Monowheel: recursos, tipos, seleção e reparo
Hoje, entre os meios de transporte habituais, como a bicicleta ou a scooter, encontram-se os aparelhos de nova geração, inerentes a não menos funcionalidade. Esta categoria inclui uma mono-roda apresentada no mercado por um grande número de fabricantes e modelos.
Descrição e princípio de funcionamento
Acessório de equitação semelhante é um tipo de veículo elétrico popular em todo o mundo. O nome "monociclo" caracteriza totalmente este veículo, por se tratar de uma roda capaz de se auto-equilibrar durante o movimento. O controle e o funcionamento do dispositivo são possíveis devido ao motor elétrico embutido, bem como ao sistema, que possui um conjunto de sensores giroscópicos.
O monociclo possui corpo durável em plástico, que se destaca pela resistência aos possíveis danos mecânicos durante o passeio. Para facilitar a operação por uma pessoa, o mono-roda é equipado nas laterais com apoios para os pés especiais com almofadas antiderrapantes, que garantem a comodidade de colocar os pés sobre eles. Também no corpo existem almofadas especiais para as canelas, uma vez que no processo de movimentação a pessoa necessita fixar o monociclo entre as pernas. Via de regra, as almofadas são feitas de polímero macio ou borracha para que o contato com a pele não cause desconforto.
Além disso, o desenho do dispositivo pressupõe a presença de uma alça no corpo, graças à qual será possível realizar o controle.
Quanto ao aparelho interno, além do motor elétrico, a caixa plástica contém um minicomputador e baterias. A peculiaridade das baterias utilizadas é resistência a temperaturas negativas, à luz das quais a bateria de trabalho não perde sua carga, mesmo durante a operação na estação fria - no inverno.
A maioria dos monociclos tem freios regenerativos, que permitem ao proprietário economizar bateria durante a condução. No processo de descer ladeira ou diminuir a velocidade, esse recurso do aparelho permitirá a recarga.
Para poder controlar e coordenar o funcionamento do aparelho, existe um botão liga / desliga na superfície, além de indicadores em forma de lâmpadas, um conector especial para o carregador.
O monociclo tem um princípio de funcionamento semelhante ao do whirligig, ou seja, o dispositivo reage às mudanças na posição do corpo no espaço, ao mesmo tempo que muda as características de seu trabalho e movimento. Devido à presença de bobinas de eletroímã nas partes interna e externa do aparelho, o dispositivo, quando o usuário se inclina para frente, se move nessa direção, aumentando a velocidade; quando o corpo é inclinado para trás, a roda desacelera.
A posição do monociclo no espaço é identificada por sensores especiais que transmitem o sinal correspondente à placa-mãe. Este, por sua vez, transmite um sinal para a bobina do rotor e bateria. Essa cadeia contribui para a geração de um campo eletromagnético.
Outra característica deste veículo elétrico é a capacidade de controlar por meio de um aplicativo especial em um smartphone ou outro gadget.
Esta função permite que o motociclista selecione um modo de velocidade, leve em consideração a distância, monitore o nível de carga da bateria, leia os dados do modelo, diagnostique o dispositivo e defina o controle antifurto. As funções de controle acima serão úteis para pilotos experientes e novatos.
Características principais
Dependendo do tipo e modelo, o monociclo terá certas características. Isso se aplica aos seguintes parâmetros:
- os dispositivos são capazes de atingir velocidades de 15 km / h a valores máximos - 65 km / h;
- via de regra, o tempo de carregamento da bateria varia entre 50-100 minutos;
- em dispositivos de alta qualidade, a vida útil da bateria é de cerca de 2.000 recargas;
- pelo tipo de transmissão de torque na linha das ferramentas propostas, distinguem-se as mono-rodas com acionamento direto e com o uso de caixa de câmbio;
- a potência nominal dos monociclos pode ser de até 2 kW;
- o diâmetro da roda para crianças, adolescentes e adultos será diferente - este valor varia entre 12-16 polegadas;
- dependendo da categoria de destino, o peso da mono-roda será diferente - de 12 a 25 kg.
Vantagens e desvantagens
Cada dispositivo possui características individuais positivas e negativas. As vantagens do monociclo elétrico são as seguintes características.
- O monociclo é uma ramificação ultramoderna das scooters giratórias, mas o design desta ferramenta é mais simples. Essa qualidade leva à presença de um mínimo de componentes que podem se tornar inutilizáveis em comparação com mecanismos elétricos mais complexos.
- Devido a sua configuração o aparelho é projetado para dirigir em qualquer trecho, no volante você pode se deslocar em todo-o-terreno e outros terrenos, além do asfalto liso da cidade. Portanto, o monociclo é classificado como um veículo todo-o-terreno.
- Você pode conduzir esses dispositivos por longas distâncias., além de desenvolver velocidade decente em alguns modelos. Acumuladores poderosos permitem superar cerca de 50 quilômetros com uma carga completa da bateria.Além disso, na linha de veículos modernos desse tipo, a mono-roda é a mais rápida.
- Não há necessidade de obter carteira de motorista para operar o monociclo. Isso torna possível operar o dispositivo em qualquer idade.
- Outra vantagem desse design é a liberdade. Isso se deve ao fato de a direção ser realizada sem a necessidade do uso das mãos, com exceção dos modelos com volante ou alavanca. Os monociclos, desprovidos dessa parte estrutural, permitem que você vá na direção certa, enquanto em suas mãos você pode segurar uma bolsa, um telefone, levar um animal de estimação na coleira, etc.
- A capacidade de manobra é outra característica inerente ao design. É difícil imaginar um design mais simples e móvel que possa ser facilmente controlado em qualquer estrada.
- Os monociclos são muito fáceis de operar. Eles não contêm muitos botões, alavancas ou outros componentes necessários para o movimento. Para ativar ou desativar o dispositivo, basta pressionar um botão.
- A ferramenta funciona muito bem sem o serviço obrigatório, para uma operação confiável, o proprietário do monociclo precisará monitorar a carga da bateria, bem como bombear a roda de vez em quando.
- Para carregar a bateria, será o suficiente para simplesmente conectar a mono-roda a uma fonte de alimentação - uma tomada.
- O custo do dispositivo também pode ser atribuído ao mérito, já que um bom monociclo pode ser comprado hoje pelo preço de um smartphone normal.
- Uma característica importante para os residentes de muitos países será a compatibilidade ambiental do monociclo. É totalmente seguro para os humanos e para o meio ambiente.
Para uma imagem objetiva, também vale a pena considerar as desvantagens de tais dispositivos.
- Apesar do design simples, esses tipos de veículos não são adequados para todos. Isso se deve à complexidade de dominar as habilidades de se equilibrar em uma roda, o que pode causar desconforto não só físico, mas também psicológico na pessoa.
- O monociclo ainda é considerado uma opção perigosa de bonde para dirigir. Isso exigirá custos adicionais para a compra de equipamentos de proteção, como joelheiras, cotoveleiras, capacete, etc.
- Os modelos de orçamento não são capazes de viajar longas distâncias com uma única carga. Portanto, um motociclista em tal monociclo terá que planejar seu percurso de tal forma que ele possa carregar sua roda.
- Monociclos podem ser usados durante a estação friano entanto, os eletrônicos não podem ser usados em climas úmidos.
Ao contrário das bicicletas ou scooters, este tipo de transporte não pode ser classificado como um dispositivo desportivo útil para andar.
Variedades
Hoje, a classificação de veículos em uma roda envolve levar em consideração as características de seu design. Apesar do nome do dispositivo, a divisão em variedades ocorre de acordo com um parâmetro como o número de rodas. Hoje à venda você pode encontrar os seguintes modelos de monociclo:
- dispositivos com uma roda;
- monociclos com uma roda dupla.
A primeira opção é universal e a mais comum entre a gama de monociclos. O segundo tipo é um projeto em que duas rodas estão alinhadas uma com a outra. Na maioria das vezes, a última opção é comprada para uso por iniciantes ou crianças. Uma característica do monociclo é uma grande área de contato com o solo, o que torna mais fácil manter o equilíbrio durante a condução.
Além disso, entre o sortimento disponível, você pode encontrar variedades com volante e monociclo com assento.
Comparação com dispositivos semelhantes
A prancha de uma roda é muitas vezes comparada a segways... Os desenhos de enchimento interno têm algumas semelhanças em relação aos sensores de balanceamento embutidos que sustentam o dispositivo no espaço, mas o Segway tem duas rodas, o que não se pode dizer do monociclo. Além disso, este último possui sensores especiais que são responsáveis por monitorar os movimentos laterais, o que evita que o dispositivo caia para o lado.
Nenhum meio de transporte menos popular é scooter elétrica ou scooter giroscópica. O dispositivo deste último também não requer o uso das mãos para controle, e o movimento sobre ele é realizado devido aos movimentos suaves do corpo.
No entanto, a plataforma hoverboard também tem duas rodas, permitindo que você vire no lugar. Os hoverboards têm rodas relativamente pequenas; se uma roda atingir uma superfície irregular, a probabilidade de queda será muito alta. A característica unificadora dos dois aparelhos será a impossibilidade de dirigir em estradas molhadas.
Avaliação das melhores modelos
Diante da grande popularidade de tais aparelhos, hoje a linha de monociclos elétricos no mercado é representada por um grande número de aparelhos de diversas marcas. Entre os modelos mais populares estão os seguintes.
KingSong KS-14B
Um produto de uma marca que foi uma das primeiras a oferecer ao consumidor um produto deste tipo. Monociclos fabricados na China não se destacam por seu design atraente, no entanto, à luz da modernização, este modelo é popular devido à sua confiabilidade e alta qualidade de construção. As rodas têm 14 polegadas de diâmetro e a bateria é do tipo de liberação rápida na lateral. O monociclo pode atingir velocidades de até 25 km / h. O dispositivo está equipado com função Bluetooth e também oferece suporte a aplicativos móveis.
Airwheel Q3 340WH
Uma versão com duas rodas fixas em um eixo, que se destaca pelo seu transporte leve. O motor tem potência de 450 W, o dispositivo é capaz de atingir velocidades de até 18 km / h. A carga da bateria permite percorrer cerca de 40 quilômetros, o que é considerado um dos melhores indicadores entre os tipos de monociclo apresentados.
Hoverbot S-3BL
Unidade chinesa com motor de 350 W. O peso do aparelho é de 10 quilos, o monociclo é capaz de atingir velocidades de até 18 km / h. Levará de 50 a 60 minutos para carregar totalmente a bateria. O corpo da estrutura é protegido de forma confiável contra umidade.
Xiaomi Ninebot ONE S2
Dispositivo com rodas de 14 ", sem alça. Vem com um carregador. A potência do motor é de 500 W, enquanto a mono-roda pode atingir velocidades de até 24 km / h. A popularidade do modelo determina o design marcante da estrutura.
Gotway Msuper V3 820
Uma mono-roda acessível com uma potência de motor de 1500 watts. Uma carga completa da bateria é suficiente para ultrapassar 82 quilômetros, enquanto o aparelho pode atingir uma boa velocidade - cerca de 40 km / h. O modelo pesa 20 quilos e vem com um botão de controle integrado.
InMotion V8
Monociclo com LEDs embutidos, o motor tem uma potência nominal de 800 watts. A capacidade da bateria será suficiente para dirigir cerca de 30 quilômetros. O dispositivo pesa 13,5 kg. Entre as características, vale destacar a presença de um farol, que servirá de auxiliar ao dirigir no escuro. Você pode controlar o monociclo elétrico por meio de um aplicativo móvel.
Entre os modelos populares, vale destacar também os monociclos Xiaomi Ninebot ONE A1 e IPS.
Acessórios e proteção
O equipamento padrão do monociclo, além do próprio dispositivo para movimentação, geralmente contém:
- Carregador;
- mangueira inflável;
- cinto de segurança para iniciantes.
No entanto, a lista de acessórios pode variar para cada fabricante, especialmente para os modelos de última geração. Dessa forma, o consumidor poderá adquirir um veículo monodire com os seguintes acessórios:
- Bateria sobressalente;
- Dispositivos de iluminação para iluminar a estrada à noite;
- estacionamentos especiais;
- adesivos de proteção, graças aos quais você pode proteger a caixa de danos;
- uma mochila de mão ou estojo em que o monociclo pode ser convenientemente transportado na bagagem de mão ou sobre os ombros.
Como escolher?
Para comprar um modelo de monowheel de alta qualidade e fácil de usar, as nuances a seguir devem ser levadas em consideração.
- Hoje, em qualquer cidade, existe um grande número de departamentos de venda de material elétrico para movimentação. No entanto, é recomendável comprar tal dispositivo apenas em centros especializados. Caso contrário, existe um risco elevado de aquisição de uma unidade de baixa qualidade, bem como dificuldades no cumprimento das obrigações de garantia em caso de avaria do monociclo.
- É importante saber que o corpo de todas as rodas monocromáticas é feito exclusivamente de plástico. Mesmo que o vendedor posicione seus produtos como um dispositivo em uma caixa de carbono, você deve saber que este é apenas um acabamento de carbono.
- Antes de comprar, você deve examinar cuidadosamente o modelo de sua preferência quanto ao aperto das juntas. Se houver falhas nas costuras de plástico, sujeira ou umidade podem penetrar no interior, causando danos ao sistema elétrico.
- Antes de comprar uma mono-roda, o possível proprietário é recomendado para testar o dispositivo. Deve ser adequado para peso, tamanho e outros parâmetros, uma vez que o apelo visual nem sempre indica conforto no uso.
- Hoje as rodas elétricas são apresentadas em uma grande variedade de cores, no entanto, como mostra a prática, em termos de praticidade, a paleta escura ainda está na liderança. Isso se deve às especificidades de tais cores para mascarar todo tipo de sujeira na superfície, que inevitavelmente surgirá durante o processo de condução de um monociclo na rua. Mesmo pequenos arranhões serão notados no case leve.
- O vendedor deve fornecer a documentação relevante, fornecido pelo fabricante com cada dispositivo. Destaca-se o cartão de garantia, bem como as condições para este tipo de serviço.
Segurança
Existem várias diretrizes gerais o que ajudará a tornar os passeios de monociclo o mais seguros possível para pilotos novatos ou profissionais.
- Para se proteger de lesões, que podem surgir como resultado de movimentos descuidados, erros de controle, bem como a influência de fatores externos, o proprietário do monociclo deve utilizar todo o complexo de proteção. Isso é especialmente verdadeiro para crianças e adolescentes. Recomenda-se o uso de capacete na cabeça, joelhos e cotovelos também devem ser protegidos de lesões colocando joelheiras e cotoveleiras. Para os iniciantes, também vale a pena comprar luvas.
- Use apenas sapatos confortáveis e estáveis para operar o monociclo elétrico... Caso contrário, existe uma grande probabilidade de o pé escorregar do suporte, mesmo com uma almofada antiderrapante na plataforma.
- Os fabricantes não recomendam mover-se em um dispositivo em trechos da estrada onde há um grande número de pessoas.
- Para sua segurança pessoal ao dirigir, você deve se recusar a transportar passageiros. O monociclo é projetado para andar sozinho.
- Você não deve andar de monowheel em rodovias.
- Se a temperatura do ar cair abaixo do nível permitido, podem ocorrer malfuncionamentos inesperados do dispositivo.... Os dispositivos são projetados para operação em elevações negativas, mas não mais do que -10 graus. Valores altos podem levar a uma parada abrupta do monociclo elétrico, que está cheio de ferimentos, e o gelo também afeta negativamente a capacidade da bateria.
- Para se proteger de quedas, não ande com o dispositivo em estradas escorregadias e molhadas., uma vez que em tais áreas será extremamente difícil coordenar o movimento e operação da unidade.
Como aprender a montar?
Para entender como usar o monociclo elétrico, você deve seguir as seguintes instruções para seu uso.
- Primeiro você precisa posicionar o aparelho na posição vertical. Estenda os apoios para os pés em ambos os lados.
- A próxima ação será ligar o motor elétrico... Após um minuto e meio depois disso, o giroscópio começa a funcionar no dispositivo. Sua tarefa é apoiar a roda em uma posição estacionária na qual ela não se desvie para frente, para trás, para a esquerda ou para a direita.
Aprender a operar a unidade é bastante simples. Para fazer isso, siga estas etapas.
- Coloque um pé no suporte de modo que o pé seja colocado estritamente no meio da superfície. Nesse caso, o monociclo pode estar localizado em uma ligeira inclinação em relação ao horizonte.
- Em seguida, você precisa pressionar a parte inferior da perna para as almofadas especiais na roda, dobrar a perna na altura do joelho. O controle será feito mudando a concentração do peso corporal, que vai passar dos dedos dos pés ao calcanhar, dependendo da direção desejada.
- Antes de entrar no movimento e dar o outro passo, é recomendável testar os recursos de direção do volante. Para fazer isso, você pode direcionar o dispositivo para frente ou para trás com um membro. Isso o ajudará a sentir as ações necessárias para mover o monociclo.
- Depois de testar em um só lugar você pode tentar uma monowheel, dando um ou dois passos para percorrer essa distância com uma perna.
- Em seguida, o treinamento deve ser continuado com as duas pernas.
Para as primeiras aulas, os fabricantes completam quase todos os seus modelos com uma pulseira. Fica preso ao corpo por uma alça especial, enquanto a outra extremidade ficará nas mãos do proprietário do aparelho. Além disso, para aprender a andar de mono-roda, você pode realizar os primeiros treinos junto com um amigo que fará o papel de suporte para controlar o equilíbrio. Esses exercícios podem ser realizados em pé com os dois pés nas plataformas, apoiando-se parcialmente no acompanhante.
Depois de dominar a habilidade de manter o equilíbrio, você pode prosseguir para cavalgar com apoio. O estágio final do treinamento será o movimento independente sem assistência.
Como consertar sozinho?
Apesar da simplicidade do projeto da unidade, bem como do uso de mecanismos eletrônicos como componentes, monociclo às vezes tem os seguintes problemas:
- falta de tração;
- o dispositivo não liga;
- o dispositivo não carrega ou perde rapidamente a carga;
- o dispositivo emite sons estranhos;
- a roda não gira quando o corpo é inclinado.
A maioria dos problemas surgem de falha da bateria. Como regra, a substituição de tal componente resolverá uma série de falhas de uma vez.
Você também pode resolver problemas de forma independente em relação a um pneu furado. Para tal, é necessário abrir a caixa - desapertar vários parafusos que prendem a tampa da unidade. Em seguida, o pneu danificado é empurrado para a desmontagem.
Para consertar sua câmera, você pode usar um método de colagem semelhante ao conserto de uma bicicleta. Para realizar esse trabalho, você precisará de uma lixa para limpeza, um remendo e um adesivo de borracha. A montagem da roda após o reparo é realizada na ordem inversa.
Sensores de balanceamento e de movimento não podem ser reparados por conta própria, portanto, em caso de falhas desse tipo, deve-se entrar em contato com um centro de serviço especializado.
Para obter informações sobre como consertar o monociclo elétrico, consulte abaixo.
Visão geral da revisão
As respostas dos proprietários de veículos elétricos modernos para o movimento são em sua maioria positivas. Essa opção de dirigir é especialmente procurada nas grandes cidades como uma unidade alternativa para caminhadas, viagens para estudar, etc.
Além disso, a roda é popular entre as crianças. De acordo com suas avaliações, os monociclos são interessantes pela oportunidade de desenvolver boa velocidade em seções planas da estrada, atrair a atenção com seu design incomum, um conjunto adicional de dispositivos interessantes, por exemplo, iluminação e capacidade de ouvir música. O aparelho auxilia no treinamento do aparelho vestibular, sendo útil para jovens e adultos.
Uma visão geral do monociclo elétrico, veja abaixo.