Bicicletas

Tudo sobre ciclismo

Tudo sobre ciclismo
Contente
  1. História de origem
  2. Classificação das disciplinas
  3. Competição em larga escala
  4. Ciclistas famosos
  5. Pedalando hoje
  6. Fatos interessantes

Assistir a atletas pedalando correndo é muito emocionante. Mas o verdadeiro torcedor é aquele que sabe não só o que é mostrado pelas câmeras de televisão ou visto das arquibancadas do estádio. É imperativo entender as "origens" do ciclismo e o que ele é.

História de origem

No mundo

O ciclismo é incrivelmente jovem quando comparado ao atletismo, corrida, natação e tiro competitivo. Na verdade, sua história é a história do próprio "equipamento esportivo". A intenção de andar sobre rodas, utilizando apenas a própria força física dos cavaleiros, já visitava povos já na antiguidade. Mas apenas no século 19, o sucesso da mecânica e da indústria tornou possível criar a base material necessária. Na primeira metade do século retrasado, entretanto, havia bicicletas incomparavelmente pesadas (mais de 40 kg) ou "bone shakers" um pouco mais leves.

Ambos eram igualmente inadequados para corridas competitivas. A primeira competição de ciclismo conhecida de forma confiável ocorreu no último dia da primavera de 1868 em um parque no distrito de Saint-Cloud em Paris. Para as corridas, eles foram forçados a usar "bone shakers" e dirigiram dezenas de quilômetros neles. Foi um verdadeiro tormento para os cavaleiros.

Assim, o vencedor da primeira corrida de rua Paris-Rouen percorreu a distância de 120 km em 10 horas e 45 minutos.

Pelos padrões de hoje, essa velocidade não seria particularmente impressionante para caminhantes esportivos. Logo surgiram máquinas mais leves e rápidas "aranhas". Foi nessa bicicleta que a primeira volta ao mundo foi feita a uma velocidade média de 60 km por dia. Mas as "aranhas" eram apenas uma solução de compromisso - elas se recuperaram com um empurrão insignificante.Os atletas logo os abandonaram, o que contribuiu para a criação de um pneu oco em 1885.

Na realidade, somente a partir deste momento podemos contar a história do ciclismo no sentido moderno. Alguns anos depois, apareceu uma divisão em categorias de pilotos e até campeonatos mundiais foram realizados na década de 1890. Nos primeiros Jogos Olímpicos da nossa época, o ciclismo tornou-se imediatamente uma das disciplinas. E mesmo assim eles competiram em 5 tipos de corridas na pista e em corridas de rua. Mas não houve um programa de ciclismo olímpico estabelecido por um longo tempo.

Na Rússia

A paixão pelo transporte de duas rodas tocou nosso país quase imediatamente. É sabido que, pela primeira vez, os ciclistas competiram oficialmente em Moscou em 24 de julho de 1883. Estava previsto duas distâncias - 1,605 me 8,025 km. Entre os pilotos estavam 3 atletas estrangeiros. E pouco mais de um ano depois, em setembro de 1884, ocorreu uma corrida no Champ de Mars.

As sociedades de ciclistas organizam a construção das primeiras pistas pavimentadas na década de 1890. O número de participantes nas corridas também está crescendo gradativamente. Nas duas décadas seguintes, surgiram vários grandes nomes conhecidos até mesmo no exterior. A comercialização do ciclismo tem se mostrado um grande desafio. As empresas líderes "compraram" os melhores atletas, assumiram o controle das próprias competições.

O ciclismo de pista parecia ter mudado de uma competição de habilidade para um campo de competição entre vários fornecedores de bicicletas. Mesmo os ciclistas destacados tinham essa opinião. E no início da década de 1910, a impressão era que o ciclismo estava perdendo as características de um esporte em geral. Tudo mudou drasticamente na década de 1920, quando as competições em grande escala começaram novamente. Elas aconteceram nas mesmas duas capitais de antes, mas novas regiões foram adicionadas: Sibéria, Ucrânia.

Já em 1923, foi realizado o primeiro campeonato nacional. Mas o verdadeiro florescimento começa depois das Olimpíadas de 1928. E em 12 de agosto de 1937, começa a primeira corrida de vários dias da história da Rússia. Deve ser mencionado, no entanto, que o sucesso nas competições olímpicas não veio imediatamente... A primeira tentativa em 1952 não teve sucesso.

Nas Olimpíadas de 1976 e 1980, os atletas domésticos tiveram um desempenho mais digno.

Em 1988 ele conseguiu ganhar 4 medalhas de ouro. A próxima vez que o ouro foi recebido em 1996. No entanto, hoje a antiga glória foi em grande parte perdida. Atletas nacionais raramente vão a corridas estrangeiras e internacionais. E praticamente não há financiamento do governo para o ciclismo; Resta esperar que as dificuldades atuais sejam apenas um momento intermediário antes de uma nova decolagem.

Classificação das disciplinas

A longa história do ciclismo e uma grande variedade de tipos de bicicletas e pistas não poderia deixar de levar ao surgimento de uma grande variedade de categorias de disciplinas competitivas. E esse processo não acabou. É provável que novas posições sejam adicionadas à lista de programas competitivos nos próximos meses ou anos. É por isso entusiastas e profissionais podem escolher a direção que mais gostam.

O ponto mais importante a considerar: todos ou quase todos os tipos de ciclismo são adicionalmente divididos em competições masculinas e femininas. É apropriado iniciar uma análise geral de correr na rodovia. A essência é muito simples: os ciclistas tentam viajar em uma estrada pavimentada regular no menor tempo possível. É essa disciplina que mais atrai a atenção do público, e é ela que os patrocinadores a financiam de boa vontade.

As corridas de rua e individuais são realizadas nos Jogos Olímpicos.

Mas nas rodovias comuns também são organizadas corridas que não estão incluídas no programa oficial dos Jogos Olímpicos. Estes incluem, em particular:

  • corridas de vários dias:
  • critério;
  • corrida em equipe;
  • competição de velocidade subida.

Claro tais aulas não são puramente amadoras - profissionais também participam delas, mas o status da competição é visivelmente inferior. A corrida individual envolve uma partida dividida. Isso significa que os atletas começam a se movimentar um a um, em intervalos pré-determinados. Em uma corrida em grupo (coletiva), a largada ocorre simultaneamente. As equipes têm elementos táticos separados para passar a distância, destinadas a ajudá-las a ficar à frente de seus rivais.

O critério é geralmente chamado de ciclismo circular nas ruas da cidade. Depois de passar um certo número de voltas, acabamentos intermediários são passados ​​com crédito de pontos. O salto não é praticado. O público fica o mais próximo possível dos atletas. As corridas de vários dias acontecem em várias etapas, cada uma das quais inclui uma competição em grupo e um contra-relógio.

As corridas em uma pista oval com declive também são bastante populares. O comprimento e a largura das pistas variam de acordo com a disciplina escolhida. Cubra as trilhas com madeira ou concreto. No sprint, você precisa dirigir 2 ou 3 voltas, e uma luta amarga irrompe nos últimos 200-300 m.

No sprint de equipe, distâncias curtas são percorridas por grupos de 3 corredores. Cada um deles passa por um círculo, desenvolvendo velocidade máxima e, em seguida, elimina. Tanto o contra-relógio quanto as corridas pontuais são organizadas nas pistas. A segunda versão do concurso está inscrita no programa OI.

Scratch - corrida em grupo com largada simultânea: máximo de 24 participantes, mais de uma volta à frente equivale a uma vitória automática. Existem também atividades individuais e em grupo. A perseguição em grupo é merecidamente reconhecida como o tipo de competição de pista mais difícil.

Uma disciplina como o keirin se originou no Japão. Os participantes partem ao mesmo tempo, e uma motocicleta passa na frente deles, que não pode ser ultrapassada. Ele deixa a pista quando faltam 2,5 voltas para a linha de chegada. Em seguida, vem a corrida de velocidade clássica.

O BTT é um desporto que envolve a utilização das BTT com o mesmo nome. Esta é uma disciplina extremamente extrema, ocorrendo estritamente onde não há nem mesmo um indício da superfície da estrada.

Não é difícil ver uma bicicleta do tipo mountain bike - é muito usada por ciclistas comuns da cidade.

Quando se trata de motocross cross-country, esse tipo de ciclismo é abreviado como BMX. Os pneus das bicicletas são largos, como nas bicicletas de montanha, mas o diâmetro das rodas é menor e os pilotos sentam-se bastante baixos.

XC é abreviado como XC. É esta disciplina que é considerada uma das competições de ciclismo ideais... Implica uma série de trilhos com declives em encostas. Barreiras naturais são usadas ativamente e barreiras artificiais são adicionadas a elas conforme necessário. Nos Jogos Olímpicos, os ciclistas também competem no cross-country.

Alguns pilotos preferem sujeira. Este nome foi dado a um dos estilos extremos de esqui. A pista especial é complementada por saltos de terra. Você tem que pular esses trampolins. Fazer truques no ar adiciona entretenimento adicional. No entanto, este elemento não é obrigatório para os pilotos.

Downhill, também conhecido como downhill, é o ramo extremo do mountain bike. Os atletas dirigem em declive e tentam atingir sua velocidade máxima. Downhill é necessariamente uma pista de obstáculos natural e artificial. Apenas os melhores pilotos com equipamento superior podem competir nessas corridas.

Freeride também exige muito dos atletas. O próprio nome alude à combinação livre de uma variedade de elementos emprestados de outros estilos. Mas é a ambigüidade e a composição complexa da disciplina que tornam muito difícil completar o percurso. A probabilidade de lesão no freeriding é muito alta.

São sempre utilizadas bicicletas com quadros robustos e travões de disco particularmente fiáveis.

Às vezes você também pode encontrar "slalom paralelo", cujos criadores foram claramente inspirados no esqui cross-country. Dois participantes da corrida simultaneamente começam a se mover para baixo ao longo de trajetórias paralelas. Eles tem que:

  • pule de trampolins;
  • passe ao longo de seções íngremes;
  • faça curvas fechadas.

O cruzamento do motociclista requer uma pista larga. Sua extensão é de cerca de 250 m. Apesar de ser curta, o percurso dos atletas é repleto de obstáculos de todos os tipos.

Racing é um tipo de BMX. Os pilotos andam em uma pista com muitas voltas e saltos. A corrida pode ser assistida por 2 a 8 atletas. Os primeiros colocados são anunciados como vencedores. Não há necessidade de fazer manobras, e elas nem são bem-vindas, pois atrapalham a passagem da velocidade.

Outra disciplina do BMX - flatland - visa, ao contrário, realizar muitos truques ao dirigir em uma superfície plana. Espectadores e especialistas costumam comparar esse formato de ciclismo à dança.

Brevet tem despertado grande interesse ultimamente. Já não requer tanta velocidade quanto preparação física geral e resistência. Afinal, esse tipo de competição também é chamada de maratona de bicicletas. Existem competições em que os atletas viajam vários dias, cobrindo um total de milhares de quilômetros. O Brevet só pode ser praticado em estrada e os participantes recebem uma classificação oficial.

Competição em larga escala

A parte principal das competições de ciclismo de estrada ocorre nos países europeus na primavera, verão ou outono (quando o tempo permite). Quase sempre, eles tentam traçar a rota de modo que caiba no território de um país. Isso é conhecido:

  • 14 corridas importantes na Bélgica;
  • 10 na França;
  • 8 na Itália;
  • 5 na Espanha.

De 1 a 3 eventos de estrada durante a temporada são organizados na Inglaterra, Suíça, Holanda e Alemanha. Mas vale a pena destacar as corridas que acontecem em países que não têm nenhuma associação com o ciclismo. Assim, os ciclistas noruegueses participam do Fjord Tour em maio e da Arctic Race em agosto. Agosto também é acompanhado pelo Tour da Dinamarca e pelo Tour da Polônia. Durante uma das semanas de abril, há um "Tour da Turquia".

As competições semanais são realizadas em maio na Califórnia e em agosto no Colorado. O Grande Prêmio de um dia acontece em setembro em Quebec e Montreal. Quando o inverno chega nas regiões temperadas, os ciclistas vão competir na Austrália, Emirados, Malásia ou Omã. As principais corridas do planeta, sem contar as olímpicas, são reconhecidas como o World Tour, que reúne mais 28 corridas privadas. Eles não acontecem apenas na África, América do Sul e Antártica.

O World Tour de 52 semanas deve incluir equipes que concordem em competir em todas as baterias da temporada. Tradicionalmente, o Australian Tour Down Under é considerado o ponto de partida. E termina com o campeonato mundial. No total, não mais do que 18 equipes são selecionadas para participar. Cada um deles não pode ter mais de 30 participantes, cujas funções durante a corrida são estritamente designadas com antecedência.

O World Tour é uma continuação do tipo de ciclismo que caiu em mau estado no início do século passado. Na verdade, não só os ciclistas competem nele, mas também os patrocinadores (fabricantes de bicicletas). Todas as equipes viajam em veículos Shimano, SRAM, Campagnolo. O uso de bicicletas de outras marcas é estritamente proibido pelas regras. Ao mesmo tempo, as bicicletas também são classificadas de acordo com o tipo de corrida.

Dentro do World Tour, costuma-se distinguir três etapas de maior prestígio (Grand Tours):

  • Tour de France;
  • Giro Itália;
  • Vuelta Espanha.

As seguintes corridas são ligeiramente inferiores em status:

  • Milan-San Remo;
  • Flanders Tour;
  • Paris-Roubaix;
  • Liege-Bastogne-Liege;
  • Lombardia.

Atletas de nível inferior geralmente competem em:

  • Eurotrip;
  • Campeonato Pan-Americano de Rodovias;
  • Campeonato Asiático;
  • corridas locais em menor escala.

Ciclistas famosos

Merece atenção e respeito Alberto Velasco. Ele era originalmente um atleta profissional. Em 2004, Velasco, de 22 anos, foi informado de que seu cérebro foi afetado por um aneurisma. Mas nos anos seguintes, o ciclista conquistou vitórias brilhantes. Mesmo o escândalo de doping não quebrou Velasco; voltando ao grande esporte após ser desclassificado, encerrou a carreira apenas em 2017.

Outro famoso ciclista espanhol - Joaquim rodriguez - notado não só por muitos anos de participação na equipe russa. Ele sempre vence todas as corridas de montanha. E em competições de um dia, é difícil encontrar igual ao belga Philippe Gilbert.

Ele participou das turnês de maior prestígio em várias ocasiões e quase sempre ganhou a vantagem.

Dos nossos compatriotas, vale a pena prestar atenção a Denis Menshov, que, no entanto, joga pela seleção italiana. Menshov certa vez conseguiu ficar à frente de todos os favoritos no Tour de France.

Mas causa ainda mais admiração Olga Slyusareva, que ganhou o Campeonato do Mundo 6 vezes consecutivas e se tornou o ciclista mais forte da Europa 5 vezes. Neste contexto, é algo constrangedor até mesmo mencionar a vitória na Copa do Mundo e o título de mestre do esporte. E aqui está a lendária reputação Lance Armstrong entrou em colapso irrevogável em 2012, quando um atleta confirmou o uso de estimulantes.

Para não acabar com uma nota triste, vale a pena mencionar mais alguns ciclistas de destaque:

  • Fabian Cancellara;
  • Victor Kapitonov;
  • Evans Kadel;
  • Miguel Indurain;
  • Jacques Anquetil;
  • Eddie Merckx.

Pedalando hoje

Atualmente, as bicicletas profissionais, como muitos outros produtos industriais, são feitas principalmente na China. O maior número de ciclistas amadores em relação a toda a população está na Holanda. Mais de 99% dos adultos têm uma bicicleta lá. Se começarmos pela popularidade do ciclismo, a classificação será a seguinte:

  • Liege-Bastogne-Liege - 247 ciclistas;
  • Tour de France - 218 participantes;
  • Vuelta Espanha - também 218 participantes;
  • Milan-San Remo - 200 pilotos;
  • Tour da Flandres - 199 atletas;
  • Paris-Roubaix - 198 pilotos;
  • Lombardia - 168 cavaleiros;
  • Giro Italia - 127 atletas.

Fatos interessantes

As competições maiores e mais significativas nem sempre causam a maior tensão entre os participantes eminentes. Muitos deles não conseguem desistir de suas emoções em princípio, enquanto outros se preocupam quando competem em "suas" cidades. E há uma boa razão - Apesar de sua graça aparente, o ciclismo é uma das áreas mais traumáticas.

Em muitas listas de esportes perigosos, ele aparece quase no mesmo nível do mergulho, rafting, montanhismo e hóquei. Entre as modalidades olímpicas, o ciclismo está entre as dez mais perigosas, à frente do tênis e do triatlo, mas atrás do levantamento de peso, futebol e ginástica artística.

Igualmente curioso, é improvável que a maioria dos vencedores de tours de prestígio consigam consertar seus veículos. O atleta se concentra inteiramente no manuseio da bicicleta, e o trabalho técnico, além do necessário ao processo de treinamento, é confiado aos mecânicos. E os dias de jejum dos ciclistas profissionais são muito mais fáceis do que os dos amadores. Em uma agenda competitiva e ocupada, a aspereza alimentar excessiva só criaria um problema adicional.

De todos os refrigerantes, a grande maioria dos ciclistas prefere o café.

Quase todos os atletas, exceto aqueles que participam do Circuito Mundial, raramente se orgulham de bem-estar financeiro. Muitas corridas terminam com prêmios simbólicos ou não têm nenhum fundo de incentivo. Mas, ao mesmo tempo, os atletas comem muito, pois o consumo de energia é extremamente alto. Quase todas as competições, exceto para viagens de um dia, etapas do Grand Tour e outras exceções individuais, duram no máximo 5 ou 6 horas.

É por isso o treinamento de ciclismo dura aproximadamente o mesmo durante o dia.

Você pode aprender os segredos do ciclismo assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa