Bicicleta "Ucrânia": características e história
A bicicleta "Ucrânia", produzida pela Fábrica de Bicicletas de Kharkov em homenagem a V. I. Petrovsky, era muito popular na URSS na segunda metade do século passado. As pessoas gostaram de adquirir este modelo confiável e já o utilizam há muito tempo. As bicicletas "Ucrânia" eram especialmente populares entre os residentes de áreas rurais, que as conduziam aos correios, à loja, ao trabalho e à floresta para comprar cogumelos.
Um pouco de historia
A Fábrica de Bicicletas de Kharkiv (KhVZ) iniciou suas atividades no início da década de 20 do século XX, tendo lançado um grande número de bicicletas ao longo da história de sua existência. A empresa dedicava-se à produção de modelos rodoviários, desportivos e turísticos, que ganharam imensa popularidade não só entre a população em geral, mas também entre os atletas. As Olimpíadas de 1980, que aconteceram na URSS, tornaram-se um marco na história da produção de bicicletas, na véspera da qual a fábrica recebeu um grande pedido para a produção dos modelos de pista e estrada "Rodovia Campeã" e "Record".
Ao longo da história de sua existência a fábrica produziu mais de 30 modelos de bicicletas para adultos e crianças, entre os quais havia amostras exclusivas, cujo lançamento era limitado a duas ou três cópias, e modelos em massa, como "Tourist", "Start-Highway", "Sputnik" e, claro, "Ukraine".
A fábrica de bicicletas Kharkov existe até hoje, produzindo modelos modernos, mais conhecidos pela marca Wodan. Os produtos da empresa, como nos velhos tempos, caracterizam-se pela alta confiabilidade e durabilidade.
A primeira bicicleta masculina "Ucrânia" saiu da linha de montagem da empresa em 1926 e foi equipada com uma estrutura de aço e rodas de 26 ". Nessa forma, foi produzido antes do início da Segunda Guerra Mundial, após o que a produção foi suspensa.No final da Segunda Guerra Mundial, a empresa voltou a produzir bicicletas e apresentou ao público um modelo "Ucrânia" B-120, que substituiu o lendário "Progresso" B-110, criado, por sua vez, com base no modelo alemão do pré-guerra.
Vantagens e desvantagens
As bicicletas de estrada "Ucrânia" eram muito populares não só na União Soviética, mas também eram fornecidas a 28 países do mundo. A alta demanda por modelos soviéticos era devido a uma série de vantagens importantes que os distinguiam favoravelmente das bicicletas de outros fabricantes.
- O design robusto e confiável tornou possível operar a bicicleta em condições difíceis sem o risco de deformação do quadro e quebra dos componentes principais.
- A "Ucrânia" foi uma das bicicletas mais duráveis e serviu de forma confiável seus proprietários por várias décadas. Além disso, os modelos que sobreviveram até hoje ainda estão em movimento, e a única coisa de que seus proprietários se queixam é a corrosão do metal e a necessidade de substituir o selim, que se deteriora de tempos em tempos.
- A alta capacidade de carga dos modelos de Kharkov possibilitou o transporte de passageiros adultos no porta-malas e cargas pesadas.
No entanto, além das vantagens, "Ucrânia" tinha suas próprias deficiências, a principal das quais é chamada peso pesado superior a 17 kg. Isso tornava difícil viajar em terrenos acidentados e areia e impossibilitava longas caminhadas. Além disso, a "Ucrânia" não tinha sistema de câmbio de marchas, o que, em combinação com um grande peso, tornava o controle ainda mais difícil. A próxima desvantagem significativa foi falta de peças de reposição, que não foram possíveis de obter.
As pessoas vão ao Sporttovary há anos, na esperança de encontrar, sem querer, câmeras, pneus, pedivelas ou tambores de freio à venda. Havia também um pequeno defeito, que muitas vezes consistia em um desalinhamento do fio de várias conexões.
Modelos e suas características técnicas
A fábrica de bicicletas de Kharkov produziu vários modelos "Ucrânia", cujas características detalhadas são discutidas abaixo.
A primeira modificação da "Ucrânia" foi o modelo masculino B-120, que foi lançado em 1961-1968. Apresentava uma estrutura alongada, garfos resistentes e escoras reforçadas. Estes últimos eram aparafusados, o que se compara favoravelmente com estruturas com junta soldada. O cubo da roda dianteira tinha um design de uma peça para garantir a concentricidade das pistas da bola. Além disso, o modelo B-120 foi equipado com um freio de mão adicional do tipo tick atuando no aro da roda traseira.
Preste atenção especial à sela. Ele tinha uma mola dianteira adicional e uma moldura larga, que fornecia boa absorção de choque e maior comodidade de uso da bicicleta. O porta-malas também possuía uma estrutura reforçada, que era fornecida toda em metal, sem solda, carroceria e escoras robustas. O grampo tinha um desenho de mola e fixava de forma confiável a carga localizada nele. A roda traseira pode ser fixada na posição desejada, enquanto se ajusta a tensão da corrente. Os sacos de ferramentas tinham um fecho conveniente e eram feitos num design moderno para a época. O quadro e o garfo dianteiro foram lindamente pintados para melhorar muito a aparência da bicicleta.
A base da bicicleta era de 1175 mm, a distância do carrinho ao topo do tubo do selim chegava a 580 mm e o diâmetro das rodas era de 622 mm, o que corresponde a 28 polegadas. Devido às suas grandes dimensões, a bicicleta era usada principalmente por homens, sendo difícil para mulheres e crianças conduzi-la. A largura dos pneus chegava a 4 cm, o número de dentes na roda dentada dianteira era de 48 peças, na roda dentada traseira - 19. O peso do B-120 era de 16,5 kg.
O modelo foi equipado adicionalmente com bomba, protetor de corrente, farol e minidínamo. A maioria dos modelos foi pintada de preto, embora também houvesse amostras de azuis e até verdes. Os raios eram freqüentemente pintados para combinar com a estrutura, então rodas com raios cromados eram raras.
A moto "Ucrânia" B-130 foi lançada em 1966.e tornou-se o 10 milionésimo modelo produzido pela fábrica (em 1979, foi lançada a 20 milionésima cópia e, em 1991 - a 30 milionésima). Em comparação com o modelo anterior, tinha para-lamas mais profundos, os pedais eram fundidos em ligas de alumínio, tinha um degrau dobrável e um porta-malas acima da roda dianteira. Os aros eram feitos de aço e possuíam um perfil em forma de U. Havia 36 raios no aro dianteiro contra 32 no modelo anterior, o que aumentou significativamente sua capacidade de carga.
Alguns anos depois, mais a versão perfeita da bicicleta B-130 - B-130K, que agora tem uma haste em relação à coluna de direção e mudou a configuração do volante. A moldura do modelo atualizado foi decorada com a inscrição "Ucrânia" e um pequeno padrão bonito. O lançamento foi realizado até 1976.
Bicicleta "Ucrânia" B-134 produzido de 1968 a 1975 e possuía degrau reclinável, rack sobre a roda dianteira, proteções de corrente e farol. O aro frontal consistia de 32 raios e os pedais eram feitos de aço e tinham inserções de borracha. O modelo foi produzido nas cores preto, vermelho, azul e turquesa, e as asas dos modelos pretos foram decoradas com linhas brancas, enquanto os modelos das demais cores foram totalmente brancos. A base da bicicleta era 1175 mm, a altura era 560 e 580 mm, o tamanho da roda era 28 ", o número de dentes nas rodas dentadas dianteiras e traseiras era 48 e 19, respectivamente.
A partir de 1971, os ganchos da bomba começaram a ser soldados ao quadro e, a partir de 1974, o guiador ganhou formato de barril e passou a ser pintado de branco. O peso do B-134 era de 17 kg, e seu custo em 1969 atingiu 51 rublos e 70 copeques, enquanto o salário médio não ultrapassava os 80 rublos.
A partir do 75º ano, a KhVZ começou a produzir modelos com marcações atualizadas: 111-413, 111-411 e 111-412. As novas bicicletas herdaram todas as características principais de suas antecessoras e diferiam em pequenas alterações de design e construção, como a presença de talões para prender a proteção da corrente, uma nova configuração do volante e o logotipo HVZ estampado em vez da Ucrânia ou Kharkiv inscrição no corpo do cubo.
Os novos modelos foram equipados com bomba, sino, bolsa de ferramentas e kit de primeiros socorros para bicicleta, e alguns modelos foram equipados adicionalmente com apoio para os pés, farol, dínamo, hodômetro, rack frontal e espelho. Desde 1980, as modificações 111-421, 111-422 e 111-423 viram a luz, com um design de sela diferente, decoração mais moderna e dropouts modificados. O último modelo soviético do KhVZ é o modelo com uma base encurtada "Ucrânia" 111-431.
A seguir, veja o processo de restauração da moto KhVZ "Ucrânia" B-130.