamentos de spa para os cabelos é a queratina. Demonstra resultados impressionantes em restauração capilar, reabilitação capilar após tinturas malsucedidas e falta de cuidado. Os cabeleireiros oferecem aos seus clientes alisamento de queratina, máscaras de queratina e outros procedimentos que afetam significativamente a saúde do cabelo.

O que é queratina?

Esse é o nome de uma proteína especial, sua função é proteger o cabelo de lesões mecânicas, da queda e da fragilidade. E se o corpo estiver saudável, essa substância será produzida em seus tecidos na quantidade ideal. A queratina natural neste caso é suficiente para manter os cachos fortes e sedosos.

Mas o cabelo danificado definitivamente carece de queratina, portanto, eles podem ser reabilitados pela ingestão de proteína artificial, que é adicionada aos produtos de queratina. É sintetizado a partir de lã de ovelha.

A fórmula de queratina contém:

  • alanina;
  • proteína;
  • glicina;
  • cisteína;
  • aminoácido com enxofre.

Aliás, a queratina também pode ser diferente: a beta-queratina é dura e a alfa é mole. A substância penetra profundamente na estrutura do cabelo, que pode ser danificada por rachaduras, vazios, quebras. Esses defeitos são queratina e preenchimentos. O tratamento com proteínas é indispensável para o cabelo. Graças a este componente é possível restaurar o equilíbrio de umidade em cachos sobresecados. Isso também resolve bem o problema de pontas duplas.

Visão geral de fundos

A opção mais fácil e acessível para todos é o shampoo. Este é o primeiro ponto de restauração capilar de queratina, para o qual você não precisa ir ao salão. Mas há certas restrições: se você comprou esse shampoo, não deve usá-lo mais do que uma vez por semana. Na embalagem você pode ver informações sobre 5% de queratina - este indicador não pode ser chamado de seguro para a saúde.

Existem outras opções também.

  • Mascarar. Também não pode ser usado mais de uma vez por semana. Se você preferir se concentrar em máscaras, todo o curso de recuperação não pode ter mais de 10 sessões (o número mínimo é 7). Se houver queda de cabelo, o tratamento é interrompido com urgência.

Esse ponto negativo se deve aos cachos mais pesados. A máscara pode ser comprada na loja (com composição não muito ecológica) e feita em casa (opção mais segura).

  • Queratina líquida. Pode ser adquirido na loja em versões alternativas. Um spray que se parece com spray de cabelo é usado durante a escovação e a modelagem. Mas a ferramenta não é das mais econômicas, pois é difícil controlar seu consumo. Você pode substituir esta opção por óleo, é vendido em ampolas. Além disso, não é a opção mais conveniente: se você aplicar todo o conteúdo da ampola, o cabelo pode parecer sujo; se você deixar parte do produto na embalagem, ele se deteriorará.
  • Bálsamo. Uma ferramenta popular e fácil de usar. É aplicado em cabelos já limpos, previamente lavados com shampoo de queratina. Também não é recomendado usar o bálsamo mais de uma vez por semana.

Antes de usar um produto de cuidado, certifique-se de que seus pontos fortes superam os pontos fracos.

Vantagens e desvantagens

A queratina é praticamente indispensável como regenerador estrutural do cabelo. Não há alternativa acessível e competitiva para isso. Torna os cachos mais fortes, devolve-lhes um brilho saudável, cria a impressão externa mais benéfica. Se você tem um problema com cabelos eletrizantes, isso pode ser resolvido com a ajuda de queratina. Ele remove o cabelo excessivamente seco após ondulá-lo, colorindo-o. O componente também é usado como um retificador eficiente.

Mas havia algumas desvantagens:

  • seu uso envolve o peso do cabelo, que se transforma em queda (portanto, os donos de cabelos naturalmente finos não devem se deixar levar pelos procedimentos de queratina);
  • os fios sob a ação da queratina sujam-se mais rapidamente, adquirem uma aparência desarrumada no terceiro ou quarto dia;
  • a maioria dos produtos armazenados contém formaldeído, uma substância potencialmente perigosa para o corpo;
  • você não deve usar produtos de queratina para mulheres grávidas e lactantes;
  • mulheres com alergias também são contra-indicadas nesses fundos;
  • se o couro cabeludo estiver danificado, nem mesmo o xampu de queratina pode ser usado;
  • houve casos em que, após a terapia caseira com queratina, as mulheres sentiram náuseas, surgiram dores no peito e na garganta e foram observados sangramentos nasais;
  • a cor do cabelo desaparece mais rápido (estamos falando de cabelos coloridos).

Atenção: o teor limite de queratina em produtos cosméticos é de 0,2%. Mas nem todos os fabricantes seguem estritamente as normas - em alguns produtos é possível encontrar um excesso do limite permitido de até 10,5%.

Vale ressaltar que em muitos países ocidentais o procedimento de queratinização é considerado inseguro, por isso está excluído da tabela de preços dos serviços de cabeleireiro.

O Botox é mais seguro?

    O competidor direto da queratina é o botox. Ambos os procedimentos visam melhorar a condição externa dos cabelos, mas não se pode dizer que se substituem. O botox penetra profundamente no cabelo, nem um único fio de cabelo é desviado, ele alivia até os cachos mais fofos da eletrificação. E é muito mais seguro, porque não tem formaldeído em sua composição. Mas sem os fundos na fragilidade da ação e em endireitá-la não ajudará.

    A queratina, por outro lado, proporciona um efeito mais duradouro, alisa bem os cabelos crespos e rebeldes, restaura rapidamente seu aspecto atraente. Mas a composição, longe dos critérios de respeito ao meio ambiente, priva-o da condição de superagente universal.

    Queratinização caseira

    Preparação

    Em casa, você também pode melhorar a condição do seu cabelo com queratina. O procedimento não é o mais difícil, mas exige consistência e cuidado.Certas receitas podem melhorar drasticamente a aparência do seu cabelo sem ir a um salão de beleza.

    Para a queratinização, você precisará de:

    • escova redonda;
    • alisador de ferro;
    • agente de pulverização - frasco de spray;
    • secador de cabelo.

    O principal atributo do procedimento é um produto profissional à base de queratina, que pode ser adquirido em loja especializada. Não é barato, mas um pacote é suficiente para cerca de seis sessões.

    atuação

    Presume-se que você já tenha um shampoo especial de queratina. Eles precisam enxaguar o cabelo duas vezes. Depois de enxaguar bem, seque suavemente com uma toalha. Penteie com um pente de madeira de dentes finos.

    Mais:

    • colete todos os fios na parte de trás da cabeça;
    • despeje a solução queratinizante adquirida no borrifador (a quantidade de dinheiro necessária depende do comprimento dos fios);
    • separe uma fina camada de cabelo por baixo, não é necessário aplicar o produto sobre eles, mas borrife;
    • para que a composição seja bem absorvida, passe o pente imediatamente pelo cabelo tratado;
    • trate todos os outros cabelos da mesma maneira;
    • deixe o produto de molho por 10-13 minutos;
    • em seguida, enxugue a cabeça com um secador de cabelo na temperatura normal;
    • tudo o que resta é alisar o cabelo com um ferro.

    Ao final da ação, pode-se aplicar um pouco de soro com queratina nos cachos.

    Observações

      Se em um futuro próximo você for pintar o cabelo, não o faça antes de duas semanas após a queratinização. Você não pode lavar o cabelo por três dias, e secar com um secador e alisar por dois dias. Proteja seu cabelo da umidade o tempo todo. Use uma touca de proteção ao tomar banho.

      Você não pode trançar o cabelo por três dias, prenda-o - evite todos os tipos de vincos nos cachos. O uso de produtos de modelagem é proibido. A coloração, mesmo adiada por duas semanas, não envolve o uso de tintas de amônia.

      Não faça queratinização antes de ir para o mar. Gostaria de ficar perfeita no resort, mas o efeito da umidade não vai deixar vestígios do procedimento cosmético, assim como as visitas ao banho, sauna, piscina neutralizam a eficácia do tratamento capilar com queratina.

      Os primeiros três dias após a queratinização são os que definem. Se alguma precaução for perdida, todos os esforços podem ser em vão. Os tratamentos de queratina são cumulativos. Quanto mais eu fazia, mais visível era o resultado. Porém, mais frequentemente do que uma vez a cada dois ou três meses, a queratinização não deve ser realizada - nem em casa, nem no salão.

      Se você deseja obter um efeito aparentemente semelhante, mas ao mesmo tempo sem o uso de "química" cosmética, pense na gelificação do cabelo. É feito sem problemas em casa, e o resultado vale a pena considerar este método.

      Para informações sobre como fazer restauração capilar de queratina em casa, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa