Regras de trânsito

Regras de trânsito para ciclistas

Regras de trânsito para ciclistas
Contente
  1. Requisitos para o equipamento técnico de ciclismo
  2. Restrições de idade para andar de bicicleta
  3. Eu preciso de carteira de motorista?
  4. Para onde e como você pode ir?
  5. O que é proibido?
  6. Penalidades por violações de regras

Assim que começa a estação quente da primavera, o número de bicicletas e outros veículos de duas rodas aumenta dramaticamente nas ruas. Dezenas ou mesmo centenas de proprietários de bicicletas estão entrando no fluxo de tráfego intenso.

Segundo especialistas, pelo menos 75% deles não têm a menor ideia sobre as regras de trânsito, deixando a cidade despreparada.

Requisitos para o equipamento técnico de ciclismo

Até as crianças sabem o que é uma bicicleta, mas existe uma definição absolutamente precisa nas regras de trânsito. Segundo ela, a bicicleta é um tipo de veículo que pode ter duas rodas e ser acionada devido à energia muscular dos usuários pela rotação dos pedais, assim como das alças. Alguns tipos de bicicletas elétricas podem até ter um motor, cuja potência sob carga contínua varia na faixa de 25 kW, a velocidade dessas bicicletas é de até 25 km / h.

Torna-se óbvio que uma bicicleta é, em primeiro lugar, uma das variedades de um veículo, portanto, todas as disposições básicas das regras de trânsito podem ser totalmente aplicadas em relação às bicicletas.

O ciclista é quem controla a bicicleta. Se você dirigir ao lado, o proprietário se tornará um pedestre. O condutor de qualquer veículo, incluindo a bicicleta, deve prestar especial atenção ao estado técnico do seu veículo de duas rodas.Todas as vezes antes de um passeio, é necessário avaliar o estado da bicicleta, em particular, em caso de quebra dos freios, assim como do engate ou do mecanismo de direção, qualquer movimento é estritamente proibido. Além disso, foram impostas restrições ao movimento das bicicletas à noite e à noite, caso as luzes de estacionamento traseiras e os faróis dianteiros estejam ausentes ou apagados.

Alguns proprietários de bicicletas estão fazendo todo o possível para reduzir o peso de suas bicicletas. Para isso, é utilizada a retirada de alguns elementos estruturais, entre eles os freios - tais ações são consideradas uma violação às normas vigentes, e prevêem punições administrativas.

Resumindo todos os itens acima, podemos delinear as seguintes ações que o motorista de um veículo de duas rodas deve realizar antes de sair:

  • verificar o estado técnico dos pneus;
  • avaliar o desempenho do aparelho de som;
  • certifique-se de que todos os fechos do guiador estão seguros.

É muito importante monitorar o desempenho do equipamento de iluminação: os faróis devem ser brancos e a parte traseira vermelha brilhante.

Restrições de idade para andar de bicicleta

A bicicleta pode ser usada por pessoas de todas as idades. Além disso, cada categoria de idade tem suas próprias características específicas de movimento nas bicicletas. Assim, para os utentes da faixa etária inferior a 7 anos, é permitido deslocar-se exclusivamente em vias pedonais ou ciclistas, em calçadas, bem como dentro dos limites das zonas pedonais existentes.

Os proprietários de bicicletas na faixa etária de 7 a 14 anos também podem circular estritamente em calçadas e outras áreas de pedestres, bem como em ciclovias equipadas. Pedalando na estrada, bem como na beira da estrada, usuários menores de 14 anos são estritamente proibidos.

Pequenos ciclistas na estrada enfrentam muitos perigos. Vamos listar os mais comuns.

  • Um hábito perigoso. Muitos ciclistas, especialmente os jovens, começam a se mover sem olhar em volta ou para trás. Entretanto, é ao virar, "sem olhar", que os ciclistas são mais frequentemente sujeitos a colisões com os automóveis.
  • Rua deserta... Em ruas com pouco tráfego, as crianças muitas vezes participam de corridas, fazem curvas e outras manobras, dirigem para a estrada e até a atravessam sem olhar em volta.
  • Cruzamento não regulamentado... Ao sair de uma rua deserta, as crianças costumam cruzar o cruzamento sem diminuir a velocidade, especialmente se a estrada for em declive. Nessa situação, eles não percebem o transporte que se aproxima, que muitas vezes termina em tragédia.

Os cidadãos com mais de 14 anos são tratados como utilizadores adultos, podendo circular nas ciclovias, em troço especializado da via (se houver), bem como na faixa de rodagem nas situações previstas em lei.

Eu preciso de carteira de motorista?

Você não precisa de uma e-bike ou carteira de motorista hoje em dia, mas nem sempre foi assim. Durante a era soviética, uma bicicleta não era apenas equiparada ao transporte comum, mas também tinha que ser registrada com uma placa de carro. A placa de metal continha 4-5 dígitos e o período de validade dos direitos. Ele foi preso à bicicleta e o usuário recebeu um documento que certifica sua permissão para dirigir. Os direitos necessariamente continham informações sobre o tipo de documento, bem como informações básicas sobre o proprietário (número da bicicleta, nome completo do proprietário, local de registro, foto, assinatura e carimbo). Um conjunto de regras para movimentação nas ruas da cidade foi anexado ao documento.

Uma vez que a bicicleta é um meio de transporte rodoviário, então o controle desse veículo era feito por funcionários da Inspetoria Estadual de Trânsito (GAI). A eventual violação das regras de trânsito em vigor na presença dos seus representantes é punível com multa, advertência e até mesmo com a privação da licença ou da placa pelo prazo estabelecido na lei.Na maioria dos casos, a apreensão do documento resultou em virar à esquerda em uma faixa de múltiplas faixas, deslocar-se ao longo de uma faixa de pedestres, bem como dirigir em um semáforo vermelho.

Devo dizer que a bicicleta naquela época não era tão comum como é hoje. Na maioria das vezes, era comprado como entretenimento para crianças e adolescentes, bem como o principal meio de transporte em vilas e cidades. Claro, as bicicletas eram usadas nas ruas, mas não em número como agora - consequentemente, os policiais de trânsito intimidavam mais os proprietários de carros do que os ciclistas. Apesar disso, obter uma licença não era tão fácil - exigia passar em um exame obrigatório, que era algo como um teste moderno. Com base nos dados do teste, uma licença foi emitida, bem como placas de licença por um ano.

Ao final desse período, foi necessário solicitar a prorrogação da carteira de habilitação.

Como mencionamos, você não precisa de uma licença de bicicleta agora. No entanto, a opinião pública sobre esta decisão é ambígua. Alguns acreditam que tal documento é necessário para melhorar a segurança de todos os usuários das estradas. Outros proprietários de bicicletas veem os direitos como uma relíquia soviética e acreditam que esse método de lidar com os infratores não é particularmente eficaz. Outros ainda argumentam que a “crosta” da polícia de trânsito é ineficaz sem uma infraestrutura desenvolvida para bicicletas. No entanto, também há cidadãos que nunca ouviram falar em direitos.

Não faz muito tempo, havia informações na internet de que as autorizações para dirigir bicicletas voltariam novamente, mas não foi encontrada nenhuma confirmação documental. A questão de quando esses direitos serão introduzidos, e se eles serão introduzidos em princípio, ainda está em aberto. No entanto, existem requisitos que estabelecem o procedimento para a movimentação dos ciclistas - eles são estipulados nas regras de trânsito, e o ciclista deve se movimentar estritamente de acordo com elas.

Devo dizer que na Rússia não há tantas pistas para andar de bicicleta, sinais de bicicleta e sinais especiais, em 90% dos assentamentos isso simplesmente não existe e, se houver, em quantidade muito limitada. Especialistas afirmam que Hoje, na Federação Russa, há uma escassez aguda de ciclovias e os usuários são forçados a se deslocar na calçada ou na faixa de rodagem. Ao mesmo tempo, movimentando-se na calçada, o ciclista já viola em certa medida as regras de trânsito, embora a polícia de trânsito olhe para isso “pelas mãos” se os interesses dos pedestres não forem infringidos.

Imagine: se as licenças reaparecerem, os ciclistas terão que se deslocar constantemente por uma rodovia movimentada, e isso nem sempre é seguro. Em outras palavras, para começar, nossos ciclistas precisam antes de mais nada de marcações e sinais de bicicletas com sinais, e só então eles podem pensar em um documento que irá facilitar o cumprimento das regras de trânsito, e não interferir na movimentação segura do ciclista.

Para onde e como você pode ir?

Preste atenção especial: a velocidade máxima de movimento permitida de um ciclista tem restrições estabelecidas. Então, dentro dos limites da cidade, não é permitido ultrapassar a velocidade de 60 km / h, e em parques, territórios adjacentes, você não pode dirigir a mais de 20 km / h. Além do mais, os ciclistas são obrigados a cumprir os requisitos das placas de restrição de movimento estabelecidas. Idealmente, andar de bicicleta deve ser feito em uma ciclovia exclusiva, que é uma parte da estrada principal, estruturalmente separada da estrada e das calçadas de pedestres. Em condições de infraestrutura cicloviária subdesenvolvida, a lei prevê algumas exceções.

O principal deles é a probabilidade de movimento do lado direito da faixa de rodagem. Manobras semelhantes são possíveis:

  • na ausência de uma ciclovia ou ciclovia;
  • quando a pista para a bicicleta não está formada ou é difícil se mover ao longo dela;
  • quando o motorista transporta mercadorias volumosas ou reboques.

Saída: se não houver nenhuma parte da estrada equipada para movimentação com a bicicleta, você deve dirigir pelo lado direito.

A segunda exceção é a direção na estrada. Esta opção é válida nas seguintes situações:

  • quando não há ciclovia ou ciclovia, ou é difícil mover-se ao longo dela;
  • se não houver como se mover ao longo do lado direito da estrada.

A terceira suposição é andar de bicicleta na calçada. Esta variante de movimento é provável quando não há ciclovia, é difícil mover-se ao longo do lado direito da estrada e também não é possível circular na lateral da estrada.

Além disso, um usuário adulto pode andar de bicicleta se acompanhar um segundo ciclista com menos de 7 anos ou transportar uma criança em um assento especialmente equipado (em uma cadeira de rodas de bicicleta projetada para uso com uma bicicleta). Assim, andar de pedestre é considerado uma opção extrema para os ciclistas.

Chamamos atenção especial para o fato de que durante a pedalada, deve-se seguir à risca a sequência estabelecida pela legislação ao escolher a opção de pedalar.

Existem várias regras adicionais para o ciclismo em grupo. Portanto, quando vários atletas estão dirigindo no lado direito da estrada, os atletas podem dirigir estritamente em uma linha. O movimento de uma grande coluna em 2 filas só é admissível quando a largura máxima da bicicleta não for superior a 75 cm. Ao pedalar em uma fila, a coluna de atletas deve ser dividida em pequenos grupos de 10 pessoas, com duas filas cavalgando - em seções de 10 pares.

Para uma aceleração mais fácil, é aconselhável manter a distância entre esses grupos no nível de 90-100 m.

Ao dirigir em grandes destacamentos, gestos condicionais especiais são adotados, que os atletas enviam aos amigos na coluna:

  • mão abaixada - poço ou outro obstáculo à esquerda;
  • mão levantada - poço ou outro obstáculo à direita.

O primeiro gesto é dado pela coluna guia, todos os atletas que se movem atrás dele devem repeti-lo imediatamente.

Ao andar de bicicleta na faixa de pedestres e na calçada, é extremamente é importante não interferir com os pedestres. Em tal situação, o ciclista precisa desmontar e andar como um pedestre comum.

Importante: os pedestres têm vantagem absoluta sobre os ciclistas na calçada, e o mesmo se aplica aos cruzamentos. Em particular, virar à direita deve ser feito de acordo com os sinais de prioridade. Virar à esquerda ao dirigir em uma estrada de faixa única pode ser feito em uma etapa ao longo da forma do caminho. Virar para a direita em outras situações pode ser feito de uma das seguintes maneiras:

  • atravesse a estrada como um pedestre - basta desmontar e dirigir a bicicleta ao seu lado;
  • em duas etapas - Isto é, dirigir sempre em frente, depois parar em uma curva e dirigir novamente em frente.

Muitas vezes surgem discussões entre ciclistas e pedestres sobre quem deve ceder a quem no caminho. Partindo do pressuposto de que o ciclista é principalmente um motorista de veículo, ele terá que deixar os pedestres passarem na faixa de pedestres e, nas passagens equipadas com semáforos, eles devem ter permissão para atravessar a rua e só então se cruzar.

De acordo com as normas aceitas, uma das áreas mais polêmicas para a movimentação conjunta de pedestres e donos de bicicletas são as ciclovias. Alguns proprietários de veículos de duas rodas acreditam que há vantagens para o ciclista em uma determinada área, mas não é o caso. O fato é que Os pedestres não são proibidos de forma alguma nessas faixas especiais, portanto, eles também terão que ceder na ciclovia.

É responsabilidade de cada motociclista dar um sinal de alerta antes de cada manobra planejada, mesmo que não haja nenhum veículo em movimento à vista.

Os modelos modernos de bicicletas estão equipados com piscas, portanto, o fornecimento de luzes indicadoras de mudança de direção é feito aqui da mesma forma que em qualquer outro veículo. No entanto, se o transporte não tiver tais dispositivos, os sinais sobre as manobras podem ser dados à mão:

  • se quiser virar para a direita ou reconstruir, você precisa esticar o braço direito ou dobrar o braço esquerdo no cotovelo;
  • se quiser virar à esquerda, levante a mão esquerda ou dobre a direita;
  • uma mão levantada indica que a ambulância deve parar.

O que é proibido?

As regras de trânsito para motoristas de bicicleta estabelecem uma série de restrições. Portanto, é inaceitável:

  • andar de bicicleta sem segurar o volante com as mãos;
  • transportar reboques e cargas que se projetem mais de 50 cm para fora do veículo, ou uma carga que interfira na direção segura;
  • transportar passageiros adultos, se isso não corresponder às características de projeto do veículo;
  • transportar bebês menores de 7 anos sem cadeira especial para crianças;
  • para rolar adultos;
  • virar à esquerda ou contornar em trechos da rodovia com linhas de bonde, bem como em rodovias com mais de uma faixa.

além do mais, não é permitido rebocar bicicletas com outras bicicletas, além de rebocar reboques para bicicletas, estruturalmente adequadas para uso com bicicleta.

Os ciclistas não são permitidos na rodovia. Uma tentativa de dirigir agarrando-se à lateral do caminhão pode terminar em tragédia. Nesse caso, o motorista do veículo superdimensionado não vê o ciclista sentado atrás dele e não pensa em sua segurança. Lembre-se - cada carro pode se mover a uma velocidade de mais de 60 km / h, ao dirigir em um fosso, bem como em caso de frenagem de emergência, o ciclista pode se encontrar sob as rodas de um caminhão.

Claro, nas regras de trânsito vigentes, proíbe-se o uso de bicicleta ou bicicleta elétrica para quem usa drogas, bem como a intoxicação alcoólica, assim como é impossível transferir o controle do veículo para uma pessoa que está bêbada.

Penalidades por violações de regras

Por violação das regras de trânsito existentes no território da Federação Russa, há uma penalidade administrativa, que define penalidades monetárias:

  • por dirigir uma bicicleta embriagado - de 1 a 1,5 mil rublos;
  • em caso de violação das regras de trânsito sem causar danos - o valor da multa corresponde a RUB 800;
  • em caso de não observância das regras de trânsito com danos concomitantes - as sanções chegam a 1,5 mil rublos;
  • ao criar obstáculos significativos para pedestres e outros usuários da via - a multa será de 1 mil rublos.

No vídeo a seguir, você encontrará mais informações sobre as regras de trânsito para ciclistas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa