Guarda-lamas para bicicletas de 26 polegadas: variedades e dicas para escolher
Os pára-lamas (para-lamas) geralmente não são incluídos com uma bicicleta nova. Portanto, eles devem ser adquiridos separadamente. Hoje em dia, a escolha de pára-lamas de bicicleta é muito ampla: eles diferem em tamanho, material, design, montagem e custo. Aliás, o custo pode variar dezenas de vezes, e muitas vezes torna-se uma condição decisiva na hora de comprar, embora isso não seja totalmente verdade. Além disso, muitas vezes são adquiridas asas, tendo em conta a simplicidade de fixação e um design atractivo, que também não é muito correcto.
O consumidor pode não perceber que eles não servem tanto para decoração quanto para proteção, já que a roda traseira joga lama nas costas do ciclista e a roda dianteira no rosto.
O que é isso?
Os para-lamas são do tipo removível ou estacionário, com proteção de metal ou plástico, que é fixada no garfo localizado acima das rodas e protege contra diversos problemas: água, sujeira e respingos. Eles diferem nas opções de montagem, nível de proteção e têm tamanhos diferentes.
Porém, a presença de asas não pode servir como garantia de proteção absoluta de tudo o que foi mencionado acima. Nem toda asa é 100% capaz de desempenhar suas funções, apesar da grande variedade desses acessórios.
Principais variedades
Antes de escolher um componente, você deve considerar os tipos de asas. De acordo com o material de execução, são eles:
- plástico;
- metal.
Esta é a matéria-prima básica. Existem também defensas feitas com fibra de carbono (fibra de carbono). Sua vantagem está nos melhores parâmetros de peso.
Pelo método de fixação existem:
- destacável rápido;
- estacionário (outro nome é em tamanho real).
Desmontável rápido
Este tipo de proteção é principalmente de plástico, mais adequado para bicicletas de montanha. É fixado aos garfos através dos orifícios existentes. Todos os parafusos estão incluídos com o elemento.
Antes de comprar, certifique-se de que esses orifícios estejam presentes nos garfos da bicicleta.
Em um cenário diferente, você precisará de uma proteção de liberação rápida com um método de fixação diferente. A asa traseira é montada em um pino que conecta a sela ao quadro por meio de um clipe ou cinto.
O para-lama dianteiro tem um parafuso que é aparafusado na bucha do garfo dianteiro para prendê-lo no lugar. A estrutura das asas permite ajustar a altura.
As vantagens desse tipo incluem:
- pouco peso;
- facilidade de instalação e desmontagem;
- facilidade de limpeza;
- folga impressionante entre o pára-choque e o pneu.
Aliás, a distância igual da proteção ao pneu tem aspectos positivos e negativos. A mountain bike está equipada com piso de pneu sólido. Quando a distância até a proteção for insignificante, a sujeira começará a se acumular sob ela e será difícil removê-la de lá. E a uma grande distância, torrões e respingos voarão em diferentes direções, reduzindo a praticidade de uma asa de bicicleta.
As desvantagens dos componentes de liberação rápida incluem:
- baixo nível de proteção (consequência de uma grande folga);
- baixa resistência (geralmente feito de plástico);
- má fixação dos fechos.
Como esse tipo de proteção é mantido em um único parafuso e as amostras individuais estão completamente em uma braçadeira, ao se mover através de áreas com condições difíceis de movimento, os componentes podem se mover. E devido ao fato de que as de desmontagem rápida são colocadas em bicicletas de montanha, que raramente se movem sobre uma superfície asfaltada, a proteção precisa ser constantemente corrigida.
Estacionário
Essas amostras são chamadas de tamanho real, porque são bastante adjacentes ao pneu e, na verdade, cobrem uma parte significativa da roda. Como resultado, eles fornecem uma proteção muito melhor contra respingos e sujeira.
Resumindo, as qualidades positivas dos elementos de proteção estacionários são as desvantagens dos de troca rápida, e as vantagens dos removíveis são as desvantagens dos de tamanho normal.
Vantagens:
- fixação confiável;
- alto nível de proteção, já que a asa é instalada próxima ao pneu;
- boa resistência do material de fabricação.
Contras de elementos estacionários:
- você precisa de ouvidos especializados no quadro e no garfo da bicicleta para consertar esse tipo de asa de bicicleta;
- sujeira pode se acumular entre os para-lamas e os pneus (devido ao pequeno espaço livre);
- maior peso da asa;
- não versatilidade de fixação.
Peculiaridades
Os ciclistas dizem que o para-lama de 26 polegadas merece atenção especial. Não só tem um aspecto bonito, mas também protege o ciclista da água e da sujidade. Isso é facilitado pelo fato de que a peça cobre essencialmente 50% da roda.
O material de produção pode ser: plástico, metal-plástico ou metal leve. Isso possibilita a fabricação de uma estrutura não muito pesada, mas bastante robusta. Em algumas versões, as peças são repelentes à água.
Entre outras coisas, se não houver apoios adequados na bicicleta, você pode escolher modificações nas quais existem grampos especializados que são fixados diretamente no quadro do veículo.
Escolha
Em primeiro lugar, você deve entender como todas as opções disponíveis são diferentes. Os seguintes parâmetros são importantes aqui:
- tamanho da roda da bicicleta: 26, 27,7 ou 29 polegadas;
- material de criação de asas: metal ou plástico;
- métodos de fixação: estacionário ou destacável rápido;
- em locais para montar em uma bicicleta;
- pelo nível de proteção: curto ou longo.
Conhecendo o diâmetro da roda, você pode selecionar facilmente a asa direita.
Para mountain bike (mountain bike)
Os para-lamas de tamanho real não são adequados para passeios de montanha, devido ao fato de que o piso maciço de uma mountain bike vai sugar a sujeira e obstruir o espaço entre a roda e a proteção com ela. Melhor comprar elementos de plástico de liberação rápida.
Para ciclismo de estrada
Aqui, o peso e o desempenho aerodinâmico são uma prioridade. Pára-lamas de plástico (ou carbono) de tamanho normal são usados para bicicletas de estrada. Eles são bastante leves, resistem perfeitamente ao acúmulo de sujeira e são essencialmente discretos. Sem eles, dirigir pelas ruas molhadas da cidade é desconfortável, portanto, para modificações nas estradas, é aconselhável comprar amostras em tamanho real.
Para bicicleta urbana leve (bicicleta urbana)
Não vai demorar muito para "quebrar a cabeça" para resolver o problema, você pode colocar imediatamente uma proteção de grande diâmetro, que ficará bem próxima às rodas. Além disso, guarda-lamas de borracha são instalados na parte inferior dos pára-lamas dianteiro e traseiro. Você pode comprá-los adicionalmente em uma loja de artigos esportivos ou diretamente com um conjunto com asas. Você também pode escolher suas asas por cor (até mesmo branco).
Na dúvida, se é necessário adquirir proteção dupla para as rodas dianteiras e traseiras, é preferível instalar nas traseiras. Uma dessas opções baratas seria uma asa de metal. Caracterizado como full-size, também é chamado de visual clássico, pois cobre a maior parte da roda.
As opções acima mostram que não há proteção multifuncional contra sujeira e água. Mas é indiscutível que quanto mais correta a relação entre a asa e a roda e quanto mais próximas elas estiverem, maior será o nível de proteção.
Conclusão
Devo dizer que muitas pessoas escolhem as asas de ciclismo com base no preço. Esta não é uma abordagem muito correta, uma vez que as amostras baratas de fabricação chinesa são feitas de plástico frágil, que pode rachar ou rachar como resultado de impactos de várias pedras em alta velocidade, como resultado do que a proteção deixará de cumprir sua tarefa . Ao mesmo tempo o custo de asas de ciclismo de marca não é tão alto a ponto de tentar lucrar com isso... Nesse caso, é aconselhável pagar apenas uma vez e desfrutar de pedalar por mais de um ano, em vez de trocar as asas a cada temporada.
Para obter uma visão geral e as regras para a escolha de pára-lamas para uma bicicleta, veja abaixo.