Bicicletas

Bicicletas de cidade: descrição e seleção

Bicicletas de cidade: descrição e seleção
Contente
  1. Características gerais
  2. O que eles são?
  3. Comparação com outras espécies
  4. Critérios de escolha

Para iniciantes, isso não parecerá óbvio, mas as bicicletas são fundamentalmente diferentes e uma das variedades mais comuns é a chamada bicicleta urbana. Pelo nome já fica claro que esse transporte é ideal para dirigir em assentamentos, mas ainda falta entender o que é, como é e assim por diante.

Características gerais

Uma bicicleta urbana não "nasceu" ontem - seu conceito foi desenvolvido ao longo de décadas de operação em uma cidade ou terreno semelhante (relativamente plano). Este não é um veículo para testes sérios, A ênfase na produção está na praticidade e conforto, enquanto eficiência e velocidade são um tanto negligenciadas - eles não são necessários em condições de uma estrada conveniente e semáforos constantes.

A bicicleta urbana típica é caracterizada por uma postura elevada e ereta - as costas do ciclista são mantidas retas, como se ele estivesse sentado em uma cadeira. Esta posição é confortável graças ao volante alto e ajustável e ao assento macio e espaçoso.

A troca de marchas, se fornecida, oferece menos modos do que as contrapartes de montanha e esportes.

O tubo superior no quadro de uma bicicleta urbana está localizado muito baixo ou está ausente - não há necessidade urgente disso, uma vez que a carga no quadro em condições de estradas de asfalto liso é reduzida, mas o pouso com esta configuração é simplificado . Freqüentemente, os amortecedores também estão ausentes, mas basta o típico recheio "urbano": o porta-malas e a campainha. Muitos modelos também são equipados com proteção de corrente e luz frontal para maior conveniência.

O transporte descrito é extremamente cómodo para viagens curtas em condições urbanas, não requer preparação prévia ou vestimenta especial e é igualmente eficaz em todas as condições meteorológicas. São esses modelos que são amplamente utilizados nas cidades da Europa Ocidental, que mudam maciçamente para o ciclismo, por exemplo: em Copenhague ou Amsterdã. Uma bicicleta urbana acaba sendo completamente impraticável se for planejada para ser usada em direção off-road, pelo menos relativamente. É por isso esses modelos são freqüentemente inaplicáveis ​​em condições suburbanas e não são adequados como transporte turístico ou esportivo.

O que eles são?

Cada pessoa pode ter sua própria ideia de quais características são inerentes a uma bicicleta urbana e, embora em geral a lista se repita o tempo todo, cada característica individual é opcional. Nesse sentido, vale a pena explicar o que significam essas ou aquelas características comuns das bicicletas.

A tradicional bicicleta urbana deveria ter rodas grandes, mas hoje é muito procurada. modelos com rodas pequenas... É necessário um diâmetro significativo para facilitar a superação de quaisquer obstáculos, mas em uma cidade com infraestrutura para bicicletas desenvolvida e abundância de caminhos, isso não é necessário. Modelos compactos com estrutura pequena são muito procurados nas cidades, porque o minitransporte está se tornando portátil e não é mais tão difícil erguê-lo para qualquer andar, mesmo que não haja elevador no prédio.

Além disso, ao transportar uma bicicleta em um trem ou ônibus, suas dimensões modestas acabam sendo uma vantagem adicional para o proprietário.

A moldura é importante, ou melhor, o material de que é feita. Bicicleta de carbono muito valorizado pelo fato de a principal matéria-prima para a produção da moldura ser barata. Recentemente, a popularidade também está ganhando versões com estrutura de liga de cromo-molibdênio - é a escolha de quem pretende conduzir os seus veículos em estradas imperfeitas ou simplesmente deseja uma vida mais longa à sua bicicleta.

As características do quadro já foram mencionadas acima - geralmente sua barra superior é baixa ou totalmente ausente para simplificar a tarefa de entrar e sair do ciclista. Em caminhos perfeitamente planos, não é necessário, uma vez que o transporte não sofre tensões significativas devido aos saltos, o que significa que não há razão para reforçar a estrutura adicionalmente. Além disso, não há barra adicional em modelos dobráveis ​​compactos, onde apenas atrapalharia.

Nesse caso, a barra superior costuma ser julgada pelo "sexo" da bicicleta, considerando que uma barra reta é mais adequada para homens, e uma barra inclinada - para mulheres. No entanto, ultimamente isso não é mais relevante.

Como acontece com qualquer outra bicicleta, os modelos urbanos vêm em tamanhos para adultos e crianças. Esta classificação é compreensível - o conforto de condução depende muito de quanto o transporte corresponde à altura do piloto, de modo que as opções das crianças são sempre um pouco menores do que as dos adultos. Porém, esse tipo de gradação nem sempre é relevante, pois os melhores fabricantes sempre produzem bicicletas com a capacidade de ajustar a altura do assento e do volante, o que significa que a mesma cópia, após pequenas manipulações, pode ser conveniente para uma pessoa de um armazém completamente diferente do proprietário.

Uma bicicleta citadina deve ser segura, uma queda pode causar não só ferimentos ou mau humor, mas também faltar ao trabalho se for obrigado a estar no local de trabalho de fato e cair e manchar a roupa a caminho do escritório. Por isso, os modelos de três rodas, que há muito são considerados o destino das crianças, são muito populares.Suas duas rodas traseiras não são bem separadas - graças a isso, a bicicleta permanece ágil e muito compacta, mantendo a capacidade de se espremer em qualquer espaço, mas ao mesmo tempo, não cairá, mesmo se o ciclista se distrair ou precisar Pare.

Para uma bicicleta urbana, é bastante típico equipar-se com um porta-bagagens ou cesto. De muitas maneiras, isso é conveniente - se você carrega constantemente pequenos itens ou algumas coisas com você, esse acessório será muito apropriado.

Ao mesmo tempo, a presença de um porta-malas cria alguns problemas para os modelos dobráveis, pois limita significativamente a sua compactação, por isso muitos ciclistas preferem comprar modelos sem cesta, em vez de usar uma mochila comum. Ao mesmo tempo, para o transporte de crianças pequenas, a estrutura de adultos pode ser equipada adicionalmente com um lugar especial para a criança.

Finalmente, ao criar bicicletas urbanas, grande atenção é dada ao conforto do ciclista, e isso se expressa, pelo menos, na proteção da corrente e do eixo planetário - o contato acidental com elas é impossível.

Além disso, muitos modelos modernos também protegem as agulhas de tricô contra as roupas que caem sobre elas - isso é adequado se o tempo estiver ruim e você precisar usar uma capa de chuva.

Comparação com outras espécies

A variedade de bicicletas não é por acaso - o modelo urbano é diferente de qualquer uma das alternativas. Com raras exceções, você não poderá ou não desejará limitar-se às condições puramente urbanas, por isso deve pensar se na sua situação a opção urbana (caminhada) é a melhor escolha. Para entender isso, façamos uma rápida comparação desse tipo de transporte com todas as outras bicicletas.

Em termos de popularidade, uma bicicleta de estrada competirá facilmente com uma bicicleta urbana, e é possível que este seja o tipo que você vê com mais frequência. À primeira vista, tem poucas vantagens: ao contrário do urbano, é desajeitado, pesado e pouco confortável. Se o modelo urbano é feito para a comodidade em viagens curtas, o seu homólogo rodoviário não é sobre conforto, mas sim sobre fiabilidade, devido à extrema simplicidade do design. Não há nada de supérfluo em tal unidade, portanto custa menos, e é o principal meio de transporte para áreas rurais ou chalés de verão, mas você será torturado para arrastá-la escada acima.

Esta família de bicicletas de montanha foi desenhada especificamente para terrenos acidentados, o que faz com que as suas principais vantagens não sejam reveladas na cidade. Ao mesmo tempo, é claro, eles são capazes de lidar com uma estrada de asfalto comum, mas não faz sentido pagar a mais pelas amostras mais caras - o modelo básico é suficiente. Variedades mais graves são projetadas para viagens pela floresta, subindo em encostas e descidas rápidas delas, são projetadas para abanar constante, portanto, têm uma estrutura muito mais forte (e portanto mais pesada e menos confortável).

Sua aterrissagem é mais baixa, a fim de neutralizar pelo menos parcialmente aquele tremor, não há dúvida de um assento macio e confortável, e todos os tipos de cestos não fazem sentido - ao usar o transporte para o fim a que se destinam, eles farão barulho em vão.

A bicicleta de estrada foi construída para cobrir longas distâncias rapidamente. É muito leve e fino, o pouso é baixo, e o movimento é garantido na velocidade máxima com mínimo esforço, portanto poderia ser a melhor opção para uma grande cidade, senão por um importante "mas": esta unidade foi criada especialmente para trilhas suaves. Viajar de cidade em cidade é uma ótima escolha, mas meio-fio constante vai arruinar rapidamente essa bicicleta, e com isso ela perde para a sua contraparte urbana.

A bicicleta universal combina as melhores vantagens dos outros tipos populares: caminhada, estrada e montanha. É inferior ao primeiro em conforto e conveniência, ao segundo em velocidade, ao terceiro em facilidade de movimento em terrenos acidentados, mas ao mesmo tempo não é ruim em todas essas características ao mesmo tempo, o que significa que ele pode competir com os modelos urbanos, mesmo que seja usado apenas na cidade.

Fabricantes

A bicicleta deve ser confiável, pois a segurança do piloto muitas vezes depende da integridade e durabilidade do veículo. Você não pode adivinhar com isso com antecedência, mas alguns fabricantes ao longo de décadas de sua existência provaram que conhecem seu negócio e o tratam com responsabilidade. Por esse motivo, vale a pena considerar as seguintes marcas como potencialmente as mais confiáveis.

  • Schwinn. A marca americana é considerada prestigiosa em muitos aspectos, embora o custo de seus produtos não possa ser chamado de exorbitante. Essas bicicletas são altamente valorizadas não apenas por sua alta confiabilidade, mas também por seu design atraente - em uma época, muitas celebridades as usaram: de Elvis e Marilyn ao casal Jolie-Pitt.
  • Trek. A empresa americana-taiwanesa dá grande ênfase à qualidade de seus produtos - seus modelos principais são equipados com uma estrutura de liga de cromo-molibdênio durável. Com toda a comodidade e facilidade de se locomover pela cidade, essa bicicleta vai agradar a quem está acostumado a se manter em forma - a pedido do seu ciclista, ela permite aumentar a carga no percurso normal para não perder tempo na academia.
  • Strida. Uma bicicleta dobrável de aparência atípica de tamanho extremamente compacto, que é de origem britânica, é muito procurada nas cidades hoje. Com a maior simplicidade de design, a unidade requer manutenção mínima e é durável.

Critérios de escolha

Mesmo os modelos urbanos são diferentes, e a tarefa do futuro proprietário é determinar corretamente que tipo de bicicleta ele precisa. Vamos dar uma olhada nos principais critérios aos quais você deve prestar atenção ao comprar.

  • Simplicidade de design. Em teoria, mover-se no asfalto é a carga mínima da bicicleta, o que significa que você pode eliminar modelos com segurança com um monte de "sinos e apitos" que custam dinheiro e nunca seriam necessários na "selva de concreto". Quanto mais simples for o design, menos frequentemente ele irá quebrar, porque quaisquer acessórios adicionais (como a mesma cesta ou porta-malas) são apropriados apenas em uma situação em que você esteja confiante em seu uso diário.
  • Velocidades. Os modelos urbanos são multi-velocidade ou velocidade única (sem troca de marcha). Teoricamente, para uma cidade onde não deve haver problemas com boas estradas, a última opção mais simples também é adequada, mas depende muito do terreno - se o seu percurso típico envolve subidas e descidas constantes, a presença de um modo multi-velocidade irá não machucar.
  • Tamanho grande ou dobrável. Se o quadro for inteiriço e a bicicleta não implicar em dobramento, isso geralmente é uma vantagem para a confiabilidade da unidade - ela não tem pontos fracos, portanto, é improvável que se quebre. Ao mesmo tempo, os modelos em tamanho real são tradicionalmente grandes, mas precisam ser armazenados de alguma forma em um apartamento e é extremamente difícil colocá-los no transporte público. Se não houver espaço para armazenamento em casa e você planeja transportar regularmente sua bicicleta em ônibus, trens ou carros, é melhor prestar atenção ao modelo dobrável, mas pelo menos certifique-se de que a conexão flexível é tão forte quanto possível.
  • Preço. Você deve sempre prestar atenção a isso por último, mas vale a pena saber quais fatores afetam os preços. Por exemplo, uma velocidade simples é sempre mais barata do que um transporte de alta velocidade completamente semelhante, e um hub planetário aumenta ainda mais o custo. Uma moldura de aço custa ao fabricante (e ao comprador, claro) mais barato que uma de alumínio, e os modelos estrangeiros são sempre mais caros que os nacionais, mesmo que não haja diferença objetiva.Por fim, não tome a etiqueta de preço como um axioma - verifique o mesmo modelo em outras lojas, talvez custe menos lá.
  • Tamanho da moldura... Existe uma relação direta entre o tamanho da estrutura e a altura do proprietário principal, e você não deve confiar inteiramente no assento e no volante ajustáveis ​​- para seu conforto e segurança, escolha a estrutura certa. Existem tabelas para ajudá-lo a descobrir o tamanho de quadro certo para você.
  • Avaliando a condição da bicicleta... Tudo o que foi dito acima é teoria, mas também é necessário um teste prático. Tente andar de bicicleta de sua preferência e fique parado, avalie o quão integral e confiável o quadro parece, se todas as peças se seguram bem e se funcionam suavemente.

Certifique-se de que uma determinada cópia esteja livre de quaisquer defeitos, sejam defeitos de fábrica ou transporte impreciso, e só então compre.

Para informações sobre como escolher a bicicleta urbana certa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa