Regras de trânsito

Sinais de trânsito para ciclistas

Sinais de trânsito para ciclistas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Designações proibitivas
  3. Restrições de estradas
  4. Sinais permissivos

Não é tão raro encontrar um ciclista na estrada. Mas todos os que decidem ingressar neste maravilhoso grupo de pessoas precisam conhecer as regras básicas do movimento. O não cumprimento dos sinais pode resultar não apenas em multa ou advertência, mas também em sérias consequências para a saúde.

Peculiaridades

Curiosamente, as pessoas que se deslocam constantemente aqui e ali de bicicleta sofrem menos com as proibições e têm menos probabilidade de enfrentar problemas devido à sua violação. Eles estão bem cientes das regras básicas e nuances de dirigir em uma determinada cidade ou região.

No entanto, o risco torna-se muito maior se a pessoa subir na bicicleta pela primeira vez. Ou quando alguém anda de skate ocasionalmente. E é muito difícil mudar de carro (motocicleta) para bicicleta nos finais de semana.

Designações proibitivas

Para começar, vale a pena lidar com os símbolos de proibição. Esses incluem:

  • sinal 3.1 - “Entrada bloqueada” (total inacessibilidade para qualquer transporte);
  • sinal 3.2 - "Proibição de Movimento";
  • sinal 3,9 - “O caminho para bicicletas e ciclomotores está fechado”.

    Graficamente, esses sinais são assim:

    • um traço branco em um círculo vermelho;
    • um círculo vermelho com uma borda preta fina, dentro do círculo há um círculo branco;
    • o mesmo do parágrafo anterior, mas com a imagem estilizada de uma bicicleta preta.

    Deve-se ter em mente que o sinal 3.2. não se aplica a veículos que transportem pessoas com deficiência dos grupos 1 e 2. É fácil lembrar, basta ter em mente a frase poética “não dá para andar no círculo vermelho”.

    Mas a lista de placas que impedem a passagem de uma bicicleta não termina aí. O símbolo 5.1 também é importante saber. - "Rodovia"... São duas largas faixas brancas sobre fundo verde, cruzadas no meio por uma estreita faixa branca. Há também uma área verde entre as listras.

    Nas seções marcadas com o sinal 5.1, é proibido dirigir todos os veículos que não conseguem acelerar até 40 km / h. Portanto, os ciclistas comuns terão que encontrar outro caminho. Os motoristas de e-bikes capazes de viajar a velocidades de até 50 km / h serão uma feliz exceção. Eles podem andar no riacho geral de acordo com as regras destinadas aos ciclomotores, mas apenas enquanto o motor elétrico estiver funcionando.

    Importante: em locais com essas marcações, a marcha à ré é inaceitável. Não menos importante que o sinal “Proibido andar de bicicleta” e o sinal 5.3, que permite a passagem apenas para automóveis.

    Nessas seções, você não pode usar veículos cuja velocidade seja limitada a 40 km / h ou menos. Tal como acontece com o símbolo 5.1, as e-bikes rápidas são permitidas aqui. Mas reverter novamente cai sob a proibição.

    Restrições de estradas

    Nas regras de trânsito da Federação Russa, há uma série de sinais, cujos significados se resumem ao fato de que andar de bicicleta é permitido em alguns casos. Isso inclui, por exemplo, símbolo 4.5.1. - "Percurso pedestre". Eles marcam o local a partir do qual o espaço permitido para pedestres é contado. A designação parece simples: é redonda, dentro da placa sobre fundo azul está desenhada uma figura estilizada branca. É permitido deslocar-se no caminho pedonal:

    • ciclistas menores de 14 anos - sempre;
    • ciclistas com mais de 14 anos acompanhando cavaleiros juniores;
    • ciclistas com mais de 14 anos, carregando criança pré-escolar no segundo assento;
    • ciclistas a partir dos 14 anos se for impossível deslocar-se em todos os outros troços e percursos designados pelas regras de trânsito.

      A placa "Zona Pedonal" também fará as delicias dos adeptos dos veículos de duas rodas. Mas só com a condição de que ainda não tenham 14 anos. Essa designação se parece com a figura branca de um pedestre dentro de um círculo azul. Claro, os sinais que permitem a passagem de uma bicicleta não estão esgotados. E os mais agradáveis ​​ainda estão por vir.

      Sinais permissivos

      Sinal 4.5.4. (“Caminho pedonal e ciclístico”) tem forma circular e está dividido em duas partes por uma faixa. Em uma parte é colocada a imagem de um pedestre e, na outra, uma bicicleta. A ação do signo é contada desde o local de sua instalação e continua até que o signo apareça, estabelecendo um modo de movimento diferente. Mas, na maioria das vezes, o caminho de pedestres e bicicletas termina com o mesmo sinal em que começa, apenas com uma faixa vermelha riscada.

      Você pode dirigir diretamente na estrada se o sinal 5.11.1 - "Estrada com uma faixa para transporte de rota" estiver instalado... Nesse caso, os ciclistas precisam usar apenas uma faixa exclusiva, cujo tráfego é direcionado contra o fluxo principal. Isso é mostrado dividindo o campo azul em duas partes, em uma das quais um ônibus com uma seta é colocado. Sinal 5.11.2 - “Pista dos ciclistas” tem um significado semelhante, mas ao invés de um ônibus, um ícone de “bicicleta” é colocado na frente da seta. O final da faixa permitida apresenta o mesmo símbolo, apenas com uma imagem tachada.

      Há também uma placa "Zona de Bicicleta". Se parece com isso:

      • retângulo branco em uma moldura preta fina;
      • há um círculo azul dentro;
      • há uma bicicleta branca no círculo;
      • acima do círculo, no topo do sinal existem letras grandes "ZONA".

        O site termina com o mesmo sinal, apenas com um círculo cinza, que é riscado diagonalmente. Em toda a zona, os proprietários de bicicletas têm prioridade sobre o transporte mecânico. Já o sinal “bicicleta em triângulo vermelho” não se dirige aos ciclistas, mas aos motoristas. Este é um aviso da ciclovia.

        Importante: no cruzamento da faixa de rodagem, a prioridade é dada por lei aos motoristas.

        Já as placas sobre fundo preto com a parte principal amarela, são instaladas na hora de trabalhos de reparo ou restauração. O significado será o mesmo que para símbolos semelhantes na cor padrão. E mais algumas sutilezas:

        • ao dirigir na zona da bicicleta, você pode virar à esquerda e dar meia volta;
        • você não pode dirigir nele a mais de 20 km / h;
        • os pedestres podem cruzar zonas e caminhos para bicicletas (apenas cruzar, não se mover ao longo deles!) em qualquer lugar, mas sem prioridade;
        • na área do ciclismo, o ciclista é mais importante do que o motorista ou motociclista.

        Veja a palestra sobre regras de trânsito para ciclistas a seguir.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa