Atenção

O que é atenção involuntária?

O que é atenção involuntária?
Contente
  1. Definição de atenção involuntária
  2. Por que é caracterizado?
  3. Condições de ocorrência
  4. Variedades

A cada minuto, se uma pessoa está acordada, mas acordada, seu interesse se concentra em algo ou alguém. É assim que funciona um tipo elementar de atenção, a saber, atenção involuntária. Esse tipo de atividade de pensamento é inerente a crianças muito pequenas e adultos. Porém, mesmo os animais não são privados desse tipo de atenção.

Definição de atenção involuntária

Primeiro, vamos examinar a questão - o que é atenção em geral e como funciona. A atenção acompanha qualquer uma de nossas ações. Sem essa propriedade da psique, a humanidade não poderia sobreviver em um mundo complexo.

Em psicologia, é geralmente aceito que a atenção é um estado no qual a concentração da concentração (consciente ou inconsciente) ocorre na mesma informação que chega pelos sentidos. Observe que outras informações são ignoradas neste caso.

Esta função pode ter seus próprios parâmetros e características. Eles dão uma característica vívida das capacidades e habilidades da pessoa humana. Vamos considerá-los com mais detalhes.

  • A concentração determina a força de foco em um objeto. Ao mesmo tempo, o círculo de objetos para um forte entusiasmo é bastante reduzido e um estudo aprofundado do objeto em questão é realizado.
  • O volume pode incluir um tal número de objetos que o indivíduo é capaz de perceber simultaneamente. Depende das capacidades individuais de uma pessoa, nomeadamente, das competências profissionais, do volume da memória de curto prazo, da experiência de vida, etc.
  • A distribuição dá à pessoa a capacidade de focar sua atenção em vários objetos ao mesmo tempo.A capacidade distributiva está associada principalmente ao trabalho ou às atividades educacionais. Na implementação da distribuição de interesse no departamento de excitabilidade ótima do córtex cerebral, a inibição ocorre de forma parcial, devido à qual essas áreas são capazes de controlar a execução simultânea de várias funções ao mesmo tempo. Por exemplo, uma pessoa pode realizar as seguintes ações: beber café, ler e escrever informações. Quanto mais desenvolvida for a função de distribuição de uma pessoa, mais fácil será para ela realizar vários tipos de atividades ao mesmo tempo.
  • A estabilidade controla a concentração da atenção por um determinado tempo em um objeto ou em uma parte separada dele. A estabilidade da atenção depende diretamente da variedade de ações realizadas ou impressões da imagem resultante.
  • A propriedade oposta da resiliência é a distração. Geralmente é expresso em hesitação ou enfraquecimento da concentração quando uma pessoa olha para um objeto. Deve ser lembrado que flutuações de entusiasmo ocorrem mesmo durante o trabalho extenuante. E se essas flutuações têm intervalos curtos, elas não afetam a estabilidade dos juros.
  • A troca de interesse consiste em transferi-lo de um objeto para outro. Se a natureza da atividade muda drasticamente e surge a definição de novas tarefas, então há uma mudança de interesse de um objeto para outro. Nesse caso, a pessoa usa esforços voluntários.

Você precisa saber o seguinte.

  • A atenção também está diretamente relacionada à emoção. Além disso, depende de alterações no corpo humano, nomeadamente das condições fisiológicas (reações respiratórias, motoras e vasculares). A concentração de interesse é fornecida por todas as funções motoras do corpo humano.
  • A atenção de uma pessoa é direcionada para o conteúdo de uma imagem. Ele controla esse conteúdo imaginativo e molda as ações mentais do indivíduo.
  • A atenção em alguns casos pode ter recursos limitados. Isso acontece quando informações de diferentes estímulos criam interferência geral e a capacidade de processamento do cérebro atinge o limite. Por exemplo, quando uma pessoa está assistindo a um filme interessante na TV e há uma chaleira no fogão a gás. Freqüentemente, ele evapora, já que a atividade cerebral de uma pessoa visa observar as imagens nítidas que acontecem na tela.

A atenção é moldada e variada. É dividido em tais tipos.

  • Arbitrário. Essa função se manifesta quando uma pessoa faz algum esforço para direcionar sua atividade mental para algo ou alguém. Esse foco é necessário para dominar novos conhecimentos ou informações. Essa função em humanos é desenvolvida ao longo dos anos e não é dada a ele no nascimento. O desenvolvimento da inteligência depende diretamente de sua formação. A principal função dessa atenção é a regulação ativa do curso dos processos mentais. Por exemplo, é graças ao trabalho de atenção voluntária que uma pessoa pode extrair da memória as informações necessárias.
  • A atenção involuntária é muito diferente da voluntária, pois geralmente é causada por causas externas. Ao mesmo tempo, a pessoa não faz nenhum esforço especial e não estabelece metas para voltar seu olhar para a imagem surgida. O interesse involuntário pode ser ativado e funcionar sem nenhum esforço por parte da consciência humana. Ele também pode alternar rapidamente de objeto para objeto. Os estímulos para despertar o interesse involuntário são as diversas necessidades do indivíduo, que para ele são muito significativas. Além disso, a atenção involuntária depende fortemente da direção geral da atividade consciente e do caráter de uma pessoa.Pode surgir mesmo quando as intenções conscientes e esforços volitivos por parte da consciência de uma pessoa não se manifestam de forma alguma. Graças ao fator em consideração, um indivíduo pode navegar rapidamente em condições ambientais em constante mudança. É por causa da inclusão da atenção involuntária que os objetos que são mais importantes no momento são destacados.
  • Há também atenção pós-espontâneaque inclui parte da atenção voluntária e involuntária.

Por que é caracterizado?

A atenção involuntária pode ser chamada de emocional e passivamente significativa. Uma pessoa concentra sua atenção na informação ou em um objeto apenas porque, neste exato momento, esses fatores são mais significativos para ela. No momento de inércia surge a dependência do objeto de interesse. Ao mesmo tempo, a pessoa não faz esforços especiais para estimular sua atividade mental. Se a atenção é causada por uma onda de emoções, a conexão entre o objeto de atenção e os interesses, necessidades ou emoções se torna a mais estável. E mesmo neste caso, não há concentração especialmente dirigida no objeto.

Qualquer estímulo que tenha certa força de ação atrai o interesse de uma forma ou de outra. A atenção involuntária ocorre devido ao surgimento de sentimentos intelectuais, estéticos ou morais. E esse processo não se presta a nenhuma regulamentação. Tudo isso acontece porque uma pessoa, quando o fator em questão ocorre, experimenta por muito tempo admiração, ou decepção, ou dor, ou deleite, etc.

Atenção prolongada e involuntária a qualquer coisa ou informação é causada pelo interesse persistente de uma pessoa. E esta é a principal razão para a ocorrência de atenção involuntária.

Condições de ocorrência

Uma pessoa não pode viver sem aprender algo novo e interessante. O interesse ajuda as pessoas a conhecer o mundo. Sem esse fator, é impossível lembrar os detalhes significativos que ocorrem ao nosso redor. Além disso, os reflexos de proteção e orientação fazem nossa consciência reagir com a velocidade da luz a sons incompreensíveis ou luz brilhante. Às vezes, essas manifestações salvam a vida de uma pessoa em uma situação extrema. Por exemplo, quando um carro se move em sua direção com os faróis acesos e uma buzina tocando. Além disso, uma reação instantânea a novas circunstâncias surgidas forçará qualquer um de nós a tomar a decisão certa no caso de manifestações de problemas do mundo exterior. Graças à atenção que estamos considerando, podemos isolar a ameaça que surgiu do quadro geral e estruturar nosso comportamento de forma a permanecermos totalmente seguros.

O mecanismo de atenção involuntária foi formado junto com o desenvolvimento evolutivo da humanidade. Nossos ancestrais não precisavam obter alimentos em supermercados, mas na selva, onde encontravam constantemente predadores. Portanto, o trabalho do mecanismo acima em cada pessoa razoável ocorre automaticamente e funciona independentemente da consciência. Reações desse tipo podem ocorrer quando ocorre o seguinte:

  • movimento de qualquer objeto (qualquer movimento pode ser potencialmente perigoso);
  • quando surge um fenômeno novo e inexplicável (o que é desconhecido pode ser perigoso);
  • impacto muito alto ou forte (som repentino ou luz forte podem indicar perigo).

Qualquer atividade humana deve ser de interesse. A atividade dá a qualquer um de nós a oportunidade de viver e criar plenamente. O interesse apenas desempenha o papel de locomotiva que move nossa vida adiante. Considere as condições em que ocorre a atenção involuntária.

  • Se algum som for ouvido. Qualquer aumento ou diminuição no tom também pode atrair a atenção das pessoas.
  • Pausa. Quando isso ocorre, a pessoa começa a mostrar interesse.Por exemplo, se a música tocava muito alto e morria de repente, a pessoa busca as causas do problema e é assim que seu interesse imediato se manifesta.
  • Cores brilhantes e luz. Se a lâmpada acender inesperadamente, a pessoa involuntariamente mostra curiosidade sobre o evento. Tons brilhantes de flores silvestres podem despertar alegria e interesse por parte de um indivíduo.
  • Qualquer movimento que comece a acontecer ao nosso redor também desperta o interesse. Uma rajada de vento repentina pode agitar cabelos ou roupas. Este movimento da natureza atrai atenção involuntária.
  • Onda emocional. À vista de qualquer evento brilhante, o interesse de uma pessoa é necessariamente ativado. Por exemplo, se ele vir um incidente imparcial, então esse evento evocará emoções e se concentrará no problema.
  • O humor também pode despertar o interesse. Sempre olhamos com curiosidade as várias fotos que nos atraem com seu humor discreto.

Variedades

A atenção involuntária tem uma variedade de formas. Vamos considerar esse problema com mais detalhes.

  • Involuntário. Ela se manifesta quando uma pessoa simplesmente olha para os objetos durante algum tipo de descanso. Tudo depende da percepção individual, uma vez que a atenção, neste caso, é atraída por objetos que são mais significativos para um determinado indivíduo. Por exemplo, alguém ama a natureza. Enquanto está relaxado, ele presta atenção ao farfalhar da folhagem e às vibrações dos troncos das árvores.
  • Forçado. Projetado para contrastes: os objetos se movem rápida ou abruptamente, atraem a atenção com sua singularidade e novidade ou têm um significado fisiológico. É esse tipo de atenção involuntária que se baseia nos instintos humanos. Por exemplo, um cara vê uma linda garota e isso desperta um interesse genuíno.
  • Habitual. Baseado em atividades cotidianas e algoritmos. Normalmente, essa direção está associada às atividades profissionais ou educacionais de uma pessoa. É considerada a forma mais elevada de atenção involuntária, pois possui todas as características da atenção voluntária.

Um exemplo neste caso seria um motorista que está dirigindo um carro e sua atenção está voltada para a estrada.

sem comentários

Moda

a beleza

casa