Bicicletas

Bicicletas Hardtail: o que são e como escolher?

Bicicletas Hardtail: o que são e como escolher?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visão geral da espécie
  4. Fabricantes
  5. Dicas de Seleção

Ciclistas iniciantes que estão no processo de compra de sua primeira bicicleta muitas vezes se deparam com o termo incompreensível "hardtail". No entanto, mesmo alguns "oldies" da indústria de bicicletas também não sabem como essa variedade difere das demais e para quem é recomendada. A resposta a esta pergunta é muito simples.

O que é isso?

As bicicletas Hardtail são, em princípio, veículos normais de duas rodas, mas com uma estrutura especial sem suspensão traseira. A propósito, hardtail é o nome do quadro, formado a partir das palavras hard e tail, que literalmente significa “hard tail”. Este tipo de bicicleta permite a instalação de dois tipos de garfos: rígidos, que aumentam a velocidade e reduzem o peso, e os amortecedores, que aumentam o conforto do piloto. A segunda variação, no entanto, é usada apenas na parte frontal da bicicleta. Se você comparar uma bicicleta hardtail com uma bicicleta convencional de duas suspensões, o número de vantagens será muito numeroso.

Hoje é o mais comum e pode ser tanto montanhoso como turístico, e híbrido. Muitas vezes, a hardtail é usada para freeride, já que a suspensão traseira ausente não tem muito efeito, mas permite que você se mova em uma velocidade mais alta. Os fabricantes tentam justificar os desejos dos ciclistas que pedalam em estilos diferentes e, portanto, modificam a base, tornando-o mais conveniente para realizar truques... Por exemplo, para o freeride urbano, é criado um quadro mais confiável, equipado com um assento rebaixado e um pequeno ângulo de direção.Se a bicicleta for destinada ao freeride de rua, o ângulo do guidão é aumentado para fazer manobras mais confortáveis ​​em superfícies planas.

Voltando ao garfo dianteiro, deve-se mencionar que a depreciação tem várias variedades. O tipo rígido é uma solução clássica com baixo custo, confiabilidade e facilidade de fabricação. Normalmente, este é o garfo que é usado para equipar a maioria das bicicletas disponíveis. Garfos de suspensão com mola também são bastante comuns. Mas, ela se desgasta rapidamente e, portanto, costuma ser escolhida para bicicletas infantis. Não pode ser considerado o mais confortável.

Os garfos elastômeros têm um design simples, mas fornecem ao piloto o conforto de que ele precisa. Suas desvantagens incluem desgaste rápido e incapacidade de uso em climas frios. Um garfo com suspensão a ar é considerado o mais bem-sucedido para uma pilotagem silenciosa sem muitos excessos. É leve e bem acolchoado.

Além disso, garfos de óleo-ar ou óleo-mola são usados ​​para hardtail.

Vantagens e desvantagens

Hardtails versus bicicletas de suspensão total têm um preço mais acessível, além de uma manutenção mais fácil. Eles também se beneficiam do peso e da usabilidade dos pedais. As principais desvantagens neste caso são as dificuldades em “encontrar” obstáculos nas encostas, uma vez que não existe uma interação constante da roda traseira com a superfície do solo.

O peso mais leve da hardtail é fornecido pela presença de absorção de choque em apenas uma roda, que por sua vez contribui para o desenvolvimento de velocidades muito mais altas. No entanto, ao viajar em colinas ou caminhos cobertos de seixos ou cascalho, este tipo de quadro será apenas um sinal de menos. O ciclista treme constantemente e, em caso de colisão, mesmo com um pequeno obstáculo, tudo pode resultar em lesões para o ciclista.

Os especialistas apontam uma série de vantagens que as bicicletas com chassis rígidos apresentam. Veículo começa de forma rápida e fácil, mas muito menos energia é gasta. O triângulo traseiro não muda, o que é especialmente agradável para ciclistas pesados.

Embora as estruturas com dobradiças duplas precisem ser inspecionadas e substituídas a cada seis meses para rolamentos desgastados, a hardtail não precisa de manutenção cuidadosa. Além disso, mesmo em caso de avaria, a substituição é muito mais fácil e barata.

Não é difícil instalar um rack traseiro nesta bicicleta, mas lembre-se que em viagens, toda a "seção traseira" será inserida em qualquer caso. Além disso, é importante mencionar que mais habilidades de pilotagem são necessárias para usar hardtail e é provável que haja reparos mais frequentes. Em geral, é importante mencionar que ao usar tais estruturas em estradas com fossos e irregularidades, há um efeito negativo no corpo humano, por exemplo, nas articulações dos braços e pernas, assim como na próstata masculina.

A presença de quaisquer problemas de saúde ou peculiaridades do corpo implica um uso mais seguro da estrutura de duas suspensões.

Visão geral da espécie

Embora todas as bicicletas hardtail sejam muito semelhantes, existem algumas variedades de veículos de duas rodas, cada uma com suas características específicas. Destinam-se, via de regra, a diferentes subespécies de esportes e finalidades específicas.

Freeride

Freeride é considerada a forma mais extrema de viajar em uma mountain bike e, portanto, requer a maior confiabilidade. As hardtails raramente são usadas para esse fim, mas as que estão presentes têm uma estrutura curta e rígida, um garfo dianteiro com amortecimento de alta qualidade e, como regra, uma transmissão de dez marchas.

Enduro

Bicicletas usadas no enduro, são submetidos a testes de resistência e, portanto, devem ter alta resistência. Para estruturas, são usados ​​quadros confiáveis ​​feitos de material leve, por exemplo, fibra de carbono ou aço especial. Além disso, existe uma distância entre eixos mais longa para o equilíbrio. O garfo dianteiro é amortecido com 110 a 150 milímetros de curso. O sistema de transmissão é projetado para manter a moto em contato com a estrada ao mínimo, e o guiador largo torna a direção mais confortável. O freio nas bicicletas de enduro é hidráulico.

Cruz de motoqueiros

As bicicletas rígidas Forcross, também conhecidas como bikercross, devem ser capazes de atravessar muitos obstáculos. Portanto, as estruturas são selecionadas para a disciplina, cujo peso não excede 13 quilos, e o curso do garfo chega a 140 milímetros. Os pedais devem estar em contato, pois esta propriedade permite acelerar melhor.

Trilha

As bicicletas de trilha são equipadas com um quadro rígido com um triângulo traseiro encurtado e rodas largas. A bicicleta pesa apenas 10 quilos graças ao fato de que todas as peças desnecessárias foram removidas. Por exemplo, alguns modelos nem têm sela.

Pelo país

Uma hardtail que pode ser usada em corridas de cross-country, também conhecida como cross-country, tem um quadro mais leve e pneus mais largos. Além disso, o dispositivo possui um protetor de lama e uma sela estreitada. Projetos especiais também são usados ​​para realizar manobras em trampolins instalados em superfícies arenosas ou não pavimentadas. Essas bicicletas têm rodas maiores, pneus mais largos e geralmente um sistema de transmissão de uma velocidade.

Para reduzir o peso e obter um melhor desempenho na manobra, muitas vezes o freio é removido na frente e, novamente, o garfo dianteiro é mais rígido.

Estrada

Um dispositivo de duas rodas que pode ser usado em um cruzeiro pela cidade é semelhante em muitos aspectos a uma bicicleta X-country, mas é mais durável. Por exemplo, um material mais confiável é usado para o quadro da bicicleta, e as bielas permitem que você deslize ao longo das grades ou tubos. Usualmente, para bicicletas de rua, as rodas de 24 polegadas são escolhidas.

As hardtails de estrada permitem que você se mova da forma mais eficiente possível em estradas de asfalto. Suas rodas estreitas são cobertas por pneus especiais e o volante é substituído por um modelo esportivo especial do tipo "buzina". Além do mais, a moldura é feita de um material mais leve.

Turista

As bicicletas de turismo deste tipo são equipadas com rodas de 28 ou 29 polegadas. O quadro tem um comprimento maior e, além disso, são montadas peças de viagem necessárias, como faróis ou porta-malas.

Urbano

Hardtails urbanos, que são os mais orçamentários, também são equipados com elementos adicionais.

Além de todos os itens acima, também existem dispositivos híbridos.

Fabricantes

Modelos comprovados de bicicletas hardtail que podem até ser usadas para fazer freeriding, vendido pela marca Specialized. Análogos de baixo custo do projeto podem ser encontrados na empresa Stark, que é uma "criação" conjunta da Alemanha e da Rússia. Recomenda-se que os dispositivos Enduro sejam adquiridos na Marin, e as marcas Format e Giant são responsáveis ​​pela produção das bicicletas Forcoss.

As bicicletas Forcross são feitas já acima Stark, assim como Trek e Mongoose. Em princípio, as mesmas empresas se dedicam à produção de bicicletas com estrutura rígida para outras disciplinas.

Dicas de Seleção

Para escolher a hardtail certa, você só precisa decidir para que propósito ela será usada. Além disso, basta decidir sobre o fabricante lendo os comentários e referindo-se à sua própria experiência e, em seguida, estudar os modelos disponíveis. Normalmente na descrição da bicicleta, a finalidade do quadro é imediatamente indicada.Caso contrário, a escolha de uma unidade hardtail de duas rodas é feita da mesma forma que uma convencional. Vibrando entre uma hardtail e uma bicicleta com suspensão total, você precisa se lembrar dos prós e contras de cada categoria.

Hardtail custa menos, às vezes até quase o dobro. Além disso, ele irá dirigir muito mais rápido. A suspensão dupla é mais difícil de transportar, pois seu peso excede o do primeiro tipo em cerca de 1–6 kg. No entanto, se falamos de conveniência, então suspensão dupla vitórias... A julgar pelos comentários, sua aparência é muito mais atraente.

Em geral, por ter uma pequena quantia de dinheiro, você deve, é claro, dar preferência à hardtail.

Para saber do que uma hardtail é capaz, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa