O casaco de pele de carneiro pode ser lavado na máquina de lavar automática?
Escolher roupas de inverno é sempre um processo difícil e muitas vezes, em busca do componente estético, os amantes das coisas bonitas esquecem de pensar em como lavar o produto. Se tudo fica mais ou menos claro com um casaco de pele e uma jaqueta, então lavar um casaco de pele de carneiro levanta muitas questões.
Peculiaridades
Em quase todos os aspectos, o casaco de pele de carneiro é superior aos concorrentes em termos de roupas de inverno e sua única desvantagem é apenas a lavagem, mas também é bastante solucionável. Manchas brilhantes, estrias, quedas acidentais e outras contaminações incomodam a dona das roupas, mas você não deve se desesperar, basta estudar cuidadosamente os métodos de lavagem de um casaco de pele de carneiro.
Deve ser entendido que os casacos de pele de carneiro são subdivididos em vários tipos dependendo da qualidade dos materiais, textura, presença de pelos e cor, portanto não existe um único método correto e você precisa procurar a abordagem certa para cada variedade. Deve-se notar imediatamente que é proibido lavar um casaco de pele de carneiro na máquina de lavar, especialmente se for feito de materiais naturais. A pele exige uma atitude cuidadosa, e somente uma abordagem responsável nos negócios e numerosos conselhos de especialistas ajudarão a se livrar de suas manchas.
Couro camurça
A camurça é o material mais popular para fazer sapatos, acessórios, chapéus, luvas e casacos de pele de carneiro. Parece caro, tem uma longa vida útil e é especialmente macio e aveludado, mas muito problemático de usar. A camurça passa rapidamente e começa a brilhar com a sujeira e manchas.
Limpeza à seco
Existem duas maneiras de limpar esse produto. O primeiro assume lavagem a seco com produtos especiais:
- se as manchas forem recentes, a sêmola ajudará a removê-las, que é aplicada a seco diretamente nas áreas contaminadas. Na maioria das vezes, são mangas, punhos, bolsos e um colarinho. Após a aplicação, é necessário calçar uma luva de tecido comum e esfregar um pouco os pontos necessários em movimentos circulares. Durante o trabalho, deve-se monitorar a cor do cereal, pois, tirando a sujeira, ele escurece e deve ser trocado por um novo. O processo deve ser repetido até que o problema desapareça.
- na falta de sêmola pode-se usar sal de tamanho médio, mas neste caso a intensidade dos movimentos não deve ser tão forte, pois o sal pode danificar o delicado material. No entanto, você precisa entender que o sal, se limpo de maneira inadequada, deixa riscos e marcas desagradáveis;
- para lidar com manchas gordurosas em um estado de migalha de pão, que é enrolada em uma bola e, em seguida, esfregada bem na pele. O procedimento é demorado e é repetido várias vezes até que a camurça seja limpa;
- o método mais fácil é usar uma borracha ou escova simples de borracha ou bambu. As áreas problemáticas são simplesmente esfregadas, após o que a sujeira deve ser sacudida.
Limpeza úmida
A limpeza úmida envolve o uso de água ou produtos de limpeza líquidos. É usado apenas como último recurso quando a poluição não pode ser removida pelos métodos acima e artilharia pesada é necessária na forma de componentes químicos sérios. Antes de começar a limpeza úmida, você terá que vaporizar a pele um pouco e pentear cuidadosamente com uma escova. Isso pode ser feito em água fervente, mas você não deve trazer a coisa perto, você só precisa de um pouco de vapor.
As manchas que tiveram tempo de comer bem e saturar a pele são extremamente difíceis de limpar, porque isso vai exigir gasolina ou querosene... Você deve trabalhar com essas substâncias com cuidado, e elas devem ser aplicadas a um pequeno pano de estopa, depois do qual, em um movimento circular, limpe as manchas, por assim dizer. Este método é indicado exclusivamente para peles com tonalidades escuras, sendo que as claras estarão estragadas já na fase de limpeza.
Para pele clara, você precisará de amônia (amônia) e água pura. Os dois produtos devem ser misturados na proporção de 1 para 4 e aplicados sobre as manchas com movimentos rápidos mas cuidadosos, após o que se aplica uma solução de água e vinagre, onde 1 colher de sopa do segundo componente corresponde a meio litro de água.
Uma mistura de leite e bicarbonato de sódio é um agente de limpeza eficaz. Você vai precisar de uma colher de bicarbonato de sódio para um copo de leite. A solução é aplicada em um cotonete para limpar as manchas. A manipulação das roupas não termina aí. Os locais necessários são limpos com um pano macio embebido em vinagre e uma esponja limpa e seca.
Remove perfeitamente a sujeira, e bastante antigo, poderoso gerador de vapor. Após o uso, será necessário passar por outra escova para retirar o excesso de sujeira e dar ao produto um aspecto agradável. Em casa, será muito difícil remover a caneta de feltro do casaco de pele de carneiro. Em casa, você pode usar uma solução com álcool para esses fins.
Material leve
Artigos de couro de tons claros sujam-se com muito mais frequência e é ainda mais difícil de limpar essa sujeira, mas nesses casos há uma saída. As manchas amarelas são removidas com água e peróxido, misturados na proporção de 1 colher de sopa para 1 colher de chá.
Marcas gordurosas são removidas com amido ou pó de talco, que é colocado em lugares impuros e deixado por um certo período. Os componentes devem absorver gordura, mas terão que ser trocados várias vezes no processo.
Materiais artificiais
É muito mais fácil trabalhar com camurça artificial, e aqui a base de sabão entra no processo de limpeza. Shampoo, gel de banho, cosméticos ou sabão em pó comuns são diluídos em água morna e aplicados sobre a camurça com um guardanapo absorvente. O principal está no processo de lavagem controle a quantidade de solução no guardanapo e remova o excesso com o tempo. É aconselhável lavar a base do sabonete com uma toalha limpa que absorva bem o líquido. Não será supérfluo secar a pele com um pano absolutamente limpo e seco de boa qualidade. Ao secar, é necessário excluir a luz solar direta.
Após essa lavagem, muitas vezes permanecem manchas difíceis de remover e vários produtos incomuns vêm ao resgate ao mesmo tempo. Glicerina, bórax, amônia e água levemente morna são diluídos em um copo, onde um cotonete é posteriormente umedecido. A camurça é enxugada com movimentos leves e discretos, que depois é enxugada com uma toalha e enviada para secar. Guardanapos de papel, que precisam ser passados regularmente sobre o material lavado durante o processo de secagem, ajudam a evitar manchas.
Limpeza em máquina de lavar
Na produção de casacos de pele de carneiro, o material da fábrica é processado com taninos para aumentar a resistência ao desgaste e maciez, e a lavagem pode destruir completamente essa estrutura e, portanto, destruir as roupas de inverno sem possibilidade de restaurar a qualidade. No entanto, esta regra se aplica apenas a ingredientes naturais..
Você pode lavar materiais artificiais em uma máquina de lavar automática. Você pode lavar um casaco de pele de carneiro artificial se seguir algumas das recomendações de especialistas.
As instruções de cuidados encontram-se na etiqueta interna do produto e é importante prestar muita atenção a este problema:
- para lavar as mãos, primeiro você terá que limpar a camurça de detritos estranhos na forma de poeira, fios e cotão, usando um aspirador de pó ou uma escova especial. Em seguida, uma solução de sabão à base de um agente de limpeza é diluída em um recipiente médio, o item é disposto sobre uma superfície plana e dura e uma esponja começa a limpá-lo com movimentos suaves e consistentes de cima para baixo. É importante controlar os movimentos para não deixar arranhões, pois é impossível se livrar deles e é bom retirar a solução da superfície para evitar manchas e resíduos de sabão;
- a secagem ocorre naturalmente à temperatura ambiente, sem dispositivos de aquecimento especiais (ventilador, ar condicionado, bateria, aquecedor) ou luz solar intensa. O produto deve ser colocado sobre um cabide plástico largo, onde os cabides e as mangas ficarão na posição correta;
- com máquina de lavar tudo é muito mais simples, basta seguir as recomendações indicadas no rótulo do produto.
Pele
Não se deve lavar o pelo com água e sabão, pois não será possível restaurá-lo após esse processo. Pode ser enxugado com água aquecida a 30 graus, bem seco e penteado gradativamente com uma escova de pelos. Como ferramenta adicional, é permitido o uso vinagre diluído que adiciona brilho.
Prevenir manchas vai ajudar agente de proteção especial repelente de água, mas é necessário aplicá-lo com freqüência suficiente para um bom efeito.
Antes de iniciar a lavagem, é aconselhável testar qualquer método em uma área imperceptível do produto, pois é extremamente difícil prever a reação da pele a um ou outro componente da solução, e é possível estragar tal coisa cara em alguns minutos.
E agora recomendamos assistir a um vídeo no qual você pode aprender a limpar o casaco de pele de ovelha de uma criança em casa sem lavar a seco.