Estilo vintage

Vintage

Vintage
Contente
  1. O que é isso?
  2. Estilo vintage na moda
  3. Vintage e interior
  4. Estilo em bordado

Hoje, o estilo vintage está se tornando cada vez mais popular, tanto na moda quanto no interior. No entanto, para "experimentar" em você mesmo, primeiro você precisa esclarecer o que é exatamente.

O que é isso?

Em geral, a palavra de origem francesa "vintage" significa vinhos de alta qualidade para determinados anos de colheita. Por um tempo, esse termo teve apenas uma interpretação, mas por volta da década de 1950 migrou para o mundo da moda. Nos primeiros anos, vintage significava roupas que tinham aproximadamente 30 anos e mantinham sua aparência apresentável. Porém, hoje o estilo vintage existe não só no mundo da moda, mas também no design de interiores, relembrando o classicismo com elementos retro e provençais, e até na criatividade.

Estilo vintage na moda

As peças de marca com estilo vintage são modelos que mostram a moda do século passado, ou seja, do século XX. Eles são caros e exigem uma certa habilidade no uso, combinando roupas com sapatos, acessórios, cabelo e maquiagem certos. Um autêntico vintage só pode ser reconhecido à primeira vista por um especialista. É costume referir-se a coisas como produtos fabricados nos anos 20-80 do século XX e preservados em boas condições até aos dias de hoje.embora uma regra geral seja que roupas, sapatos ou acessórios podem ter entre 20-30 a 60-80 anos. Tudo o que é mais novo pertence à moda moderna e tudo o que é mais antigo é considerado antiguidade.

Existe também uma versão de que coisas criadas antes dos anos 60 do século XX podem ser chamadas de vintage, e tudo o que apareceu depois deve ser atribuído ao retro. De particular valor são as roupas feitas sob encomenda em uma única cópia por estilistas de uma época específica.

Para que uma coisa seja reconhecida como vintage, deve refletir claramente o estilo de um determinado período e até mesmo ser um "guincho" da moda, portanto essa direção não pode, por exemplo, incluir um vestido de marca desconhecida trazido de alguma república socialista fraterna. . Finalmente, vintage não pode ser um mercado de massa barato: para ser reconhecido como um produto “especial”, um produto deve ser de alta qualidade. O que não pode ser atribuído à alta costura é remetido a um conceito mais amplo - "retro".

Vale ressaltar que na moda moderna costuma-se distinguir duas direções do vintage: o clássico e o neo-vintage. O primeiro apresenta amostras de coleções de design do passado.

O segundo reúne coisas criadas na nossa época, mas imitando produtos antigos no estilo, corte e decoração escolhidos.

confecções

As roupas vintage a cada década, dos anos 20 aos 80, têm suas próprias características.

  • Pela primeira década Este período é caracterizado por vestidos e saias de estilo simples, na altura dos joelhos, em cetim, seda ou veludo. É conveniente combiná-los com xales e lenços.
  • Nos anos 30, o glamour entrou na moda. As peças vintage dessa época acentuam as curvas da figura feminina, com especial destaque para a cintura e o decote. Vestidos de saída feitos de tecidos caros devem ser adornados com peles.
  • Na década de 40, as mulheres optaram por roupas práticas e confortáveis ​​em tons escuros, que lembram um pouco o uniforme militar. O conforto vem à tona, não a beleza, e por isso os modelos são privados de um corte e decoração complexos. Por exemplo, podem ser jaquetas e vestidos com ombros e cintura acentuada, bem como vestidos largos até a metade da panturrilha.
  • As roupas dos anos 50 são muito femininas. Na maioria das vezes, eram saias fofas com um top justo ou uma jaqueta de ombros largos com uma saia lápis estreita.
  • A década seguinte foi marcada pelo aparecimento de uma controversa minissaia que exibia as pernas acima do joelho. Em sua companhia, as mulheres da moda começaram a adquirir sandálias plataforma, botins de cano largo e, claro, botas de salto agulha.
  • Escolhendo um guarda-roupa estilo anos 70, calças largas não podem ser ignoradas, camisas xadrez, pulôveres de renda, moletons com estampas étnicas - ou seja, a parafernália do estilo hippie.
  • Roupas dos anos 80 uma homenagem aos clássicos: corte uniforme, tons calmos, imagens lacônicas. No entanto, a severidade costuma ser diluída com um top ou uma blusa estilo lingerie. Por outro lado, as roupas de lazer desta década foram escolhidas em um estilo esportivo.

Ao criar um look vintage que não está vinculado a datas específicas, existem várias regras a seguir. Os vestidos não devem subir acima do joelho. Além disso, é melhor escolher espécimes com ervilhas grandes e brilhantes, listras contrastantes ou padrões florais. Para "passar" aos anos 70, você definitivamente vai precisar de jeans com cintura alta, larga no quadril ou no joelho.

Um look de noite vintage deve ser feito a partir de um tecido caro e sofisticado, adornado com muita decoração e rendas.

Devo dizer que o estilo vintage masculino é criado com muito mais facilidade do que o feminino, já que a moda masculina não mudou tanto no século XX. Por exemplo, na década de 1920, esses eram looks típicos de "gangster" com ternos de três peças e chapéus Borsalino, e uma década depois todos os mesmos ternos, mas com pernas largas e ombros de jaqueta. Em tempos de guerra, a preferência era dada às coisas simples e práticas, enquanto nos anos 50 os casacos retos, as gravatas justas e as calças curtas entraram na moda. Na década de 60, os homens começaram a usar jaquetas soltas de uma só vez e, na década de 70, também mergulharam de cabeça no estilo hippie, preferindo jeans largos.

Sapato

No guarda-roupa de uma amante dos anos 20-50 do século XX, encontram-se sempre sapatos antigos de salto pequeno e, portanto, estável, de nariz arredondado. Os homens costumam ter um par de oxfords ou mocassins raros. Para criar uma imagem no estilo dos anos 50, são selecionados os saltos agulha e, para o próximo período, já estão envolvidos modelos com salto estável. Na década de 70, sapatos estáveis ​​com cunhas altas se mostrarão necessários.

Joias e acessórios

Ao criar uma imagem completa, você não pode prescindir de acessórios. Um pequeno chapéu com véu, óculos em uma armação incomum, luvas cortadas de couro fino - todos eles são símbolos de uma época particular. Não se pode prescindir de várias bolsas: uma mochila - uma mochila transformada dos anos 1970, uma retícula do pré-guerra com bordados, uma pasta com um kit de limpeza de sapatos e, claro, uma bolsa Chanel. Dentre as joias, as mais utilizadas são joias retrô e grandes colares, anéis e brincos feitos de pedras preciosas. Os anos 70 são uma exceção - o estilo hippie permite tecer bugigangas de forma independente, decorar o cabelo com uma trança "pigtail" e prender uma tira de couro em volta do pescoço.

Penteados

Os penteados vintage também são selecionados de acordo com a década escolhida. Por exemplo, cortes de cabelo curtos e elegantes decorados com tiaras são característicos das imagens femininas do início do século passado. Nos anos 30, as garotas preferiam fazer cachos de Hollywood para si mesmas e, uma década depois, penteados com pin-up. Os anos 60 não podem ser imaginados sem penteados volumosos e os anos 70 - sem cabelos soltos com joias étnicas.

Nos anos 80, a maioria das meninas preferia enrolar os cachos ou fazer penteados de longo prazo.

Vintage e interior

Um interior em estilo vintage significa um espaço repleto de elementos antigos ou peças antigas modernas. Assim, na hora de decorar uma sala, a escolha é feita entre copiar completamente o mobiliário do passado e combinar elementos antigos e modernos.

Mobiliário

Móveis antigos incluem itens com não mais de 100-150 anos, mas não com menos de 30. Quanto menor o lote de produção, maior o valor de tais itens. No entanto, mesmo móveis produzidos em massa podem ser adequados para um apartamento de estilo vintage, se mostrar as marcas da época. As paredes antigas são geralmente pintadas em tons pastel ou coladas com papel de parede. Algumas pequenas rachaduras são permitidas no teto. Você definitivamente terá que abandonar a instalação de bancadas de pedra maciça, lâmpadas embutidas e linóleo.

Uma cama de dossel antiga e volumosa ou um modelo mais simples com uma parte traseira esculpida parecerão adequados no quarto. Além disso, vale a pena instalar uma cômoda: só de madeira ou branca com arranhões. A atmosfera necessária aparecerá graças à presença de uma penteadeira com espelho em uma moldura original. Na sala de estar, é melhor limitar-se a uma era do que misturar várias. Um sofá ou sofá raro pode se tornar o destaque da sala. Na mesma sala, podem ocupar o lugar poltronas com estampas florais, uma mesinha de centro simples e uma estante fechada.

Na cozinha em estilo vintage, ficam bem um conjunto de madeira com entalhes, uma mesa surrada e uma geladeira antiga, por exemplo, da marca Smeg. No corredor, o metal com elementos forjados é selecionado para armazenar as coisas. Você também pode instalar um baú em vez de um dos gabinetes. No quarto das crianças, é melhor não exagerar nos detalhes, pois dá para enfatizar o estilo vintage simplesmente colando papel de parede floral e escolhendo camas com cabeceira entalhada.

Decoração

Um baú gasto ficará perfeito na frente de sua cama. As janelas do boudoir devem ser decoradas com cortinas de veludo e um lustre de cristal deve ser fixado sob o teto. A partir de detalhes em miniatura, faz sentido colocar vasos, caixões, livros antigos e pequenas estatuetas. Nas paredes, é claro, deve haver pinturas com temas pastorais. Ao decorar a sala de estar, você pode colocar um pequeno tapete no chão e pendurar fotos de ancestrais nas paredes.Aliás, é nesta sala que nos feriados é instalada uma árvore de Natal, decorada com velhas bolas e brinquedos de Reveillon.

A decoração principal da cozinha são, sem dúvida, pratos e utensílios, potes e estatuetas que vieram direto do século passado.

Claro, você não pode prescindir da tecnologia moderna, mas é melhor escondê-la atrás das portas dos armários.

Estilo em bordado

O vintage no scrapbooking é considerado quase um estilo clássico, sem o qual é impossível imaginar este tipo de criatividade. Como você pode imaginar, sua peculiaridade é a criação artificial da antiguidade. Os materiais de sucata vintage são tipicamente marrom escuro, bege e preto e branco. É muito importante que não sejam brilhantes, mas, ao contrário, silenciosos, como uma lembrança de uma época passada. Ao criar artesanato, arranhões, lindas rachaduras e bordas descascadas são usados ​​ativamente, e folhas de papel junto com fotografias são pré-envelhecidas com chá, café, lixa ou tinta. De forma semelhante, o scrapbooking é usado para criar álbuns de fotos, diários pessoais, cartões postais e livros para presentes.

Você também pode fazer um produto vintage com as próprias mãos em decupagem. Por exemplo, guardanapos de decupagem no estilo da Provença ou Khokhloma ajudam a organizar potes para produtos a granel, caixões e porta-chaves. A decupagem pode ser usada para restaurar malas velhas e até mesmo uma manicure francesa. Na verdade, outras áreas do artesanato também não ignoram o estilo "nostálgico". Buquês antigos são geralmente criados de argila de polímero e flores de tecido vintage são usadas para decoração de interiores. Por fim, não devemos esquecer os têxteis: costureiras de todo o mundo continuam as tradições de seus ancestrais ano após ano, criando travesseiros e fronhas "antigos", colchas e tapetes, bem como toalhas de mesa e cortinas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa