Estilo vintage

Estilo retrô

Estilo retrô
Contente
  1. O que é e como é diferente do vintage?
  2. Retro em roupas e imagem
  3. Retro na moda moderna
  4. Estilo no interior
  5. Utensílios domésticos vintage
  6. Opções de Photozone
  7. Presente

Retro é um estilo e uma técnica ao mesmo tempo. Muitas vezes é confundido ou simplesmente combinado com vintage, o que é um erro. Sempre estará na moda, pois a nostalgia, inclusive estética, é tradicionalmente inerente a uma certa porcentagem da população. Outra questão é como posicionar corretamente os acentos, como construir um estilo para que ele se revele no interior e não cause uma sensação de artificialidade, ilogicidade e inconclusão. E não só no interior - o retro penetra na imagem e no modo de vestir, encontra novos nichos visuais.

O que é e como é diferente do vintage?

Retro é um estilo que abrange o período dos anos 50 aos 80 do século passado. Isso se aplica ao design de interiores, moda e música. Vintage é antes uma definição de coisas e objetos raros. Ou seja, é um conceito mais restrito. Se a casa tem um lindo armário de mogno feito no início dos anos 50, provavelmente será vintage, especialmente se o ambiente for bastante tradicional e moderno. Mas se no apartamento houver lugar para um armário, que já tem cem anos, é muito provável que sejam antiguidades. É verdade que, para ser antiguidades, você precisa excluir o conceito de serialidade e ter um valor artístico óbvio.

A diferença também é: vintage, a rigor, não pode ser chamado de estilo de interior, mas retro pode ser. Graças ao estilo retro, você pode voltar no tempo - esta é uma técnica bem conhecida e frequentemente usada.

Descrição do estilo:

  • cumprimento do intervalo de tempo, que será replicado tanto no interior quanto na roupa (não misture anos 50 com 70, por exemplo);
  • a presença de acessórios, que muitas vezes podem ser mais fortes do que os acentos principais;
  • complexidade - a predominância do esquema de cores dominante para os anos selecionados, o uso de materiais, formas, tamanhos e tipos de decoração relevantes para a época, nenhum componente pode ser subtraído desta fórmula.

Assuma isso retro é tudo antigo e, portanto, diferentes anos e eras podem ser misturados, de forma muito ousada. Normalmente uma pessoa determina qual década está mais próxima dela e tenta recriá-la. E também determinar a direção, por exemplo, equipar a casa no estilo clássico americano, mas com uma tendência para suas características na década de 80, etc.

No entanto, o estilo geralmente começa com você mesmo. A pessoa tenta se vestir de maneira diferente, para formar sua imagem de acordo com os retrocânons.

Retro em roupas e imagem

Roupas neste estilo não toleram a vizinhança com elementos modernos. Apenas um estilista muito habilidoso pode combinar com sucesso coisas de outras épocas em um conjunto. O mesmo vale para penteados e maquiagem.

Coisas

Homens e mulheres precisam decidir em qual década estão copiando.

40-50s:

  • os vestidos têm saia larga e cintura pronunciada;
  • saias fofas, cintura estreita;
  • destaque no decote, muitas blusas com esse corte;
  • casacos e capas de chuva logo abaixo do joelho;
  • é importante para uma menina escolher vestidos exatamente neste estilo, porque eles conduzem principalmente para esta era da moda;
  • falta de detalhes no guarda-roupa masculino nas roupas femininas (o tempo unissex ainda não chegará).

Os anos 60 foram considerados a nova era da moda do Renascimento. Estampas e cores vivas, muitas ervilhas, listras, células entraram na moda. Os looks estão ficando mais sexy. Mais perto dos anos 70, aparecem minissaias, calças de cintura alta, blusas de gola alta, vestidos de sino com mangas a três quartos. Os estilos "hippie" e "disco" foram conduzidos nesta época, e "disco" suavemente o trouxe para os anos 80 ainda mais brilhantes com grandes joias, ombros exagerados em blusas e jaquetas, jaquetas de couro e couro envernizado combinadas com jeans largos cortados.

Sapato

Dos modestos escarpins favoritos dos anos 50 aos sapatos de verniz dos anos 80 e aos tênis da moda com a marca em destaque, o pivô na moda dos calçados era arrojado. Os sapatos eram especialmente impressionantes na intersecção dos anos 60 e 70: A própria Lady Gaga poderia ter invejado uma plataforma tão alta. Para quem não gosta de se destacar e não quer usar salto, as sapatilhas clássicas são adequadas: são ideais para muitos vestidos retrô.

Joias e acessórios

Nos anos 50, toda fashionista decente tinha um chapéu, muitas vezes na cor do vestido - isso era ainda mais importante do que uma bolsa. E mesmo no calor, ela saiu de casa com luvas de renda e um guarda-chuva de verão, que salvou do calor. As casas de moda repetem muitas bolsas e até mochilas agora - modelos clássicos e tops são populares hoje. Para uma saída à noite, é melhor não pegar na embreagem - a forma geométrica correta, monocromática, sem acentos visíveis, vai caber nas imagens retrô dos anos 50 e 60.

Penteados

E aqui também há uma classificação estrita por décadas.

  • 40º. O estilo Victory Rolls, que simbolizava a glória da vitória sobre a Alemanha nazista, tornou-se o símbolo da década. Os estilos de cabelo dessa época se distinguiam pela simetria e limpeza, a divisão podia ser reta ou oblíqua. O principal acessório era a rede de cabelo.
  • 50º. O criador de tendências foi Merelin, graças a quem centenas de milhares de mulheres correram para os cabeleireiros por um corte curto e louro, com cachos nas laterais. A franja estava enrolada. Havia também muitos velos, franjas falsas e apliques. Rolos de cabelo e spray de cabelo tornaram-se símbolos da época.
  • 60º. O bouffant finalmente tomou conta da moda. Penteados com colmeia e cachos bagunçados tornaram-se muito acentuados. Aqui, Brigitte Bardot com sua babette pode ser considerada a personificação da época. Mas, em contraste, Twiggy, que apareceu no século 66, jogou - parece que o penteado de um garoto sem nenhum penteado bufante poderia ter criado a primeira supermodelo do mundo a partir de uma colegial comum.
  • 70º. Vidal Sasun apresenta uma moda de estilo livre, que está muito em linha com os sinais dos tempos. “Filhos das flores” aparecem e o glamour deixa de ser reclamado. Estava na moda soltar os cabelos e amarrar uma fita em volta da cabeça, e levantar um pouco os fios na raiz. Mas o velo ainda permaneceu, agora completo com franjas grossas.
  • 80º. Um corte de cabelo bob e uma página foram considerados na moda. Todos os penteados curtos significam volume, tanto e tão eficaz quanto possível. Um frasco de spray de cabelo pode acabar em uma semana. Os penteados estavam na moda, magnificamente colocados no topo com uma transição suave no comprimento. Então houve uma explosão de cortes de cabelo em cascata e uma loba.

Obviamente, a diferença entre as décadas é grande. Os mais populares em termos de repetição são considerados os penteados dos anos 40 e 50, no nível subconsciente são associados ao termo "retro".

Inventar

Retro antigo significava sobrancelhas bastante finas (o que é completamente discordante da moda atual), lábios bem definidos, flechas na frente dos olhos. Quanto mais branca a pele, melhor. O blush apenas acentuou a brancura da pele. Na década de 60, surgiu a moda dos batons leves, inclusive com brilho, porque o destaque mudou para os olhos. O mesmo Twiggy ensinou a todos como fazer cílios com comprimentos incríveis e um visual inocente e fofo. Parece interessante hoje.

Retro na moda moderna

As mulheres modernas entendem: o estilo retro muitas vezes se distingue da multidão, ajuda a lembrar e desviar a atenção de pequenas falhas na aparência, porque em si é muito inequívoco em termos de feminilidade, o que não pode ser dito sobre muitos elementos da moda dos nossos dias. Os designers do século XXI sentem este pedido retro e oferecem constantemente aos clientes camadas de estilos, uma mistura de épocas subtis e complementares às imagens do passado.

A regra principal do estilo retro é ser elegante, não antiquado. O estilo deve estar próximo não só da atitude de uma pessoa, mas também de sua aparência. Deve ser um benefício óbvio, não um sinal de freakiness moderado. A moda sugere não se vestir assim todos os dias, porque hoje são relevantes a simplicidade, a democracia, a leveza nos laços do cotidiano, que compõem o fundo certo para aqueles dias e ocasiões em que se experimenta uma imagem retrô.

Estilo no interior

Como já foi dito, acontece que uma pessoa se apaixona por filmes de Dina Durbin, então começa a olhar de perto a moda e as silhuetas daqueles anos, e os looks retro passam a fazer parte de seu guarda-roupa e de si mesmo. E então essa estética penetra em sua casa, em sua vida.

Acabamento

O teto de uma casa onde o retro impera a priori não pode ser tensionado. É mais fácil caiar o teto sem fazer nada mais com ele do que inventar como refazer materiais modernos de uma maneira antiga. A moldagem de estuque de gesso será relevante em casas com tetos altos. Mas ela não deve ser muito intrusiva.

Vigas de madeira podem ser uma decoração lógica para esse tipo de teto, de preferência em cores naturais. Mas você também pode pintá-los, pois o retrô não era chato e não promovia tanto o máximo de naturalidade. O fato é que nos anos 50, surgiram o plástico e o vinil, o laminado e o compensado, o design mudou e ficou mais brilhante e conciso.

Paredes pintadas ou papel de parede com impressão retro não são as ferramentas mais difíceis para definir o clima certo para uma sala. Nos anos 60, surgiram padrões brilhantes na decoração das paredes, até mesmo alguns psicodélicos, e isso deve ser adotado pelos fãs dessa época. Nos anos 70, as cores tornaram-se mais suaves, surgiram tons naturais - o verde oliva e o amarelo dourado em primeiro lugar.

Mobiliário

Desde os anos 50, os móveis volumosos se foram, porque os modelos mais elegantes e lacônicos passaram a valer a pena. Enquanto as peças de mobília antes desabitadas deveriam ser estritamente de madeira, agora muitas inserções de metal também são permitidas. Nos anos 60, as pinturas geométricas inspiraram-se durante décadas, as cadeiras moldadas tornaram-se um verdadeiro destaque da época - são especialmente adequadas para o estilo retro numa casa moderna.

Na década de 70, as grandes formas voltam, e essa tendência não para de crescer. Mas é a elegância dos móveis de meados do século que vem se tornando um modelo cobiçado por quem hoje busca mesas e camas, guarda-roupas e estantes de madeira para criar um paraíso retrô dentro de casa.

Decoração

Este é o aspecto mais interessante do mobiliário doméstico. Sem ele, qualquer projeto não estará completo. Em mercados de pulgas, e até mesmo em locais onde se vende móveis, joias, bugigangas diversas, você pode encontrar vasos daquela época (anos 60 e 70 antes de tudo) por preços ridículos, além de comprar móveis com puxadores autênticos, encontre abajures antigos que podem ser puxados com um pano de imitação. Os espelhos (incluindo a chamada treliça) tornam-se um super achado para o corredor e o quarto.

Eletrodomésticos

Marcas mundiais, conhecendo a busca pelos belos ideais estéticos do passado, ficam felizes em produzir fogões e fornos a gás, coifas e cafeteiras no estilo retrô, fazer pias estilizadas, lustres e até mesmo toalheiros aquecidos. Até a chaleira elétrica, a torradeira, o rádio, sem falar nas geladeiras, repetem o estilo dos anos 50 e 60, e isso é muito procurado.

Além disso, também é procurado por aqueles que não incluem outros modelos retro em seu interior e na vida cotidiana.

Utensílios domésticos vintage

Vintage não é um estilo de interior, mas sim um marcador da idade de um objeto e de sua singularidade.

Quais dos itens vintage disponíveis podem ajudar a recriar o estilo retro em sua casa:

  • máquina de escrever - está desatualizado em si mesmo, mas manteve seu romance e pureza de estilo;
  • moedor de café mecânico - produtos semelhantes, por exemplo, feitos de latão, não precisam estar em funcionamento, eles colocam acentos estilísticos com muita precisão por sua aparência;
  • livros de receitas vintage - informativo e muito cativante como decoração;
  • panelas - você pode encontrar isso com colecionadores, bem como com aqueles que estão acostumados a manter o acumulado ao longo dos anos por gerações.

A própria busca por tais coisas fascina, e por isso os fãs do retro permanecem fiéis a esse estilo por muito tempo, ele é tentador e sempre promissor com novas ideias e pesquisas.

Opções de Photozone

Para considerar como você pode equipar uma zona de foto em um estilo retro, você pode usar exemplos bem-sucedidos e fáceis de repetir.

Zonas de fotos e seus detalhes:

  • todos os detalhes desta área são absolutamente modernos e feitos de materiais modernos, mas as formas, contornos, cores, organicidade fazem de tudo uma ilustração de um antigo livro infantil;
  • o final dos anos 40 e o início dos anos 50 parecem claramente com esta imagem - os jornais, as malas, a cadeira velha e a máquina de costura, que de vez em quando ficavam amarelas, fundiram-se com muito sucesso;
  • aqui, várias eras convergiram ao mesmo tempo, mas até isso poderia acontecer em um apartamento: um retrato de um avô, um pôster de sua juventude e uma foto de Gagarin (se você mora no início dos anos 60, provavelmente o terá);
  • tudo o que não pode ser encontrado pode ser desenhado - e então uma estrutura de compensado comum (não necessariamente ela) se transforma em uma imitação de uma parede, e uma cadeira real é o suficiente para completar a imagem;
  • para uma zona de foto de rua, uma excelente solução com fotos transparentes;
  • uma cadeira, malas e uma câmera vintage - retrô como é.

Mesmo usando algumas das técnicas desses exemplos, você pode fazer uma zona de foto de sucesso, convincente e memorável.

Presente

Antes de dar esse presente, você precisa se certificar de que ele está exatamente dentro dos limites do interesse do herói da ocasião.

Idéias para presentes retrô:

  • o despertador, estilizado como os anos 50, parece charmoso - pode ser usado como pretendido;
  • castiçal - você pode encontrar algo daqueles anos, ou pode ter uma estilização bem-sucedida;
  • moldura - em alguns casos, você pode fazer uma moldura estilizada com suas próprias mãos;
  • um rádio de estilo retro é uma história muito popular hoje em dia, um corpo completamente "velho", mas tem um conector USB;
  • baixelas - as antiguidades são muito caras, mas alguns jogos, jarros ou terrinas dos anos 70 podem ser encontrados a preços razoáveis;
  • recipientes para granel, para especiarias - também são produzidos estilizados, mas é melhor dar em conjunto, para que não tenha que combinar com modelos modernos.

O estilo retro não é tão inequívoco, várias direções o seguem. Por exemplo, uma tendência estilística da moda que está em grande demanda hoje, que é chamada de "midsenchuri". Consiste no uso de objetos e acentos retrô que pertencem a épocas diferentes e ficam lindos sob o "molho" de detalhes e materiais modernos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa