Bicicletas

Mountain bikes: características, dispositivo, dimensões e seleção

Mountain bikes: características, dispositivo, dimensões e seleção
Contente
  1. História da criação
  2. Dispositivo
  3. Características e características distintivas
  4. para quem é isso?
  5. Visualizações
  6. Fabricantes populares
  7. Dicas de Seleção

Se você está cansado de dirigir em estádios e estradas da cidade e sua alma quer adrenalina de verdade, pegue uma mountain bike. Este transporte supera facilmente o off-road russo, não tem medo de saltos, assim como de buracos e solavancos que surgem no caminho. A gama de bicicletas de montanha é tão vasta e variada que não é fácil decidir sobre a escolha de um modelo adequado. Para simplificar esta tarefa, preparamos uma breve revisão, esperamos que ajude você a encontrar o MTB ideal.

História da criação

Mountain bike é uma verdadeira bicicleta masculina de duas rodas, projetada para andar na zona off-road, em terrenos montanhosos difíceis com superfícies rochosas difíceis. Ao mesmo tempo, não se deve pensar que o Mountain Bike é altamente especializado, pelo contrário, em áreas urbanas tal modelo também será cómodo e seguro.

Existem muitas lendas sobre a história do mountain bike. Pelo menos uma dúzia de empresas de bicicletas afirmam ser as primeiras no design e na criação de BTT em seus cartazes publicitários. Para esclarecer a questão de quem e quando inventou a mountain bike, é necessário voltar aos anos 70 do século passado.

Sabe-se que nessa época nos Estados Unidos havia um pico de entusiasmo pelas bicicletas. Um dos principais centros do ciclismo se tornou a ensolarada costa do Pacífico, no estado da Califórnia. Naquela época, acontecia um grande número de competições de vários níveis - na maioria das vezes eram corridas de bicicleta na rodovia.Por volta do mesmo período, o montanhismo ganhou popularidade na Califórnia, e não apenas nas bicicletas, mas também nas motocicletas.

Alguns atletas foram para o terreno acidentado para uma dose de adrenalina, enquanto outros foram para as montanhas para simplesmente escapar do ritmo frenético da vida nas áreas metropolitanas. No entanto, as autoridades logo proibiram a condução fora de estrada de veículos motorizados. Acredita-se que esse foi o impulso para o uso ativo das bicicletas ao andar nas montanhas.

Em 1990, as bicicletas de montanha foram reconhecidas pela International Cycling Association, e o mountain bike tornou-se uma disciplina esportiva separada.

Dispositivo

O sistema de travagem da bicicleta de montanha foi melhorado repetidamente durante a sua existência, sistemas de freio de aro desatualizados foram substituídos pelos sistemas de disco mais modernos, que incluem:

  • mecânico - contribuir para a criação de uma transmissão reforçada por meio de tração por cabo;
  • hidráulico - seu projeto prevê uma linha hidráulica preenchida com fluido de freio.

As rodas da mountain bike de acordo com o padrão aceito podem ter 24 ou 26 polegadas, há algum tempo surgiram rodas com parâmetro de 27,5 polegadas, bem como de 29 polegadas - eram chamadas de "niners". Após o advento e o uso generalizado de novas tecnologias, as rodas de 24 polegadas se tornaram uma raridade, mas ainda são procuradas por adolescentes e fãs de estilo livre hoje.

O custo do MTB varia de $ 100 a $ 10.000, a escolha do modelo depende do grau de preparação e da finalidade da sessão. Então, para os amadores, uma mountain bike a um preço de US $ 100-500 está bem, os atletas profissionais terão que deixar vários milhares para suas bicicletas na loja. Devido à sua estreita especialização, a mountain bike possui várias características que a tornam única e diferente de todos os outros tipos de ciclismo.

Esses recursos incluem principalmente corpo robusto feito de metais extra fortes. Assume um design de quadro especial que o MTB tem grandes distâncias de lama em comparação com outros modelos de bicicleta.

Isso é bastante conveniente ao dirigir fora da estrada, onde o usuário nunca pode estar completamente seguro da limpeza da estrada.

Pneus volumosos equipados com uma estrutura de piso. Na maioria dos casos, eles têm padrões off-road ou mistos. Esta proteção da superfície interna do pneu evita influências externas adversas. Para o esqui de montanha, pisos off-road com talões de alta qualidade e uma posição de padrão aumentada serão a melhor opção.

A melhor opção de suspensão para uma mountain bike seria suspensão para ambas as rodas, apenas suspensão para a roda dianteira é permitida... O potencial de curso de tal dispositivo deve ser de 80 mm ou mais. Esses parâmetros são amplamente influenciados pela configuração básica e recursos de design de cada modelo individual.

O trem de força é geralmente acoplado com um tipo de mudança externa... O alto nível de capacidade de transmissão resulta em boa eficiência. Ambos os parâmetros dependem diretamente um do outro. Normalmente, uma transmissão MTB assume uma capacidade máxima, pelo menos 2/3 da qual é gasta em engrenagens de esteira. O volante de uma mountain bike deve ser bem ajustado.

A bicicleta de montanha, na grande maioria dos casos, é equipada com freios a disco. Esta decisão é bastante razoável: o desenho do freio em forma de V (vibrake) não cria as condições para garantir a estabilidade necessária do movimento de frenagem em terrenos acidentados, especialmente em condições ambientais adversas, mesmo que as pastilhas de freio sejam selecionadas corretamente.

Isso é considerado uma desvantagem percebida em todo o conceito de mountain bike, sua eficiência, confiabilidade e praticidade.

Características e características distintivas

As bicicletas de montanha diferem de várias maneiras.

Dimensões (editar)

A principal coisa que precisa ser calculada ao comprar qualquer modelo de bicicleta são as dimensões do quadro com base na altura do usuário. Os parâmetros a seguir irão ajudá-lo a navegar mais facilmente:

  • XS - armações de até 14 polegadas (corresponde a 35 cm) são destinadas a crianças com altura de 130-155 cm;
  • S - quadros com um parâmetro de 16 polegadas (corresponde a 40,6 cm) são ideais para pilotos com uma altura de 155-160 cm;
  • M - Uma moldura de 18 polegadas (equivalente a 45,7 cm) é uma boa escolha para um usuário de 165-175 cm;
  • eu - o modelo de 20 polegadas (corresponde a 50,8 cm) é escolhido por pilotos altos 170-185 cm;
  • XL - 22 polegadas (corresponde a 55,8 cm) é ideal para usuários altos com uma altura de 185 cm;
  • XXL - Armações de 24 "(equivalente a 61 cm) são adequadas para homens com mais de 190 cm de altura.

O peso

A mountain bike excede em peso seus “irmãos” de estrada. O motivo é o quadro mais robusto, assim como os amortecedores. O peso da MTB varia de 7 a 25 kg, dependendo da disciplina esportiva e características da configuração da bicicleta. Portanto, os modelos mais leves com peso inferior a 10 kg são geralmente classificados como bicicletas de carbono padrão, mas pesos pesados ​​com peso superior a 13 kg são ideais para descidas rápidas, bem como para saídas de encostas que não são destinadas a isso.

Materiais de manufatura

Uma das características básicas, de que dependem a vida e a funcionalidade do quadro, bem como o custo da BTT, é o material com que é feito. Os fabricantes modernos oferecem várias opções de escolha.

  • Aço - a opção mais orçamentária. Mas, apesar do baixo custo, esses quadros de bicicleta têm suas vantagens: são duráveis, têm excelente absorção de vibrações e consertá-los não é problema. Entre as desvantagens, pode-se destacar o grande peso, bem como a susceptibilidade do material à corrosão.
  • Liga cromo-molibdênio - com resistência semelhante, apresenta maior resistência à corrosão e peso ligeiramente inferior.
  • Alumínio - essas estruturas são mais caras do que as estruturas de aço, mas são muito valorizadas entre os usuários devido à sua longa vida útil.
  • Titânio - uma bicicleta como esta pode ficar muito cara. No entanto, as armações de titânio simplesmente não têm outras desvantagens. São modelos leves, resistentes, funcionais e duráveis ​​que não enferrujam nem deformam.
  • A opção mais cara é o carbono. Lembre-se que, além de quadros de carbono caros e de alta qualidade, também existem opções baratas no mercado, sua qualidade está entre o aço e o alumínio.

para quem é isso?

As bicicletas de montanha são a solução ideal para quem prefere uma condução todo-o-terreno. Terreno arborizado, assim como uma estrada de terra, áreas rochosas difíceis - um ciclista pode facilmente superar as irregularidades da estrada se ele tiver um BTT à sua disposição. A alta capacidade de carga e confiabilidade das rodas, quadro e todo o produto como um todo permite que os passageiros carreguem cargas com peso de até 25-35 kg... É por isso As bicicletas de montanha são ideais para caminhantes e ciclistas de longa distância.

As bicicletas de montanha universais são bicicletas de uso geral. Você pode usá-las não apenas em terrenos de floresta e montanhas, mas também em rodovias, portanto, essas bicicletas são muito procuradas para dirigir em áreas urbanas. No entanto, é aconselhável recusar essas viagens, e há vários motivos para isso:

  • a velocidade de movimento do MTB no asfalto será significativamente inferior ao seu “colega” de estrada;
  • a manutenção da suspensão para bicicletas de montanha em áreas urbanas será mais elevada do que para bicicletas de turismo;
  • dirigir no asfalto é menos confortável, pois exige muito mais energia e força física do usuário.

Visualizações

O MTB está disponível em uma grande variedade de opções, a gama de Mountain Bike é variada e ampla. Eles podem ser classificados por vários motivos.

Dependendo da rigidez da suspensão, é feita uma distinção entre:

  • hardtail - assume uma suspensão de roda traseira rígida, geralmente equipada com um garfo de amortecimento;
  • dupla suspensão - suponha uma suspensão suave de ambas as rodas;
  • rígidos - ao contrário da suspensão dupla, eles têm uma suspensão rígida de ambas as rodas.

Existem vários tipos de MTB dependendo das características de operação.

ATVs

Mountain bike deste tipo são projetados para uma direção extrema ativa, mas ao mesmo tempo não agressiva em qualquer off-road, incluindo seções rochosas do caminho... Em bicicletas de montanha deste tipo, o quadro é feito de uma liga de alumínio ou aço, um pouco menos frequentemente são feitas de carbono. Além do garfo com absorção de choque, há também uma suspensão traseira - necessária para amortecer os choques e as fortes vibrações que invariavelmente acompanham as viagens off-road. As dimensões das rodas são padrão para este tipo de MTB e são de 26-28 polegadas. Os freios são tão confiáveis ​​quanto possível, geralmente o sistema hidráulico é usado. O peso dos produtos varia entre 13-16 kg.

Prós:

  • um grande número de modos de velocidade;
  • boa habilidade cross-country;
  • estrutura robusta, mas ao mesmo tempo leve;
  • mecanismo de frenagem ultraconfiável;
  • viagem suave fornecida por duas suspensões.

Desvantagens:

  • Preço Alto;
  • a bicicleta não é adequada para passeios e ciclismo agressivos.

Para cross-country

Isso inclui os modelos mais populares de mountain bike, que Ideal para direção rápida em estradas planas e agressiva em terrenos rochosos. O design XC usa estruturas de hardtail leves com absorção de choque confiável nos garfos das rodas dianteiras. Esses BTT geralmente têm um padrão de piso largo e grosso, devido ao qual as bicicletas se movem bem na lama, bem como em solo solto.

Prós:

  • rodas grandes e muito tenazes;
  • o modelo é universal - permite conduzir tanto em estrada de terra como em áreas urbanas;
  • um grande número de modos de velocidade;
  • peso pequeno;
  • a suspensão dianteira amortece efetivamente os impactos em caso de colisão com obstáculos;
  • o custo é muito inferior ao de muitas outras variedades.

Há apenas uma desvantagem - um grande número de falsificações é apresentado em lojas de esportes e suas transmissões não atendem aos requisitos básicos.

Bicicleta downhill

Como os ATVs, as bicicletas de downhill têm duas suspensões. Só esses produtos são muito mais pesados, porque especialmente projetado para descidas rápidas em terrenos rochosos. O peso dessas Mountain Bikes é de 15-25 kg. Eles são caracterizados pelo curso mais longo do garfo. O número de engrenagens de alta velocidade não é superior a 10, as rodas são feitas em um design padrão - 26 polegadas.

Prós:

  • as rodas são bastante maciças para ultrapassar todas as dificuldades da pista de montanha, mas ao mesmo tempo caracterizam-se por uma maior manobrabilidade;
  • sistema de travagem eficaz;
  • na descida, a bicicleta desenvolve alta velocidade.

Desvantagens:

  • peso impressionante;
  • inadequados para andar em estradas planas, pois exigem muita força ao pedalar;
  • preço muito alto.

Trial Mountain Bikes

Isso inclui exclusivamente bicicletas acrobacias com um quadro leve, mas resistente. - via de regra, é feito de alumínio. O modelo assume assento removível ou dispensa totalmente. Eles são usados ​​apenas para uma disciplina esportiva - a prova, ou seja, superar todos os tipos de obstáculos em uma bicicleta sem tocar na estrada com os pés. Em tais modelos, os limites de velocidade e depreciação não são fornecidos. Rodas com mais de 20 polegadas - isso aumenta significativamente sua capacidade de manobra.

Prós:

  • ideal para truques;
  • peso leve - cerca de 7 quilogramas;
  • alta resistência graças ao quadro reforçado;
  • compacidade e manobrabilidade;
  • preço relativamente baixo.

Desvantagens:

  • adequado exclusivamente para condução acrobática;
  • sem depreciação.

Vagões de estação

Essas bicicletas podem ser atribuídas com segurança ao MTB para os limites da cidade. Seu design consiste em um sistema de transmissão simplificado e a configuração do quadro fornece ao piloto um ajuste bastante confortável.Em condições off-road, esse modelo se torna o mais popular. Na maioria das vezes, esses são hardtails, que são um pouco como aqueles que são comprados para cross-country., mas ao mesmo tempo tem um custo menor.

Prós:

  • estrutura robusta, mas pequena;
  • absorção de choque de garfo confortável;
  • um bom par de marchas, graças ao qual o Mountain Bike sobe com facilidade;
  • custo relativamente baixo em comparação com outros MTBs.

Desvantagens:

  • impróprio para uso em esportes profissionais;
  • frequentemente, o fabricante equipa os produtos com uma transmissão turística ou recreativa barata;
  • a grande maioria dos modelos do mercado são equipados com freios de aro.

Fabricantes populares

Todos os anos, o número de marcas de bicicletas de montanha só aumenta. Fabricantes renomados como BMW e Stinger oferecem modelos a um custo muito impressionante, cobrando uma margem de lucro decente por sua marca. Mas, como mostra a prática, Ao escolher o MTB, nem sempre é necessário seguir o princípio “quanto mais caro melhor”, muitas empresas oferecem bons modelos.

Especializado

Para todos os entusiastas do ciclismo que não procuram soluções de compromisso e ao mesmo tempo têm capacidades financeiras ilimitadas, sugerimos a escolha de produtos da empresa americana Specialized. Seu nome se traduz como "apaixonado". A marca foi fundada por Mike Sinyard, a empresa iniciou as suas atividades na década de 70 do século passado. Os BTT deste fabricante são ideais para aqueles que são completamente apaixonados pelo ciclismo.

A própria empresa desenvolve tecnologia de produção, fabrica armações exclusivas e equipamentos de alta tecnologia em suas oficinas.

Por exemplo, os amortecedores de marca, que são equipados com todas as bicicletas de montanha Specialized, são feitos com uma tecnologia única que permite ajustar automaticamente a rigidez do amortecedor de acordo com as características da superfície da estrada. Assim, em estradas planas, o amortecedor assume formas rígidas e, nas lombadas, o amortecedor começa a funcionar com potência total.

As bicicletas especializadas podem ser adquiridas exclusivamente em concessionários especializados, o seu preço é bastante elevado.... Se você não tem orçamento suficiente para comprar bicicletas especializadas, você pode procurar outras marcas conhecidas. Por exemplo, Marca americana Scott ou Autor checo. Eles fazem bicicletas práticas e de qualidade a um preço acessível.

Scott

A empresa Scott é reconhecida como uma das bicicletas de montanha mais promissoras do mercado, embora tenha iniciado a sua atividade com a produção de esquis alpinos. Hoje em dia o lançamento de Mountain Bike para a empresa é uma direção relativamente nova, mas está se desenvolvendo no mais alto nível. Os produtos desta marca distinguem-se pelo aumento da durabilidade, o que se explica pela introdução das soluções mais avançadas tecnologicamente no processo de produção e pelo controlo criterioso da qualidade dos produtos.

O fabricante declara que durante o funcionamento normal dos produtos, o aparecimento de fissuras nas juntas da moldura é totalmente excluído, mas mesmo que isso aconteça, a empresa promete a devolução ou a substituição completa da moldura.

Na década de 80 do século passado, a empresa Scott mudou-se para a Suíça e hoje opera em dois continentes ao mesmo tempo. A empresa patrocina mais de 10 equipes profissionais de ciclismo cross-country, bem como equipes de ciclismo de teste e downhill.

Autor

Autor apresenta bicicletas com uma ótima relação qualidade-preço. A marca checa ganhou fama mundial graças à alta qualidade do MTB produzido em combinação com um preço bastante modesto. A gama de bicicletas de montanha deste fabricante é bastante vasta, pelo que todos podem encontrar um modelo adequado ao seu gosto: aqui estão as opções profissionais, semiprofissionais e amadoras.

O autor coopera com os principais institutos nacionais, bem como com ciclistas mundialmente famosos - este conjunto tornou possível desenvolver modelos de bicicletas originais da mais alta qualidade.

A República Tcheca sempre foi considerada um país do ciclismo com uma tradição reconhecida. O autor patrocina mais de 10 maratonas de ciclismo em todo o mundo.

Horst

Entre as bicicletas básicas estão os produtos Horst. Esta empresa é especializada em mountain bikes para iniciantes e acessórios para ciclismo. Entre seus modelos, você pode escolher um bom por um preço muito acessível.

A escolha é ótima o principal é não comprar bicicletas de fabricantes chineses desconhecidos, que são vendidas nos mercados e nos hipermercados, são até chamadas de "bicicletas auchan". Esses MTBs quebram rapidamente e costumam causar ferimentos ao usuário.

Dicas de Seleção

Obviamente, a gama de modelos é grande, o que significa que é muito difícil para um usuário iniciante fazer a escolha certa que atenda às condições de operação e preferências pessoais. Os fabricantes oferecem uma ampla seleção de uma grande variedade de configurações: em rodas de liga leve, com cubo planetário, com motor e porta-malas, podem diferir na largura do volante e nas dimensões gerais. Existem modelos adultos e adolescentes, dobráveis ​​e híbridos. MTBs de diferentes tipos parecem diferentes, respectivamente, a descrição de seus parâmetros técnicos e operacionais é diferente.

A primeira coisa a fazer é decidir em que técnica você vai pilotar. Se você vai pedalar 20-40 quilômetros em um cinturão de floresta todo fim de semana, é melhor comprar uma bicicleta XC - é perfeita para tais condições. Os modelos de bicicletas hardtail e short curso downhill são projetados exclusivamente para descidas de encostas montanhosas e acidentadas em trilhas especialmente equipadas - elas não são adaptadas para mais nada.

Rua / sujeira. É claro que esses estilos estão longe de ser o mountain bike, mas as bicicletas ainda são consideradas BTT. As características de operação de tais bicicletas vêm de seu nome. Assim, os modelos da categoria rua permitem fazer manobras com bicicletas nas ruas de uma metrópole: o usuário pula degraus, além de lancis, vãos e ao mesmo tempo realiza todo tipo de manobras e outras técnicas.

Dert envolve saltos em saltos preparados em uma área arborizada, eles são de barro e de madeira. Essas bicicletas também podem ser usadas em uma pista de skate.

Enduro - Esta mountain bike é um cruzamento entre Downhill e XC... Conseqüentemente, a rota ideal para essa bicicleta também é algo intermediário, de modo que o endurer pode cavalgar uma longa subida por um quarto de hora e então descer do lado oposto da colina pelos próximos 20 minutos. Esses modelos são chamados de universais.

O segundo fator a ser observado é o diâmetro das rodas. Quanto maior seu diâmetro, melhor estabilidade, ao mesmo tempo, mais difícil será para você girá-lo.... Portanto, se pretende obter uma bicicleta ágil que lhe permita ultrapassar pistas sinuosas, deve escolher rodas com o diâmetro mínimo. Se você precisa de velocidade, compre uma bicicleta com rodas grandes.

Preste especial atenção ao engate: quanto mais equipado ele estiver, menos dificuldades você terá no futuro com a manutenção da sua bicicleta. Por exemplo, a hidráulica de disco é considerada menos problemática do que os freios de aro tradicionais e é muito mais fácil de manter. Dê preferência ao MTB com manetes e desviadores de alta qualidade - estes elementos servirão por muito tempo, e durante todo o período de operação, suas configurações não serão perdidas.

Obtenha um bom garfo versus um elastômero - você sempre pode ajustá-lo às suas características físicas, e ele o ajudará efetivamente a superar os obstáculos no caminho.

Claro, tudo se desintegra, mas um bom apego o servirá por muito mais tempo.

Bem, o último fator é orçamento para comprar uma mountain bike... Claro, você pode tentar economizar dinheiro e comprar um modelo barato com o engate mais comum, mas é possível que como resultado você tenha que gastar muito mais dinheiro na substituição de peças quebradas. Portanto, o custo total acabará sendo muito maior do que o valor que você pretendia investir originalmente. Os especialistas recomendam comprar Mountain Bike na faixa de preço médio.

Resumindo o anterior, podemos dizer: para que após a compra de uma mountain bike você não receba uma “exposição” para sua despensa, mas uma coisa desejada e necessária, na hora de escolher um modelo você precisa focar nas suas preferências pessoais na pilotagem. Mountain bike deve ser dimensionada de acordo com sua altura, comprimento do braço / perna e largura dos ombros.

Assuma a máxima responsabilidade pela seleção de todos os componentes necessários e avalie com sobriedade o orçamento com que pode contar na altura da compra, bem como no futuro para actualizar a sua bicicleta.

Como escolher uma mountain bike de até 20.000 rublos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa