Cobertor de cavalo: funções e variedades

A manta é uma parte importante do equipamento do cavalo e está presente no arsenal dos proprietários mais experientes. Ele protege os animais de influências ambientais agressivas e permite que eles estejam sempre nas fileiras.

O que é isso?
A manta é uma vestimenta de cavalo confeccionada em forma de capa sobre o corpo de um animal. O produto não restringe o movimento de forma alguma e deixa as patas do cavalo livres. Os cavalos domésticos precisam especialmente de proteção adicional, que, ao contrário de seus equivalentes selvagens, são regularmente lavados e escovados. Por causa disso, ocorre uma diminuição gradual da camada de sebo, o que faz com que os cavalos se tornem mais vulneráveis aos eventos climáticos: eles ficam super-resfriados rapidamente no frio e muitas vezes começam a ficar doentes.


Além da função prática, a manta pode ser usada como acessório decorativo e serve exclusivamente para a beleza. Esses modelos podem ser vistos em cavalos de circo, bem como em parques e praças onde os animais são usados como atrações para as crianças andarem. Outra função importante da manta é proteger o corpo do cavalo da pressão da sela e evitar a abrasão da pele por baixo.
O material para fazer as capas é lã, lã, tecidos de algodão e tecidos compostos, e a escolha de um em particular é ditada pelas condições de guarda do animal, sua raça e a finalidade de uso.




No corte, a manta assemelha-se a uma colcha normal e, dependendo do modelo, vem equipada adicionalmente com cintos, gravatas e fivelas.
Criadores experientes recomendam que os proprietários comprem vários modelos diferentes de uma vez, o que ajudará a criar o animal em todas as condições climáticas e sempre vesti-lo para a estação.Além disso, o uso da capa durante o período de outono não permite que o animal hipotermia e "cresça" a lã de inverno grossa, o que, por sua vez, facilita muito os cuidados.


Variedades
A classificação dos cobertores é feita de acordo com diversos critérios, sendo o principal deles a sazonalidade da vestimenta. De acordo com este critério, existem três tipos de cabos: inverno, verão e entressafra.
Inverno
Na estação fria, os animais mantidos em zonas climáticas adversas devem necessariamente ter roupas quentes. Ela deve manter os cavalos aquecidos no estábulo e protegê-los do vento frio ao caminhar, trabalhar ou treinar. Os cobertores que cobrem o cavalo dentro de casa são chamados de cobertores de box. Eles, por sua vez, são divididos em dormitórios e secadouros.
- Cobertor de secagem projetado para normalizar a temperatura corporal do animal após caminhar, praticar exercícios ou trabalhar ao ar livre. Para costurar, use um tecido de algodão waffle ou a mais fina lã. O manto é colocado no cavalo imediatamente após a chegada ao estábulo e permanece nele até que o corpo esteja completamente seco. O tamanho da manta secante deve ser grande e não restringir a amplitude de movimento do cavalo. A fixação da capa ao corpo do animal é realizada por meio de cintos colocados no seu interior.
- Depois que o cavalo seca, a capa de lã de secagem é removida e jogada sobre o animal cobertor para dormir. Roupas de lã ou juta agem como um cobertor e protegem o cavalo da hipotermia em um estábulo mal aquecido. O comprimento da manta de dormir é ligeiramente mais curto do que a manta de secagem, o que permite que o cavalo não se enrosque no tecido ao deitar para dormir. Para fixar o produto no corpo, são utilizadas alças externas, que são fixadas na frente, sob o rabo e sob a barriga da mascote.


Para encontrar um animal de estimação na rua, são usados cobertores para canhotos. Essas roupas geralmente são muito leves, mas ao mesmo tempo muito quentes, por isso os tecidos de lã costumam ser usados para costurar. É permitido o uso de tecidos sintéticos impermeáveis e à prova de vento, mas devem ser "respiráveis" e não interferir nas trocas normais de ar. Do contrário, haverá um efeito estufa: o animal começará a suar muito e poderá pegar um resfriado.
Em termos de corte, os modelos para canhotos são bastante semelhantes aos da baia e diferem deles apenas pela borda livre pendurada na frente, necessária para a comodidade do movimento do cavalo.
A fixação da capa ao corpo do animal também é realizada com o auxílio de cintos, e alguns modelos são equipados adicionalmente com um capuz que protege a cabeça e o pescoço do cavalo das intempéries. Em condições climáticas adversas, cobertores com uma camada adicional de poliéster acolchoado ou outro isolamento são usados.

Verão
os modelos também vêm em diversas variedades e são divididos em três categorias.
- Capas claras são projetados para proteger os cavalos da areia, sujeira e poeira. Lavar uma capa fina é muito mais fácil do que lavar e escovar um animal de estimação. Além disso, essas roupas ajudam a nivelar a diferença entre a temperatura no estábulo e na rua e evitar a hipotermia do animal quando ele está pastando nas horas frias da manhã.
- Manta mosquiteira projetado para proteger seu animal de estimação de insetos sugadores de sangue, mosquitos e moscas. Para a confecção desses modelos, utiliza-se tecido respirável, que proporciona plena troca de ar e não permite que o cavalo sue. Freqüentemente, um tecido de malha atua como esse material, o que não dá aos insetos a oportunidade de picar um animal ou botar ovos, mas ao mesmo tempo não interfere na ventilação e não causa superaquecimento.
- Modelos Paddock são cobertores elegantes e são usados em festas e competições equestres. Tecidos leves e esvoaçantes, como seda e náilon, são usados para costurar capas festivas, enquanto lã fina ou algodão costumam ser usados para esportes e treinamento.Esses produtos, junto com sua função decorativa, protegem o cavalo da poluição e da hipotermia.



Cobertor fora de estação (ou chuva)
também deve estar presente no guarda-roupa do cavalo. Ele protege o corpo do animal de forma confiável da chuva e das mudanças de temperatura típicas do outono e da primavera. Esses modelos são geralmente de duas camadas, sendo a inferior de tecido de algodão ou lã fina e a superior de tecido hidrorrepelente, utilizado como lona normal ou lona sintética.
Além dos padrões sazonais, existem cobertores de sela usados para proteger a pele de um animal durante longos passeios a cavalo ou treinamento. Uma condição importante para o uso de tais capas é alisar cuidadosamente as dobras sob a sela e evitar que o tecido escorregue e caia. Caso contrário, o corpo do cavalo pode ser danificado ainda mais do que ao usar uma sela sem uma almofada de proteção.
Existem várias outras categorias de cobertores: treinamento, transporte e resfriamento. No entanto, todos eles se referem a munições especiais e não precisam ser comprados ao manter um cavalo em condições normais de casa.




Critérios de escolha
Antes de prosseguir com a seleção de mantas para um cavalo, é necessário decidir para que fins o modelo é adquirido, e também levar em consideração as características individuais de cada animal específico. Portanto, se o pet suar muito, então, além do kit básico, é aconselhável adquirir uma capa de resfriamento para ele. Se o cavalo está planejado para ser transportado com freqüência, então, neste caso, não se pode ficar sem um cobertor de transporte. O produto é feito de material macio espesso e em alguns casos tem inserções laterais macias. Isso ajuda a amortecer choques durante o transporte e evita ferimentos no animal.
Ao escolher a roupa para um cavalo, deve-se prestar atenção à qualidade da alfaiataria do produto. Do contrário, devido ao contato ativo com o suor e a sujeira, bem como às lavagens frequentes, a capa se soltará rapidamente e se tornará inutilizável. É por isso Em primeiro lugar, é necessário decidir a composição do tecido e, o ideal, adquirir os naturais.
No entanto, os materiais sintéticos modernos também são de excelente qualidade e muitas vezes não são inferiores aos naturais em suas propriedades de desempenho. O principal é que o tecido com o qual a capa é costurada deve permitir uma boa passagem de ar e ser durável.


Você também deve prestar atenção aos fechos e mosquetões do modelo. Eles devem ser leves, abrir / fechar bem e livremente e não emperrar. Então você precisa inspecionar as linhas: elas devem ser absolutamente uniformes e duplas, a presença de fios salientes e bordas irregulares é inaceitável. Para determinar o tamanho do modelo, é aconselhável experimentá-lo a cavalo, pois os produtos de fábrica são costurados de acordo com padrões padronizados e não podem levar em consideração as características estruturais do corpo de cada animal.
Você não deve comprar roupas feitas de materiais que façam barulho, pois o cavalo ficará assustado ao se mover.



Regras de cuidado
Para que as roupas de cavalo durem o máximo possível e permaneçam sempre limpas e arrumadas, é necessário seguir algumas recomendações simples.
- Qualquer capa precisa ser sacudida, arejada e secada regularmente.
- As mantas devem ser lavadas com pós hipoalergênicos que não tenham um odor ácido ácido.
- Recomenda-se limpar os modelos de juta com uma escova dura.
- É necessário monitorar constantemente o estado das bordas da manta e, se necessário, repará-las imediatamente.
- Ao lavar na máquina de lavar, a temperatura da água não deve exceder 40 graus.
- É melhor realizar a limpeza manual da capa em dispositivos especiais (cabras) ou em uma cerca. Primeiro, você precisa pendurar a capa no suporte e remover a sujeira principal com uma escova grossa. Em seguida, em água morna, é necessário diluir o sabão em pó ou o sabão em pó e limpar o produto com uma esponja dura.Em seguida, a manta deve ser bem enxaguada com mangueira e seca parcialmente à sombra de forma natural.
Recomenda-se armazenar cobertores em sacos herméticos em local fresco e bem ventilado. Isso ajudará a evitar danos por traças e roedores e evitar endurecimento e umidade dos produtos.
Veja abaixo informações sobre a necessidade de cobertores para cavalos.