Capacetes de ciclismo: tipos e escolhas
O ciclismo tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. Para proteger o ciclista de lesões em caso de possível queda, existem equipamentos especiais, e o capacete é um dos atributos importantes.
Descrição e dispositivo
Em princípio, capacetes masculinos e femininos para ciclistas não diferem em nada e são determinados por sua finalidade. O objetivo de um capacete de bicicleta é proteger a cabeça de lesões causadas por uma queda. As qualidades de proteção do capacete são baseadas no princípio de operação descrito abaixo.
A força principal do impacto recebido durante a queda é assumida pela concha externa do capacete, e o impacto é um tanto amolecido pela camada interna de espuma de poliestireno da concha.
Então, em menor grau, a carga que passa pela camada atua sobre a cabeça de uma pessoa. Assim, O capacete da bicicleta distribui a força de impacto por toda a cabeça, protegendo sua pele de feridas e abrasões.
Este princípio é garantido por um design especial.
Um capacete de ciclista inclui vários elementos.
Quadro
Os materiais para a fabricação da caixa são poliestireno expandido e espuma de poliuretano. O poliestireno expandido no impacto é primeiro comprimido e depois restaurado à sua forma. É caracterizada pelo baixo peso e alta compatibilidade ambiental. A espuma de poliuretano se assemelha à borracha de espuma normal.
Para aumentar o efeito protetor, alguns modelos são reforçados com fibras de náilon ou carbono.
Concha
A parte externa do capacete é coberta por uma bainha de plástico. O escudo permite a distribuição da força de impacto. Além disso, protege o corpo contra danos, perfurações e rachaduras, e também é capaz de escorregar no solo após a queda de um ciclista.Essa capacidade reduz o risco de lesões graves no pescoço e na cabeça.
Elementos de fixação
O capacete da bicicleta é fixado usando estes elementos:
- alças - foram concebidos para prender um capacete à cabeça;
- regulador de volume da cabeça - localizado na parte de trás do capacete e coordena o grau de aperto usando um disco especial ou controle deslizante.
Orifícios de ventilação
Eles são necessários para fornecer ar fresco à cabeça e evitar o superaquecimento.
Atributos adicionais do capacete são viseira e rede mosquiteira, que criam mais conforto para o ciclista. Alguns motociclistas experientes também se prendem ao capacete espelho retrovisor, tornando mais fácil andar no trânsito intenso.
Existem 2 tipos de capacetes de bicicleta - casca dura e moldada.
Eles têm as mesmas propriedades de proteção, mas têm algumas diferenças no método de fabricação.
Tipo de capacete casca dura é uma construção de 2 camadas que consiste em uma camada de espuma interna que absorve os impactos e uma camada externa de plástico de alta resistência. O peso de tal capacete é bastante pesado, mas tem um alto grau de confiabilidade.
Tipo de capacete no molde É uma construção inteiriça de espuma absorvente de choque e uma fina camada externa. O peso deste capacete é relativamente leve e tem boa ventilação. Isso melhora o conforto de uso e reduz a pressão no pescoço. Mas o revestimento externo não é forte o suficiente.
Requisitos primários
O requisito principal e básico para um capacete é fornecer proteção máxima. Para garantir as propriedades de proteção, os capacetes são testados quanto à absorção de choque, resistência a danos por objetos cortantes, força de retenção da cabeça com tiras de fixação, qualidade do sistema de fixação, visibilidade é monitorada - não deve ser inferior a 105 graus.
Na Europa e nos Estados Unidos, existem taxas de absorção de choque padrão. Portanto, os capacetes importados devem ser marcados de fábrica e ter uma marca de aceitação.
Além disso, os capacetes devem ter boas propriedades aerodinâmicas devido à sua forma, tamanho e aparência geral. Essas propriedades reduzem o arrasto durante a condução, o que é especialmente importante para ciclistas esportivos.
Outros requisitos igualmente importantes são conforto no uso, leveza de um capacete, fornecimento de aeração. Um adesivo reflexivo também é necessário e é afixado na parte de trás do capacete. Este elemento, refletido no sol ou nos faróis, chama a atenção de outros motoristas e aumenta a segurança rodoviária na autoestrada.
Variedades
Existem vários tipos de capacetes. Em primeiro lugar, a variedade é determinada pela maneira e estilo de pedalar.
Cross Country (Amador)
Esses capacetes são adequados para iniciantes e entusiastas de atividades ao ar livre, para andar de bicicleta e dirigir na estrada. Eles cobrem o topo da cabeça, deixando as têmporas e a nuca expostas, e têm um grande número de orifícios de aeração que proporcionam boa ventilação. Frequentemente complementado por uma pala de sol.
No entanto, este é um capacete descartável. Se o impacto de uma queda for forte o suficiente, então o interior dele está danificado e o torna inutilizável.
Estrada ou corrida
Eles são considerados os mais leves e são usados por atletas profissionais. Eles são semelhantes em design ao X-Country, mas têm melhor ventilação graças às aberturas um pouco maiores, boas propriedades aerodinâmicas e visibilidade suficiente. Não há viseira.
