Alavancas de freio de bicicleta: o que há e como não se enganar com a escolha?
As pessoas andam de bicicleta há muitas décadas e conquistaram uma grande arte nisso. No entanto, nenhuma aceleração será agradável se for impossível parar. E parar depende muito de quais são as alavancas do freio da bicicleta. Como são eles, como não se enganar com a escolha?
Peculiaridades
A escolha de tais alças (e dos próprios sistemas de freio) terá que ser abordada com cuidado. Às vezes, alguns centésimos de segundo e milímetros separam um resultado bem-sucedido de uma tragédia. É por isso que cada ciclista deve escolher os freios de sua bicicleta por conta própria, e não de acordo com um modelo. Muito depende de:
- experiência;
- estilo de pilotagem;
- nível de aptidão física;
- taxa de reação;
- os propósitos de uso da bicicleta e seu desempenho.
Tipos básicos
Os fãs de ciclismo costumam usar alças especiais projetadas para 1 ou 2 dedos. Essa limitação torna-se uma séria vantagem para os atletas, pois caso contrário é impossível segurar o volante escapando das mãos. Para sua informação: esses mecanismos de controle são normalmente usados em conjunto com potentes freios a disco. Eles serão capazes de parar a bicicleta facilmente, mesmo se o ciclista estiver manipulando com um dedo.
Mas uma bicicleta de estrada precisa de "algo mais simples". Mais precisamente - cabos do tipo 3 ou 4 dedos. Você terá que pressioná-los com a palma da mão inteira, o que não é muito compatível com uma pilotagem ativa. Esses dispositivos de frenagem são tradicionalmente longos.
No passado, esse alongamento era bastante razoável, uma vez que não havia outra forma de aumentar a pressão do freio hidráulico ou do cantilever.
Os punhos do guiador são predominantemente combinados com as alavancas de controle duplo. Nesta versão, a manivela permite que você mude de marcha - e esta solução é bastante conveniente. Você pode fazer 2 pegadas no volante. A mudança de marcha é possível em ambas as posições. No mesmo guidão, são fornecidas alças duplicadas, que são colocadas na abertura das jaquetas de freio nas bicicletas ciclocross.
Em bicicletas infantis, ao contrário dos adultos, os freios a pedal são usados predominantemente. Mas às vezes esses projetos podem ser encontrados em uma bicicleta de classe econômica para adultos. A pressão da perna é muito mais forte do que a pressão da mão. O projeto do pedal é ruim, pois permite apenas um par mínimo de marchas. Um tipo separado são as alavancas de freio para frenagem hidráulica. Em sistemas hidráulicos caros, o ajuste (ajuste fino) é fornecido. A regra geral universal: quanto mais alto o preço, mais flexíveis são as configurações.
O padrão é alterar a distância da alça até a alça. Esta opção foi projetada para acomodar pessoas com uma grande variedade de dedos. A grande maioria dos designs de controle do freio de mão também permite que você ajuste a distância até o guidão. A escolha deste parâmetro é determinada por conveniência. Mas mesmo com a pressão mais forte, a alça não deve entrar em contato com o volante.
Nuances adicionais de escolha
Observe que os modelos de e-bike devem ser diferentes dos modelos de bicicletas mecânicas. Uma alça deve ser fornecida para desligar o motor. O sinal para o controlador é sincronizado com a tração do cabo para bloquear os componentes mecânicos do dispositivo. Muitos kits incluem 2 palitos de uma vez. Sua execução é padronizada, portanto você pode colocar qualquer equipamento na bicicleta elétrica de sua escolha.
Mas isso não significa que mesmo a bicicleta de carbono mais leve seja mais fácil de parar do que uma bicicleta elétrica. Muito também depende do ajuste. Se for prevista uma mudança no braço da alavanca, a compatibilidade com vários tipos de freios é garantida. Todos os freios mecânicos (exceto para bicicletas de estrada) têm tensão de cabo ajustável.
O projeto mecânico pode fornecer uma liberação rápida do cabo (permitindo que a roda seja removida).
Freios hidráulicos são geralmente feitos com folga total do manche, que pode, entretanto, ser ajustada. Alças de qualidade são equipadas com uma braçadeira de divisão. Esses designs facilitam a remoção do freio. Alguns manípulos não têm pinça, são montados numa pinça universal externa que suporta simultaneamente mais dois shifters. O freio stick Shimano Tourney EF65.
Este modelo pode ser colocado em bicicletas de montanha para iniciantes (bem como naquelas destinadas a atletas não profissionais). O design combina shifters de gatilho e varas V-BRAKE. Uma alternativa é modelo BL-T780 DEORE XT... É feito com a expectativa de 3 dedos da mão direita. O design é compatível com os freios V-Brake.
Você pode colocar no volante Punhos de guiador Stern cgrip-5 city... O material de construção é ideal para a comodidade dos ciclistas. Os punhos não escorregam da mão e absorvem pequenos impactos. Uma alternativa é considerada Tektro ML520... A alça vem a calhar para V-BRAKE e shifters, a construção de alumínio é projetada para controle de 2 dedos.
Veja abaixo como instalar as alavancas de freio.