Como cultivar a atenção plena?
Pessoas atenciosas têm mais probabilidade de ter uma vida bem-sucedida. Surge a pergunta: "Por quê?" Porque uma pessoa desatenta perde muito. Muitas vezes, ele não percebe pequenas coisas muito importantes e necessárias que às vezes constituem a nossa vida. Não há nada de surpreendente. Aqueles que são sensíveis ao ambiente sempre sabem e sabem mais. Isso significa que tal pessoa não se confundirá em uma situação difícil e poderá sair dela com dignidade.
Por que isso é necessário?
A palavra atenção vem de atenção plena. A última forma da palavra como um todo significa percepção seletiva deste ou daquele objeto, de qualquer informação. Ficar atento é diminuir sua atividade e começar a assimilar as informações aos poucos. Este termo se opõe às palavras pressa ou multitarefa. Se uma pessoa estuda cuidadosamente qualquer problema, ela se torna lenta, pois sua consciência está focada apenas neste problema.
Para se tornar uma pessoa focada que pode expressar foco no trabalho ou ser capaz de se expressar em atividades de aprendizagem, você precisa desenvolver sua atenção plena.
Além disso, esse fator ajudará:
- não se deixe distrair por ninharias;
- preste atenção na melhor opção se precisar fazer alguma escolha;
- estudar o máximo de informações possível;
- usar as informações necessárias quando for necessário reproduzi-las na memória;
- fique calmo se uma situação estressante vier;
- pare de ficar chateado com algo desnecessário e desnecessário;
- para ouvir ou ver o que os outros não vão ouvir ou ver;
- torne-se paciente;
- aprenda a prestar atenção nas pessoas ao redor;
- aprender a se comunicar da maneira certa com as pessoas;
- sinta sua importância;
- tornar-se necessário e feliz.
Tome nota: uma pessoa atenciosa geralmente sabe mais do que as outras. Ele é uma pessoa pensante, pois sua atividade mental está constantemente analisando esta ou aquela informação. Portanto, as pessoas sempre se voltam para essa pessoa em busca de ajuda e a recebem. E isso significa que essa pessoa sente sua independência e importância.
Estágios de Mindfulness Dynamics
Em psicologia, é geralmente aceito que todos os processos que ocorrem na mente humana são de baixa e alta importância. A atenção também tem seus níveis. O nível mais baixo é a atenção involuntária (direta) e o nível mais alto é a concentração voluntária. O psicólogo soviético L. S. Vygotsky acreditava que o desenvolvimento da concentração está diretamente relacionado ao desenvolvimento da atividade comportamental. A atenção se desenvolve de acordo com o seguinte esquema: da imediata para a mais grave, ou seja, há uma atividade de transição da atenção involuntária para a voluntária.
Ao mesmo tempo, a atenção se desenvolve em direções diferentes de maneira diferente. Tudo depende da atividade escolhida (estudo, qualificação profissional, etc.). Da mesma afirmação, podemos concluir: a atenção pode se desenvolver naturalmente.
A pessoa também deve educar sua atenção conscientemente. Para fazer isso, ele pode introduzir em sua vida atividades que o ajudem a melhorar e desenvolver seu nível intelectual.
Há um desenvolvimento direto e imposto da atenção. Esses dois fatores têm características comuns e separadas. Nesta pergunta, tudo é explicado de forma simples. A atenção natural se desenvolve conforme o cérebro humano se desenvolve. Há um acúmulo gradual de experiência, conhecimento e habilidades. Esse tipo de atividade intelectual é um processo muito longo, por isso é considerado o mais sustentável. Quando a atenção se desenvolve de forma não natural (acelerada), esse processo é menos estável, pois sua implementação requer a consolidação do conhecimento adquirido. A atividade acelerada para o desenvolvimento da atenção é realizada por meio de vários exercícios.
Para o processo de desenvolvimento da inteligência imposto, uma pessoa precisa de menos tempo. No entanto, todos os exercícios e aulas especiais devem ser suportados pela experiência de vida. Quando esses dois fatores começam a trabalhar juntos, o exercício de desenvolver a atenção será um exercício bem-sucedido. Deve-se ter em mente que o processo de desenvolvimento da atenção, inclusive em uma criança pequena, seria impossível de ser realizado sem habilidades de fala, sem imitar o comportamento de outras pessoas e sem boas habilidades mentais.
Observação: os especialistas começaram a estudar o processo de desenvolvimento da atenção há relativamente pouco tempo. Anteriormente, muitos cientistas estavam convencidos de que não valia a pena desenvolver a atenção das crianças. Foi apenas no século 20 que surgiram os primeiros avanços no desenvolvimento da atenção em crianças e adultos. Uma grande contribuição para o desenvolvimento do processo acima foi feita pelo famoso psicólogo L. Vygotsky, que, após desenvolver uma estratégia para o desenvolvimento de uma teoria geral dos processos cognitivos humanos, começou a estudar o problema acima.
Ficou claro que o processo de desenvolvimento da atenção voluntária em crianças começa a correr bem apenas quando a criança começa a se envolver em atividades cognitivas e educacionais. Esse processo se desenvolve especialmente bem quando a criança vai para a escola e inicia as aulas de várias disciplinas.
É na idade escolar que a perseverança e a capacidade de controlar suas atividades se formam nas crianças.
Aos 10 anos, o processo de concentração é provocado por estímulos emocionalmente neutros e adquire uma qualidade melhor. E na idade de 12-14 anos, começa um período de transição (reestruturação do corpo) na criança, o que reduz as características de atenção.Devido ao período de transição, a criança fica rapidamente cansada durante o exercício da atividade intelectual. Tudo isso se deve a uma diminuição do controle cortical. No final da adolescência, as coisas estão melhorando. L. S. Vygotsky determinou o momento em que certos estágios de correção de atenção ocorrem:
- A 1ª etapa é o controle da consciência da criança pelos adultos;
- A segunda etapa é a formação da criança como sujeito, agora ela pode chamar a atenção dos adultos para suas necessidades;
- O terceiro estágio implica os métodos de controle de sua consciência e comportamento, que a criança adotou dos adultos;
- O 4º estágio envolve controlar a criança com sua própria atenção.
Quando uma pessoa assume o controle de todos os meios internos que lhe permitem controlar a atenção, a idade adulta começa.
Como aumentar a atenção?
Sabe-se que uma pessoa é caracterizada por dois tipos principais de atenção - esta é a atenção involuntária e a voluntária. Se os ingredientes do primeiro tipo de atenção são dados desde o nascimento, então precisamos desenvolver intensamente o segundo. Vamos considerar esse problema em detalhes.
Arbitrário
Seu aumento está diretamente relacionado à constatação de que a pessoa deve aprender e trabalhar. Para fazer isso, ele precisa incluir um certo tipo de atividade mental. Por exemplo, quando os alunos mais jovens se tornam membros de uma equipe, eles sempre tentam alcançar o sucesso e, assim, se destacar na frente de seus companheiros. Essas ações têm como objetivo o rápido desenvolvimento da atenção plena. Deve-se ter em mente que a atenção voluntária é consciente. Além disso, todos os métodos educacionais são voltados apenas para o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da inteligência.
É muito importante que a criança esteja ciente desse processo e entenda que aprender é o trabalho necessário para o desenvolvimento de qualquer personalidade. Portanto, ele precisa dar à criança a oportunidade de compreender o objetivo final de sua educação, para que possa imaginar pessoalmente os resultados futuros de seu próprio trabalho.
Então, ao aprender, a criança deve ter certo interesse, e para que ela não desapareça, ela precisa saber dos benefícios do resultado final. Por exemplo, um aluno deve entender que seus estudos bem-sucedidos na escola contribuirão para a admissão em uma universidade de prestígio, após a qual ele poderá conseguir um emprego bem remunerado.
Lembre-se de que, para desenvolver a atenção voluntária, os adultos (professores e pais) precisam agir de forma sistemática e consistente. A educação baseada apenas em atrair atenção involuntária não dará o efeito positivo desejado. Além disso, o processo de educação, que é projetado apenas para atrair atenção voluntária, não terá o efeito desejado. Nesse caso, a criança simplesmente se cansará de aprender.
É por isso que os processos educacionais e educacionais devem se basear no desenvolvimento de ambos os tipos de atenção.
Involuntário
A educação da atenção involuntária é baseada na capacidade de focar em várias informações, comparar fatos, etc. Desde a primeira infância, os pais devem familiarizar seus filhos com o mundo ao seu redor, ou seja, aprender a responder à variabilidade de objetos e fenômenos que ocorrem Ao redor deles. Então, o processo de aprendizagem se tornará atraente. A criança mostrará emoções e a atenção involuntária começará a se desenvolver rapidamente.
Portanto, os programas de treinamento devem ser claros e claros. Por exemplo, para mostrar a beleza da natureza, o professor deve usar pinturas que foram criadas por artistas reconhecidos. Várias experiências interessantes e trabalhos práticos podem ser usados para demonstrar fenômenos naturais.
E lembre-se de que é em uma idade jovem que o ensino visual tem um significado especial e importante. No entanto, é esse tipo de treinamento que exige o cumprimento de uma série de condições. Por exemplo, você deve primeiro definir um problema específico e resolvê-lo, e só então fazer algumas comparações e encontrar outras maneiras de resolver o mesmo problema. Gradualmente, as crianças aprenderão a perceber as informações que requerem atenção. Da mesma forma, eles serão capazes de identificar os elementos essenciais e principais que estão contidos no problema.
Por exemplo, o material oferecido para estudo deve ser muito brilhante em sua forma e rico em conteúdo. Assim, ele será capaz de despertar o interesse e a atividade mental. Só então os alunos pensarão em como resolver o problema. O nível cultural geral desempenha um papel importante no desenvolvimento da inteligência, uma vez que é esse nível que contribui para o desenvolvimento da atenção involuntária.
Exercícios e técnicas eficazes
Para aumentar a inteligência, você precisa aumentar sua consciência de maneira adequada. Isso requer prática. A plena atenção anda de mãos dadas com a atenção plena. Quando esses dois fatores são ajustados adequadamente, o desempenho mental melhora. Se você pode treinar a atenção plena, pode facilmente focalizá-la em algo importante e necessário para você. Além disso, você pode aumentar sua memória e desenvolver hábitos que lhe permitirão agir apesar da situação difícil. Lembre-se de que as práticas que aumentam a atenção plena podem ajudá-lo a desenvolvê-la.
Existem várias técnicas que funcionam bem em ambas as direções. Rebus permite que você concentre seu interesse e, assim, desenvolva todos os tipos de atividade mental. Para que as crianças não se cansem e o interesse em aprender não desapareça, é necessário marcar um minuto de educação física durante a aula. Um pequeno exercício produzirá um efeito comparável ao exercício intelectual. O exercício "Fly" requer uma placa com um campo alinhado (3x3) no princípio de nove células. Você também precisa comprar um pedaço de plasticina (funcionará como uma mosca). O professor dá comandos: direita ou esquerda, baixo ou cima. Todos os alunos monitoram cuidadosamente o movimento do objeto e tentam evitar que ele saia do campo de jogo. Se a mosca sair de campo, ela retornará ao centro do tabuleiro e o jogo começará novamente.
Considere algumas outras técnicas eficazes. O método de concentrar-se na respiração não o ajudará apenas a relaxar, mas também a corrigir o nível de concentração em alguma coisa. Para executar este método, você precisa se sentar em uma cadeira e monitorar sua respiração. Depois que você se acostumar a realizar essa ação, sua mente começará a ser distraída involuntariamente por ações estranhas. Por exemplo, de repente você pensa em almoço ou pratos sujos. Se houver uma distração do pensamento principal, você precisará retornar à posição inicial e continuar a monitorar sua respiração.
O exercício a seguir ajudará a aumentar o potencial para a atenção plena em grupo. Para completá-lo, todos os participantes formam um círculo. O observador permanece no meio. O apresentador dá o comando: "De manhã cedo!", Após o qual os jogadores começam a mover involuntariamente os braços e as pernas. De repente, o apresentador diz: "Todos parem!" (é desejável que a voz se cale). O jogador que não ouviu e não seguiu o comando é "pego" pelo espectador. O perdedor passa a ser o observador, e o observador anterior passa a fazer parte de um círculo comum. O jogo ajuda a desenvolver a atenção e a observação.
Com que freqüência você deve treinar?
Cada pessoa consciente deve elevar o nível de sua atenção. As crianças devem ser ajudadas neste processo por adultos. Deixe esta atividade se tornar uma das direções mais importantes de desenvolvimento para você. Portanto, treine sua atenção a qualquer hora, em qualquer lugar. Por exemplo, você está caminhando com seu filho a caminho da loja ou do parque. Peça a seu filho para prestar atenção aos objetos ao redor: árvores, meios-fios, cercas, edifícios. Deixe seu filho aprender a memorizar cada pequena coisa: cor, composição, quantidade, qualidade do material. Por exemplo, você viu uma cerca de concreto verde ou passou por uma loja cujas paredes eram completamente transparentes.
Faça perguntas de orientação à criança: "A cerca era transparente?" ou "O que você viu por trás das paredes transparentes da loja?" etc. Essas perguntas darão ímpeto e a atividade mental funcionará com força total. Lembre-se de que os exercícios especiais são muito bons para aumentar a atenção plena, mas quando são desenvolvidos diretamente, o efeito é apenas amplificado. Lembre-se de que, durante o sono, o cérebro humano sempre corrige as informações que recebeu anteriormente.
Portanto, o treinamento da atenção plena deve ser feito antes mesmo de dormir. Jogue este jogo com seu filho. Deixe-o fechar os olhos e, durante esse tempo, você esconde alguma coisa. Depois que a criança abrir os olhos, ela terá que identificar o que está faltando.
No próximo vídeo, você encontrará um exercício interessante para desenvolver a atenção ao trabalhar com a informação.