Bicicletas

Como escolher a bicicleta certa para não se arrepender de ter comprado?

Como escolher a bicicleta certa para não se arrepender de ter comprado?
Contente
  1. Visualizações
  2. Levamos em consideração os estilos de pilotagem
  3. Critérios importantes
  4. Levamos em consideração a idade e a altura do ciclista
  5. Equipamento
  6. Estamos procurando uma oportunidade de test drive
  7. Análise de modelos e fabricantes populares
  8. Erros comuns
  9. Manutenção
  10. Manual
  11. Segurança

Comprar uma bicicleta é um negócio responsável. Se você abordar esta tarefa com cuidado, o transporte em duas rodas irá deliciá-lo por muito tempo, proporcionando agradáveis ​​e saudáveis ​​minutos de lazer. Antes de fazer sua escolha, você deve entender claramente que tipo de bicicleta precisa, para quais finalidades e quais características ela deve ter.

Visualizações

As bicicletas são diferentes. Este transporte é dividido em classes de acordo com a finalidade, número de rodas, características. Algumas pessoas precisam de um "cavalo de ferro" leve e resistente que o ajudará a chegar rapidamente ao trabalho ou aos estudos, outras precisam de um meio de transporte especial que permitirá que você obtenha muitas impressões e adrenalina de acrobacias de tirar o fôlego no ciclismo.

Uma bicicleta ideal no primeiro caso é totalmente inadequada no segundo, por isso é importante começar a fazer sua escolha determinando o tipo de veículo.

Montanha

Este veículo está idealmente adaptado para terrenos montanhosos, equipado com uma estrutura reforçada. Essas bicicletas podem ser encontradas sob os nomes de MTB, ATB, mountain bike. Eles são ideais para downhill, freeride, terra e treinamento de cross-country. A bicicleta supera facilmente terrenos acidentados e é adequada para estradas em más condições.

Esses modelos se distinguem por um quadro bastante potente, rodas com pneus sólidos e piso pronunciado, um grande número de marchas, aro e freios a disco. Existem muitas opções de equipamento adicional de transporte - depende da finalidade específica. Uma coisa é pedalar fora da cidade no seu dia de folga, e uma abordagem completamente diferente será necessária para completar uma bicicleta para uma competição. Hoje, os pilotos estão usando modelos de montanha para a direção urbana do dia a dia.

Se você está procurando uma mountain bike, considere a variedade de bicicletas de duas suspensões: elas se diferenciam das mountain bikes clássicas pela presença de amortecimento duplo - dianteiro e traseiro.

Fatbikes

Essas bicicletas têm pneus largos e grossos. A estrutura exteriormente se assemelha a uma estrutura de montanha, mas se distingue por uma resistência ainda maior. Este é um verdadeiro veículo off-road entre as bicicletas. Mingau de neve na estrada, areia e manchas de lama obedecem facilmente a ele. Com esse transporte, você pode fazer uma caminhada feliz. O transporte correrá perfeitamente tanto na floresta como no campo.

Esportes

A classificação dos modelos esportivos é extensa. Isso inclui bicicletas de estrada ou bicicletas de estrada. Eles são ideais para o ciclismo de estrada. Eles se distinguem por seu peso muito leve, design com rodas finas, formato especial do volante e do assento. Uma pessoa sentada não na vertical, mas aerodinamicamente, com uma inclinação para a frente, o que permite desenvolver velocidades tremendas. Eles exigem uma superfície de estrada plana.

Esportes também incluem ciclocross... Essas bicicletas são semelhantes em aparência às bicicletas de estrada, mas têm suas próprias características distintas - são projetadas para andar em estradas irregulares, se não mesmo em terrenos acidentados em altas velocidades. Eles se distinguem por uma estrutura sólida, excelentes protetores e freios a disco confiáveis. O ciclocross é freqüentemente usado não apenas por atletas, mas também por amadores para dirigir na cidade e fora dela.

Outro tipo de bicicleta esportiva é a bicicleta de teste. Também é usado para freestyle. Esses modelos são designados BMX e trial. Estes modelos não se confundem com os outros: têm armações alongadas, localizadas baixas, não possuem selim e guiador largo. Isso torna possível andar quase em pé, realizar acrobacias incríveis.

Urbano

As bicicletas de cidade ou de estrada não são muito inferiores às bicicletas esportivas em termos de variedade de tipos. E a opinião de que sua função principal é a direção urbana e recreativa não é totalmente correta. Elas são simples apenas na aparência; na verdade, essas bicicletas populares são notavelmente diferentes umas das outras.

As bicicletas de estrada são mais pesadas do que as esportivas, mas também mais estáveis ​​e confortáveis, você sempre pode anexar um porta-malas a elas, cesto de compras, guarda-lamas, protecção com corrente para que calças e vestidos de senhora não caiam na corrente durante a viagem.

As bicicletas urbanas têm selins largos, não podem orgulhar-se de um grande número de velocidades, mas isso não é necessário em condições de tráfego urbano. O design pressupõe um ajuste vertical para o piloto.

Não há necessidade de grandes investimentos em manutenção.

Híbridos

O híbrido é uma verdadeira opção versátil que combina as vantagens das opções urbana, rodoviária e de montanha. Para simplificar, parece mais uma mountain bike, mas está adaptada de maneira ideal para se mover no asfalto de cidades e vilas.

Os modelos híbridos apresentam quadros leves e altos. Neles, você pode, se desejar, instalar pára-lamas, um porta-malas e outros acessórios. Essas bicicletas são muito populares, pois correspondem a várias tarefas ao mesmo tempo, são multivariadas.

Turista

Modelos de turismo ou turísticos são projetados para turistas tranquilos em estradas relativamente planas. São semelhantes aos porta-bagagens, mas podem ser equipados com um porta-bagagens concebido para uma grande carga de bagagem, têm uma forquilha rígida e rodas muito fiáveis. O sistema de transmissão geralmente inclui a capacidade de viagem off-road. Perfeitamente protegido de sujeira e umidade.

Dobrável

São fáceis de guardar em condições de falta de espaço, carregá-los no porta-malas ou mesmo carregá-los na mão quando o motociclista chegar ao destino. Existem bicicletas urbanas, turísticas, elétricas. Eles são ligeiramente inferiores em velocidade e manuseio, mas a moldura dobrável vale a pena. A compactação vem em primeiro lugar para essas bicicletas.

Crianças e mulheres

O transporte infantil é um grupo muito diversificado. Inclui opções de duas, três e quatro rodas. As bicicletas femininas têm diferenças estruturais que levam em consideração as características anatômicas: a geometria do quadro é diferente, a distância do assento ao guiador é menor, o assento é mais largo.

Para o belo sexo, são criadas bicicletas de todos os tipos - desde bicicletas de montanha até bicicletas de passeio.

Frete

Existem bicicletas especiais nas quais é conveniente e fácil transportar mercadorias. Geralmente têm três rodas e uma cesta grande na parte de trás. Essa bicicleta vai ser uma grande ajuda no campo, no campo. Existem modelos com reboques - cadeiras de rodas para cargas.

Tandems

Na verdade, também são quase caminhões, mas em vez de um trailer, uma estrutura é fixada na parte traseira, na qual o segundo ciclista pode caber. O primeiro dirige e escolhe a direção, o segundo pedala e respira ar puro por prazer.

Elétrico

Essas bicicletas têm motor elétrico. Você pode montá-los da maneira usual, pedalando diligentemente e usando os "serviços" de uma roda motriz, que gira por um motor elétrico.

Ligerades

Uma bicicleta muito interessante, que também é popularmente chamada de reclinada. As costas do ciclista ficam em uma espreguiçadeira especial. Esses modelos aceleram muito bem, são manobráveis ​​e um ajuste especial permite viajar longas distâncias sem se cansar.

Monociclos

Uma bicicleta com uma roda regular. Um ciclista está localizado diretamente acima dele. Esses monociclos são encontrados na linha de veículos de montanha, acrobacias e até mesmo rodoviários.

Família

Isso inclui modelos de bicicletas para transportar pessoas. Há assentos para várias pessoas atrás do piloto principal. Existem modelos triplos e quádruplos. Normalmente, os adultos estão na frente e atrás e as crianças no meio.

Levamos em consideração os estilos de pilotagem

Como você pode ver, existem muitos tipos de bicicletas e, portanto, o estilo de pedalar é o critério mais importante para escolher um modelo adequado, o que permitirá que você escolha o veículo certo para uma residência de verão, esporte, deslocamento ou caminhada, para uma criança ou um aposentado.

Informações sobre características técnicas costumam ser difíceis para um iniciante, mas os critérios para cada tipo e finalidade de uso são bastante claros, se desejado, podem ser facilmente memorizados.

Urbano

Como o nome sugere, o objetivo de tal veículo é mover-se rapidamente pela cidade para trabalhar, estudar, fazer caminhadas, viajar para lojas, para mercados. Normalmente, esses modelos são acessíveis e fabricados com materiais baratos. Não se deve confundir com a estrutura de aço, não há engrenagens ou não há mais de cinco.

Os modelos são bastante pesados ​​- de 15 quilos ou mais. Ao escolher, é importante prestar atenção ao quadro. Se a mulher vai cavalgar, então é melhor escolher uma estrutura aberta, os homens são mais adequados para uma armação em forma de trapézio.

As bicicletas urbanas são quase sempre totalmente soldadas, mas também existem modelos dobráveis. - são mais convenientes para guardar, mesmo na ausência de um local especial para isso. As bicicletas urbanas para adultos têm rodas que variam de 20 a 28 polegadas. As larguras dos pneus variam de 1,5 a 2,1 polegadas.

Se você precisa de uma bicicleta para pedalar até a dacha, fora da cidade, para transportar cargas significativas, então é melhor escolher a opção turística.

Montanha

Nenhuma outra bicicleta exige tanto estabelecimento de metas quanto as bicicletas de montanha. Eles têm um propósito muito específico e, portanto, você precisa decidir para que exatamente você precisa de um "cavalo de ferro". Se você precisa dirigir em estradas rurais irregulares, é melhor escolher um modelo com uma estrutura leve de alumínio e bons amortecedores. Os freios de mountain bike são geralmente excelentes, mas os freios duplos são preferíveis como sistema de backup.

Se o objetivo é rodar em alta velocidade, então não será difícil escolher, a preferência deve ser dada a modelos com um número de velocidades de 21 a 27.

Observe que uma boa mountain bike é leve, mas robusta, com rodas menores e guiador reto. O design da estrutura em forma de Y não será muito confortável para passeios longos e, portanto, é mais adequado para ciclismo de curta duração. Para XC, Downhill, Freeride, Street e Dirt, existem modelos separados muito específicos.

Rodovia

Uma bicicleta de estrada pode ser facilmente comparada a um carro de corrida: é doloroso andar em estradas ruins, mas é um prazer andar em uma pista plana. Este é o modelo mais leve e rápido, deve pesar cerca de 5 quilos. A falta de absorção de choques torna a estrutura mais leve, mas é esse fato que torna o transporte muito inconveniente para a circulação em estradas de terra. A road bike é ótima para os fãs de altas velocidades e para quem anda em pistas com uma superfície especial, para os fãs do ciclismo de estrada, trial.

Com isso, você pode "balançar" em viagens de longa distância e até internacionais.

O volante da bicicleta de estrada tem o formato de uma buzina e é ótimo para amortecer a resistência do vento contrário, as rodas são estreitas, não há suspensões. Melhor dar preferência aos modelos com moldura em fibra de carbono ou alumínio. Uma mochila conveniente será um bom complemento para a compra, uma vez que o porta-malas não é instalado nesses veículos.

Híbrido

Este tipo de bicicleta é o mais procurado devido à sua versatilidade e durabilidade. É uma mistura de mountain bikes e bicicletas de estrada e foi projetada para uso polivalente. Os pneus têm uma banda de rodagem dupla: o lado externo é áspero, o lado interno é plano, o que permite dirigir um híbrido em diferentes tipos de piso.

As rodas são grandes, mas o passeio é bastante leve. Eles são estáveis, seguros e confiáveis. Ao escolher esse tipo de veículo, deve-se ter em mente que um volante plano e alongado é o ideal. - proporcionará a posição corporal correta em que o motociclista ficará menos cansado. A localização da marcha e dos freios também é ideal para um passeio descontraído, não para superar as corridas.

A pedido do comprador, os híbridos são equipados com porta-malas, pára-lamas.

Critérios importantes

As questões que surgem ao escolher um "cavalo de ferro" são variadas e numerosas. Eles não são solicitados apenas por atletas que escolhem um modelo específico, adaptado para o tipo de ciclismo que a pessoa pratica. Todo o resto não está imune a dúvidas. Portanto, as dicas básicas para escolher:

  • definir as finalidades para as quais você precisa de uma bicicleta;
  • especifique onde você irá montá-lo com frequência;
  • tenha uma ideia precisa de sua própria altura e peso;
  • responda a si mesmo à pergunta: em que época do ano serão realizadas as viagens;
  • defina uma faixa de preço que você possa controlar.

Se já consideramos os principais objetivos do ciclismo, resta descobrir os critérios de conformidade para outras questões. Se você planeja pedalar no inverno, é melhor escolher modelos equipados com amortecedores hidráulicos e freios a disco.

Com um peso próprio sólido e alto crescimento, deve-se cuidar de um quadro mais durável. O resto das nuances das características técnicas devem ser consideradas separadamente.

Número de velocidades e interruptores

Há uma opinião entre as pessoas que quanto mais velocidades uma bicicleta tem, melhor, mais inclinada e mais divertida. Isso é um mito, e antes de falar sobre o número necessário de velocidades, você deve entender claramente quem precisa disso - um grande número delas?

Ao escolher uma bicicleta, você pode facilmente notar que o número de velocidades varia de 1 a 33. Além disso, as combinações podem ser diferentes - 1x7, 2x9, 1x11 e assim por diante. Você deve saber que o número de estrelas à frente é indicado pelo primeiro número, enquanto o segundo responde à pergunta de quantas estrelas estão atrás. A bicicleta tem exatamente tantas velocidades quanto você obtém ao multiplicar o primeiro número pelo segundo.

Basicamente, uma mudança de marcha é um arremesso de corrente de uma coroa para outra, o que permite alterar a relação de marcha e as forças de pedalada. A mudança de marcha é necessária para melhorar o conforto, pois esta ação simples ajuda a gastar menos energia ao dirigir em uma estrada ruim, em condições de tempo desagradáveis.

Anteriormente, acreditava-se que um maior número de velocidades possíveis dá uma oportunidade real de escolher um maior número de opções de movimento, mas hoje acredita-se que um grande número delas simplesmente não é necessário; além disso, quanto mais velocidades, mais pesada será a bicicleta devido às estrelas definidas.

Daí o preço. Bicicletas com 7 a 9 velocidades são geralmente muito mais acessíveis do que bicicletas de 10 velocidades, e bicicletas de 11 a 12 velocidades são algumas vezes encontradas em modelos profissionais. Lembre-se - quanto mais velocidades, mais estrelas, mais fina é a corrente. Isso reduz os indicadores de durabilidade.

Então, de quantas velocidades você precisa? Tudo depende de onde e como você planeja viajar. No parque, na cidade, não são necessárias altas velocidades, você pode passar sem elas e não pagar a mais. Para uma condução rápida em terrenos acidentados e viagens turísticas, é aconselhável utilizar bicicletas multi-velocidades. Por exemplo, ao escolher uma mountain bike, a melhor opção seria de 10-11 velocidades ou mais.

Material de quadro

O material da estrutura é importante ao escolher uma bicicleta. As armações mais comuns são de aço e alumínio, menos frequentemente armações de titânio e carbono. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens. Um bom quadro de bicicleta que você não vai se arrepender por um dia precisa ser durável e confiável.

As estruturas de aço são convencionais, de carbono, cromo-molibdênio. O aço liso é a opção mais barata e é usado para fazer bicicletas baratas. Estas não são as armações mais fortes ou duráveis. Eles são suscetíveis à corrosão e podem quebrar. O aço carbono exibe proteção contra corrosão, é flexível o suficiente para fornecer absorção de choque e é acessível.

Se o ciclista for pesado, até 150 kg, uma estrutura de aço carbono é a melhor escolha.

Estrutura de cromo-molibdênio - o mais confiável e durável entre todos os tipos de aço, mas também custa mais. As grandes vantagens de qualquer estrutura de aço residem na simplicidade e acessibilidade de seu reparo.

Caixilharia de alumínio dê menos peso à bicicleta, torna-se muito mais fácil subir uma montanha ou ganhar velocidade rapidamente. Mas o alumínio, mesmo na composição de uma liga de alta qualidade, é capaz de acumular "fadiga", e isso aumenta a probabilidade de quebra instantânea. Isso é especialmente verdadeiro para os fãs de direção extrema. As armações de alumínio não são suscetíveis à ferrugem, mas amortecem ainda mais as vibrações, apresentam maior sensibilidade a choques, rachaduras, amassados. Ao mesmo tempo, essas estruturas são quase impossíveis de reparar.

Os quadros de titânio são considerados alguns dos melhores. O material incorporou todas as vantagens do aço e das ligas de alumínio. Mas uma moldura de titânio é cara. Esses quadros são muito apreciados pelos entusiastas do ciclismo, pois as bicicletas têm excelente aceleração, mantêm a velocidade e não quebram, além de serem indiferentes à umidade, sujeira e produtos químicos da estrada.

Os quadros de carbono são mais confiáveis ​​e duráveise, portanto, são freqüentemente encontrados em modelos de esportes profissionais. As bicicletas são leves, quase parecidas com titânio, duráveis ​​e não estão sujeitas à ferrugem. As desvantagens incluem o alto custo e a impossibilidade de reparo.

Se a questão do dinheiro não é importante para você, preste atenção aos raros materiais das armações de bicicletas - magnésio, escândio, bambu.

Tipo de amortecedor dianteiro

Existem duas opções - existe um amortecedor ou não. Uma bicicleta sem amortecedor aguenta todos os solavancos, pedras e dá muitos minutos desagradáveis, mas em uma estrada plana apresentará uma velocidade excelente, e a versão com amortecedor é mais adequada para andar em terrenos acidentados.

Para um passeio tranquilo pela cidade, você pode passar sem um amortecedor, mas nas condições de montanhas ou campos, florestas, é difícil imaginar dirigir sem ele. As bicicletas de montanha modernas e suas variedades são equipadas com diferentes amortecedores. Existem opções quando o dispositivo está localizado apenas na roda dianteira, existem suspensões duplas - com amortecimento na parte dianteira e traseira.

Amortecedores de mola falam por si - o efeito de suprimir choques de irregularidades é alcançado graças a uma mola convencional. Eles são encontrados nos modelos mais baratos e são bastante raros. Os amortecedores elastoméricos de mola são usados ​​com mais frequência. Eles podem ser encontrados em modelos de amadores de nível básico. Amortecedor de óleo de mola - uma excelente opção para quem planeja pedalar no inverno, pois o óleo conserva melhor sua qualidade no frio. Óleo de ar - os sistemas de absorção de choque mais leves. Não há primavera neles como espécie, há apenas óleo e ar.

Freios

Bons freios são a chave para sua segurança. Na maioria das vezes, as bicicletas modernas são equipadas com sistemas de freio no aro - a frenagem é obtida atuando no aro da roda. Entre esses freios, Campagnolo e Shimano são considerados de qualidade superior.

Os freios a disco são considerados mais rápidos e precisos; a frenagem é obtida comprimindo um disco especial com pastilhas de freio. Eles são hidráulicos e mecânicos. Só pode ser instalado na frente ou tanto na frente quanto atrás.

Os de disco proporcionam uma travagem mais suave do que os de aro, partem com menos frequência e quase não necessitam de cuidados especiais.

aros

O tamanho e a altura do aro são especificados pelo fabricante. A largura indica a presença de várias paredes. A altura indica a resistência do aro a possíveis deformações em saliências e orifícios. Respectivamente, aros mais largos e mais altos são usados ​​para freeriding do que para passeios urbanos medidos.

Se a bicicleta tem freios a disco, a questão da seleção do aro não é de todo importante. Mas se o freio for de aro, é importante que seja feito de alta qualidade, por exemplo, de alumínio com parede plana.

Tipo de pneu

Se tiver que rodar em estrada ou pista plana, dê preferência aos pneus do tipo "slick" - simples, sem protetores. Mas eles podem não conseguir suportar a travagem em piso molhado. Para dirigir em estradas de terra, off-road e cross-country, o "semi-slick" é mais adequado - um pneu com protetores nas laterais.

Para passeios de lama e cascalho e esqui de montanha, escolha pneus para lama. Você pode optar por uma opção universal - borracha reforçada com fibra de carbono. Os pneus sem câmara são adequados para jantes especiais com alturas elevadas. E para a prática de esportes, as câmaras-de-ar de bicicleta são ideais - pneus de maior resistência.

Se você planeja andar no inverno, deve procurar pneus de inverno especiais com banda de rodagem profunda.

Diâmetro e material da roda

Os diâmetros das rodas variam de 20 a 36 polegadas. Os menores são opções de bicicletas infantis. 24 polegadas - bicicletas para adolescentes e modelos de freeride. 26 "é um tipo de roda popular e comum para bicicletas urbanas. 27 polegadas é o tamanho de uma estrada. 28 polegadas - híbrido e off-road. 29 polegadas - bicicletas de montanha, mas não todas.

As rodas de raio são consideradas mais duráveis ​​e preferidas às rodas de disco.

Levamos em consideração a idade e a altura do ciclista

É importante levar em consideração a altura e a idade do ciclista ao escolher uma bicicleta.

Bicicletas infantis

Se a altura de uma criança é de até 85 centímetros, ele é mais adequado para modelos infantis com rodas de até 12 polegadas, mas assim que sua altura ultrapassar um metro, você pode pegar bicicletas com rodas de 12 a 16 polegadas. O limite de peso para bicicletas infantis é de 20 quilos.

Adolescência

Os modelos adolescentes são versões menores dos adultos, o tamanho começa a partir de 135 centímetros. A partir dos 15 anos, uma criança pode mudar para o modelo adulto.

Adultos

Com uma escolha no local, você só precisa experimentar a moldura por si mesmo. Para fazer isso, uma perna precisa ser jogada sobre o quadro, apoiando-se contra a sela com as costas. Se houver cerca de 12 centímetros de espaço livre do quadro até a virilha, a bicicleta é adequada para você. Considere o seu próprio peso e o peso da carga, deixe uma margem no caso de um aumento repentino da carga no quadro ao pular de um meio-fio, por exemplo.

Equipamento

Preste atenção ao conteúdo da embalagem - é importante que o kit contenha hexágonos que o ajudarão a montar a bicicleta. Alguns modelos são equipados adicionalmente com asas e sino. Mas bolsas e computadores de bordo, se desejado, terão que ser instalados separadamente.

Estamos procurando uma oportunidade de test drive

Não perca a oportunidade não só de experimentar o transporte em altura, mas também de percorrer pelo menos alguns metros. Isso lhe dará uma ideia de seus recursos e fará a escolha final.

Análise de modelos e fabricantes populares

Não será difícil escolher uma bicicleta de alta qualidade e confiável se você souber os nomes das melhores marcas:

  • GT;
  • Merida;
  • Stels;
  • Especializado;
  • Cubo;
  • Gigante;
  • Autor;
  • Avançar;
  • Schwinn;
  • Trek.

Todos esses fabricantes garantem excelente qualidade, cada linha inclui modelos para crianças, adolescentes e adultos.

Erros comuns

Pode haver dois erros ao escolher uma bicicleta - uma tentativa de comprar um modelo que você gosta como um presente como uma surpresa sem a participação pessoal da pessoa a quem o presente se destina, e uma tentativa de comprar uma bicicleta remotamente na aparência. No primeiro caso, você pode calcular mal com o tamanho, no segundo - obter um "porco em uma cutucada".

Manutenção

Para que a sua bicicleta esteja no serviço de garantia, faça a compra na loja oficial online do fabricante, certifique-se de ter um cartão de garantia corretamente preenchido.

Manual

Leia as instruções cuidadosamente antes de usar. lembre-se disso a bicicleta precisa de cuidados adequados, conforme prescrito pelos fabricantes.

Segurança

Nenhuma bicicleta pode ser considerada um dispositivo totalmente seguro e, portanto, tome cuidado com a proteção - capacete de fibra de carbono ou joelheiras de plástico e cotoveleiras ajudar a evitar ferimentos graves.

Isso é especialmente importante para crianças e adolescentes. Também será útil estudar as regras da estrada.

Como escolher a bicicleta certa, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa