Bicicletas

Tudo sobre bicicletas Gimbal Drive

Tudo sobre bicicletas Gimbal Drive
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Características de design
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Fabricantes

As bicicletas com cardã não são muito populares entre os ciclistas e raramente são vistas nas ruas da cidade. No entanto, do ponto de vista técnico, não são um meio de transporte menos confiável do que os modelos com transmissão por corrente, e merecem atenção especial.

Um pouco de historia

As bicicletas com eixo cardan foram inventadas há muito tempo - no final do século XIX. Então, em 1890, o inventor inglês A. Fernhead inventou um eixo cardan e o instalou em uma bicicleta. Nos primeiros modelos de eixo de transmissão, o eixo era escondido em uma tampa protetora e estava localizado acima do garfo traseiro. No entanto, os britânicos não apreciaram a descoberta técnica de seu compatriota, e já em 1894 o autor vendeu sua invenção para a empresa americana Pope Manufactuping. No mesmo ano, outro designer americano entrou com um pedido de patente para uma invenção semelhante e, após 5 anos, as bicicletas cardan atingiram seu pico de popularidade.

Um dos maiores fabricantes de bicicletas com eixo de transmissão era a fábrica de automóveis Pierce Arrow Automobile, produzindo em série esses modelos desde 1910. Seus produtos eram populares não apenas entre os cidadãos comuns, mas também no ambiente esportivo. A popularidade das bicicletas foi adicionada pelo fato de que várias corridas de ciclismo foram ganhas com elas, por causa do qual por algum tempo superaram os modelos de corrente.

Na Europa, as bicicletas do gimbal também eram bem conhecidas e em alta demanda entre as massas. É sabido que muitas divisões de bicicletas do exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial estavam equipadas exatamente com essas bicicletas. A Rússia czarista não ficou atrás da Europa, onde desde o início do século 20 se estabeleceu a produção de bicicletas cardan. No entanto, devido à Guerra Civil e duas revoluções, sua produção foi interrompida.

Características de design

O projeto de uma bicicleta com eixo de hélice difere muito do projeto de bicicletas com transmissão por corrente. Esses modelos não possuem as rodas dentadas e correntes usuais, e o torque dos pedais para a roda traseira é transmitido graças às marchas. O eixo é um tubo de aço resistente que se encaixa firmemente na engrenagem da roda. Como resultado, o mecanismo não possui elementos dobráveis, o que garante sua robustez e simplicidade.

Em bicicletas clássicas, a corrente precisa de limpeza e lubrificação regulares, estica rapidamente e precisa ser substituída. As estrelas também estão sujeitas a desgastes e precisam de monitoramento constante. O acionamento por cardan não requer aplicações financeiras, exceto eventual lubrificação de engrenagens.

Além das bicicletas movidas por forças físicas, os fabricantes modernos lançaram a produção de bicicletas elétricas com acionamento por cardan. Os rolamentos usados ​​neste projeto não requerem lubrificação e todas as peças são feitas de material extra forte.

Isso torna as bicicletas cardan muito mais confiáveis ​​do que suas contrapartes de corrente, e o recurso de transmissão por cardan é estimado em 50 anos.

Vantagens e desvantagens

Apesar do fato de que os modelos com drive cardan são significativamente inferiores em popularidade aos modelos clássicos, eles ainda têm uma série de vantagens.

  • As bicicletas com eixo cardan caracterizam-se por uma maior capacidade de cross-country devido à folga (a distância entre o ponto mais baixo da bicicleta e o solo), razão pela qual podem ser utilizadas como bicicletas para cross-country e off-road viagens. Esses modelos não se prendem a lancis e, portanto, são perfeitos para a cidade.
  • Devido à ausência de rodas dentadas e correntes, não há risco de manchar ou rasgar a calça.
  • Os drives cardan são muito confiáveis, raramente requerem manutenção e não precisam ser ajustados. O primeiro serviço é realizado após 30 mil km de rodagem, além disso, em amostras de rede - a cada 2 a 5 mil.
  • A transmissão das bicicletas é protegida de forma confiável contra sujeira, água e areia - o flagelo de todos os modelos de corrente.
  • Devido à falta de muitas peças móveis, a suspensão traseira é precisa e equilibrada.

Entre as desvantagens das bicicletas com acionamento por cardan estão peso pesado: em média, essa bicicleta pesa cerca de 17 kg, o que é 1-3 kg a mais do que o peso de modelos semelhantes com transmissão por corrente. Chama-se a atenção também para um pequeno número de marchas (de 3 a 8), bem como para a impossibilidade de autorreparação em caso de avaria. Estudos mais detalhados revelaram a perda de potência da moto em relação aos modelos tradicionais, que era cerca de 3%.

Se o cardan não participa do ciclo, essa perda não é tão fundamental. Muitos consumidores também notam o alto custo das amostras de cardan, no entanto, os custos são reembolsados ​​ao longo do tempo com um investimento mínimo em manutenção. Assim, podemos concluir que em condições que exigem qualidades de alta velocidade da bicicleta, a bicicleta de corrente é a líder indiscutível.

Mas ao viajar para o campo e dirigir vagarosamente pela cidade e off-road, a cardan bike estará no seu melhor.

Fabricantes

Poucos fabricantes estão produzindo bicicletas com acionamento por cardan, o que se explica pelos riscos de marketing e pela baixa popularidade das amostras. No entanto, algumas empresas têm bastante sucesso no lançamento e comercialização de seus produtos, que, apesar do ceticismo da maioria dos motociclistas, têm seus fãs.

  • A empresa de bicicletas gimbal mais popular é Alpino. A empresa produz bicicletas confiáveis, cujas principais vantagens são operação silenciosa das engrenagens, operação fácil e longa vida útil. A maioria das bicicletas é equipada com um cubo planetário para 7 marchas. Bastante popular é o modelo Alpine Bike 30M, que se distingue por um bom avanço, ausência de ruídos estranhos ao dirigir e condução suave. O eixo requer manutenção mínima e contém 50 g de óleo por ano.A bicicleta é equipada com rack traseiro, pára-lamas e assento com molas.

O recurso de transmissão é de 50.000 km.

  • Empresa Eltreco dedica-se à produção de bicicletas elétricas com acionamento por cardan, muito apreciadas pelos moradores das grandes cidades. A popularidade dos modelos se deve ao design dobrável de alguns modelos. (Patrulha Cardã e Mestre Cardã), elevada vida útil do motor elétrico e confiabilidade geral do projeto.
  • Os produtos das empresas são um pouco menos conhecidos Mifa e bicicletas dinâmicasproduzindo bicicletas cardan de alta qualidade projetadas para passeios na cidade e no campo.

Você pode assistir a uma análise em vídeo de uma bicicleta com um cardan drive abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa