Regras de trânsito

Estacionamento para bicicletas: regras, tipos, disposição

Estacionamento para bicicletas: regras, tipos, disposição
Contente
  1. Por que e como é um estacionamento para bicicletas?
  2. Designs comuns
  3. O que não deveria ser o estacionamento de bicicletas?

A realidade atual das cidades modernas é tal que inicialmente as ruas não foram projetadas para tanto tráfego. As bicicletas vêm em socorro de muitos - não ocupam muito espaço, permitem-lhe andar mesmo em caminhos estreitos. Por isso, a bicicleta é o veículo mais rápido em uma cidade congestionada e sua leveza e tamanho compacto são uma dádiva de Deus para os ladrões. Isso significa que as bicicletas devem ser estacionadas em locais especialmente designados, e não em qualquer lugar.

Por que e como é um estacionamento para bicicletas?

Um estacionamento de bicicletas tipo rack é uma solução econômica e rápida para estacionar bicicletas perto de um shopping center, cinema, universidade ou loja. Ele é projetado para melhorar a aparência das cidades, onde as bicicletas são frequentemente presas a corrimãos e postes, sinais de trânsito. Deixar a bicicleta onde for preciso também não é a melhor solução para o seu dono. Os custos do estacionamento de bicicletas são freqüentemente arcados tanto por hipermercados quanto por serviços rodoviários urbanos e ativistas. O estacionamento de bicicletas é uma contribuição para a infraestrutura urbana dos moradores que, por um motivo ou outro, não precisam de carro particular. De 3 a centenas de bicicletas podem ser fixadas a essa estrutura.

Designs comuns

Os locais mais baratos e populares para estacionar bicicletas são os dispositivos em forma de compartimento, barra horizontal ou estrutura longitudinal.

Compartimento

Baias de estacionamento de bicicletas - montagem de uma peça soldada a partir de seções transversais de tubo de aço. Entre os dois tubos mais próximos, a bicicleta é iniciada pela roda traseira ou dianteira.A um dos tubos (ou a ambos, se o comprimento da corrente ou cabo o permitir) a roda juntamente com o quadro é fixada com uma fechadura. A largura de cada um dos compartimentos é constante ou variável. A segunda opção é preferível para bicicletas que diferem fortemente na largura de pouso.

Para bicicletas urbanas simples, bem como para rodovias, você precisará de compartimentos mais estreitos, para bicicletas de montanha e gordas - mais largas. O peso da estrutura freqüentemente excede 100 kg, é difícil até mesmo para dois ladrões deslocá-la em pelo menos alguns centímetros, e um destacamento de ladrões de 10 pessoas é obrigado a roubar. A probabilidade de roubo não é zero, razão pela qual os proprietários de estacionamento fixam suas estruturas no local ou colocam uma parede ou estrutura sob a cerca. A largura do compartimento é de 20–35 cm, a altura é de até 1 m. A distância entre os compartimentos é de 30 a 80 cm.

Os tubos do lado onde a bicicleta começa são geralmente inclinados, com um ângulo de 45-70 graus.

Fácil de fazer com suas próprias mãos - você precisará de canos de água de aço com um diâmetro interno de uma polegada ou mais. Nesse caso, as dimensões devem corresponder à faixa de dimensões das bicicletas modernas.

Na forma de uma barra horizontal

Os lugares de estacionamento em forma de curva são tubos em forma de U ou trapezoidais, separados uns dos outros, dobrados em um ângulo de 70-90 graus na mesma altura. Uma construção com uma parte aérea de um metro por metro (em comprimento e altura) é a mais adequada. Para um estacionamento conveniente, a altura de tal tubo chega a um metro - isso permite que você estacione sua bicicleta convenientemente, evitando que ela desmorone e role, o que acabaria evitando que outros ciclistas colocassem suas bicicletas ao lado da sua. É melhor evitar um estacionamento em forma de U com uma chaminé muito baixa: é adequado apenas para bicicletas de crianças, e não será difícil roubar um adolescente ou adulto desenroscando a roda a que está acorrentado.

A distância entre as "barras horizontais" não deve ser inferior a 80 cm - próximo ao shopping, "desacoplar" a bicicleta com pacotes e sacolas carregadas causará dificuldades significativas. Não são necessários suportes para bicicletas. É mais fácil fazer esse estacionamento por conta própria, mas não menos trabalhoso do que um compartimento - cada tubo em forma de U é inserido em uma vala vertical perfurada de até um metro de profundidade e derramado com concreto igual em resistência e vida útil a a da sua marca que serve para a fundação de uma casa térrea.

Se não quiser concretar cada uma das "sedes", você pode soldar cada um dos tubos a uma base de "estrutura" comum, cuja largura é igual ao comprimento do tubo em forma de U.

O substituto mais simples para uma "barra horizontal" é a construção de uma barra e pneus de carro, cortados ao meio, mas no final haverá um estacionamento de bicicletas, onde não será possível amarrar a bicicleta ao quadro.

Longitudinal

Apesar das vantagens - por exemplo, menos visibilidade para os ladrões - essa instalação tem uma desvantagem significativa: a bicicleta é puxada até uma altura considerável e colocada horizontalmente. Um ciclista não será capaz de levantá-lo a uma altura de um metro. Este projeto ocupa muito espaço no local de instalação. Para criar um estacionamento para 50 vagas, serão necessárias pelo menos 5 dessas estruturas.

Opções fora do padrão

Quando a arquitetura da parte histórica da cidade é tão única que "bens de consumo" entediados podem estragar sua aparência, estruturas de ruas exclusivas vêm em socorro, que raramente são usadas em qualquer lugar. Na verdade, o número de opções não é limitado por nenhuma estrutura, mas algumas idéias básicas estimularão ainda mais a imaginação e a imaginação dos designers.

  • "Roda gigante"... A roda gigante para bicicletas é um estacionamento rotativo convencional. Cada um dos ciclistas pode girá-lo para que a vaga de estacionamento atualmente gratuita fique disponível para sua bicicleta. O design mais simples é projetado para várias bicicletas (por exemplo, 6), no entanto, os designers podem fazer uma "roda de estacionamento" para cem bicicletas.O único problema é o peso total da estrutura - quanto mais bicicletas, mais maciça ela é, e será muito difícil para uma pessoa virar sozinha. O estacionamento múltiplo - 10 ou mais bicicletas - pode exigir um motor acionado por corrente, como o tipo que aciona uma roda-gigante real para humanos.

Tal construção se tornará um verdadeiro marco de uma região ou país. Tudo o que o ciclista precisa é pendurar e prender a bicicleta no espaço livre.

  • Construção tuberosa. A ideia da "saliência" é simples - é uma saliência na estrada, na qual uma rachadura limpa e uniforme foi cortada. É fácil de fazer com um cortador como o usado para cortar asfalto ou concreto uniformemente ao cavar valas estreitas e profundas. A largura da ranhura é ligeiramente maior do que a largura da roda - apenas 1,5 ... 4 polegadas. Você dá partida na bicicleta com a roda nessa lacuna e ela a segura pela mesma roda, evitando que role e tombe. A própria roda cai quase até as rodas dentadas da transmissão. A desvantagem é que a bicicleta não pode ser presa com nada; isso exigiria um mecanismo de travamento separado. E ele, por sua vez, vai complicar o processo de realização de tal estacionamento, obrigando seu proprietário a usar concreto, armadura e perfil de esquina.

Por essas características, o "tubérculo" é utilizado, por exemplo, na área protegida de um empreendimento ou instituição, e não em local público, digamos, próximo a um hipermercado.

  • "A fruta". Porta-bicicletas em forma de fruta ou vegetal - uma estrutura com pontos de montagem, onde as bicicletas são instaladas em uma ordem "radial", convergindo com as rodas dianteiras (ou traseiras) no centro, próximo ao eixo da estrutura. Ele não gira, seu diâmetro não atinge mais de 2 m. Tubos curvos, formando um "esqueleto" e vagamente parecidos com os meridianos do globo, estão localizados a uma distância de 25–40 cm um do outro. Os motociclistas colocam suas bicicletas nesses slots improvisados ​​- o número de espaços é igual ao número de bicicletas em tal estacionamento.

Se não fosse pelo formato, quase esférico, atraindo a atenção de turistas e até mesmo moradores comuns da cidade, um projeto semelhante teria tido sucesso se os tubos em forma de U estivessem dispostos na mesma sequência "radial". Na “fruta” as bicicletas são fixadas tanto por uma das rodas quanto pelo quadro - a distância entre os tubos e o diâmetro permitem o estacionamento total.

  • "Pentear"... O design, que se assemelha a um híbrido de um compartimento e uma estrutura de barra horizontal, permite que até mesmo uma bicicleta gorda seja devidamente presa a esse "pino". A diferença entre um "pente" e um compartimento de estacionamento para bicicletas é a ausência de um dos tubos que conecta a estrutura (geralmente por cima). Os canos são bastante potentes, o que impedirá um ladrão de serrar ou cortar com qualquer uma das ferramentas que compõem seu arsenal - seja um ferrolho ou cortador de cano, uma alavanca ou uma serra circular para metal. Pintado na cor característica "madeira".
  • "Vigia". Este é um lugar de estacionamento feito em forma de quadro de bicicleta. A primeira empresa em nosso país a oferecer esse formulário foi a operadora de celular Beeline. Para atrair clientes e novos funcionários (por exemplo, motoboys), a empresa instalou essas "ciclovias" perto de suas lojas (e de varejo), pintando-as com suas cores "listradas".

Estacionamento interno para bicicletas

É um compartimento completo, cuja porta frontal com dobradiças é tão larga quanto um banheiro público. Mas esse espaço para bicicletas ocupa o dobro do território. Com a ajuda de tal compartimento, você esconderá sua bicicleta de testemunhas desnecessárias, qualquer uma das quais pode acabar sendo um ladrão. Estacionamento fechado para bicicletas - um dossel, a chave do compartimento sob o qual o motociclista leva consigo.

O que não deveria ser o estacionamento de bicicletas?

O projeto, inclusive o da casa, não prevê a utilização como elementos principais:

  • tubos de plástico ou compostos;
  • aço enferrujado ou galvanizado sem pintura, inclusive de má qualidade (dureza e resistência insuficientes);
  • hastes forjadas ou de reforço;
  • chapa de ferro dobrada;
  • perfil.

A madeira raramente é usada aqui. Uma estrutura metálica feita de tubos de aço inoxidável será o ideal. - permanecerá por décadas, ao mesmo tempo em que permanecerá limpo e cintilante, e será a atenção de todos. Como um estacionamento de bicicletas, você pode usar cercas para um estacionamento, construídas na época soviética com pilhas e correntes de âncora.

O estacionamento de bicicletas não deve ser localizado sem uma cobertura ou cobertura do prédio - bicicletas de funcionários permanentes estacionadas em uma chuva torrencial ou queda de neve falham prematuramente.

Como medidas adicionais para proteger as bicicletas contra roubo, estão envolvidas as seguintes:

  • funcionários de uma empresa de segurança privada que atende as instalações;
  • sistema de videovigilância instalado no mesmo local ou próximo;
  • modo de controle de acesso - se for uma área protegida - utilizando as chaves eletrônicas do sistema ali operado (com capacidade de gravar dados no servidor, identificar pessoas por rostos e impressões digitais).

Requisitos de estacionamento de bicicletas - segurança extremamente elevada, prevenção de crimes relacionados com roubo ou danos a bens pessoais. A desvantagem é que essa solução pode ser paga.

Para informações sobre como fazer um estacionamento para uma bicicleta com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa