Como aprender a andar de bicicleta quando adulto?
Há uma opinião de que você precisa aprender a andar de bicicleta desde a infância. Isso é fundamentalmente errado. Este veículo de 2 rodas pode ser dominado em quase todas as idades. Este artigo é dedicado a como aprender a andar de bicicleta quando adulto.
Características do treinamento
Aprender a andar de bicicleta de forma independente para um adulto é dificultado, em primeiro lugar, pelo aspecto psicológico. A maioria dos iniciantes pensa em como eles serão vistos nos olhos dos outros. Mas os instrutores em escolas especiais de ciclismo ajudarão a superar essa barreira psicológica.
Algumas pessoas simplesmente têm medo de andar de bicicleta e, mais ainda, de andar de bicicleta. Mas você precisa acreditar que a bicicleta é segura e estável, especialmente em velocidade. Você só precisa ajudá-lo a manter o equilíbrio.
O ciclista iniciante adulto ainda tem vantagens sobre as crianças - músculos mais desenvolvidos e um melhor senso de equilíbrio. Isso certamente ajudará a dominar uma técnica que é nova para você. E lembre-se que se você tem um forte desejo de aprender a montar, você pode até em um dia. O principal é ter paciência e dedicar algum tempo para isso.
Equipamento
Para começar, você precisa do equipamento certo. E então nada vai interferir no ciclismo. Escolha sapatos - não necessariamente sapatos de ciclismo, mas devem ser fechados e com sola rígida. As roupas não devem ser muito largas... Mangas compridas e pernas largas podem prender-se ao volante e aos pedais. Use luvas - elas protegem suas mãos de bolhas e ajudam em caso de queda.
Você definitivamente precisa de um capacete. Mesmo os ciclistas experientes o usam, há o risco de tombar sobre o guiador ao reduzir a velocidade rapidamente.Para um iniciante, você pode comprar um capacete fechado que protege as orelhas e o queixo. Cotoveleiras e joelheiras também não serão supérfluas.
Pense em óculos. Eles protegerão seus olhos da poeira e mosquitos voadores. Basta escolher um modelo de alta qualidade para que, em caso de possível queda, os detritos não cheguem aos olhos.
Escolhendo e preparando uma bicicleta
Existem bicicletas de uma velocidade (tipo de estrada) e bicicletas de várias velocidades (com desviadores).
Para aprender a andar, um modelo com estrutura aberta é desejável - é mais fácil pular dele, se tanto.
As bicicletas de quadro aberto são usadas por meninas e homens. Projetos de moldura fechada são geralmente mais leves e o tubo superior pode funcionar baixo e não ser inconveniente.
Pense na bicicleta certa para você.
- Velocidade única. Eles toleram melhor as quedas, e os modelos com moldura aberta são mais comuns. Danificar uma bicicleta dessas é mais difícil. Mas eles estão equipados com um freio de pé que pode retardar o processo de aprendizagem. Além disso, às vezes a corrente cai e o ciclista corre o risco de ficar sem freio. Se você escolher essa bicicleta, certifique-se de que ela esteja equipada com um freio de mão dianteiro.
- Multi-velocidade. Você provavelmente vai andar de bicicleta no futuro, então aprender com ela é preferível. Eles também são equipados com freios de mão para facilitar o aprendizado. Melhor definir a velocidade como média e não tocar em mais nenhum botão - eles serão necessários mais tarde. Se você escolher este tipo de bicicleta, é aconselhável instalar uma proteção do desviador traseiro.
Para o treinamento, bicicletas com cubo traseiro planetário são adequadas. Eles são equipados com velocidades múltiplas e este tipo de câmbio é mais difícil de danificar do que o normal. Melhor definir a velocidade para média.
Preparar qualquer bicicleta para o treinamento é fácil.
Verifique os freios, encha os pneus, ajuste a altura e o ângulo do volante. Abaixe o assento para que, sentado na bicicleta, você possa alcançar facilmente o solo com os pés. É aconselhável escolher pneus largos, isso aumentará a estabilidade.
Só não pegue bicicletas de estrada, bicicletas BMX, bicicletas de downhill ou bicicletas semelhantes. É difícil começar a conduzi-los do zero e seu custo é bastante alto.
É melhor remover itens desnecessários, como um computador de bicicleta, espelhos ou uma lanterna. Eles apenas irão distrair sua atenção. Eles também podem ser danificados se cair.
Dominar o transporte de duas rodas
Você pode começar a pedalar na infância e aos 18 anos. E mesmo aos 70, não é tarde para estudar. As dicas a seguir irão ajudá-lo a começar rapidamente em um veículo de duas rodas e quebrar preconceitos bobos.
- Passo 1. Pense nas vantagens de uma bicicleta. Você pode até anotá-los no papel para entender mais claramente os benefícios. Você poderá dirigir rapidamente pela cidade, sem depender de congestionamentos, manter-se em forma, melhorar sua saúde e se divertir. Para uma mulher, essas caminhadas às vezes podem substituir o condicionamento físico.
- Passo 2. Decida se você precisa de um instrutor. Você pode entrar em contato com uma escola de ciclismo ou pedir a um amigo para ensiná-lo a pedalar. Só o treinador não precisa ser um audacioso ou iniciante. O primeiro não terá paciência e o último não terá experiência. Se houver um instrutor, apenas confie nele. Mas você pode aprender a andar de bicicleta sozinho, e muitas pessoas preferem esse método.
- Etapa 3. Escolha um lugar para estudar. Não deve haver carros ou outros obstáculos nele. Também é desejável que o site seja grande, já que você precisará praticar para se desdobrar. O asfalto sob as rodas ou a terra rolada não importa realmente. O principal é que a superfície não deve ser escorregadia ou empoeirada. Você não deve treinar em solo solto.
- Passo 4. Experimente segurar a bicicleta pelo assento e não tocar no guiador e conduza-a a direito. Isso lhe dará mais controle sobre o comportamento da moto mais tarde. Lembre-se, bicicletas e motocicletas são controladas principalmente por inclinação, isso se deve à física.O ângulo de direção é pequeno, mesmo em curvas fechadas.
- Etapa 5. Sente-se na bicicleta, usando o travão de mão se necessário. Agora tente se levantar do chão com os pés enquanto está sentado, como em uma scooter de criança. Faça isso alternadamente com cada perna e, a seguir, com as duas pernas ao mesmo tempo. Você precisa olhar não para a roda dianteira ou para os obstáculos, mas para o lugar onde planeja estar. Uma estrada ligeiramente inclinada é boa para esta etapa. O principal é não acelerar demais e se equilibrar com todo o corpo. Mas você também não deve ir muito devagar: quanto maior a velocidade, maior a estabilidade.
- Etapa 6... Quando estiver confortável com essa maneira de se locomover, comece a usar os pedais. Para fazer isso, mova um dos pedais, geralmente o direito, para a posição das 14 horas e simplesmente pressione-o. Não se deixe intimidar por uma aceleração repentina, apenas tente manter o equilíbrio. É assim que as duas pernas devem ser trabalhadas.
- Etapa 7. Depois de aprender a usar os pedais, tente traçar um alvo e dirigir até ele. Não há necessidade de forçar as mãos, basta manter o volante na direção. Quando chegar lá, dê os parabéns, o treinamento está quase acabando.
- Etapa 8. Aprenda a se revezar. Para fazer isso, incline levemente o volante na direção certa e incline o corpo levemente na mesma direção. Não tema, o movimento deve ser fluido. Se não funcionar, não abane, mas pare e tente novamente. Quando aprender, faça uma curva com um raio grande e reduza-o gradualmente. Essa é a parte mais difícil, mas você está quase lá.
- Etapa 9. Parabenize-se. Você aprendeu a andar de bicicleta! Lembre-se deste momento, provavelmente um dos mais felizes.
Agora você precisa ajustar a altura do assento, aprender a usar os interruptores. Você pode instalar equipamentos adicionais - um computador, espelhos e o resto.
Apenas lembre-se de praticar. Para aprimorar suas novas habilidades, ande com a maior freqüência possível.
Isso é especialmente necessário no início, quando o reflexo de equilíbrio em um veículo de 2 rodas ainda não foi desenvolvido.
Agora você pode dirigir com segurança em vias públicas. É altamente recomendável conhecer as regras de trânsito. Comece em estradas menos movimentadas e conduza sempre apenas do lado direito. Você precisa superar o medo de carros e não ficar nervoso quando um carro passa por você, mesmo que haja uma curta distância entre vocês. Fique mais relaxado em qualquer situação de trânsito e não perca o equilíbrio.
Agora você pode definir novos objetivos para si mesmo. Tente montar uma cobra por entre objetos dispostos no asfalto, gire com o menor raio, pare em um determinado lugar. Agora você pode fazer tudo, você superou seu medo e preconceitos estúpidos. Então aprenda a andar sem as mãos, levante a roda dianteira e o resto. Essas habilidades podem ser úteis para você mesmo no uso diário.
Assista a uma aula de ciclismo profissional no vídeo a seguir.
Em teoria, tudo é claro e elementar.