Roupas e equipamentos

Sapatos de ciclismo: tipos e dicas para escolher

Sapatos de ciclismo: tipos e dicas para escolher
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos
  3. Fixação
  4. Fabricantes
  5. Como escolher?

Andar de bicicleta pode ajudá-lo a ficar em forma. No entanto, é importante escolher sapatos de ciclismo confortáveis ​​para um passeio confortável. Para obter mais informações sobre como escolher botas de ciclismo confortáveis ​​e bonitas, consulte este artigo.

Peculiaridades

O calçado especial surgiu no início do século XX. Inicialmente, era usado apenas por atletas profissionais. Os sapatos de ciclismo criaram uma sensação de conforto e segurança durante a condução. Posteriormente, tal atributo começou a aparecer nas lojas comuns, devido ao qual ele se tornou popular entre os ciclistas.

    Os calçados de ciclismo compartilham algumas das características descritas a seguir.

    • A sola deve ser cravejada, o que é necessário para garantir um bom contato do pé com a superfície dos pedais.
    • Além disso, a sola deve ser firme, não dobrável, fixando firmemente o pé.
    • Deve haver um dorso especial duro que fixe bem a perna.
    • Peso relativamente baixo.
    • Os sapatos de ciclismo são feitos de materiais duráveis ​​e de longa durabilidade. A sola é feita de materiais sólidos que não se deformam nem esticam. Há também uma sola inferior de silicone especial que usa fibras de carbono ou metais leves.

    Todos os fabricantes produzem modelos com diferentes tipos de fixadores.

    Velcro

    Esta é a opção mais acessível com facilidade de uso e baixo custo. O velcro pode ser usado como o principal tipo de fixação e ser um complemento ao laço.

    Correias e cordas

    Este é um tipo de fixação resistente que não se solta nem se solta. Além disso, ao utilizar este tipo de fixação, não há redistribuição da carga. No entanto, não é muito durável, então se estiver danificado, terá que ser substituído.

    Cadarços

    Este é um tipo clássico de fixação. Os atacadores são feitos de uma variedade de materiais. Eles são versáteis e podem ser facilmente substituídos se danificados. Para garantir a máxima aderência, eles são complementados com velcro e outros elementos.

    Tipos

    Todos os sapatos são confeccionados de acordo com o mesmo princípio: devem ter solado firme e salto com boa fixação. Existem apenas dois tipos de cobertura da sola: contato e sem contato. O pé pode ser seguro usando velcro, fitas, atacadores ou vários tipos de fixação ao mesmo tempo.

    Atualmente, existem 3 tipos de calçados de ciclismo no mercado.

    Estrada

    Estes sapatos de ciclismo são leves e ventilados. A sola desses modelos é bastante durável e não dobra, mas não é equipada com pontas. O sapato aumentou a crueldade, devido ao qual uma maior força de pressão nos pedais é alcançada. Estes sapatos não podem ser usados ​​para caminhadas porque não dobram e o pé cansa rapidamente. As solas de modelos caros incluem fibras de carbono especiais.

    As sapatas de estrada devem ser usadas em conjunto com pedais de contato dedicados.

    Para mountain bike

    Este tipo de calçado tem uma sola macia e relativamente flexível quando comparado com o calçado de ciclismo de estrada. Isso garante uma boa aderência ao solo. Graças à sola ranhurada com banda de rodagem, alguns trechos da estrada podem ser percorridos. Além disso, as pontas estão localizadas dentro da sola para facilitar o caminhar.

    Este tipo é mais adequado para bicicletas urbanas e modelos híbridos. Além disso, é freqüentemente usado para viagens turísticas. Para andar com esses calçados, você precisa de pedais especiais.

    Para passeios na cidade

    Botas para andar pela cidade deve combinar as qualidades dos sapatos de ciclismo profissionais e dos tênis normais. A sola tem a mesma estrutura dos modelos de montanhismo. Isso torna possível usar este calçado para caminhadas. Além disso, as opções de cidade são compatíveis com diferentes tipos de pedais. Isso porque a sola pode ser complementada com pontas, que são vendidas com o calçado.

    Fixação

    Existem vários tipos de montagens.

    SPD

    Shimano Pedaling Dynamics é um sistema de furo duplo. É a opção mais comum devido à sua simplicidade e facilidade de uso.

    Olhar

    Este sistema implica a presença de três orifícios na sola. Este sapato de ciclismo é mais comumente usado por atletas profissionais que usam clipes de dedo em suas bicicletas. O sistema Look fornece um ajuste seguro e perda mínima ao dirigir.

    Fabricantes

    Sidi

    Esta empresa é líder entre os fabricantes de calçados para bicicletas. Todos os modelos são exaustivamente testados. Além disso, a empresa emprega muitos cientistas que estão constantemente desenvolvendo novos modelos. A marca Sidi fornece calçados para os organizadores esportivos oficiais. Eles fazem sapatos para clipes de dedo do pé e pedais regulares.

    Polaris

    A empresa oferece produtos de qualidade a preços acessíveis.

    A Polaris fabrica galochas com isolamento especial que podem ser usadas sobre sapatos de ciclismo em climas frios.

    Shimano

    Essa marca é bem conhecida entre os entusiastas do ciclismo não profissionais. De acordo com os compradores, a empresa produz bons produtos a um preço relativamente baixo.

    É importante saber que muitos modelos são pequenos, por isso é melhor comprar sapatos um tamanho maior.

    Northwave

    A empresa italiana iniciou seus trabalhos na década de 90 do século XX. Seus produtos são muito populares entre os praticantes de snowboard. No entanto, são bons sapatos de ciclismo que podem ser complementados com uma variedade de acessórios.

    Mavic

    A empresa francesa é conhecida em todo o mundo. Os modelos são de alta qualidade e rigidez.Os modelos são projetados na Europa e fabricados na Ásia.

    Cinco dez

    A fabricante americana começou na década de 90 e se especializou na fabricação de calçados de escalada. Os produtos da empresa ainda são procurados hoje. Eles são bons modelos de montanha e XC para amadores.

    Como escolher?

    Para ficar o mais confortável possível, é importante escolher o tamanho certo. Melhor confiar nas primeiras impressões, já que modelos com solado rígido e solado não vão se espalhar e não ficarão mais macios.

    Os dedos dos pés não devem repousar e o pé deve repousar confortavelmente na palmilha. Se um tamanho de sapato for apertado e o próximo parecer grande, vale a pena considerar modelos de tamanhos intermediários. Também deve ser lembrado que os tamanhos americanos e europeus podem ser diferentes dos russos.

    Os modelos universais de bicicletas são do tipo MTB e Road. Eles prevêem o uso de pregos de estrada e de MTB.

    Além disso, ao escolher as botas, é preciso levar em consideração o propósito da viagem. Sapatos de caminhada são bons para caminhadas casuais. Para viagens esportivas, é necessário calçado profissional especial.

    Também é importante escolher um acessório de acordo com a temporada. Para o verão, tênis e calçados de tecido leve e respirável são mais adequados, e para o inverno são necessários modelos com isolamento.

    No entanto, deve-se ter em mente que não existe calçado profissional para ciclismo aquecido, pois todos os modelos de inverno são considerados uma espécie de bota de caminhada.

    Todos os fabricantes produzem séries femininas e masculinas. No entanto, às vezes também existem opções unissex. Os especialistas recomendam dar sua preferência coleções separadas, já que o pé feminino difere do masculino na plenitude e em outras características, o que nem sempre é levado em consideração nos modelos unissex.

    Os sapatos de ciclismo são procurados no mercado moderno. Via de regra, é apresentado no segmento premium e médio, o que se deve à estrutura especial e ao uso de novos materiais.

    Conhecendo todas as características e nuances na escolha do calçado de ciclismo, qualquer pessoa poderá fazer a melhor escolha.

    Para uma comparação entre sapatos de ciclismo caros e baratos, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa