Como escolher uma bicicleta para fazer freeride?
Esportes radicais, como o freeriding, há muito estão firmemente estabelecidos na vida de pessoas que gostam de um estilo de vida saudável. Traduzido do inglês, freeride significa descida de altas montanhas, via de regra, despreparadas para isso. E se antes esse termo era usado ativamente entre snowboarders e esquiadores, hoje o freeride é uma das direções no mundo do ciclismo. Aconteceu por volta da década de 80 do século XX.
O que é isso?
O clássico entendimento do freeriding no ciclismo é a habilidade de um ciclista em pedalar por caminhos de montanha, matas e várias trilhas "selvagens", o que torna este esporte espetacular e inesquecível. E também perigoso, já que o caminho desconhecido esconde muitas situações imprevisíveis: falésias verticais, uma estrada "para lugar nenhum", saídas de trampolins.
A descida ou o esqui podem ser realizados em qualquer época do ano e em quaisquer condições: lama, chuva, areia, desfiladeiros, falésias, rios de montanha. Ao mesmo tempo, a habilidade de um atleta reside não apenas na habilidade de pedalar, mas também em realizar acrobacias vertiginosas e "voar" uma distância impressionante na bicicleta.
Frequentemente, as competições de freeride de bicicleta são organizadas por fabricantes de equipamentos de bicicleta e montanha para popularizar o esporte.
Bicicletas freeride
Para superar trilhas difíceis, você precisa de "cavalos de ferro" especiais. Além do treinamento diário longo de um atleta aprimorando suas habilidades e agilidade, também existem requisitos especiais para uma bicicleta freeride. E isso depende das opções de movimentação do "cavaleiro".
Em primeiro lugar, o atleta deve:
- dominar a técnica de pouso correto e controle da bicicleta;
- navegar por situações estressantes e imprevisíveis;
- ser resistente ao estresse e ser capaz de não perder a presença de espírito.
O design da bicicleta deve ser diferente de um veículo de duas rodas padrão, já que é quase impossível fazer uma manobra em um veículo normal sem danificar a bicicleta. Por isso, os especialistas desenvolvem modelos para um esporte radical, contando com as nuances de um conjunto completo de mountain bikes. Prós dos modelos de bicicleta freeride atuais:
- cem por cento de força;
- peso leve;
- sistema de depreciação estável;
- sistema de travagem de alta qualidade;
- rodas duráveis.
Uma atenção especial deve ser dada à força do modelo, pois durante o movimento, a estrutura da bicicleta é influenciada não só pelo peso do atleta, mas também por várias "cambalhotas" dinâmicas durante os saltos e viradas. O perigo desse esporte é justamente o risco de cair de uma bicicleta em alta velocidade e sofrer lesões graves.
Portanto, os fabricantes fabricam elementos estruturais de veículos de ligas leves, principalmente de alumínio. Este metal é bastante resistente a choques e é leve, necessário ao ciclista quando sobe, salta e supera penhascos íngremes. Se a bicicleta for pesada, o atleta dificilmente conseguirá cumprir as tarefas estabelecidas, portanto, normalmente o peso de um veículo freeride não ultrapassa 18 quilos.
Normalmente, um modelo para esportes radicais tem duas suspensões com amortecedor (eles têm um curso grande - cerca de 7 polegadas) e um curso de suspensão de até 25 cm. Portanto, os especialistas costumam chamar esses modelos de duas suspensões. Este sistema garante uma viagem quase perfeita em terreno irregular. No entanto, esses modelos têm suas desvantagens:
- aumento de peso em comparação com análogos;
- custo considerável.
As suspensões também têm suas próprias características:
- para uma unidade "séria", os fabricantes instalam suspensões de mola de óleo;
- para bicicletas com peso leve, contrapartes elastoméricas de mola são adequadas.
Com este design, o atleta e sua bicicleta podem suportar vibrações de choque com mais facilidade e frear melhor em situações extremas. A mola em espiral de aço ou titânio "responde" idealmente aos solavancos da estrada. O curso do amortecedor também é importante para tais modelos esportivos - normalmente bicicletas com curso de 110 a 160 mm são escolhidas, e para descidas, descendo de uma altura sem obstáculos, é preferível um curso de 180 mm.
Aliás, os freios desses modelos são hidráulicos, confiáveis, garantindo a satisfação de todos os desejos do atleta. O sistema de freios hidráulicos a disco das bicicletas é um orgulho especial dos fabricantes desses modelos de alta velocidade. Esse sistema funciona com o fluido de freio, que proporciona uma frenagem potente, e seu funcionamento não é afetado pelas condições climáticas. É o sistema hidráulico que garante o pressionamento suave da alavanca do freio.
Os fabricantes instalam discos especiais em ambas as rodas, as pastilhas de freio são feitas de metal, o que aumenta ainda mais a confiabilidade do sistema de freio. Para a alta habilidade da bicicleta em cross-country, são usados pneus de perfil largo "dentado", que têm um padrão de piso significativamente profundo.
A bicicleta em si é muito fácil de transportar em um bicicletário de carro.
Segurança do atleta
Apesar do freeriding não ser um esporte totalmente seguro, é uma experiência emocionante e inesquecível. Se você escolher o seu estilo de pilotagem corretamente e cuidar do equipamento bem escolhido, poderá obter os melhores resultados para atingir seus objetivos.
É por isso é muito importante escolher um capacete confiável, proteção para o corpo e pescoço para treinamento e competição... Atletas experientes usam capacetes integrais duráveis. Ao contrário dos capacetes esportivos convencionais, este modelo cobre completamente a cabeça do motorista, tanto acima quanto abaixo.
Para o pescoço, são feitos dispositivos especiais que suportam o golpe em caso de queda, protegendo as vértebras cervicais de deformação.
As roupas de proteção usadas no corpo para freeriders são usadas sob uma roupa de ciclismo, que é presa ao corpo com dispositivos especiais.
Para proteger os joelhos e cotovelos, todos os atletas usam joelheiras e cotoveleiras feitas de plástico leve, mas altamente durável. Eles são presos ao corpo por meio de clipes especiais.
E não é tudo: o traje para atletas também inclui luvas com dedos cortados e óculos especiais.
Melhores marcas de bicicletas
Hoje, os fãs de freeride têm uma grande seleção de modelos de bicicletas que atendem a todos os requisitos de atletas profissionais. Os modelos alemães da empresa GHOST, em particular o MTB Fully e o 4-Cross, são especialmente populares entre os profissionais. Apesar do alto custo, possuem uma montagem de alta qualidade, simplicidade e funcionalidade do design, além de um design atraente. Esses modelos são feitos com tecnologias inovadoras: os rolamentos de agulha conferem rigidez especial à estrutura sem aumentar seu peso.
Para as melhores bicicletas de hoje incluem os modelos da fabricante americana TREK, que produz bicicletas esportivas desde 1993, bem como designs do fabricante taiwanês GIANT, que lançou à venda um modelo sem costuras soldadas, que confere rigidez à moto.
Para as regras de escolha de uma bicicleta para o freeride, veja abaixo.