Guarda-lamas para bicicletas: variedades, dicas para escolher e instalar
A compra de uma bicicleta costuma ser um evento significativo para uma pessoa. Porém, após isso ou durante a operação, o proprietário pode se perguntar sobre a conveniência de adquirir pára-lamas para as rodas dianteiras e traseiras. Alguns os consideram uma adaptação absolutamente sem sentido, enquanto outros, pelo contrário, tendem a vantagens significativas. Vamos considerar esse problema com mais detalhes.
Visualizações
Deve-se notar que os para-lamas de bicicleta diferem uns dos outros até mesmo visualmente. No entanto, vários tipos principais podem ser distinguidos. Eles são feitos para bicicletas diferentes, adequado para modelos desportivos, de montanha, de estrada, dobrável e universal, adultos e crianças, perfeito, por exemplo, para uma bicicleta de duas suspensões, que é cómodo para se deslocar em terrenos difíceis. Eles podem ser facilmente removíveis e fixos. No entanto, as principais são asas estacionárias longas, estacionárias curtas e asas removíveis curtas.
Modelos fixos curtos são geralmente feitos de material leve, como plástico. Sua instalação é direta. Eles são fixados ao quadro com apenas um parafuso. Além disso, o para-lama pode ser montado em um garfo. A instalação é realizada uma vez, após o que os elementos estão constantemente na bicicleta.
No entanto, deve-se ter em mente que as canelas do piloto, assim como a área das alavancas, praticamente não estão protegidas da sujeira.
Quando se trata de asas curtas removíveis, elas se parecem com as anteriores. O material de fabricação também é plástico. Os elementos são fixados com uma braçadeira especial.Os usuários não consideram esta opção particularmente bem-sucedida, uma vez que está localizada muito longe da roda, respectivamente, a lama voa em direções diferentes, mas não obstrui os pára-lamas. Além disso, a proteção pode ser facilmente removida, se necessário.
As asas estacionárias longas também não podem ser ignoradas. Eles podem ser de metal ou metal-plástico. Existem modelos totalmente de metal. Sua característica distintiva é a capacidade de fechar as rodas em quase um quarto. Isso permite maximizar a proteção contra as condições adversas da estrada. No entanto, nem todo mundo gosta desses modelos. O fato é que ficam ao lado das rodas, respectivamente, entopem rapidamente e também pesam bastante. Não é recomendado usá-los ao dirigir em terreno acidentado ou floresta.
Além disso, o kit do ciclista pode ser recarregado com miniparalamas. Inicialmente, sua função foi considerada a proteção do assento e da parte inferior do tronco do ciclista. No entanto, o modelo não se tornou particularmente popular.
Vantagens e desvantagens
É preciso dizer que cada tipo de asa tem seus prós e contras. Você deve fazer sua escolha, focalizando suas nuances. Também é importante como o ciclista planeja usar seu transporte: se será em uma rodovia ou em um terreno acidentado.
Modelos fixos longos são pesados e volumosos. No entanto, a proteção neste caso será máxima. Os ciclistas podem escolher modelos de metal ou metal-plástico. Em alguns casos, é aconselhável prestar atenção aos modelos de carbono. A fixação revela-se fiável e é efectuada em vários pontos ao mesmo tempo - o que ajuda o elemento a não oscilar, mesmo com uma condução rápida e ativa.
A longa asa estacionária esconde a roda em quase um quarto, sendo o mais próximo possível. Isso é bom no sentido de que proteção é fornecida tanto quanto possível. Porém, entre os pontos negativos, pode-se notar que devido a esse arranjo, a sujeira pode entupir sob a asa, o que, por sua vez, interfere na liberdade de movimento da roda.
A limpeza ajuda a corrigir a situação, o que leva tempo do dono da bicicleta.
A asa estacionária longa tem aproximadamente metade do tamanho da asa curta... No segundo caso, acaba-se por evitar o volume, além disso, o peso é significativamente reduzido. Ao mesmo tempo, também existem desvantagens, uma das quais é fixação mais fraca, uma vez que o elemento é preso por apenas um parafuso... Isso não adiciona estabilidade a ele. Na maioria das vezes, um dispositivo é feito de plástico, que é bastante frágil, mas muito barato de usar. A proteção não é muito confiável, mas ainda está lá e o design parece limpo.
Em termos de qualidades básicas, uma asa curta fixa é muito semelhante a uma asa de liberação rápida. No entanto, ainda existem diferenças. Por exemplo, o elemento praticamente não fica entupido de sujeira, pois fica bem afastado da roda. Como o nome sugere, ele trava na bicicleta rapidamente e se retrai com a mesma rapidez.
Ao mesmo tempo, os usuários observam propriedades protetoras bastante fracas.
Como escolher?
O pára-choque da bicicleta é projetado para proteger o proprietário da bicicleta contra sujeira e respingos sob as rodas. Deve-se ter em mente que grandes estruturas aumentarão significativamente o peso geral, enquanto reduzem a aerodinâmica. Em alguns casos, isso é altamente indesejável, por exemplo, quando se trata de disciplinas competitivas e extremas.
Os especialistas recomendam na hora de escolher um dispositivo prestar atenção principalmente ao tamanho dos pneus e ao tipo de montagens presentes. O tamanho inclui não apenas a largura, mas também o diâmetro. Não há dificuldades na sua determinação, uma vez que os dados estão indicados na superfície do pneu. O diâmetro pode ser de 12 "a 29". Os pneus mais populares são de 16, 20, 24, 26, 27 e 28 polegadas. E a largura também é muito importante, porque a área de cobertura deve ser a maior possível.
Este valor é especialmente importante para bicicletas gordas e bicicletas de montanha. A parte pode ser escolhida larga ou, pelo contrário, muito pequena.
Em seguida, você deve decidir sobre a montagem. A bike bike deve ter os orifícios necessários para consertar a asa. Na maioria das vezes, eles estão localizados nas forquilhas do gorila, às vezes no tubo inferior da estrutura. Eles também podem estar na área onde a roda traseira está fixada à estrutura. Se esses furos forem fornecidos pelo fabricante, um conjunto completo de defensas pode ser instalado.
A forma e a aparência das asas da bicicleta devem ser escolhidas com base no tipo de bicicleta. O fato é que diferentes modelos são adaptados a diferentes condições de direção. É por isso As defesas podem ser divididas em vários grupos: para bicicletas de montanha, bicicletas de estrada e de cidade.
Uma consideração importante ao escolher é a geometria da asa. Por exemplo, o famoso alemão Empresa SKS oferece uma variedade de produtos de qualidade - perfis transversais com grande número de arestas e ranhuras que servem para escoar a água que não cairá sobre o ciclista. Também é protegido por pára-lama.
É a elaboração detalhada dos elementos e o aprimoramento de cada detalhe que distingue os produtos de marca dos produtos chineses desconhecidos.
Não devemos esquecer a aparência. Este elemento é perfeitamente capaz de adicionar atratividade à bicicleta. Você pode escolher modelos em cores diferentes, que vão do branco padrão ao preto fosco. Cópias mais caras são feitas de cromo. Os estetas conseguem encontrar asas para bicicletas, mesmo para bicicletas retro.
Em nenhum caso você deve escolher os para-lamas de bicicleta com base no custo. O fato é que para a produção dos modelos chineses mais baratos se utiliza um plástico frágil e de baixa qualidade, que pode quebrar mesmo com um pequeno impacto externo, como um seixo, e, conseqüentemente, quebrar. Além disso, o preço dos produtos de marca não é tão alto a ponto de economizar, e a vida útil acaba sendo muito mais longa.
Características de cada tipo
Quaisquer que sejam os guardas usados, se o caminho do ciclista percorrer planícies montanhosas, ele precisará de proteção contra lama. Nesse caso, os usuários recomendam o uso de elementos de liberação rápida. O mercado oferece este produto em uma ampla gama. O principal é escolher o tamanho certo.
Quando se trata de ciclismo em estrada, uma das principais condições é manter as características de velocidade. Tanto a aerodinâmica quanto o peso devem ser considerados. Conseqüentemente, para-lamas grandes e pesados de metal não são uma boa ideia. Acessórios de carbono ou plástico de tamanho normal são bons, no entanto.
Eles não só fornecem proteção confiável, mas também permitem que você se mova de forma rápida e confortável.
Se a bicicleta for usada para viagens pela cidade, você deve optar por pára-lamas longos de comprimento total. Os materiais de fabricação preferidos são metal e metal-plástico. Eles protegerão perfeitamente o ciclista da umidade e sujeira em tempo chuvoso.
No entanto, você precisa entender que durante o mau tempo você ainda não conseguirá ficar seco, mas depois de uma tempestade será bastante confortável para se locomover.
Diâmetro da asa 26
Os usuários afirmam que a asa em tamanho real de 26 polegadas merece atenção especial. Não só tem um aspecto bonito, mas também protege o ciclista da sujidade e da água. Isso ocorre porque o elemento ocupa quase metade da roda.
O material de fabricação pode ser plástico e metal-plástico ou metal leve. Isso permite que você crie uma estrutura que não seja muito pesada, mas ao mesmo tempo bastante forte. Em alguns casos, os elementos são repelentes à água.
Pode haver várias opções de montagem.Eles têm seus próprios grampos, o que permite que eles sejam fixados com segurança no quadro ou no garfo.
Eu preciso apostar?
Essa pergunta é feita com mais frequência por aqueles que vão fazer uma escolha em relação a asas de ciclismo de tamanho real. Todos os argumentos devem ser considerados.
Apesar de muitos considerarem a proteção bastante fraca, ela ainda permite que você proteja o proprietário da bicicleta contra sujeira e umidade. Isso é especialmente verdadeiro depois da chuva, quando a sujeira pode voar para fora das rodas e manchar o piloto.
Na maioria das vezes, os para-lamas dão à moto uma aparência apresentável. No entanto, em alguns veículos, eles podem não parecer muito apropriados, mas isso é uma exceção.
O excesso de peso pode, é claro, ser um obstáculo. No entanto, estamos falando literalmente sobre segundos, que na vida cotidiana não são particularmente importantes. E há muito mais vantagens.
O mesmo vale para a deterioração da aerodinâmica. Pode, sim, ser reduzido, mas não tanto que importe, se não estivermos falando de competições esportivas. É por isso os proprietários de bicicletas estão optando por asas cada vez mais frequentemente.
Para informações sobre como escolher os para-lamas para uma bicicleta, veja o próximo vídeo.