As sutilezas da preparação para o casamento
Hoje, o casamento pode ser considerado uma cerimônia desatualizada que perdeu seu valor, porém, para alguns recém-casados e cônjuges mais experientes, ainda é relevante. A cerimônia de casamento é um acontecimento importante no destino da família, pois une as almas imortais das pessoas para sempre, o que significa que após a morte as almas deste casal se encontrarão em um mundo melhor e ficarão juntas. Um casamento é uma etapa muito importante, para a qual é importante estar preparado moral e espiritualmente, o que significa não só decidir o quão importante é para a família, mas também passar por toda uma série de tradições preparatórias importantes que irão fortalecer a consciência de a necessidade de um casamento e deixar os noivos de bom humor.
Regras fundamentais
Como qualquer outra cerimônia, um casamento está sujeito a um certo cenário de ações e a uma série de regras imutáveis. Os recém-casados devem se lembrar de cada um deles e alertar seus convidados sobre eles, para não ofender os sentimentos dos ministros da igreja.
- Conversas ruidosas, risos, palavrões, uso de palavrões, apontar a decoração da igreja com o dedo são inaceitáveis na igreja. Estas não são apenas regras da igreja, mas também regras de etiqueta geralmente aceitas. A violação dessas regras simples indica a falta de educação de uma pessoa.
- Há um código de vestimenta rígido na igreja, cuja violação significa que uma pessoa tem uma alma má e é ímpia.
- As testemunhas e os pais dos noivos devem necessariamente confirmar seu consentimento para este casamento e abençoar os noivos.
- Alguns santos padres pedem uma certidão de casamento como confirmação da seriedade das intenções dos jovens.
- A maioria das igrejas não se casa com menores, embora de acordo com as regras as restrições sejam as seguintes: os meninos não têm menos de 18 anos e as meninas não têm menos de 16 anos.
- Mulheres com mais de 60 anos e homens com mais de 70 não podem comparecer ao casamento. Isso se deve ao fato de que tal casamento está fadado à esterilidade, já que a idade fértil dos recém-casados já se foi. No entanto, esta regra não se aplica a casais legalmente casados e com filhos.
- O casamento de parentes consangüíneos é proibido.
- Casamentos de casais em que um ou ambos os cônjuges não se divorciaram de casamentos legais anteriores são inaceitáveis. E, claro, um casamento é inaceitável para pessoas que já foram casadas.
- Se um ou ambos os cônjuges já tiveram 3 ou mais casamentos antes, essas pessoas também não são casadas, pois não são confiáveis.
- Ambos os recém-casados devem ser batizados ortodoxos.
Como se inscrever?
A questão de como se inscrever para um casamento não é inteiramente correta. Na verdade, não é tão fácil quanto parece. Nesse caso, muitas igrejas têm suas próprias regras. Para realizar a cerimônia de casamento, você terá que passar por uma entrevista com o sacerdote. Durante esta entrevista, o clérigo aprende sobre a vida e a convivência dos jovens, avalia suas intenções. Além da entrevista, os jovens terão uma grande lista de rituais preparatórios, sobre os quais o sacerdote contará em detalhes.
Se o padre continuar satisfeito com os recém-casados, muito provavelmente ele dará sua bênção para o casamento e se oferecerá para escolher uma data. Na situação oposta, os jovens receberão uma série de recomendações, a partir das quais você poderá convencer o sacerdote da seriedade de suas intenções.
Além da entrevista, você terá que fazer uma doação de caridade para o templo. Como regra, em cada templo há uma quantia fixa que é desejável pagar, que pode variar de 1.500 a 5.000, dependendo do tamanho da igreja e da demanda por seus serviços.
O que você precisa comprar?
O sacramento de um casamento é um ritual realizado de acordo com um cenário único e estrito.
Para realizá-lo, você precisará de:
- um ícone da Mãe de Deus (às vezes o Salvador ou ambos);
- vinho de igreja, que pode ser comprado em uma loja de igreja ou loja de Cahors;
- guardanapos ou lenços para velas;
- velas;
- alianças de casamento;
- toalha.
A toalha deve ser grande para que os recém-casados possam ficar em cima dela com segurança.
Anteriormente, as meninas bordavam essas toalhas sozinhas para o casamento, dando a elas um significado ritual. Hoje, uma toalha é mais fácil de comprar. Os desenhos nele devem simbolizar a longa jornada conjunta dos jovens, então pares de pombos ou cisnes, anéis e flores serão apropriados aqui.
Os anéis de casamento devem ser modestos, com anéis gravados com símbolos religiosos ou anéis de casamento simples e clássicos.
Quanto aos ícones, a opção ideal são os ícones de família, com os quais os pais de um dos noivos se casaram. Se não houver nenhum, os pais podem comprar ícones e doá-los aos jovens.
Como preparar?
Para o casamento, os jovens devem limpar sua alma e corpo de pensamentos perversos, pecados de uma vida anterior e assim por diante. Portanto, existem regras rígidas para a preparação do casamento. Inclui jejum, confissão e comunhão.
Para limpar sua alma tanto quanto possível antes do casamento, você precisa se preparar adequadamente para isso e deve começar com jejum. A duração do jejum realmente não importa, no entanto, deve ser longo o suficiente para que os jovens percebam seu propósito. Durante o jejum, carnes e laticínios, peixes e frutos do mar, os ovos devem ser excluídos da dieta. O uso de qualquer álcool é inaceitável. Durante este período, você pode comer cereais, vegetais, frutas, cogumelos.
No entanto, algumas mudanças na dieta dos que estão em jejum são possíveis se uma nutrição adequada for necessária por razões médicas, caso em que as regras do jejum devem ser discutidas com o sacerdote.
Uma semana antes do final do jejum, você deve desistir da relação sexual. O jejum é uma forma de purificar o espírito, e para os recém-casados também é um motivo para se dedicarem um ao outro, passarem tempo fortalecendo o espírito, ler orações juntos e pedir bênçãos aos santos.Essa regra é importante tanto para os recém-casados quanto para os que vivem em casamento, uma vez que são iguais perante a Igreja Ortodoxa. Além disso, essa regra não termina com o fim do jejum. É necessário continuar jejuando em um sentido íntimo até a primeira noite de núpcias, que acontecerá após a cerimônia de casamento.
Na véspera do casamento, ou alguns dias antes, é necessário confessar. A confissão é uma conversa com um padre sobre tudo o que assombra a alma. Durante esta conversa, você precisa confessar seus pecados e erros, faça-o de forma sincera e voluntária. Isso ajudará a libertar a alma do fardo dos pecados e permitirá que uma pessoa purificada e renovada se case. Após a confissão, não se deve pecar, é importante observar os mandamentos da Bíblia o mais cuidadosamente possível, para controlar os próprios pensamentos, para não permitir os maus pensamentos, para não ter tempo de acumular novos pecados. Após a confissão, você precisa fazer doações generosas aos pobres e desfavorecidos com uma mente aberta, a fim de confirmar a pureza de sua alma.
O sacerdote realizará o sacramento no dia do casamento, antes da cerimônia em si. Via de regra, isso acontece durante a liturgia matinal. Os jovens são convidados a provar o "sangue e carne" do Espírito Santo - um gole de vinho e um pedaço de pão. Este rito tem como objetivo apresentar aos jovens a ação sagrada, para conceder-lhes a graça divina.
É importante lembrar que não se pode pular uma única etapa da preparação, pois todas são destinadas a purificar os jovens o máximo possível antes do casamento. Os recém-casados devem entrar em uma nova vida sem o peso de uma vida passada.
Você aprenderá como se preparar para o casamento assistindo ao vídeo a seguir.
O que vestir?
A igreja é um templo, que deve ser acessado com alma pura e respeito por seus servos. Aqui, como em nenhum outro lugar, é importante aderir estritamente à cultura da aparência. As próprias roupas dos recém-casados devem falar da pureza de suas almas e de sua piedade.
No caso do noivo, da testemunha e dos convidados do sexo masculino, não há nada particularmente difícil. A regra principal para um homem na igreja é a proibição de usar chapéus. Para o resto, existem várias orientações simples. Por exemplo, você não deve escolher cores muito brilhantes e chamativas de um terno ou acessórios. A Bíblia ensina seus seguidores a serem modestos e moderados; as cores brilhantes das roupas são contrárias a esses princípios. Pelo mesmo motivo, vale a pena retirar anéis, relógios muito chamativos, correntes, etc. Jeans, tênis ou tênis, shorts, camisetas e outros elementos da roupa de "rua" parecerão pouco culturais e inadequados na igreja. Melhor optar por ternos formais em tons de cinza, preto ou azul ou calça e um macacão modesto e discreto.
Em geral, as mesmas regras se aplicam a noivas, testemunhas e convidadas, mas há muito mais sutilezas que devem ser levadas em consideração. Portanto, para as meninas na igreja, é inaceitável ficar com a cabeça descoberta. Os convidados no casamento podem dar preferência a chapéus elegantes, lenços leves, e um véu é ideal para a noiva.
Ao escolher um véu, certifique-se de que ele cubra toda a sua cabeça, para um casamento é melhor escolher um véu que cubra seu cabelo e rosto.
É inaceitável que as mulheres usem calças compridas na igreja, e o vestido deve necessariamente esconder os joelhos. A noiva deve optar totalmente por um vestido até o chão, já que esse traje em particular é um símbolo de inocência. Os ombros e braços devem ficar pelo menos 2/3 escondidos pela roupa, ou seja, os cotovelos devem ficar sob a roupa. Portanto, a noiva deve escolher um vestido com mangas ou complementar uma roupa aberta com um bolero com mangas.
A cor dos vestidos das mulheres deve ser escolhida o mais claro - isso simboliza a pureza de pensamentos, que é o motivo pelo qual as noivas geralmente usam vestidos brancos.
A noiva, a dama de honra e os convidados devem lembrar que o casamento é uma cerimônia bastante demorada que deve ser realizada em pé. Nesse sentido, vale a pena cuidar do calçado confortável.
A noiva deve excluir as joias tanto quanto possível; isso é especialmente importante no caso das mãos, porque uma nova e mais importante peça de joalheria aparecerá no cabo da noiva - uma aliança de casamento. A abundância de decorações na igreja adicionará vulgaridade e preço barato à imagem da noiva. Além disso, as luvas serão inadequadas na igreja, pois terão que ser retiradas antes da troca das alianças - pelo menos não é esteticamente agradável.
Na preparação para esta cerimônia, vale lembrar sobre a maquiagem especial. Não deve haver muita maquiagem no rosto da noiva. A ênfase deve ser colocada nos olhos, e é melhor não pintar os lábios, porque durante a cerimônia você terá que beijar a Bíblia e os ícones - não é muito decente deixar vestígios de batom nessas coisas.
O que as testemunhas precisam saber?
A tradição de convidar testemunhas honorárias para o sacramento de um casamento está enraizada no passado distante da Rússia Ortodoxa. Era uma vez o casamento a única forma de se documentar um casamento, naquela época não havia outros registros, exceto o livro de paróquia. Para que o santo padre pudesse confiar na prontidão dos jovens para o casamento e em suas intenções puras e sérias, eram necessárias pessoas que pudessem confirmar tudo isso. Via de regra, esses eram paroquianos fiéis da igreja que conheciam bem os recém-casados. As testemunhas honorárias deram recomendações sobre os noivos, no entanto, as próprias testemunhas tornaram-se as sucessoras deste casal (quase como no baptismo - afilhados). Os recém-casados se tornariam um exemplo para suas testemunhas.
Hoje, as opções de casamento são permitidas com e sem testemunhas. O principal critério na seleção das testemunhas é que também sejam cristãs batizadas que reconheçam o valor e a importância do sacramento do casamento. Durante a cerimônia, eles não têm muitas responsabilidades: eles devem segurar as coroas sobre as cabeças dos noivos e entregar as alianças.
É importante notar que manter as coroas na cabeça dos recém-casados não é uma tarefa fácil. As coroas são muito pesadas e você tem que segurá-las com os braços estendidos, o que é bastante difícil.
Em nossa época, a preparação do casamento não é tão rígida.