Como fazer cachos sem chapinha?
Quase todas as garotas sonham com um choque de cachos travessos ou cachos graciosos, mas nem todo mundo tem tanta riqueza por natureza. Sem dúvida, em nosso tempo, você pode facilmente ondular o cabelo com vários ferros e ferros para ondular. Mas se você não tem nenhum dos itens acima em mãos, ou simplesmente não quer expor seu cabelo aos efeitos térmicos mais uma vez, existe uma saída. Existem muitas maneiras de enrolar cachos usando as ferramentas disponíveis, bem como muitos hacks que permitem fazer uma variedade de estilos com cachos em um tempo muito curto. Vamos dar uma olhada nas formas mais populares de ondular o cabelo sem um modelador em casa.
Como fazer cachos com abas?
Parece que os rolos podem ser considerados a forma usual de embrulhar cachos sem um modelador de cachos, mas há situações em que não há como usá-los. Nesse caso, pode-se usar retalhos de tecido, agindo segundo o princípio dos rolos. Esta opção é adequada até para cabelos curtos cacheados, mas os cachos em qualquer caso acabam sendo pequenos, semelhantes aos cachos africanos.
Embora existam maneiras de tornar os cachos cada vez maiores. Mas primeiro as coisas mais importantes.
Para enrolar seu cabelo em mechas, você precisa pegar um pano de algodão forte e cortar em tiras iguais de 15 a 20 centímetros de comprimento e cerca de 5 a 10 centímetros de largura. Esta largura é necessária para poder dobrar a tira de tecido várias vezes.
E para obter cachos no tamanho desejado, é necessário enrolar tecido adicional ao redor da aba aproximadamente no meio, no local onde o fio será enrolado.
Algumas pessoas usam folhas de jornal, almofadas de algodão ou cortes de espuma.
Algumas meninas usam papel alumínio em vez de trapos, mas esse método nem sempre será eficaz sem passar e deixar o papel alumínio por muito tempo ou durante a noite não é uma boa ideia, pois pode privar você do seu conforto.
Para enrolar o cabelo em mechas, você precisa pentear o cabelo molhado e dividi-lo em mechas iguais, cada uma delas enrolada em uma aba de tecido e presa com firmeza com um nó ou laço. É melhor deixar os fios enrolados durante a noite, pois ondular o cabelo rapidamente dessa forma não funcionará.
Se quiser usar as abas várias vezes, você precisará desamarrá-las com cuidado depois de um certo tempo, mas se forem necessárias para uso único, você pode cortá-las.
A partir dos cachos resultantes, é necessário modelar um penteado e fixá-lo com a ajuda de ferramentas especiais.
Como enrolar o cabelo com roupas?
Existem muitos hacks de vida e maneiras incomuns de enrolar cachos usando meios improvisados e até roupas. Esses métodos apresentam várias vantagens e desvantagens. Por exemplo, o mais óbvio deles é o fato de que com a ajuda de roupas você pode fazer cachos chiques em qualquer condição, sem o auxílio de eletrodomésticos e outros dispositivos especiais.
As vantagens incluem a simplicidade do processo, porque não há nada de complicado nele, e também o fato de que, se todas as técnicas forem seguidas, os cachos não ficarão piores do que ao frisar com um modelador de cachos.
Mas esses métodos também apresentam algumas desvantagens significativas. Por exemplo, os cachos podem não ter o mesmo formato e tamanho que você gostaria.
E sem o uso de ferramentas especiais, eles não serão tão elásticos como depois de frisados com um modelador. Além disso, nem todos os fios enrolados podem ser esticados, transformando-os em cachos volumosos.
Mas, para um penteado leve e romântico, esses métodos são adequados. Vamos dar uma olhada em como enrolar seu cabelo com roupas.
camisa
Toda garota tem uma camiseta em casa e mais de uma. E com certeza será útil, já que existem várias maneiras de ondular seu cabelo com ele.
Método um. Em forma de turbante.
É mais frequentemente usado para produzir ondas de luz em cabelos longos ou mechas de comprimento médio.
Em primeiro lugar, é necessário enxaguar bem os cabelos com shampoo e secar um pouco com uma toalha. Para um penteado mais apertado, você deve usar produtos modeladores e aplicá-los nos cabelos úmidos.
Espalhe uma camiseta limpa e seca sobre uma superfície plana - pode ser uma cama ou uma mesa. Em seguida, o cabelo cuidadosamente penteado deve ser disposto sobre a camiseta, aproximadamente até o meio, após o que é necessário torcer a camiseta e enrolá-la em forma de turbante, prendendo-a com firmeza.
Para que os cachos sejam fortes e elásticos, você precisa esperar até que o cabelo esteja completamente seco, ou deixar o turbante durante a noite, em seguida, remova e estique os fios com cuidado.
Método dois. Enrolamos o cabelo com feixes.
Este método é ideal para obter cachos saltitantes em cabelos longos. O cabelo sujo deve ser bem lavado e limpo - bastará umedecê-lo levemente com água. O cabelo não deve ser molhado, é melhor se estiver moderadamente úmido.
Para este método, você precisará de uma camiseta limpa, velha e desnecessária, já que terá que ser cortada em várias tiras longas iguais. É melhor não rasgar o tecido, mas sim cortá-lo, para que os fios em excesso não fiquem para fora e não se enrosquem nos cabelos.
O cabelo deve ser dividido em duas ou três partes iguais. Pode haver mais deles, tudo depende do tamanho dos cachos que você deseja obter no final.
Cada parte do cabelo deve ser formada em um rabo de cavalo, prendendo-o com um pano. Ao usar uma faixa elástica normal, podem permanecer vincos no cabelo, o que não terá um efeito muito bom na aparência geral do penteado.
Em seguida, as caudas resultantes precisam ser divididas ao meio e torcidas em feixes apertados, depois disso, você precisará envolvê-las em torno das tiras cortadas da camiseta.
Atenção especial deve ser dada às pontas - elas devem ser cuidadosamente dobradas e fixadas com o tecido. Para fixar as pontas, pode-se usar faixas elásticas finas que não deixam rugas nos cabelos.
Depois que o cabelo estiver completamente seco, é necessário desfazer as tranças e separar os fios com as mãos.
Não use um pente, pois dentes pequenos podem deixar o cabelo muito fofo e os cachos encaracolados podem ser desleixados. Para maior confiabilidade, sprays de fixação podem ser usados.
Método três. Fixando o cabelo no topo.
Este método é adequado para cabelos de comprimento médio e para cabelos compridos não muito grossos.
Como em qualquer outro método, você precisa enxaguar bem o cabelo com shampoo e, em seguida, secá-lo levemente com uma toalha. Um agente fixador é aplicado nos fios úmidos, graças ao qual os cachos ficarão mais elásticos e bonitos.
Para este método, você precisará de uma camiseta razoavelmente longa que possa ser facilmente torcida em uma corda e presa nas pontas, formando um anel.
A camiseta torcida deve ser fixada no topo da cabeça, após pentear os cabelos e dividi-los em aproximadamente os mesmos fios, enrolar no anel resultante. É melhor prender toda a estrutura com alfinetes ou grampos invisíveis e deixá-la durante a noite, depois desmonte e endireite os cachos.
Meias
Surpreendentemente, em alguns casos, meias completamente comuns são usadas para ondular o cabelo. E esse método tem muitas vantagens. Por exemplo, com os cachos enrolados na ponta dos pés, você pode dormir pacificamente a noite toda, pois eles são muito mais macios do que os rolinhos e não causarão desconforto significativo durante o sono.
Para que tudo dê certo, é preciso levar meias largas e bastante compridas. Os modelos esportivos não funcionam, por serem muito curtos, e será impossível prendê-los quando os fios estiverem enrolados.
Para deixar os cachos bonitos e elásticos, primeiro você deve umedecer o cabelo com água e adicionar um pouco de produto modelador, após o que você precisa começar a ondular o cabelo.
- Para começar, o cabelo cuidadosamente penteado deve ser dividido em mechas separadas. A quantidade depende da espessura do cabelo e do tamanho dos cachos que você deseja usar.
- Então você precisa hidratar o cabelo e aplicar todos os produtos necessários nele.
- Em seguida, o fio é enrolado na meia, que mais tarde precisará ser amarrada. Ações semelhantes são realizadas com todas as outras vertentes.
- Se você tem que dormir com o cabelo enrolado em volta das meias, é melhor colocar um lenço leve de algodão na cabeça para que as meias não se soltem e os fios não se desfaçam.
- Quando os cachos estiverem prontos, você precisará borrifar o cabelo com spray para fixar o penteado.
Trança
Ao tecer tranças no cabelo, é mais provável que não sejam obtidos cachos, mas ondas de diferentes tamanhos, tipos e formas, tudo depende do número de tranças e do método de tecelagem.
Pequena
Para conseguir ondinhas travessas, você precisa trançar algumas tranças. Seu número depende da espessura do cabelo. Por exemplo, para cabelos muito grossos, você precisará de 7 a 10 tranças, e para cabelos de espessura média, cinco serão o suficiente.
Não exagere na quantidade, pois com cachos muito pequenos, o cabelo ficará apenas fofo e não muito bem cuidado.
As tranças ficam melhores com o cabelo úmido ou úmido. Neste caso, não há necessidade do uso de fixadores especiais, pois as ondas após as pequenas tranças são muito persistentes e elásticas, podendo durar vários dias.
Após a trança, é necessário deixar as tranças por várias horas ou até durante a noite para que o resultado fique melhor fixado.
E ao desfiá-los, é preciso aderir a uma nuance importante - é melhor separar os fios cacheados com os dedos, e não com um pente, pois pode criar maciez e desleixo excessivos.
Grande
Para fazer ondas grandes, basta uma ou duas tranças.Uma vez que trançar com essa quantidade de cabelo não será denso o suficiente, é melhor umedecer previamente o cabelo e usar um spray ou gel para modelar.
A trança precisa ser tecida o mais apertada possível, então os cachos ficarão bonitos e simétricos, e para que fiquem uniformes, antes de tecer é preciso dividir os cabelos em mechas iguais.
Para que os cachos comecem da raiz, trance o cabelo começando na área da testa e, se quiser ondulações começando no meio do cabelo, faça uma trança na parte de trás da cabeça.
Opção alternativa
Cachos leves e graciosos podem ser obtidos trançando uma trança em cauda de peixe durante a noite. Como essa versão da trança não é tecida com três fios, como em outras variações, mas com apenas dois, as partes das ondas são mais longas e alongadas.
Mas este método de tecelagem, se parte do topo da cabeça, tende a se desintegrar e se desdobrar, portanto, na base da trança na parte de trás da cabeça, deve ser adicionalmente preso com um elástico.
Quando você começar a afrouxar a trança, deverá aplicar uma pequena quantidade de gel modelador no cabelo, para que o penteado dure mais e os cachos tenham um brilho sedoso.
Deve-se destacar que esta opção é ideal para cabelos longos.
Outros métodos
Falando em ondular cachos sem modelador, não se pode deixar de mencionar os bobes. Talvez todas as garotas saibam como funcionam e como dar corda no cabelo de maneira adequada, por isso contaremos um pouco sobre suas variedades e características.
Os rolos de plástico com velcro são uma das opções mais comuns. Eles são ótimos para cabelos curtos e fios de comprimento médio. Cabelo comprido ou muito fino pode emaranhado e podem ocorrer problemas de arrancamento. O cabelo fica perfeitamente fixado com velcro, mas para uma fixação mais segura dos cachos, pode-se usar clipes de cabeleireiro.
Os rolos aquecidos são conhecidos por todos desde os tempos antigos, mas hoje em dia existem modelos mais modernos. Mas, apesar de algumas diferenças, o princípio de seu trabalho é o mesmo - os cabelos cacheados sob influência térmica.
Os rolos-papilotes são muito populares hoje em dia, pois graças à sua superfície macia, podem ser usados não só durante o dia, mas também à noite. Eles são uma haste de metal flexível, sobre a qual um material de espuma é enrolado.
Também existem variações de rolos de veludo cotelê, metal, elétrico e outras. A opção adequada deve ser escolhida individualmente com base na estrutura, comprimento e densidade do cabelo.
Dicas úteis
Antes de enrolar o cabelo, você deve verificar algumas dicas e truques úteis para tornar o processo mais fácil. Por exemplo, você deve saber que alguns tipos de modeladores de cabelo não podem ficar no cabelo por mais de 5 minutos, pois existe um sério risco de danificá-los. Portanto, é necessário ler as instruções relevantes antes de usar.
Não é à toa que cada método indica que é necessário enrolar o cabelo no cabelo limpo, pois será simplesmente impossível ondular o cabelo sujo sem a exposição térmica. Também vale a pena escolher um bálsamo para os cabelos com cuidado, pois alguns deles têm efeito alisante, o que também pode impedir a formação de cachos. Como já mencionado, para confiabilidade é melhor usar agentes fixadores, mas você deve ter cuidado com eles.
A aplicação excessiva de géis, vernizes, mousses e outros produtos no cabelo pode causar aglomeração dos fios e, por causa disso, o penteado ficará desarrumado.
Você não deve pentear seus cachos, pois eles ficarão muito soltos e o penteado ficará desleixado. É melhor separar os fios manualmente ou, como último recurso, usar um pente com dentes esparsos e maciços.
Para fazer um penteado africano com o cabelo curto, você pode usar canudos de coquetel e elásticos de silicone finos para o encaracolado.
Para meninas preguiçosas, existem maneiras de enrolar com feixes e "protuberâncias" de cabelo. Para tais métodos, recomenda-se o uso de grampos e grampos invisíveis, que não deixam marcas nos cabelos, ao contrário dos elásticos usuais.
E para dar a um penteado com cachos um aspecto mais elegante, romântico ou até profissional, deve-se prestar atenção às joias no estilo adequado.
Para obter informações sobre como fazer cachos sem ferros e rolinhos, veja o próximo vídeo.