Bicicletas

Bicicletas para rua e sujeira: descrição, marcas, seleção, uso

Bicicletas para rua e sujeira: descrição, marcas, seleção, uso
Contente
  1. Características e finalidade do design
  2. Visão geral dos fabricantes
  3. Como escolher?
  4. Regras operacionais

As bicicletas de rua e de sujeira são radicalmente diferentes das bicicletas clássicas de montanha ou de cidade. Esses tipos estão associados a uma alta intensidade de cargas colocadas nos elementos estruturais da bicicleta. Como resultado, em vez de aumentar o número de velocidades ou o diâmetro das rodas, o foco está na confiabilidade e resistência do quadro, garfos e absorção de choque. Além disso, a escolha de um modelo de salto ou manobra é impensável sem a definição correta das disciplinas para as quais a bicicleta foi adquirida. Os requisitos para modelos de rua e gramado serão diferentes - as soluções universais são projetadas apenas para iniciantes e não são muito aplicáveis ​​na vida real.

O que você precisa considerar ao escolher o equipamento, quais marcas de motos de terra e de rua são consideradas relevantes, se as bicicletas extremas têm suas próprias regras de operação, o quão importante é a proteção de alta qualidade neste caso - todos esses pontos devem ser esclarecidos com antecedência, então para não ficar desapontado com a compra no futuro.

Características e finalidade do design

As bicicletas de sujeira e de rua, embora pertençam ao grupo geral das bicicletas de montanha modificadas, ainda apresentam diferenças claras entre si. E isso se deve ao próprio uso de veículos de duas rodas. Aqui você deve prestar atenção ao nome: sujeira vem originalmente de sujo - sujo. Este termo denota a disciplina para pular em saltos de terra - salto de terra.

A rua é um tipo igualmente popular de esqui ativo. Mas está associado à execução de manobras principalmente com a transferência do centro de gravidade para a roda traseira. É uma espécie de prova, transportada do terreno acidentado para as ruas da cidade. A variedade de truques executados pelos mestres de rua é realmente grande.Mas está diretamente relacionado aos parâmetros técnicos da moto e seu manuseio.

Absolutamente todos os tipos de veículos de duas rodas, posicionados como modelos especiais para terra e rua, na verdade, são modificações de bicicletas de montanha ou BMX. São bastante pesados, têm roda de diâmetro não superior a 26 polegadas e estão equipados com freio na roda traseira. É importante levar em consideração que a velocidade em tal bicicleta costuma ser a mesma, os modelos de múltiplas velocidades não oferecem nenhuma vantagem, exceto pelo aumento de peso.

Para os pilotos novatos, são produzidas bicicletas de sujeira em série - elas são chamadas de "completas" e são projetadas para um nível básico de treinamento. Para uma condução mais séria, é normal que você mesmo monte a bicicleta, selecionando os componentes individuais levando em consideração o estilo de pilotagem e as necessidades do piloto.

Vale a pena considerar as características técnicas das bicicletas de rua e da sujeira.

  • Características do quadro. Ela deve suportar cargas extremas, não se dobrar durante saltos e manobras. A melhor opção para tal projeto seria cromol - uma liga à base de aço com liga de cromo e molibdênio. Ele fornece absorção de choque e geralmente é a escolha para profissionais com espessuras de parede variadas. As opções menos duráveis ​​são de alumínio e têm muitos ventiladores entre os pilotos experientes, os complementos são equipados com opções Hi-Ten de aço.
  • Parâmetros geométricos da moldura. Eles diferem pela sujeira e pela rua, e a principal diferença é o comprimento do tubo superior - no primeiro caso será 570-590 mm, e será bem longo, o triângulo traseiro é limitado a um limite de 410 mm. O ângulo de inclinação definido para a coluna de direção em tais modelos é de 68-70 graus contra 71-74 nas versões de rua. O comprimento do quadro em bicicletas de rua não é mais do que 545 mm, na parte traseira este número não excede 350 mm.
  • Localização do transporte. Em dardos, está na mesma altura do cubo ou mesmo abaixo dele - isso abaixa o centro de gravidade, fornece melhor aceleração e comportamento de voo previsível. Nos modelos de rua, o carrinho é mais alto e facilita o levantamento vertical do quadro. Além disso, com um carro moderadamente alto, é mais fácil montar os tubos de fixação necessários para superar os trilhos e outros obstáculos.
  • Tamanho da roda... O diâmetro de 24 ″ é considerado versátil e adequado para ambas as disciplinas. No dardo, um esquema é freqüentemente usado em que a roda é colocada para frente 26 "e para trás - 24". Na rua, a mais procurada é a de 24 ”de diâmetro, que confere durabilidade extra à moto. Essas rodas fornecem leveza e manobrabilidade máximas, facilitam o puxão e permitem um melhor controle da direção.
  • Tipo de tomada... Existem dois tipos de bicicletas de rua e de sujeira - rígidas (ou rígidas) e com absorção de choque com um curso curto de não mais que 130 mm. Para acrobacias urbanas, a primeira opção será a melhor escolha, o que permite fornecer controle total sobre o controle da moto e oferece o máximo alcance de saída. Garfos amortecidos são usados ​​na terra, mas nos acabados são usados ​​na versão mais barata, o que leva à deformação rápida.
  • Volante. Sua largura geralmente depende do tamanho do atleta - para homens, a opção é 700 mm de largura, para mulheres e adolescentes, 680 mm. A altura do guiador para um garfo rígido deve ser de 3 ", para uma absorção de choque de 2". Para a rua, os guiadores são produzidos com um deslocamento curto - 36-50 mm.
  • Freio. Em complementos para iniciantes, é absolutamente obrigatório. Em modelos aprimorados de montagem individual, é permitido recusar o sistema de frenagem, mas somente com experiência suficiente do piloto. Os freios a disco oferecem boa segurança - a mecânica é mais barata e mais fácil de manter, a hidráulica é mais conveniente de usar.

Todos esses fatores afetam diretamente o sucesso do piloto em manobras ou a facilidade de saltos de esqui.Tal como acontece com as bicicletas de montanha, por padrão, as bicicletas de terra e de rua não cabem para-lamas, racks e o selim é escolhido curto, com ergonomia de forma máxima.

Visão geral dos fabricantes

Entre as marcas que produzem bicicletas populares para rua e terra, você pode encontrar muitos nomes que são conhecidos apenas por um estreito círculo de extremos do ciclismo. Mas isso não os impede de forma alguma de criar modelos de bicicletas confiáveis ​​e de alta qualidade, adequados para o uso mais intensivo.

Haro

Uma conhecida marca dos EUA que produz bicicletas para vários tipos de freestyle, acessórios e componentes para elas. Desde 1978, a empresa especializou-se na produção e promoção de veículos de duas rodas concebidos para as cargas mais extremas. Hoje, as bicicletas da empresa são escolhidas pelos pilotos mais famosos. A empresa possui linha própria de bicicletas BMX e MTB, foi a primeira no mundo a produzir quadros e garfos para o freestyle, e seus modelos de rua estão entre os melhores.

Especializado

Marca americana, uma das principais fabricantes de bicicletas de rua e de sujeira. A empresa conquistou a reputação de principal inovador e regularmente apresenta ao mercado soluções fundamentalmente diferentes das dos concorrentes. A empresa existe desde 1974, período durante o qual passou da criação de veículos personalizados sob demanda à produção em massa de bicicletas de vários tipos e classes. Os produtos da marca não são baratos, mas pelo dinheiro os compradores recebem, de fato, um produto de alta qualidade.

A Specialized é considerada o principal fornecedor de bicicletas da sujeira baseadas em BMX. Os principais saltadores usam a técnica da empresa. De particular interesse é a série P P. 3, que apresenta uma estrutura de alumínio premium, dropouts forjados e um garfo esportivo com 100 mm de curso.

Bicicletas NS

Marca polaca especializada na produção de bicicletas para diversas modalidades de freestyle. A empresa concorre com sucesso com empresas americanas e é considerada uma das líderes no mercado europeu. A NS Bikes projeta estruturas de rua desde 2000 e também fabrica uma linha completa de peças personalizadas para bicicletas. Entre os modelos mais populares na classe de rua e sujeira estão as linhas econômicas Slash Junior, as populares Metropolis, Clash 2, Movement. Entre as versões dos últimos anos, Snabb e Fuzz são especialmente populares.

Como escolher?

Ao escolher uma bicicleta suja ou de rua, vale a pena considerar uma série de parâmetros importantes, capaz de afetar significativamente o conforto do piloto.

  1. Crescimento do piloto. É importante principalmente para a seleção de um diâmetro de roda confortável. Pessoas com mais de 180 cm devem usar imediatamente a versão de 26 ", todos os outros vão caber na versão de 24". O resto do tamanho não é tão importante.
  2. Tipo de borracha. Também é diferente: a borracha com banda de rodagem pronunciada ou semi-lisa é usada na sujeira. Na reta, muitas vezes você pode ver o uso de slicks. E em qualquer caso, os aros duplos obrigatórios.
  3. Número de velocidades. Embora as bicicletas de terra e de rua sejam frequentemente oferecidas como padrão, esta opção é um exagero - ela apenas adiciona peso a uma bicicleta que já é enorme. A economia, neste caso, será na resistência da estrutura e outros componentes. Certamente não faz sentido pagar a mais pela opção.
  4. Material do garfo. Se esta for uma opção de rua difícil, certifique-se de que é feito de cromol, o material mais resistente possível, então a economia será justificada. Definitivamente, não vale a pena escolher Hi-Ten - o aço sem liga não suporta cargas intensas. Garfos macios com absorção de choque e curso curto de até 130 mm são projetados para pilotagem agressiva, saltos de esqui e pousos suaves em qualquer tipo de solo.

Ao escolher um conjunto completo - um modelo completo - é melhor focar nas recomendações de pilotos experientes, então as primeiras tentativas de esqui extremo serão bem-sucedidas.

Regras operacionais

    Rua e terra são algumas das disciplinas extremas mais perigosas e exigem o máximo controle da situação por parte do piloto. Mesmo os ciclistas experientes não estão imunes a lesões e quedas. Antes de sair na pista com trampolins ou na cidade, você deve definitivamente cuidar da proteção total da perna, cotovelos e joelhos com escudos, mãos - luvas, cabeça - com um capacete.

    Você não deve substituir arbitrariamente peças de marca por outras mais baratas, pegue os conjuntos completos de bicicletas mais orçamentários. Saltar cargas envolvem impacto intenso. Aqui não será possível amolecê-los nem mesmo com a ajuda de amortecedores, pois o próprio quadro, o garfo deve ser muito confiável.

    Antes de andar, verifique todos os fixadores, se necessário, lubrifique as peças de atrito com os compostos recomendados pelo fabricante.

    Como qualquer bicicleta, uma bicicleta de rua e de sujeira deve ser mantida regularmente e mantida livre de sujeira e poeira. Na hora do armazenamento sazonal, basta preparar cuidadosamente o veículo para o armazenamento.

    Como escolher uma bicicleta para sua rua, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa