O que é concentração de atenção e como é?
A concentração da atenção nos ajuda a aprender mais efetivamente sobre o mundo que nos rodeia. Sua diminuição é igualmente perigosa para crianças e adultos. Este artigo mostrará como testar sua concentração e aumentá-la.
O que é isso?
A psicologia moderna interpreta a definição de "concentração de atenção" como o momento de retenção de informações sobre qualquer objeto em nossa memória de curto prazo. A ciência caracteriza a concentração como uma das propriedades da atenção. Graças a ela da multidão de objetos dentro e fora de nós, nossa atenção "arrebata" certos objetos a fim de obter o máximo de informação operacional sobre eles em uma determinada situação. Se a capacidade de uma pessoa de focalizar seu "raio interior" em algo está prejudicada, então eles falam de distração.
É fácil imaginar como funciona nossa concentração. Observe a rapidez com que as crianças "captam" tudo que acham interessante e como pode ser difícil concentrar o bebê em algo que não desperte seu interesse genuíno. Não há necessidade de ensinar isso às crianças - desde o nascimento, elas são capazes de concentrar sua atenção. Mas é imperativo se acostumar com esse hábito útil. Aquilo para o qual uma pessoa dirige seu "raio interior" - o objeto de concentração de atenção, no momento é o mais importante para ela. Todo o resto é percebido um tanto embaçado, vago e sem detalhes. Quanto mais tempo uma pessoa for capaz de manter a atenção em um objeto, melhor. Essas pessoas se distinguem pela alta observação e autocontrole.
A capacidade de concentrar um feixe em um objeto é extremamente importante para os cientistas, e a capacidade de espalhá-lo por uma ampla gama de coisas é de importância decisiva para soldados das forças especiais, batedores e motoristas. Mas a concentração deve ser treinada por todas, sem exceção, as pessoas, não importa quem elas trabalhem.
O Focus permite que você realize qualquer tarefa com mais eficiência.
Classificação
Existem três tipos de concentração.
- Arbitrário - esta é a direção consciente do "raio interno" para um determinado objeto, feito com esforço. Essa concentração costuma ser por nós utilizada na formação, no desempenho das nossas funções profissionais.
- Involuntário - o foco da atenção está voltado para algo em si, a pessoa não faz nenhum esforço nisso. Um som alto, um objeto incomum e fora do padrão - isso é o que pode nos distrair de um assunto importante e imediatamente desviar nossa atenção para um novo assunto.
- Arbitrário - a concentração é retida no próprio objeto após os esforços voluntários aplicados.
Isso acontece quando uma pessoa está extremamente interessada no que está fazendo no momento.
Como verificar?
Não é difícil determinar o nível de concentração de atenção de alguém. Para tal verificação, testes especiais foram desenvolvidos. Na psicologia moderna, três testes principais são usados, graças aos quais você mesmo pode determinar sua capacidade de controlar a concentração da atenção, sua duração.
Método Munsterberg
Teste de letras. Palavras inteiras estão “escondidas” na folha entre muitas letras individuais. Olhe com atenção e encontre essas palavras o mais rápido possível. A pesquisa mostrou que o tempo ideal de teste é de dois minutos. Durante este intervalo, a pessoa pode selecionar um máximo de palavras, que descreverão o grau de sua concentração pessoal. As palavras encontradas são sublinhadas a lápis. Aqui está um exemplo:
Bsolntsevtrgschoirayonzshnuchnovostaahegchyafaktyukekzamentrochagsch gtskprokurorgurstabeyuteoriyantobzh eubzhamahokkeytruitsyktsuigatelevizorboldzhschehyuelgschbpamyatshogeyu zhpzhdregschknodvospriyatieytsukengoizhvafyproldblyubovavyfprosdspektaklyachsimtbyu nbyueradostvuftsieoldzhnarodoldzhdbshyreportazhzhdorlafy vyuefbyukonkursyfnyuvskayaprrilichn ostzzheeyudshschglodzhinepppprplavanietlzhebyprtkomediyaschlodkuivotchayanienfrln yachvtdzhheftasenlaboratoriyagshdschiutstrrilosnovaniyazh.
Existem 23 palavras ocultas neste conjunto de letras. Se em 2 minutos do tempo designado você conseguiu encontrá-los, sua concentração está boa.... Se você não tem tempo, isso é um sinal de concentração baixa e fraca. Seu cérebro faz um excelente trabalho no gerenciamento da concentração e no processamento de informações se 23 palavras forem encontradas antes que o tempo de controle expire.
Mesas Schulte
Estas são tabelas numéricas nas quais os números são espalhados aleatoriamente. Por 1 minuto, você precisa olhar para a mesa e depois removê-la e tentar reproduzir tudo o que você lembra no papel. A segunda maneira é sem contemplação preliminar. Uma pessoa pega uma mesa e por um momento imediatamente começa a determinar a localização dos números em ordem crescente - 1,2,3, etc., apontando para a célula desejada com a ponta de uma caneta. A marcação é proibida.
Um alto nível de concentração é indicado pela conclusão de uma tarefa em 40 segundos. 50 segundos também é um bom resultado, indicando que o nível de concentração e sua duração são suficientes. Se demorou mais de 55 segundos, você deve começar a aumentar sua concentração - ela é fraca.
As palavras
Peça a alguém que leia para você dez palavras que não estão de forma alguma conectadas entre si, que nem mesmo têm relações associativas: peixe, céu, prefeito, medo, cubo, etc. Após a primeira leitura, você precisa reproduzir em qualquer ordem o que conseguiu lembrar da lista. Uma pontuação de 8 ou mais palavras é considerada excelente.... Se você conseguiu memorizar apenas 7 palavras, elas falam de concentração satisfatória. Se menos de 7 palavras - o nível está fraco, é necessária correção.
Razões para o declínio
A concentração prejudicada pode ser observada em crianças e adultos em qualquer idade. A incapacidade de concentrar livremente o foco da concentração interna leva a problemas de aprendizado, trabalho e pode ser fatal. A perda ou falta de concentração diminui o padrão de vida. Uma pessoa com tais deficiências não consegue concentrar a atenção mesmo com esforço no objeto desejado, não consegue segurá-lo por muito tempo e tem dificuldade em realizar o trabalho. Uma pessoa muitas vezes se distrai, não se lembra mal das informações que chegam. O que causa o distúrbio?
- Falta de interesse e necessidade de um objeto - para uma pessoa, não importa o que ela precisa ou a que se pede que preste atenção.
- Condição emocional - o sentimento de alegria, tristeza e estresse distorce nossa percepção, então não é surpreendente que a concentração de um amante tenha piorado temporariamente e uma pessoa que vivencia um drama pessoal seja completamente ruim.
- Condições externas - a concentração mudará mais frequentemente para formas involuntárias, será perturbada se houver ruído, barulho, sons altos e ásperos ao redor, flashes de luz, etc.
- Fadiga e estresse - o estresse muito longo, incluindo o mental, leva a uma diminuição da concentração. O descanso é necessário antes que a habilidade seja totalmente restaurada.
- Transtornos Hormonais - precisamente por causa da instabilidade do fundo hormonal, as mulheres grávidas, os idosos, os adolescentes muitas vezes parecem distraídos e esquecidos, desatentos.
- Rotina diária irracional em que uma pessoa não dorme o suficiente, não descansa totalmente no tempo alocado para isso.
- Fome, dieta também reduzem o nível de concentração.
Álcool e drogas, alguns medicamentos e mudanças no cérebro relacionadas à idade na velhice também podem reduzir o nível de concentração temporária e permanentemente.
Como aumentar?
O aumento da concentração pessoal de atenção em crianças no processo de aprendizagem é frequentemente realizado de acordo com o sistema Montessori, para adultos e crianças igualmente úteis Metodologia Pieron-Roser, visando aumentar a estabilidade do foco interno de concentração. Qualquer pessoa pode melhorar a concentração, mesmo que os treinos e exercícios descritos abaixo pareçam enfadonhos e monótonos no início. Uma abordagem paciente e um treinamento sistemático o ajudarão a obter resultados impressionantes.
Exercícios
- "Só calma!" A essência do exercício é sentar-se calmamente em uma cadeira ou em uma cadeira confortável. Tente ficar em uma posição confortável e ficar o mais calmo possível. Procure não fazer movimentos espontâneos, preste atenção ao relaxamento muscular. Segure neste estado por pelo menos um quarto de hora, mas você pode começar a partir de cinco minutos. O exercício o ajudará a se concentrar em si mesmo, em seus sentimentos interiores e a ensiná-lo a relaxar e a lidar com o estresse e as distrações.
- Olhe seus dedos. Sente-se ereto, mantenha as costas retas, levante a mão direita até a altura dos ombros e olhe cuidadosamente para os dedos. Fique parado e focado por exatamente 1 minuto. Aumente o tempo gradualmente. Quando a mão direita estiver sob controle, prossiga com o mesmo exercício, mas desta vez com a mão esquerda.
- "Copo de água". Encha um pequeno copo transparente com água. Pegue-o na mão e segure-o à sua frente, tentando não permitir que a superfície da água vibre. Para começar, concentre-se no relaxamento muscular e na concentração do olhar na superfície do líquido por um minuto, gradualmente traga o tempo para 5 minutos. Depois da mão direita, instrua a mão esquerda a segurar o copo.
- "Cams". Este exercício simples é muito eficaz. Sente-se a uma mesa, coloque as mãos sobre ela e feche os punhos cerrados. Concentre-se em cada dedo individualmente, espalhando-os lentamente em sequência, começando com o indicador. Depois de endireitar tudo, com a mesma lentidão, um de cada vez, dobre-os em sua posição original.
- "Eu sinto tudo"... Concentre-se nos cheiros ao passar pelas flores, ao viajar de transporte público. Escolha apenas um dos aromas e concentre-se nele, tentando imaginar de onde vem. Na rua, pode cheirar a bolo quente, fumaça de cigarro, perfume, etc.
- "Assistir". Coloque ou coloque um relógio com o ponteiro dos segundos à sua frente. Tente seguir o movimento dela com os olhos e mentalmente, sem pensar em nada além da flecha.
Para começar, tente dominar pelo menos um círculo completo, ou seja, concentre-se por exatamente um minuto. Aumente gradualmente o tempo de exercício.
Técnica
Melhorar o grau de concentração ajudará a técnica de enfocar processos internos. Siga consistentemente como seu coração bate, como você respira, como o sangue entra em seus dedos, músculos. Tente focar nas sensações tanto quanto possível, imaginando o que está acontecendo em detalhes. Muito em breve você perceberá que começou a se sentir diferente, que seu corpo o ajuda de muitas maneiras, até na tomada de decisões, pois sinaliza qualquer tensão, pensamentos negativos.
O assim chamado técnica de espelho. Marque dois pontos no espelho perto do reflexo de seus olhos com um marcador. Esses serão os olhos fictícios do seu interlocutor imaginário. Mantenha as costas retas e olhe com confiança para aqueles "olhos". Concentre-se em ter confiança em si mesmo. Tente não forçar um único músculo do corpo.
Nas práticas orientais, técnicas especiais são adotadas. Sente-se ereto, feche a narina com a mão e expire lentamente com a outra narina, contando internamente até dez. Com a outra narina, mude de mão, faça a mesma respiração lenta e moderada. Repita várias vezes. Além disso, iogues orientais e monges tibetanos valorizam muito a técnica da contemplação. Olhe para algo bonito - uma fotografia de mar, uma paisagem de montanha, uma flor viva, tentando simplesmente contemplar, sem dar qualquer avaliação e não permitindo o livre fluxo de pensamentos caóticos. No início, será difícil resistir, mesmo por um minuto, mas com o treinamento subsequente, a habilidade de concentração vai melhorar.
Não o último lugar é dado a técnicas de controle mental ou controle de pensamentos e desejos. Esta é a parte mais difícil do exercício, pois desejos e ideias geralmente são difíceis de controlar. Observe tudo o que você sente no momento, aprenda a destacar seus desejos, aos poucos passe para os pensamentos da mesma forma, bloqueando conscientemente os negativos com um comando interno e recompensando-se pelo pensamento positivo. É melhor treinar o controle mental no seguinte exemplo: você realmente quer compartilhar uma notícia ou fato com um ente querido, recomponha-se, supere esse desejo e diga internamente várias vezes tudo que você ia “deixar escapar” cinco minutos atrás. E só quando sentir que a vontade de comunicar a notícia está sob seu controle, comece a falar, com calma e moderação.
Leia mais e certifique-se de recontar o que leu em voz alta, compartilhando com outras pessoas.... Recontar o que você leu é um ótimo exercício para sua memória, habilidades de comunicação e concentração. Evite descrições extensas e vagas. O que o escritor tem em cinco volumes, devemos contar de forma breve, sucinta e concisa, escolhendo apenas formulações precisas. Não há necessidade de reservar um tempo especial para usar essas técnicas. Use os cinco minutos grátis que estão disponíveis no trabalho, na escola, no caminho para casa, antes de dormir.
Como resultado, você logo perceberá que é mais fácil para você realizar todas as tarefas profissionais, leva muito menos tempo para elas, e você também vai entender que ficou mais calmo, medido e agora é mais difícil perder o seu temperamento e trazê-lo ao estresse. Mudanças positivas em você certamente serão notadas por aqueles ao seu redor.