Bicicletas

Como escolher uma bicicleta XC?

Como escolher uma bicicleta XC?
Contente
  1. O que é Cross Country?
  2. Características da bicicleta
  3. Itens adicionais de equipamento
  4. Visualizações
  5. Nuances técnicas
  6. Avaliação das melhores modelos
  7. O que escolher para um iniciante?

As bicicletas estão presentes na nossa vida desde a mais tenra infância, mas a sua funcionalidade e design mudam com a idade. Aqueles que estão seriamente no ciclismo podem se orgulhar de suas conquistas na versão de montanha ou corrida deste transporte. Qualquer pessoa pode comprar uma bicicleta cross-country.

O que é Cross Country?

Esse nome tem a forma de corrida de mountain bike cross-country. A pista contém obstáculos naturais e deliberados, subidas íngremes e longas descidas. Quanto mais difícil for, mais interessante será o processo de aprovação.

O cross country pertence aos esportes radicais e está oficialmente incluído no programa dos Jogos Olímpicos desde 1996.

Para participar da competição, você precisa ter boa forma física, experiência, reação instantânea e resistência, além de ter a certeza de ter uma bicicleta adequada. Os veículos cross-country devem ser capazes de superar:

  • subidas longas e difíceis;
  • descidas perigosas;
  • curvas em curvas;
  • solavancos, buracos, outeiros;
  • areia, água, lama, pedras;
  • seções de alta velocidade da rota;
  • seções com o uso de travagem brusca.

    Em geral, para ter sucesso neste esporte, você deve ter bicicleta bem treinada e confiável, versátil.

    Características da bicicleta

    As bicicletas de montanha são adequadas para passeios de corta-mato. Sua principal tarefa é viajar em terrenos acidentados. O design especial distingue-os da bicicleta de caminhada usual.Amortecedores especiais suavizam até mesmo os menores solavancos, transmissões confiáveis ​​funcionam em qualquer mau tempo e os freios a disco nunca o deixarão na mão.

    Manobrabilidade e alta manobrabilidade são garantidas por um quadro leve e durável. Na maioria das vezes, é feito de alumínio com seção transversal variável ou carbono. No entanto, existem modelos com estruturas de aço. Isso não quer dizer que sejam ruins, mas acrescenta peso a eles, afetando a mobilidade e a resistência da base - um triângulo rígido. É sobre ela que assenta toda a estrutura.

    A estrutura especial do quadro assume movimento com uma inclinação ativa para a frente. Nesta posição, o peso corporal total e a carga são distribuídos uniformemente pelos braços e pernas. Uma bicicleta XC deve ter um garfo dianteiro com curso de aproximadamente 10 cm para alta resistência e travamento... Embora esta parte aumente a aceleração da moto, torna-se muito mais fácil superar obstáculos.

    As rodas de bicicleta devem ter aros leves e fortes. Pneus com aderência ideal, 1,7-2 polegadas de largura e peso leve são a escolha perfeita para o XC iniciante.

    Itens adicionais de equipamento

    Uma vez que a competição de XC está associada a descidas perigosas e outros fatores de risco, a proteção da cabeça não deve ser esquecida.

    Um capacete confiável e de alta qualidade é essencial para um ciclista.

    Pedais clipless são a marca registrada de um ciclista extremo profissional de um simples amador. Deixar de desapertar o retentor do pedal a tempo pode causar ferimentos no caso de uma queda sem sucesso. Este acessório só é utilizado por ciclistas experientes ou em pistas simples.

    Visualizações

    As bicicletas cross-country podem ser divididas em dois grupos: 2 suspensões e hardtail. Não há uma opinião clara sobre qual deles é o mais administrável em condições off-road. Cada modelo tem suas próprias desvantagens e vantagens.

    Duas suspensões têm as seguintes qualidades:

    • estabilidade;
    • manuseio off-road;
    • posição de pilotagem mais confortável;
    • construção massiva;
    • Excelente amortecimento duplo para uma condução suave.

      A hardtail tem os seguintes recursos:

      • falta de amortecedor traseiro;
      • adequado para dirigir em estradas relativamente planas;
      • uma estrutura rígida contribui para um conjunto rápido de velocidade;
      • a possibilidade de efeitos negativos na coluna devido à vibração excessiva;
      • preço e serviço acessíveis.

      Em todo caso, lembre-se que uma boa mountain bike não pode ser barata. Junto com o preço, aumentam sua funcionalidade e o nível do equipamento.

