Atenção plena: o que é e como você pode desenvolvê-la?
Cada pessoa é periodicamente confrontada com dispersão de atenção devido a pensamentos estranhos que não permitem que ela se concentre nas ações necessárias. O treinamento especializado pode ajudá-lo a se concentrar e aumentar seu estado de alerta.
O que é isso?
A descrição da palavra "atenção" resume-se a seus dois significados, um dos quais é cortesia, dar atenção a alguém, cuidar. Um conceito com um segundo significado pertence ao campo da psicologia. Isso se reflete na seguinte definição: atenção plena é uma propriedade da consciência baseada no aumento da concentração e concentração da atenção em algum objeto, fenômeno ou atividade.
A qualidade de uma pessoa reflete a habilidade ou incapacidade de uma pessoa de usar as propriedades básicas da atenção: volume, direcionalidade, foco, distribuição, intensidade, tensão, estabilidade e comutabilidade.
Essas propriedades estão intrinsecamente ligadas às atividades desenvolvidas pelo sujeito. No estágio inicial, a atenção é distribuída uniformemente por vários fenômenos ou objetos. No momento, ainda não há uma concentração estável. Então, a consciência isola as ações ou objetos mais importantes necessários para um trabalho específico. Os processos mentais começam a registrá-los exatamente.
A plena atenção depende da capacidade de concentração, foco no principal com distração de dados secundários, estímulos desnecessários durante a execução de qualquer atividade. Com a arbitrariedade mal desenvolvida dos processos mentais, é difícil fixar a atenção no objeto desejado. Os bebês têm dificuldade em manter a atenção em algo por muito tempo. O barulho da sala de aula ou pensamentos sobre o futebol que se aproxima pode tornar difícil para o aluno se concentrar em uma tarefa escrita. Assim, a concentração da atenção durante a execução de certas ações costuma ser difícil na presença de estímulos externos ou pensamentos distantes.
Em psicologia, a atenção plena não é um processo mental independente. Ele reflete sinais de outros processos. O sujeito age, reflete, escuta, olha com atenção ou desatento. A atenção plena como um traço de personalidade é formada como resultado do treinamento da atenção. Algumas pessoas conseguem dominar a capacidade de se concentrar em uma tarefa muito enfadonha.
Tal processo às vezes atesta a alta competência do funcionário demonstrando excelentes resultados na estrutura de trabalho profissional.
Níveis
A psicologia descreve 3 níveis de capacidade de uma pessoa de usar a atenção plena.
- O grau passivo pode ser devido à atenção involuntária. É estabelecido e mantido independentemente da vontade do sujeito. A exposição a um estímulo involuntariamente cria um cenário de curto prazo que não é realizado pela própria pessoa. O estado psicológico do indivíduo e a experiência passada tornam possível reconhecer estímulos e rapidamente se envolver em atividades familiares. As desvantagens da atenção involuntária incluem uma diminuição na produtividade do trabalho em geral. As razões para o surgimento da atenção plena passiva são:
- objetos em movimento;
- surpresa, força ou novidade do estímulo;
- contraste de ações ou objetos;
- estado de espírito do indivíduo.
- A atenção plena voluntária é baseada na gestão consciente da própria atenção, foco sistemático em um trabalho específico. As características psicológicas incluem seu acompanhamento com a experiência de tensão e esforço voluntário. Este nível de atenção possui os seguintes tipos:
- na verdade, a atenção voluntária visa atingir um objetivo pré-selecionado;
- o foco volitivo ajuda a abstrair das distrações e se concentrar em um assunto específico;
- a atenção plena expectante está associada à vigilância, ao estado de alerta.
- Estágio Pós-Mindfulness significa a presença de um foco consciente no objeto de atenção na ausência da tensão inerente à concentração voluntária.
O surgimento de uma nova atitude está associado à relevância das ações, e não à experiência anterior do sujeito.
Quais habilidades a atenção plena oferece?
Essa qualidade permite que uma pessoa melhore suas habilidades em encontrar várias falhas, a possibilidade de comparação. Pessoas atentas desenvolvem a habilidade de perceber qualquer mudança, de fixar em suas cabeças o que vêem ou sentem. Escritores e artistas são notáveis por sua capacidade de observar coisas que as pessoas comuns tendem a ignorar. As naturezas criativas tendem a descrever em detalhes uma pessoa após um breve encontro com ela.
A plena atenção está interconectada com a observação. Testemunhas oculares de qualquer incidente podem descrevê-lo de maneiras diferentes. Depende de sua habilidade de ser observador, que é a habilidade de perceber detalhes significativos ou sutis. O ponto de vista profissional pode diferir significativamente da opinião de um amador, cuja adequação da percepção da realidade será muito menor.
Muitos profissionais exigem atenção aos detalhes. O funcionário é instruído em que sequência realizar as ações, em que estágio verificar uma parte, em que momento - outro elemento. Um algoritmo semelhante ajuda uma pessoa em questões profissionais. Por exemplo, um relojoeiro precisa organizar as partes microscópicas de modo que todo o aparato do relógio funcione perfeitamente.
A plena atenção salvou a vida das pessoas mais de uma vez em certas circunstâncias. Com o objetivo de desenvolver essa qualidade, os pais desde a infância incutem no filho a capacidade de atravessar a rua corretamente: "Olhe primeiro para a esquerda, depois para a direita, certifique-se de que está seguro e só então comece a se mover."
Qual é o motivo do declínio?
Os problemas de atenção podem surgir de estresse, ansiedade, depressão, dieta inadequada, sono insuficiente e atividade física insuficiente. O advento da Internet diminuiu o foco em algo essencial. Redes sociais, mensageiros instantâneos com notificações habilitadas distraem constantemente o usuário. Concentrar-se enquanto faz o máximo esforço às vezes não funciona por causa da leitura de livros em um dispositivo móvel à noite. Links espalhados pela página, um grande número de abas abertas distraem a atenção de uma pessoa.
Os seguintes motivos costumam levar a uma diminuição na atenção:
- fadiga, sobrecarga do sistema nervoso;
- a necessidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo;
- baixo nível de motivação, interesse do assunto;
- indisposição para fazer esforços desnecessários, preguiça;
- alterações relacionadas à idade associadas a um distúrbio cerebral;
- a distração como um traço de personalidade.
Práticas para melhoria
Existem muitas técnicas diferentes que podem ser usadas para se livrar da desatenção. As técnicas que podem organizar o foco do sujeito nos detalhes são especialmente eficazes. Ao contar objetos do mesmo tipo, é recomendável concentrar-se em seu número de 4 a 10. Por exemplo, tente memorizar 4 peças de roupa de qualquer transeunte, tente criar uma cadeia lógica. Antes de ir para a cama, lembre-se do que você focalizou durante o dia. Tente contar os carros que passam de uma determinada cor ou, ao mesmo tempo, contar choupos e bétulas no caminho para casa.
Na tabela Schulte, os números estão espalhados aleatoriamente. Eles devem ser encontrados e organizados mentalmente na seqüência desejada: de 1 a 25. Concentrar-se nos números necessários e isolá-los treina o cérebro. Você não precisa gastar mais do que 4 minutos para concluir a tarefa. Você pode complicar a tarefa organizando os números em diferentes tamanhos e cores. Você pode encontrar ilustrações com muitos números.
Tarefas projetadas para comparar duas imagens que diferem uma da outra em elementos insignificantes podem chamar a atenção para os detalhes. Ao procurar diferenças, o cérebro trabalha para detectar detalhes sutis. A atenção plena e a observação são treinadas dessa forma. O desenho por células e os ditados gráficos são reduzidos à imagem de elementos repetidos do padrão.
O desenho simultâneo no espelho com as duas mãos de círculos, triângulos, quadrados, ziguezagues, observando linhas suaves e ângulos agudos, treina a atenção e desenvolve o hemisfério direito do cérebro.
Durante o exercício de percepção do espectro de cores na tabela de Stroop, é necessário pronunciar em voz alta não a palavra escrita, mas sua coloração. A dificuldade reside no fato de que a palavra "amarelo" pode ser escrita em vermelho e "verde" em azul. Isso é confuso. Superar esse tipo de dissonância melhora sua capacidade de focar sua atenção.
Vários jogos são de grande importância no desenvolvimento da atenção plena, uma vez que sempre contêm certas regras e ações que requerem concentração e observação. Jogos de damas e xadrez também contribuem para o desenvolvimento da inteligência. A velha brincadeira "Não aceite preto e branco e não diga não" envolve perguntas que provocam uma resposta com uma palavra proibida. O jogador precisa responder de forma rápida e pensativa ao mesmo tempo.
Os jogos "Batalha marítima", "Guie o inseto" desenvolvem a concentração e a concentração de atenção em crianças e adultos. O jogo "Memori" treina bem as habilidades de observação. É necessário lembrar os objetos que estão sobre a mesa. Então um homem se afasta. Seu parceiro remove uma coisa neste momento. Voltando-se, o jogador deve nomear o item desaparecido.
A técnica dos "Quadrados Mágicos" foi desenvolvida especialmente para crianças e tem como objetivo desenvolver a atenção dos escolares. É uma modificação do quebra-cabeça Sudoku. No estágio inicial, a criança deve encontrar um número na janela, então é necessário encontrar 1–2, depois 2–3, e até que a soma dos números em cada linha, coluna e em ambas as diagonais seja a mesma.