Escolhendo pneus para uma bicicleta gorda
As empresas de borracha para ciclismo são guiadas pelas conquistas mais recentes nessa direção. O objetivo é fazer da bicicleta um veículo e equipamento esportivo para todas as estações e climas. Diferenças entre pneus para diferentes finalidades - cravejado, padrão e agressividade da banda de rodagem, estrutura camada por camada do próprio produto, etc. - e não apenas a largura da borracha e o diâmetro do aro.
Tipos de pneus
Para muitos ciclistas, a fatbike está mais frequentemente associada a passeios de inverno na neve, lama e neve derretida, com passeios de verão por campos e florestas. Eles se lembram disso em uma bicicleta gorda, a banda de rodagem deve ser agressiva, como uma mountain bike, para andar em estradas ruins e off-road... Na verdade, a bicicleta gorda também dirigirá em uma rodovia coberta de neve. É aqui que os pneus slick ou semi-slick são úteis - eles têm uma maior capacidade de cross-country do que se a mesma moto fosse para um off-road de outono ou inverno. Uma mancha não tem protetor, uma semi-lisa não é alta e se projeta apenas 2-3 mm. Este último é ideal para dirigir em asfalto, intercalado com saídas para estradas não pavimentadas.
Para andar no gelo, liso como vidro, a borracha para uma bicicleta gorda deve ser cravejada - isso evitará quedas no gelo. O comprimento dos espinhos é igual ou superior a 0,5 cm.
Finalidade da borracha
Para andar em ruas de asfalto, uma mancha é adequada. Em estradas lisas com superfícies perfeitas, um piso não é necessário - ele apenas interfere na aceleração. Em estradas não pavimentadas e de cascalho, no caso de o tempo piorar repentinamente e a estrada virar uma bagunça, um passo agressivo e pronunciado ajudaria. O piso semi-liso é adequado para estradas secas com superfícies não pavimentadas e de cascalho, bem como para estradas rochosas ou asfalto ou concreto velhos e rachados.
Os iniciantes costumam tentar pedalar no verão, quando as estradas estão secas e desobstruídas, com pneus cravejados. Ao mesmo tempo, o rolamento do pneu será seriamente afetado - o ciclista se esforçará muito durante a aceleração, já que os espinhos, como os talões, remarão no asfalto, e isso é quase o mesmo que conduzir um compactador de asfalto até o local de trabalho, que tem cerdas em vez de rodas lisas e pregos soldados à superfície de rolamento das mesmas rodas. Como resultado, a velocidade de movimento de tal veículo diminuirá visivelmente. A situação lembra aquela em que o mesmo motociclista viaja em uma bicicleta de estrada, que, em vez de um slick liso, tem um piso agressivo.
Composição e camadas
A borracha engarrafada é usada para a produção de pneus de baixo orçamento. Não difere em particular elasticidade, está sujeito a secagem e abrasão mais rápidas. Borracha sintética com adição de butil - o material de partida para a fabricação de câmaras, inclusive para a mesma borracha usada para bicicletas gordas. Sua principal desvantagem é o peso maior da roda: a borracha engarrafada é visivelmente mais pesada e esse pneu pesa 300 ... 500 gramas a mais.
Os pneus Kevlar têm uma margem de segurança muito maior. Os fios de Kevlar percorrem os cabos de muitos modelos de pneus de gama média e alta. O número de camadas com fios de Kevlar pode ser de até três - isso dá aos pneus uma resistência especial. As camadas de Kevlar são caracterizadas pelo indicador mais importante - o número de fios por polegada quadrada, ou TPI. Varia de 30 a 120. O preço final de um desses pneus - exceto pela composição da borracha - é determinado precisamente pelo valor do TPI. Menos comumente usados são os fios de aramida.
Disponibilidade da câmera
Os pneus de bicicleta de câmara são clássicos dos pneus de bicicleta e de carro. No entanto, as bicicletas também não foram contornadas pela tecnologia tubeless. A ausência de uma câmera reduz o peso total de uma roda de bicicleta em no máximo várias dezenas de gramas, permite reparar uma roda furada, colocando vedante no furo e sem retirar os pneus do aro. Para quem valoriza a velocidade do processo e a disponibilidade rápida da bicicleta para seguir viagem como se nada tivesse acontecido, o pneu sem câmara é a melhor escolha.
Evite instalar pneus sem câmara em aros que não foram projetados para esses pneus. Um aro em rodas comuns simplesmente não é adequado para borracha tubeless - ele irá sangrar rapidamente, mesmo se você tentar colocá-lo "firmemente". Isso ocorre devido à perfuração do aro - raios com uma rosca de parafuso entram nele, e esses orifícios não são vedados para eles. O fato é que nas rodas sem câmara os raios são fixados de forma diferente - seus pontos de união não permitem que o ar passe do espaço em que esse ar deve estar sob uma determinada pressão.
Além disso, devido à sua estrutura especial, um pneu sem câmara não resiste a ciclos longos com aros largos - o nivelamento excessivo irá destruir prematuramente essas camadas.
Razão de tamanho
Se você tentar colocar um pneu de 27,5 "em um aro de 28", terá a garantia de quebrar o cordão e esticar o talão do cabo. Ao contrário, não se agarrará ao aro: na primeira passagem pelo menor desnível, "deslizará" para o lado e será removido por si mesmo.
A largura do pneu é selecionada para a folga entre os apoios e rebatidas do quadro, bem como para a folga entre as "pernas" do garfo. Grosso demais, por exemplo, um de 4 polegadas, ao tentar transformar uma mountain bike em uma bicicleta gorda - depois de bombear, ela ficará rígida, emperrará e a bicicleta não funcionará. Pneus mais largos rodam melhor em estradas ruins, até montes de lama e neve, os mais estreitos - somente em estradas de asfalto e rodovias, com trecho - em estradas não pavimentadas secas, porém, eles não são de todo adequados para areia.
Adesivo para vedação
Ao escolher pneus tubeless gordos para bicicletas, use uma boa cola imediatamente. O fato é que pneus sem câmara requerem vedação adicional... Sem ele, as tentativas de bombear tal roda são semelhantes ao desejo de encher um barril sem fundo com água. Na cola velha, cujo prazo de validade termina, a estrutura fica desarrumada - ela endurece e esfolia.
Quando aplicada à borracha, a cola velha e endurecida não aglutina as lacunas, mas destrói o pneu camada por camada.
Conclusão
Qualquer que seja a borracha que você escolher para sua bicicleta gorda - seja guiado pelo seu estilo de pilotagem, quilometragem diária e anual, qualidade da estrada e clima. A melhor solução é manter dois rodados para a mesma bicicleta para o verão (liso ou semi-liso) e inverno (pneus espetados com protetores contra lama). Isso o ajudará a se adaptar rapidamente às condições reais de direção.
Como escolher pneus gordos para bicicletas de inverno, veja abaixo.