Como lubrificar uma corrente de bicicleta?
A corrente da bicicleta é uma parte importante da sua bicicleta e precisa de manutenção regular. Não só a comodidade de operação do veículo, mas também a segurança do ciclista depende de sua condição técnica. Portanto, a questão da escolha correta dos produtos de cuidado da cadeia é relevante e preocupa a muitos.
Por que lubrificar a corrente?
A corrente da bicicleta requer limpeza constante e lubrificação oportuna. Se esses procedimentos forem negligenciados, com o tempo, ele começará a emitir rangidos ou chiados desagradáveis. Além disso, é muito difícil ajustar o câmbio traseiro sem lubrificação. A corrente lubrificada evita que areia e sujeira penetrem nas juntas e funcionem como um abrasivo, enquanto na corrente seca os pinos são perfurados rapidamente, levando ao alongamento da corrente.
A corrente esticada, por sua vez, acarreta danos aos dentes e coroas do cassete. Isso leva a um aumento no ruído e uma diminuição na eficiência, devido ao qual o ciclista é forçado a despender significativamente mais esforço para manter a velocidade desejada do veículo.
As correntes para bicicletas de montanha e turismo usadas em condições off-road precisam especialmente de lubrificação. Os adeptos do ciclismo e dos desportos radicais são obrigados a dedicar muito tempo ao estado da corrente, enquanto os proprietários de bicicletas urbanas, que se deslocam exclusivamente sobre azulejos ou asfalto, não têm de se preocupar muito com o estado das correntes e lubrificá-las várias vezes por temporada. No entanto, esse relaxamento só é permitido se a bicicleta não for usada em tempo chuvoso e for guardada em local seco.
Se a bicicleta for exposta à chuva, a corrente é totalmente limpa de areia e sujeira usando uma máquina especial ou uma escova de dentes, e em seguida é abundantemente lubrificada. Caso contrário, a sujeira aderida provocará processos corrosivos e fará com que a corrente enferruje.
Tipos de lubrificação
A classificação dos lubrificantes de corrente de bicicleta é baseada em características como forma de produção, condições de uso e composição química. De acordo com o primeiro critério, existem 3 tipos de lubrificantes.
- Lubrificantes líquidos muito fáceis de aplicar e assemelham-se a óleo de máquina em sua consistência. As formulações são vendidas em convenientes frascos de pequeno volume e equipadas com conta-gotas.
- Lubrificante em spray Também é fácil de usar e é representado por uma substância oleosa pulverizada nos elos da cadeia na forma de aerossol. Essa forma de liberação é ideal para aplicação no campo, e é por isso que muitas vezes pode ser encontrada em um kit de primeiros socorros para bicicletas. No entanto, muitos motociclistas preferem usar outros lubrificantes em casa, pois quando aplicados na corrente, a maior parte do óleo é borrifada em lugar nenhum.
- Graxas espessas na maioria dos casos, eles servem como base para a preparação de composições de dois componentes e não são aplicados à própria cadeia. Imediatamente antes do uso, é adicionado um solvente que, após ser aplicado na corrente, evapora rapidamente, causando a solidificação do lubrificante. Esses compostos são usados em tempo chuvoso, protegendo efetivamente o metal dos efeitos nocivos da água.
As condições de uso são outra indicação da classificação dos lubrificantes. Com base nisso, os fundos são divididos em aqueles que são adequados apenas para tempo seco e formulações resistentes à umidade.
- Após serem aplicados à corrente, os compostos de clima seco secam e formam uma película protetora semelhante a uma camada esbranquiçada. O filme evita que poeira e sujeira grudem na corrente, mas é rapidamente lavada pela primeira chuva.
- Para climas úmidos, são usados lubrificantes repelentes de água, que são aplicados uniformemente à corrente em uma camada espessa. Esses compostos mancham as roupas e atraem a poeira, mas suportam com firmeza chuvas fortes e atravessam poças e lama.
De acordo com o princípio ativo, os lubrificantes são divididos em 5 tipos. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Parafínico
A cera é considerada bastante cara. Com sua ajuda, uma fina camada protetora é criada na superfície da corrente, repelindo poeira e sujeira. No entanto, seu uso envolve limpeza prévia e lavagem da corrente, o que nem sempre é possível.
Além do mais, a aplicação do composto de parafina deve ser rigorosamente dosada, caso contrário a cera obstruirá todas as buchas e juntas das correntes. Para preparar graxa de cera de forma independente, a parafina é esfregada em um ralador e misturada com querosene de aviação na proporção de 1: 2.
A mistura é deixada por 3 dias para dissolver completamente os coágulos de parafina, após os quais é aplicada na corrente. Como mostra a prática, um tratamento de cera é suficiente para 500 km com tempo seco e 200 km com chuva.
Teflon
Este tipo de lubrificante é considerado o mais comum no ambiente de ciclismo e é caracterizado como o mais confiável e eficiente. Além disso, os compostos de Teflon são vendidos a um custo razoável e estão presentes em todas as lojas de bicicletas. Como o nome indica, o principal ingrediente ativo deles é o Teflon, que envolve a corrente e forma uma fina película protetora sobre ela. Poeira, areia e sujeira não aderem à superfície e fica limpa por muito tempo.
Os lubrificantes de Teflon estão disponíveis na forma de líquido e aerossóis, mas motociclistas experientes aconselham a compra de formulações líquidas. Isso se deve ao fato de que quando o lubrificante é borrifado na corrente, uma parte significativa da substância voa, manchando as partes adjacentes e causando excessos.
As desvantagens dos lubrificantes de Teflon incluem a lixiviação muito rápida da composição, razão pela qual durante a chuva eles não são suficientes para mais de 50 km.
Silicone
O princípio de operação da graxa com silicone é o mesmo dos compostos de Teflon: o silicone forma uma película fina na superfície da corrente que repele a poeira e sujeira. Na maioria das vezes, a graxa de silicone é produzida na forma de aerossóis, o que não é muito conveniente para lubrificar pequenos elementos de corrente. De acordo com a avaliação subjetiva de ciclistas experientes, até 50% do volume total é pulverizado fora da meta. As desvantagens da graxa de silicone incluem a necessidade de aplicação frequente, uma vez que um tratamento é suficiente para não mais do que 30-40 km.
Grafite
Essa graxa protege os elementos da corrente do desgaste rápido e possui altas propriedades anticorrosivas. Além disso, o agente é capaz de penetrar nas partes mais inacessíveis da corrente, reduz o efeito negativo da força de atrito e não lava por muito tempo. Em tempo de seca, um tratamento é suficiente para 150 km de caminho, na chuva ou dirigindo em poças - por 70-80 km.
O lubrificante é produzido na forma de um produto muito espesso, que é misturado à gasolina Galosha em partes iguais. Segundo observações de muitos motoqueiros, uma seringa de 20 ml da mistura é suficiente para 4 lubrificantes.
Molibdênio
A graxa de bissulfeto de molibdênio é altamente resistente a temperaturas extremas e tem um bom efeito lubrificante. Ele forma uma película hidratante durável que protege os elos da corrente de aderência de sujeira e reduz o efeito negativo da força de atrito. As formulações de molibdênio estão disponíveis na forma de aerossóis e líquidos oleosos em frascos com volume igual ou superior a 70 ml.
O que não pode ser usado?
Não é altamente recomendável lubrificar as correntes das bicicletas com lubrificantes espessos, como litol, graxa e óleo usado (remoção). Esse lubrificante não é capaz de penetrar nas partes difíceis de alcançar da corrente e atrai uma grande quantidade de poeira. Deve-se ter cuidado e WD-40, que contém aguarrás. A peculiaridade desse componente é que ele não tem efeito envolvente, mas, ao contrário, lava os restos de lubrificantes.
Não posso usar e óleo de máquina, que coleta e retém sujeira e areia, e óleo de girassolque não tem efeito lubrificante e escorre rapidamente para o solo.
Os óleos para máquinas de costura e fluidos de transmissão também não são as melhores opções para a lubrificação de correntes: eles atraem muito pó e não protegem contra a água.
Visão geral dos fabricantes
O mercado moderno oferece um grande número de produtos de cuidados da rede doméstica. Abaixo está uma classificação das formulações mais populares, as avaliações positivas são encontradas com mais frequência na Internet.
- O conhecido fabricante de componentes e acessórios para bicicletas Shimano está no topo da classificação, produzindo produtos de cuidados de alta qualidade para vários componentes de bicicletas, incluindo correntes. Considere a graxa para clima seco como exemplo. Shimano PTFE Dry Lube. O produto está disponível em frasco pequeno de 170 ml, possui dispensador prático e caracteriza-se pelo baixo consumo. Os usuários notam que a corrente fica menos suja e a bicicleta se desloca rapidamente e é muito leve. O custo do lubrificante é de 354 rublos.
- A segunda linha da classificação é ocupada pela empresa alemã Lider com sua graxa de bissulfeto de molibdênio de mesmo nome. O produto está disponível em frasco ou bisnaga com capacidade para 70 ml, funciona muito bem em altas temperaturas e tem um preço mais do que razoável - 176 rublos.
- Óleo de corrente Lubrificante especial para correntes Rohloff também fabricado na Alemanha e atende a todos os requisitos modernos de lubrificantes. A graxa funciona bem sob altas cargas e protege as juntas da corrente de sujeira e umidade. Além disso, o produto é criado em uma base biológica, o que significa sua absoluta inocuidade para o homem e o meio ambiente. O lubrificante é de baixo consumo e é um dos melhores produtos para o cuidado da corrente. O custo de uma garrafa de 50 ml é de 490 rublos.
- Lubrificante de corrente de bicicleta Massa lubrificante Mottec para correntes de bicicleta fabricado na Holanda e especialmente desenhado para tornar a bicicleta mais fácil de andar em altas velocidades. Isso é possível pela presença de politetrafluoroetileno (PTFE), que torna a corrente muito fácil de deslizar. Outra substância chamada revitalizante evita o desgaste rápido dos elos da corrente e impede que se estiquem.
A graxa penetra bem em locais de difícil acesso, protege o metal da corrosão e, apesar da forma de liberação em aerossol, é bastante econômica. O custo de uma garrafa de 200 ml é de 600 rublos.
- Lubrificante em spray para correntes de bicicletas Nanoprotech 210 ml made in Holland protege efetivamente o metal contra umidade e corrosão, elimina ruídos, libera os elos enferrujados da ferrugem e facilita muito o movimento. Além disso, evita que as juntas congelem no frio, reduz a fricção, prolonga a vida útil da corrente e é excelente para guardar a bicicleta no inverno. O custo de uma garrafa de 210 ml é de 400 rublos.
- Óleo cerâmico Ballistol BikeCer Fabricado na Alemanha, foi especialmente desenvolvido para correntes de bicicletas que operam em condições extremas. É aplicado de forma pontilhada à corrente e reduz significativamente o atrito e o desgaste dos elos. Além disso, protege perfeitamente o metal da corrosão, penetra em todos os locais de difícil acesso e desloca a água da superfície da corrente. Graças à boa adesão, o tempo entre as graxas é significativamente aumentado, o que leva à economia de custos. Uma garrafa de óleo com um volume de 100 ml custa 700 rublos.
Como escolher?
Ao escolher um lubrificante para corrente de bicicleta, a primeira etapa é concentre-se nas condições em que a bicicleta será usada. Portanto, para o tempo seco, recomenda-se a compra de produtos que tenham a marca “seco” na embalagem. No entanto, é importante notar aqui que nem todos os tipos de lubrificantes secos são igualmente bons e não existe uma opção universal entre eles.
Por exemplo, compostos de grafite, teflon e silicone protegem perfeitamente a corrente de contaminação e têm um alto efeito lubrificante, mas sujam em torno de tudo. Portanto, para quem está interessado na limpeza perfeita do veículo, é melhor usar composições de cera. Mas eles também têm uma desvantagem significativa - em comparação com as graxas de Teflon, silicone e grafite, têm baixo efeito lubrificante.
Se a bicicleta for usada na chuva, você precisa escolher os lubrificantes marcados «molhado» no rótulo. Geralmente há uma graxa espessa dentro que foi diluída com um solvente.
Quando aplicado a uma corrente, penetra rapidamente em todos os locais de difícil acesso e, após a evaporação do solvente, envolve densamente os elos. O produto não é lavado com água, mas no tempo seco atrai poeira e areia. Na chuva, assim como ao dirigir em poças e grama molhada, você pode dirigir até 200 quilômetros ou mais com esse lubrificante.
Remédios caseiros
Se não houver oportunidade de ir a uma loja especializada e a rede precisar de lubrificação urgente, os preparos caseiros feitos de meios improvisados ajudarão a "resistir" à casa. Então, para tempo seco é adequado composição de 6 partes de óleo sólido, 3 partes de óleo do motor e 1 parte de pó de grafite, que é raspado das escovas do motor elétrico com lixa comum.
Você pode preparar outra composição combinando 8,5 partes de litol, 1 parte de pó de grafite e 0,5 partes de sabão. Os componentes são completamente misturados e a corrente lubrificada. Se não houver nada à mão, em casos extremos é permitido usar óleo de transmissão de máquina. Ao chegar em casa, a corrente é bem lavada do produto caseiro e é aplicado um lubrificante especial para bicicletas.
Para tempo chuvoso, prepare a seguinte mistura: em partes iguais pegue a graxa automotiva nº 158 para o eixo da hélice e misture com combustível para isqueiros ou gasolina "Galosha". A mistura resultante é densamente revestida com todos os elos da corrente, não esquecendo ao chegar "na civilização" de lavar rapidamente esse produto e processar a corrente com uma composição de alta qualidade.
Veja abaixo como escolher um lubrificante para a corrente da sua bicicleta.