      Nuances técnicas

      A totalidade dos comprimentos de todos os tubos e os ângulos entre eles é a geometria da estrutura. É ela quem define a posição na bicicleta e afeta diretamente as características técnicas do transporte. Pedais, interruptores, rodas, garfos - tudo isso é certamente importante, mas nem tanto.

      Os iniciantes de cross-country que escolhem o transporte para si próprios geralmente se concentram apenas em seu tamanho, sem dar importância a parâmetros como proporções do quadro, ângulos ou comprimentos de outros tubos. Para escolher uma bicicleta confortável, você precisa se concentrar no nível de dificuldade da pista.

      Em geral, deve-se prestar atenção a vários aspectos.

      1. Ângulo da coluna de direção. É preferível que seja o mais nítido possível.
      2. O comprimento da base da estrutura. Para um bom pavimento, uma distância entre eixos curta é suficiente. Uma base longa é necessária para superar trilhas extremas com obstáculos difíceis. Isso criará um amortecimento adicional.
      3. Triângulo frontal... Esta é a distância entre o assento, o guiador e o canto da estrutura superior. Para lidar com terrenos acidentados, mais do que a média é a melhor opção.
      4. Volante... A posição do ciclista no selim depende do seu comprimento. Superar seções difíceis do caminho na posição sentada será problemático.Portanto, para transferir o centro de gravidade para a frente da bicicleta, você precisará se levantar e se concentrar no guidão. Com uma haste curta, isso será muito mais conveniente.
      5. Estais traseiros curtos ajude a superar obstáculos mais facilmente puxando a bicicleta em sua direção.
      6. Para maior proteção contra obstáculos, o suporte inferior deve ser posicionado mais alto do que, por exemplo, uma bicicleta de estrada. A sua distância ao solo deve ser tal que permita um movimento óptimo em terrenos acidentados, sem tocar nos obstáculos que passam pelos elementos do veículo.
      A combinação de todos esses fatores tem um impacto direto no comportamento da moto na pista.

      Avaliação das melhores modelos

      Competições extremas de ciclismo são realizadas anualmente em todo o mundo. Com base em seus resultados, o nível de prioridade é determinado. Vamos dar uma olhada nos 5 melhores modelos profissionais de cross-country de acordo com os profissionais.

      1. Bisturi cannondale - a bicicleta praticamente não tem inconvenientes, exceto pelo alto custo. Modelo de duas suspensões com volante integrado, rodas de 29 polegadas e 20 modos de velocidade.
      2. Scott Spark RC 900 - participante e vencedor das competições de maior prestígio. Possui 2 suspensões, freios rotativos e jantes de 24 mm.
      3. BMC Fourstroke 01 ONE - Equipado com pneus originais Continental, que se distinguem pela durabilidade. A vantagem sobre os rivais será fornecida por 22 velocidades e freios hidráulicos.
      4. Cube Reaction C: 62 Race 29 - um modelo relativamente novo, mas já popular. Curso permissível do garfo - 100 mm, disco de freio hidráulico de até 180 mm de diâmetro.
      5. Disco Forward Agris 27.5 2.0 - a um custo relativamente baixo, é equipado com componentes de fabricantes mundialmente conhecidos. Por exemplo, a HardTail é um fabricante de estruturas e o conjunto de freios da Shimano nunca falha o proprietário.

      O que escolher para um iniciante?

      Em primeiro lugar, é necessário decidir em quais rotas esse tipo de transporte será utilizado. Tanto a equipe geral quanto os detalhes específicos dependem disso.

      • Borracha. Os tamanhos atuais são agora de 27, 5 e 29 polegadas.
      • Quadro. Deve ser leve e durável. O alumínio será ideal para mulheres e homens.
      • Transmissão. É melhor se for um cassete - isso aumentará sua vida útil.
      • Garfo dianteiro apenas com "calças" monolíticas - sem soldagem. O botão de bloqueio de absorção de choque será um bônus agradável e necessário.
      • Aros. Apenas dobre, caso contrário as rodas não durarão muito.
      • Interruptores de velocidade. Não vale a pena economizar neles, pois a funcionalidade da estrutura depende do seu trabalho.

      Se a escolha recaiu sobre um modelo conhecido, você terá que desembolsar adicionalmente.

      O vídeo a seguir fornece uma visão geral de uma bicicleta de corrida cross-country por um preço razoável.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa