Quando você pode pedalar na calçada e quando não?
Muitas pessoas agora optam por levar um estilo de vida saudável. Uma ótima maneira de se manter em ótima forma física é andar de bicicleta de vez em quando. Mas para que a viagem não cause problemas a ninguém, é necessário conhecer todas as regras de condução deste transporte.
Quando é permitido dirigir na calçada?
Andar de bicicleta na estrada pode ser perigoso hoje em dia. Afinal, o trânsito lá é muito rápido e é muito difícil para os ciclistas se adaptarem a ele. Portanto, muitas vezes você pode ver pessoas se movendo em seu veículo na calçada. No entanto, isso é atualmente proibido, e de acordo com as novas regras de trânsito, você só pode andar de bicicleta em alguns casos.
Primeiro você precisa decidir o que é a calçada. Esta é a parte da estrada por onde normalmente passam apenas os pedestres. Ele está localizado perto da estrada. Trilhas modernas podem ser encontradas em parques, praças e perto de edifícios residenciais. Andar de bicicleta nas calçadas ou caminhos de pedestres é possível nos casos em que não há:
- áreas especialmente designadas para ciclistas;
- ciclovias equipadas;
- pistas separadas para ciclistas;
- ombros nos quais apenas os pedestres se movem.
Além disso, você pode pedalar ao longo da calçada:
- todas as crianças de 7 a 14 anos;
- adultos que acompanham crianças até aos 14 anos de bicicleta.
Todos os outros não devem dirigir na calçada.
Qual é a forma correta de se locomover em trilhas?
Em primeiro lugar, o ciclista deve cuidar da manutenção de seu veículo. Não deve haver nenhum problema com ele. Uma atenção especial deve ser dada aos freios. Além disso, o modelo clássico deve ser complementado por refletores, bem como luzes usadas no escuro. Quanto ao próprio ciclista, ele deve entender perfeitamente todos os sinais de trânsito.
Um ciclista deve andar em trilhas, sem interferir com os pedestres ou outros ciclistas. No caso de movimentação em grupo, os ciclistas são obrigados a deslocar-se um após o outro, mantendo uma certa distância. Nesse caso, o grupo não deve ultrapassar 10 pessoas. Você não precisa dirigir muito rápido para não prejudicar acidentalmente os pedestres.
Se necessário, o ciclista deve descer da bicicleta e continuar a se mover como um pedestre normal.
Quanto às passagens de pedestres que são regulamentadas, então os ciclistas são obrigados a obedecer aos sinais de trânsito ou aos reguladores de trânsito. No caso de cruzamentos não regulamentados cruzarem seu caminho, todos os ciclistas devem se certificar de dar passagem para um pedestre. Além disso, você precisa dar lugar a uma pessoa caminhando em direção a um bonde ou ônibus parado.
Você não pode dar meia-volta com sua bicicleta em faixas de pedestres. Nesse caso, você deve desmontar e atravessar a rua como um pedestre comum. No entanto, você não precisa se mover ao longo da faixa de pedestres em si, mas ao lado da zebra.
Quando é proibido o tráfego nas calçadas?
No caso de uma pessoa andar de bicicleta, ele é um participante de pleno direito no tráfico.
- Andar de bicicleta na calçada é estritamente proibido para ciclistas maiores de 14 anos.
- Você não pode dirigir enquanto se segura em outro veículo. Isso pode prejudicar tanto o ciclista quanto aqueles que se locomovem.
- Você só precisa andar com as mãos no volante e sem tirar os pés dos pedais. Isso é necessário para que uma pessoa possa travar, se necessário.
- É expressamente proibido o transporte de passageiros em seu veículo se não houver espaço especialmente equipado para isso.
- É proibido rebocar bicicletas ou utilizar outros veículos para isso.
- Também não é permitido o uso para rebocar um trailer que não esteja previsto para isso.
Penalidades por quebrar as regras
Os motoristas de automóveis não são os únicos a não gostar dos ciclistas, mas os pedestres são os mesmos. Na verdade, para muitos, esse transporte significa apenas problemas. Na verdade, nem todos os ciclistas estão familiarizados com as regras de trânsito. Portanto, muitas vezes os motoristas deste veículo leve viram no lugar errado ou simplesmente cruzam a passadeira a toda velocidade. Alguns deles às vezes até dirigem um sinal vermelho.
Além disso, ciclistas e pedestres comuns interferem. Esses têm medo de seu movimento caótico. No entanto, deve-se notar aqui que As regras de trânsito são endurecidas anualmente e as multas estão aumentando. E isso é perfeitamente verdade. Afinal, o proprietário de qualquer veículo deve ser responsável por tudo o que acontece nas estradas. Isso também se aplica aos ciclistas, que devem se controlar na estrada.
Na maioria das vezes, os ciclistas modernos violam estas regras:
- dirigir seu veículo sob a influência de álcool ou drogas, o que acarreta várias consequências;
- falar ao telefone de bicicleta, o que é estritamente proibido pelas regras de trânsito;
- virar o veículo para a esquerda nas linhas de bonde, o que é estritamente proibido;
- atravessar uma faixa de pedestres de bicicleta, o que não é permitido pelas regras de trânsito;
- ignore vários sinais de proibição, que podem levar a consequências desagradáveis.
Por qualquer uma das violações acima, o policial tem o direito de multar o ciclista infrator. Vale a pena conhecer mais detalhadamente as multas por infrações, que estão descritas no artigo do Código de Contra-ordenações.
- No artigo 12.29 refere-se a uma violação das regras de trânsito por parte de um ciclista que participa do próprio processo de movimento. A multa é de 800 rublos.
- Na segunda parte deste artigo refere-se à multa, que é relevante no caso em que a pessoa está intoxicada. A multa pode variar de 1 a 1,5 mil rublos.
- No artigo 12.30 fala-se da violação das regras de trânsito, que no futuro levará à criação de obstáculos na estrada. Nesse caso, é possível uma multa de 1 mil rublos.
- No caso de o ciclista violar as regras de trânsito, o que posteriormente levou a uma deterioração da saúde humana, ele é obrigado a pagar uma multa de 1,5 mil rublos... Nesse caso, o ciclista estava dirigindo muito rápido ou estava embriagado.
Além disso, vale lembrar que se o ciclista conseguir pagar a multa em até 5 dias após a infração, seu tamanho pode ser reduzido exatamente pela metade.
Em comparação com as multas que são aplicadas aos motoristas, essas multas são muito pequenas. Portanto, muitas pessoas simplesmente ignoram as regras, provocando todos os tipos de situações.
Resumindo, podemos dizer que mesmo ao andar de bicicleta, a pessoa deve estar sempre familiarizada com todas as regras existentes. Isso evitará situações desagradáveis na estrada. Além disso, todo esse conhecimento vai ajudar a revidar no caso em que o ciclista tem razão e a ele, talvez, eles apenas se agarrem por pequenas coisas.
Veja o vídeo abaixo para todas as regras de trânsito para ciclistas.