Tudo sobre riquixás de bicicleta
Entre todos os tipos de transporte pessoal e público, o mais ecológico é o ciclo-riquixá. Não precisa de combustível - basta uma pessoa pedalar. Não agride a atmosfera e raramente causa acidentes porque se move na velocidade de uma bicicleta. O riquixá pode transportar vários passageiros ao mesmo tempo, auxiliando no transporte de cargas.
Descrição e um pouco de história
Hoje em dia, um ciclo-riquixá nos países ocidentais é geralmente chamado de um termo mais correto - "táxi de bicicleta". Está classificado como transporte público. Em essência, o pedicab é um projeto especial sobre uma base de bicicleta, cuja capacidade é de 1 mão de obra. Estamos falando de uma pessoa que se senta ao volante, pedais. Graças a seus esforços, a moto-táxi avança.
Os riquixás surgiram na Ásia muito antes da invenção da bicicleta. O cocheiro estava correndo pela estrada, puxando uma carroça com um passageiro. Os riquixás de bicicleta apareceram pela primeira vez no Japão e a partir daí a ideia foi para outros países asiáticos.
Meio século atrás, os riquixás enchiam as ruas das cidades da Europa e da América. Lá eles estão depositados em planos e esperanças especiais - os riquixás movidos a bicicleta servem como entretenimento para os turistas. Portanto, os riquixás de bicicleta são incrivelmente populares entre os hóspedes da parte central de Nova York, Washington, Londres. Os táxis de bicicleta surgiram em ambas as capitais russas há alguns anos. Em Moscou, pedicabs passam ao longo da Praça Pushkin e em São Petersburgo - ao longo da Praça Dvortsovaya.
Cada país que acolheu pedicabs trouxe algo de seu.... Portanto, os designs dos modelos asiáticos diferem significativamente dos riquixás de ciclo fabricados na Europa ou na Rússia. Por exemplo, nos países ocidentais, eles adoram táxis triciclos.Neles, o motorista está na frente e 2-3 passageiros - atrás dele. Esses carrinhos estão disponíveis com tetos abertos e fechados. Mas os inventivos vietnamitas preferem mostrar aos visitantes a "cara" do país. Para isso, o motorista é transplantado para trás dos passageiros e os "empurra" à sua frente. Duas rodas nos riquixás vietnamitas estão localizadas sob o lado do passageiro e uma - sob o lado do motorista.
Os riquixás de quatro rodas não são incomuns na Mongólia e na China.
Os russos entraram na produção desses veículos apenas cerca de uma década atrás. Os primeiros riquixás de fabricação russa deixaram as linhas da fábrica da Armavir no Território de Krasnodar... Foram os russos que descobriram uma maneira de reduzir a carga do motorista. Eles propuseram a instalação de painéis solares para alimentar o motor elétrico. O motorista não precisa pedalar furiosamente, ele pode aproveitar o passeio e seguir a direção da viagem. Há dois anos, a ideia russa encontrou apoio de especialistas chineses e o Império Celestial iniciou a produção em série de painéis solares para bicicletas riquixá.
Após o advento do riquixá elétrico, novas idéias para o uso de um meio de transporte incomum começaram a surgir. Por exemplo, este ano foram apresentados riquixás para transporte de sorvete, limonada, bares de riquixá para balneários, além de bilheterias movidas a bicicleta que circulam pela cidade.
Onde comprar e quanto custa?
O riquixá de bicicleta é adequado para férias em família dentro dos limites da cidade. Nele, as crianças e seus pais podem passear no parque ou no centro da cidade. Mas as estradas devem ser bastante suaves: os riquixás não toleram solavancos e buracos... Alguns modelos podem superar pequenos obstáculos, mas não estão prontos para terrenos acidentados e todo-o-terreno. Os riquixás de passageiros são mais baratos e acessíveis do que dispositivos com recipientes térmicos. Se a bicicleta táxi for equipada com uma geladeira de sorvete, seu custo aumenta exatamente na mesma proporção que a geladeira.
Um riquixá de bicicleta para o transporte de mercadorias pode ser equipado com uma cadeira de rodas na frente ou atrás. A mesma abordagem é usada na produção de modelos de passageiros - o custo desses riquixás de bicicleta fabricados na Rússia começa em 31 mil rublos. O custo dos veículos com geladeiras é de 51 a 99 mil rublos. Existem modelos estilizados como carruagens antigas, custam cerca de 95 mil rublos.
Como fazer isso?
Se você gosta de um ciclo-riquixá com motor, mas seu custo não é, então você pode tentar fazer esse transporte com suas próprias mãos usando uma bicicleta comum. Isso exigirá imaginação, mãos habilidosas e os materiais necessários.
- madeira compensada multicamadas durável;
- ferramentas para trabalhar em metal;
- transmissão de bicicleta;
- dispositivo para polir cantos;
- várias peças de couro artificial durável;
- rodas de bicicleta - 3 peças;
- tubo de metal;
- fechos;
- máquina de solda;
- um pouco de espuma de borracha.
Em primeiro lugar, os artesãos são aconselhados a decidir sobre o design. Se sua ideia desenha a imagem de um riquixá de bicicleta com o assento do motorista atrás, você deve elevar o selim mais alto para que possa ver claramente a estrada acima dos passageiros. Crie um desenho ou selecione um já feito.
Marque a seqüência de ações no papel com linhas coloridas para não se confundir.
Além disso, o algoritmo de ações será o seguinte.
- Cozinhe a moldura... O desenho da estrutura do riquixá é simples e confiável, corresponde totalmente à estrutura de um "triciclo" infantil comum, mas deve ser várias vezes mais resistente. Ela terá que suportar cargas mais tangíveis.
- Consertamos a transmissão. Ao instalar esta unidade de acionamento, é importante não esquecer a roda dentada na roda principal. A corrente é simplesmente colocada, os pedais são colocados. É importante lembrar de lubrificar a corrente e a roda dentada nesta fase.
- Instale o volante. O processo não é diferente de instalar o volante em uma bicicleta normal.
- Fazemos um assento e um toldo. O banco do passageiro é feito de madeira compensada. Após a camada de espuma de borracha, uma camada de couro artificial é colocada e fixada. Um dossel pode ser feito de tecido.
Todos os fixadores, parafusos e porcas precisam ser apertados no estágio final, quando tudo estiver pronto.
Até mesmo um riquixá artesanal ajudará a organizar as atividades de lazer das crianças de forma divertida, facilitando a locomoção de pessoas com deficiência e idosos pela cidade. Se desejar, o riquixá se tornará uma fonte de renda - você pode instalar uma estrutura de publicidade nele ou entregar pacotes de correio.
Para uma estação quente e seca, este tipo de transporte se tornará um assistente e companheiro confiável na resolução de uma variedade de tarefas diárias. Mas, no inverno, o ciclo-riquixá terá que ser escondido ou vai para o outro lado - para criar um projeto para um ciclo-táxi de inverno, mas ninguém o criou ainda. Os artesãos e inventores proativos têm algo em que pensar.
Para obter informações sobre como fazer um riquixá com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.