Recorde de velocidade de ciclismo
Qual é o recorde de velocidade em uma bicicleta - parece uma pergunta tão simples. No entanto, a resposta costuma ser difícil. Isso ocorre porque essa pergunta é ambígua. A velocidade máxima depende de muitos fatores: da direção e da velocidade do vento, do tipo de piso, das condições meteorológicas, do modelo da bicicleta, do declive da estrada, bem como da disponibilidade de assistência.
Todos os fatores acima devem ser levados em consideração para dar uma resposta precisa. Além disso, diferentes registros foram estabelecidos em diferentes condições. Vamos considerar os indicadores das velocidades máximas em uma bicicleta com mais detalhes.
Indicadores médios
Para entender a velocidade máxima que uma bicicleta pode atingir, você precisa levar em consideração seus indicadores de velocidade média para pessoas com treinamento médio sem assistência e equipamentos especiais.
12 a 15 km / h é a velocidade média para um amador que dirige em uma estrada urbana irregular com descidas e subidas.
Se um ciclista tem um determinado treinamento e pratica esse esporte pelo menos duas horas por dia, ele tem a oportunidade de acelerar e manter a velocidade de 30 km / h por algum tempo. A troca de marchas, clipes de dedo do pé (um dispositivo especial que permite aumentar a velocidade ao levantar os pedais) e bons freios permitem que você obtenha velocidades ainda mais altas - de 30 a 40 km / h.
Você pode pegar o mesmo ritmo sem problemas em uma bicicleta de estrada leve, que não tem pára-lamas dianteiro e traseiro.
Além disso, em uma descida com uma boa estrada, um amador pode manter 60-70 km / h.
Recordes Mundiais
Hoje, existem muitos recordes mundiais relacionados à velocidade máxima de uma bicicleta. E isso é compreensível, porque você não pode comparar um atleta se movendo em uma estrada plana e em um declive. Além disso, muitos alcançaram resultados incríveis com ajuda externa e com equipamentos especiais. Considere todos os tipos de registros em diferentes condições.
Em uma estrada plana
É muito difícil encontrar uma estrada perfeitamente plana sem altos e baixos em uma cidade comum. Portanto, para bater recordes mundiais, os atletas preferem usar a famosa pista do estado americano de Utah. Esta estrada tem uma superfície muito lisa e sem obstáculos naturais, seu nome é Bonneville Plain.
Foi neste local que o holandês estabeleceu o seu recorde em 1995 Fred Rompelberg. Na idade de 50, ele estava com overclock até 268,8 km / h com um carro de corrida - dragster. O recordista moveu-se atrás do carro, o que criou um ambiente de pressão reduzida, protegendo do vento contrário. Esse recorde foi mantido por um longo tempo até 16 de setembro de 2018.
Este ano Denis Müller-Korenek estabeleceu um novo recorde de ciclismo na mesma pista. A velocidade que ela alcançou enquanto seguia o carro de corrida é 295,6 km / h.
Outro recordista que conseguiu acelerar a 133,78 km / h, mas sem assistência - Sebastian Bower... Em uma bicicleta especialmente equipada, o holandês acelerou até essa velocidade em uma pista de 200 metros. Ele usou um modelo de “bicicleta reclinada” com os pedais na frente e a colocou em um casulo aerodinâmico especial.
Na descida
Registros de velocidade completamente diferentes foram estabelecidos ao dirigir em declive.
Em 2000, Eric Baron, descendo dos Alpes em uma mountain bike, atingiu a velocidade de 223,3 km / h. Ao mesmo tempo, ele estava em um equipamento aerodinâmico especial, que ao mesmo tempo o protegia e ajudava a superar a resistência do ar. No entanto, descer mesmo em um declive com neve é perigoso: a vibração crescente torna quase impossível controlar a moto.
O mesmo atleta em 2002 na Serra Negra dirigiu 400 metros em uma ladeira de saibro, quase morrendo. A velocidade máxima que ele conseguiu desenvolver neste site - 210,4 km / h.
100 metros
Sem qualquer ajuda externa e sem equipamento especial em 1994, o velocista Peter Rosenthal acelerou para 29,7 km / h em uma pista de 100 metros em apenas 12 segundos.
Motor a jato
Outro recorde absoluto de velocidade para um conjunto de bicicletas Francois Gissy. Com a ajuda de um motor a jato, ele foi capaz de acelerar até 333 km / he ultrapassar o carro esportivo da Ferrari. No entanto, a força muscular não foi usada. Anteriormente, com a participação do mesmo extremo, a empresa suíça fez um experimento com uma bicicleta equipada com motor a jato movido a hidrogênio. No entanto, o ciclista era capaz de acelerar apenas 263 km / h.
Bicicleta de estrada
Em 1984, Francesco Moser conseguiu completar 51.151 km de distância em um velódromo em uma hora usando uma bicicleta de estrada. No entanto, ele usou doping sanguíneo, o que não era proibido na época.
Manter velocidade
Acelerar até certa velocidade é uma coisa, mas mantê-la é outra bem diferente. Então, em Moscou, na pista da rodovia em 2005, o tcheco Ondřej Sosenka manteve a velocidade de 49,7 km / h por uma hora, estabelecendo assim um novo recorde mundial. Talvez almejasse 50 km / h, mas foi impedido pelo equipamento da bicicleta - apenas uma velocidade, um selim alto e uma marcha fixa.
Como vimos, não existe uma resposta definitiva para a questão da velocidade máxima de uma bicicleta. Mas isso é bom, porque ainda há espaço para novos registros e invenções.
Assista ao vídeo abaixo para os mais incríveis recordes de velocidade de ciclismo.
No meu MTB em uma estrada plana, acelero para 30 km / h em 5-7 segundos.