Chapeu coco
Este tipo é usado por atletas em modalidades especiais de ciclismo como BMX (rua, terra). Para a fabricação de tais capacetes, um plástico mais espesso e mais forte é usado. Não há orifícios de aeração. As propriedades protetoras do pote são maiores, mas o peso também é muito maior.
Fullface
É usado por ciclistas que preferem estilos de pilotagem extremos como freeride, downhill.Este é um capacete fechado que protege a cabeça, rosto e pescoço. Geralmente vem com um visor de encaixe (ou óculos) para proteger os olhos de partículas estranhas.
Materiais de alta resistência como carbono e fibra de vidro são usados para a fabricação, que não são danificados mesmo com um impacto muito forte.
Acompanhar
Este tipo é usado por atletas no ciclismo em pista de corrida. A forma aerodinâmica e a falta de ventilação reduzem a resistência ao deslocamento e melhoram a aerodinâmica.
Aerodinâmico
Estes capacetes destinam-se exclusivamente a circuitos de alta velocidade e ciclismo em pista. Seu formato de lágrima melhora as propriedades aerodinâmicas. Eles são muito pesados e têm menos aberturas.
Capacete de mountain bike
Eles se distinguem por um sistema de fixação durável, uma camada externa mais forte.
Os capacetes masculinos e femininos podem diferir apenas no orifício para fixação do cabelo na nuca, no desenho e na cor.
Além dos adultos, existem capacetes infantis... Normalmente são espécies amadoras universais, cujo tamanho não excede 45-57 cm, destinadas a crianças de 2 a 12 anos. Existem menos orifícios de aeração nos arremessadores infantis. É mais leve e o forro interno é muito mais macio.
Dimensões (editar)
Normalmente, o tamanho do capacete é indicado pelo fabricante em versão carta. Para determinar seu tamanho, é necessário medir corretamente o volume da cabeça. É medido ao longo da linha que passa acima das sobrancelhas (2 cm mais alto) e através da parte occipital, mais saliente, da cabeça.
O resultado pode ser verificado na tabela:
Volume da cabeça em cm | Tamanho do capacete |
---|---|
51-52 | XXS |
53-54 | XS |
55-56 | S |
57-58 | M |
59-60 | eu |
61-62 | XL |
63-64 | XXL |
65-66 | XXXL |
Porém, mesmo sabendo do seu tamanho, é melhor experimentá-lo antes de comprar um capacete.
Modelos populares
A avaliação dos modelos dos diferentes tipos de capacetes mostrou que os melhores e mais solicitados são os modelos das marcas Giro, Casco e Fox.
Os melhores representantes da marca Giro são modelos de capacetes de bicicleta Giro Synthe e Giro Foray MIPS.
- Modelo Synthe refere-se a capacetes aerodinâmicos para estradas. Combinou características positivas como baixo peso (apenas 223 g), conforto proporcionado por uma excelente aeração e boas propriedades aerodinâmicas.
- Carcaça do capacete devido ao uso sistema de ar Roc Loc tem uma forma ligeiramente elevada, o que o torna muito confortável para quase todas as pessoas. Segundo o fabricante, a capacidade de ventilação do capacete é tão alta em qualquer velocidade que supera os demais modelos da linha.
O desempenho aerodinâmico também é o mais alto.
- Modelo Incursão tem um design original. A forma aerodinâmica do capacete, estreitada na parte de trás da cabeça, é confortável em qualquer posição da cabeça.
O aumento da resistência do capacete é garantido pelo fato de que a casca externa e a camada interna de espuma são unidas em uma única camada.
O capacete está equipado com um sistema de proteção contra impactos de diferentes direções, o que garante um altíssimo grau de confiabilidade. Almofadas de espuma adicionais proporcionam uma experiência de uso confortável. O sistema de ventilação inclui 5 canais pelos quais o ar é distribuído por toda a superfície da cabeça, mesmo em baixas velocidades. O modelo está equipado com um mecanismo de ajuste de tamanho.
- Empresa Casco também representado por vários modelos. Casco Speedairo - um capacete projetado para andar em alta velocidade... Difere em confiabilidade e alto nível de segurança. Excelente ventilação é fornecida pelo entreferro interno e orifícios de ventilação, eliminando o superaquecimento e a hipotermia.
O uso de um sistema de travamento especial (Casco Loc) permite a fixação e o ajuste com uma só mão.
O modelo possui uma viseira cuja posição pode ser alterada por meio de um dispositivo especial.
Casco Activ-2 é um capacete versátil projetado para dirigir na cidade e para caminhar em estradas rurais. O corpo é feito de materiais duráveis de alta qualidade e atende aos padrões europeus.
A camada interna de espuma de poliestireno é coberta com uma micro concha de plástico de alta resistência e protege bem contra lesões.
A ventilação é criada através de grandes aberturas, criando um microclima que protege contra o superaquecimento. O modelo também é equipado com sistema de regulagem Casco Loc, visor de altura regulável, mecanismo de ajuste de tamanho e caimento e mosquiteiro. O aumento da segurança à noite é garantido pela presença de marcações reflexivas.
- Os capacetes integrais são representados pela marca Fox. Modelo Fox Rampage Pro Carbon considerado o melhor de toda a linha da marca. Combina todos os novos avanços técnicos e de design.
Vamos considerar as vantagens deste modelo.
- O revestimento externo é feito de fibra de carbono de alta resistência, embora seja leve. A mandíbula reforçada confere solidez a toda a estrutura.
- A utilização de um inovador sistema de proteção adicional MYPS, que consiste no fato de que a camada interna do capacete é fixada à concha externa de forma que pode deslizar sobre ela devido a uma fina almofada de tecido especial, que reduz o risco de ferimento na cabeça em um acidente.
- O sistema de aeração inclui 17 orifícios, que estão localizados em quase toda a superfície do capacete.
- A camada interna é feita de materiais que possuem uma função de controle de clima. Eles são capazes de absorver o suor e secar rapidamente, são respiráveis e têm propriedades antibacterianas.
- Um ajuste seguro é garantido por fechos de argola-D duplos.
- O design distingue-se pelo brilho e variedade de cores com acabamento mate ou brilhante.
No entanto, o peso deste modelo é muito pesado - cerca de 1,24 kg no tamanho M.
Como escolher?
Existem muitas nuances a serem consideradas ao escolher um capacete.
- O tamanho... O tamanho correto garante não só conforto, mas também segurança, portanto, na hora de comprar um capacete, deve-se experimentá-lo. Os modelos com tamanho ajustável são ajustados individualmente. Sentir desconforto é um motivo para experimentar um modelo diferente.
- Pouso do capacete da bicicleta. Depois de colocar um capacete e afivelar os cintos, deve verificar os seus sentimentos: o capacete não deve ficar muito solto ou, pelo contrário, apertado e colocar pressão na sua cabeça. As tiras e bordas não devem cortar a pele. Ao mover a cabeça, um ligeiro desvio do modelo para os lados é permitido, mas não deve deslizar no pescoço ou na testa. Quando colocado corretamente, o capacete assume uma posição horizontal, cobrindo a testa e a nuca.
- Fixação. A melhor opção se o fecho for passado pela superfície superior da caixa e for preso a ela. É mais confiável. As tiras presas às superfícies laterais não garantem um ajuste seguro e o capacete pode voar se cair. O fecho deve ser desabotoado com uma mão.
- Ventilação. Deve-se lembrar que a ventilação é melhor se houver mais orifícios no capacete.
- O peso do capacete também deve ser levado em consideração. Os modelos pesados colocam muita pressão no pescoço, por isso é preferível escolher os modelos leves, embora sejam mais caros.
- Segurança... Os capacetes com a marcação CE EN 1078 (certificado de segurança europeu) apresentam um alto grau de segurança. Isso significa que o modelo foi aprovado em uma série de testes.
- Qualidade. É necessário verificar o estado da camada interna e da casca externa. Eles devem estar livres de rachaduras, amassados ou outros defeitos.
- Conforto. Para maior conforto, muitos modelos têm um forro interno que absorve o suor e o repele. Nos modelos top, essas almofadas são removíveis e laváveis.
- Cor. Os ciclistas costumam escolher um capacete que corresponda à cor do uniforme. No entanto, é desejável que a cor seja brilhante, o que significa mais visível para os outros motoristas. Se for possível viajar à noite, é recomendável comprar capacetes com elementos reflexivos ou uma pequena lanterna cintilante.
É preferível comprar capacetes com ajuste de tamanho. Isso permitirá que você coloque o edredom em climas frios, afrouxando as alças.
Termos de uso
Em alguns países, o capacete de ciclista é obrigatório para o ciclista e há uma multa por andar sem ele. Em nosso país, as regras de trânsito não prevêem isso, e você pode andar sem capacete, mas a segurança pessoal exige o seu uso.
Existem certas regras para o uso de capacete. Após a compra, primeiro você precisa estudar as instruções do capacete e segui-las estritamente para garantir a segurança.
A regra principal e mais importante é que o capacete deve ser usado mesmo na viagem mais curta.
Também é importante colocar o capacete corretamente e prender as fivelas no lugar. O capacete é necessário apenas para uso pessoal, não podendo ser emprestado ou usado de outra pessoa.
Após cair e receber um impacto, o capacete deve ser trocado, mesmo que não haja danos visíveis, pois as rachaduras podem ser internas e invisíveis. Também é recomendável trocar o capacete após 4-5 anos, mesmo na ausência de acidentes.
Guarde o capacete em um local fresco, escuro e seco. Você pode lavá-lo com água morna e um pano sem usar agentes de limpeza.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral dos modelos populares de capacete de ciclismo.