Montagem para uma bicicleta no engate de um carro: características e opções
As pessoas que costumam sair de férias com a bicicleta ou apenas passear de bicicleta fora da cidade, muitas vezes enfrentam o problema de falta de espaço no carro. Pode haver uma família dentro, várias coisas necessárias para um piquenique ou descanso. E acontece que um automóvel de passageiros é simplesmente pequeno, razão pela qual uma bicicleta não pode ser acomodada em seu interior. Em tais situações, bicicletários especiais para a barra de reboque do carro ajudarão.
Descrição
O porta-bicicletas é uma pequena estrutura feita de tubos de alumínio ou aço. Alguns projetos também incluem um suporte especial para placas de carros. A bicicleta é fixada com segurança nela, após o que você pode transportá-la com segurança a qualquer distância, sem medo de danificar o carro e sem ocupar espaço dentro do carro.
É importante notar que muitos bicicletários são capazes de girar em diferentes ângulos. Isso lhe dará a oportunidade de personalizar totalmente o design para você.
Visualizações
Todos os suportes para bicicletas do engate podem ser divididos em estruturas de suspensão e plataformas.
Princípio da Operação suportes pendurados muito simples. Possuem um sistema de fixação especial, através do qual a bicicleta é fixada com a ajuda de grampos fixados no quadro. As próprias rodas ficarão no ar, ou seja, no estado "suspenso".
Porta-bicicletas de plataforma superam os suspensos em quase todos os aspectos. As bicicletas nesses suportes não apenas se agarram e ficam suspensas no ar, mas também ficam em ranhuras especiais. Tal dispositivo permitirá que a bicicleta seja presa com segurança e não permitirá que ela caia, mesmo em altas velocidades.
Esses projetos também fornecem sinais de luz embutidos (viragem, frenagem), que funcionam em sincronia com os de automóveis.
Vantagens e desvantagens
Os suportes de plataforma e pendente têm prós e contras a serem considerados.
As estruturas suspensas têm muitas vantagens às quais você deve prestar atenção. Esses incluem:
- dimensões muito pequenas;
- conveniência de armazenamento;
- confiabilidade;
- eles não vão danificar o carro;
- possibilitar o transporte de até 3 bicicletas ao mesmo tempo;
- não requerem cuidados especiais.
No entanto, eles também têm desvantagens, embora em quantidades menores:
- não é adequado para viagens longas ou longas distâncias;
- é possível que o dispositivo cubra parcial ou totalmente a placa do carro.
Se você quiser escolher algo confiável e barato, dê uma olhada neste tipo de montagem.
As vantagens da plataforma podem ser atribuídas com segurança a:
- princípio de funcionamento muito conveniente;
- Possibilidade de transportar até 4 bicicletas ao mesmo tempo;
- não impossibilita o uso do porta-malas;
- conveniência durante viagens longas (ou longas distâncias);
- existe a possibilidade de exibir a placa do veículo no próprio porta-bicicletas;
- a presença de sinais luminosos.
Os porta-bicicletas da plataforma não têm desvantagens. Os compradores observam apenas que o preço desses suportes é superior ao dos modelos pendentes. Ao mesmo tempo, eles concordam que sua qualidade e conveniência também são muito superiores.
Como escolher?
A escolha do suporte para bicicleta é uma questão que deve ser assumida com total responsabilidade, pois disso depende a segurança da sua bicicleta quando se viaja de automóvel. Ao escolher, você deve prestar atenção a vários fatores principais:
- preço;
- dimensões do porta-bicicletas;
- a distância em que o transporte será realizado;
- velocidade média de movimento;
- conveniência.
A primeira coisa a verificar é quanto dinheiro você está disposto a pagar por um suporte de bicicleta. O custo de um bom porta-bicicletas pode chegar a 20.000 rublos ou mais. Isso se aplica a suportes para bicicletas de plataforma. Dispositivos suspensos custarão muito menos (cerca de 4.500-10.000 rublos), uma vez que sua funcionalidade é menor e o princípio de operação não é tão eficaz. No entanto, o preço está longe de ser o fator mais importante a se prestar atenção. Lembre-se de que qualidade e confiabilidade são sempre mais importantes.
Agora pense em quantas bicicletas você vai transportar de cada vez. À venda pode encontrar facilmente bicicletários com capacidade para 2 a 4 bicicletas. Lembre-se que ao aumentar o espaço no suporte, você aumentará o tamanho do seu veículo (fica um pouco mais difícil de dirigir). Como isso não é muito confortável para muitos, você deve comprar um suporte estritamente para o número de bicicletas que possui.
Vale dizer que seu preço depende também da capacidade da montaria. Esteja ciente de que quanto maior o volume, maior será o preço do bicicletário. Se você quer economizar, compre um que tenha menos bicicletas.
Um fator igualmente importante na escolha é o quão longe você vai pedalar usando o bicicletário. Diferentes tipos de suportes são projetados para diferentes cargas e isso não deve ser esquecido se você quiser usar o bicicletário o máximo possível.
Um bicicletário suspenso será muito útil se você não for andar nele por mais de 100 quilômetros. É o bastante para evitar que a sua bicicleta caia ou danifique o próprio carro durante a condução, e o titular vai "viver" nessas condições por muito tempo. Se você planeja viajar muito (mais de 100 quilômetros), não deve nem olhar para os modelos suspensos. Definitivamente, sua escolha deve ser algo da série de plataformas. Somente esses suportes podem fornecer a confiabilidade de transporte de sua bicicleta por longas distâncias.
Não se esqueça da velocidade do movimento.Diferentes tipos de porta-bicicletas são projetados para diferentes velocidades de veículos. Isso se deve não só ao tipo, mas também ao tamanho dos suportes, pois um aumento no tamanho também altera a carga no engate do carro.
Se você se move a uma velocidade que não excede 100-110 quilômetros por hora, um suporte para bicicletas suspenso simples é bastante adequado para você. (Você pode usar com segurança um dispositivo com capacidade de 3-4 lugares). Se você é um fã de direção rápida (de 110 a 130-135 quilômetros por hora), você definitivamente deve escolher o tipo de plataforma de fixação. Ao mesmo tempo, você não deve transportar mais do que 1-2 bicicletas no dispositivo em uma viagem, pois isso cria uma enorme carga na estrutura do suporte. A violação dessas recomendações pode resultar na perda de suas bicicletas, falha do próprio suporte ou até mesmo danos nos elementos traseiros do carro.
Outro fator é a facilidade de uso do bicicletário. Claro, esse fator não pode ser ignorado, especialmente se você planeja usar o dispositivo com frequência. O próprio conceito de "conveniência" em relação aos porta-bicicletas pode ser dividido em vários pontos:
- em consolidação;
- durante o transporte;
- no cuidado.
Deve-se notar que os modelos de plataforma superam as estruturas suspensas mais simples em todos os aspectos. Isso é conseguido devido ao fato de que os bicicletários de plataforma foram inventados um pouco mais tarde.
Ao prender a bicicleta no suporte da suspensão, você deve usar as cintas especiais para esticá-la. Pode levar muito tempo e, quando você está com pressa, torna-se um verdadeiro tormento. As estruturas de plataforma não apresentam esse inconveniente, seu princípio de fixação é muito mais simples.
Antes de transportar bicicletas em modelos suspensos, é recomendável enrolar um pano macio ao redor do guiador e outras áreas salientes. Isso é necessário para que o vidro traseiro do carro não seja danificado durante freadas bruscas ou ao passar por cima de lombadas. Mais uma vez, os suportes para bicicletas de plataforma são projetados simplesmente para evitar que a bicicleta bata no carro.
Não se esqueça de cuidar dos suportes se quiser que o dispositivo o sirva o maior tempo possível. Os modelos pendentes apresentam problemas com as tiras que atuam como ancoragem. Eles se deterioram ou desgastam com o tempo, portanto, será necessário substituí-los ocasionalmente. Mesmo as tiras feitas de materiais de alta qualidade não o salvarão desse problema - elas também se deteriorarão mais cedo ou mais tarde.
Mas você pode ter certeza de que os bicicletários de plataforma o salvarão desse problema, porque eles têm um princípio de operação completamente diferente.
Marcas populares
Há um grande número de marcas que produzem racks para bicicletas com barra de tração. Para comprar um produto realmente de alta qualidade, você precisa conhecer todas as nuances dos produtos de um determinado fabricante. Na maioria das vezes, você pode encontrar suportes para bicicletas de marcas como Thule, Amos, Buzzrack.
A maioria dos ciclistas Marca Thule reconhecida como a melhor e mais alta qualidade nesta área (a julgar por avaliações e avaliações). A empresa já existe há muito tempo e conseguiu colocar-se de forma positiva no mercado. Eles têm uma vasta gama de bicicletários e produtos relacionados. Ao comprar produtos Thule, você pode ter certeza absoluta de que a qualidade da soldagem e montagem da estrutura não o decepcionará.
Porém, esses produtos também apresentam desvantagens, mais precisamente, uma delas é o preço. Os produtos desta marca são bastante caros e podem não ser acessíveis para muitos ciclistas (o preço dos detentores pode ir até 50.000 rublos). Por causa disso, muitos tratam Thule com um pouco de desprezo, porque existem contrapartes decentes a um preço mais baixo.
Esses análogos podem ser atribuídos com segurança Marca amós... É um pouco menos popular que o Thule, mas essa não é sua desvantagem. A qualidade dos produtos desta empresa é mais do que decente, pelo que podemos afirmar com segurança que estas marcas estão a par em termos de qualidade.O preço dos produtos Amos é muito mais confortável para o comprador: em média, os equivalentes da Thule são várias vezes mais baratos. É por essa combinação de preço e qualidade que a marca Amos passa a ser a escolha da maioria.
Existe outro fabricante mais ou menos popular de porta-bicicletas - Buzzrack... Esta marca apareceu há relativamente pouco tempo, muitas pessoas suspeitam dela. Sobre a qualidade de seus produtos, só podemos dizer que o Buzzrack é ligeiramente inferior neste parâmetro aos produtos da Amos. O preço destes porta-bicicletas corresponde à sua qualidade, embora muitos entusiastas da bicicleta aconselhem gastar um pouco mais dinheiro, mas que tenham a confiança na fiabilidade do produto.
Regras de transporte
Ao usar porta-bicicletas com barra de reboque, certas regras de trânsito devem ser observadas. Não são tantos: o suporte não deve obstruir placas e luzes (faróis, piscas) do carro. Em caso de não cumprimento dessas condições, você pode receber multa de até 800 rublos.
Se a placa do carro se sobrepõe, você pode colocá-la diretamente no quadro do bicicletário. No que diz respeito aos faróis e piscas, tudo é muito mais complicado. Se o seu bicicletário não foi projetado com luzes integradas que funcionarão em sincronia com as luzes do carro, você terá que instalá-los manualmente.
Veja abaixo como prender o suporte para bicicletas ao engate.