Bicicletas "Start-Highway": características e história
Quem já conheceu pelo menos os anos 90 do século passado em idade consciente lembra que as mountain bikes com troca de marchas eram inacessíveis devido ao alto custo. A escolha dos amadores recaiu principalmente sobre os modelos que a indústria soviética de bicicletas deixou como legado. E aqueles que almejavam velocidade não passaram pela famosa "Start-Highway".
Factos históricos
Este é um dos poucos modelos mais modernos em que, em vez de carbono e materiais compostos, o aço é usado como estrutura principal e garfos. Fabricante - Nomeada fábrica de bicicletas de Kharkiv. GI Petrovsky, que trabalha desde 1923. Naqueles anos antes da guerra, no alvorecer da URSS, não havia transportadores completos que permitissem a produção em série em massa de produtos para bicicletas. Em 1926 foi produzida a primeira bicicleta de estrada "Ucrânia". Mas o transportador mecanizado logo foi estabelecido, e o KhVZ superou todas as expectativas do povo soviético, tendo lançado mais de um milhão de cópias antes da Segunda Guerra Mundial.
Durante a Grande Guerra Patriótica, KhVZ foi enviado para Bukhara, onde mudou para a produção militar. Após retornar a Kharkov, com o fim da guerra, a fábrica retomou a produção de bicicletas. A partir desse momento, a indústria soviética de bicicletas tem se concentrado na produção de modelos femininos e infantis. Os designers soviéticos KS Gladkoy e VM Mayboroda expandiram a lista de modelos de bicicletas ao lançar a produção de modelos de corrida. "Tourist" e "Kharkov", apresentados para produção em 1949, foram produzidos até 1966, então "Kharkov" foi atualizado, e sua nova modificação ficou conhecida como "Rodovia inicial".
A produção desta bicicleta foi interrompida apenas 36 anos depois, após uma série de melhorias e melhorias.As bicicletas "Start-Highway" são representadas pela seguinte linha: B-553, B-555, B-155411, B-155412 e, por último, B155461. Existem outros modelos da mesma linha que podem ser colecionados, produzidos em pequenas edições.
Dignidade
"Start-Highway" é uma verdadeira "rodovia". Destaca-se nitidamente de outras bicicletas. Ele permite que você desenvolva uma velocidade significativa - até 45 km / h, e subir ladeiras é visivelmente mais fácil do que na maioria das bicicletas modernas de estrada e de cidade. A estrutura de aço, se quebrada, pode ser facilmente reparada usando solda convencional. A espessura dos tubos a partir dos quais é soldado permite obter uma redução significativa do peso, não inferior às contrapartes de carbono. Além disso, uma bicicleta de estrada completa "com uma agulha" custa hoje de 50 a 150 mil rublos. - mas por muito menos dinheiro (10-15 mil rublos) agora você pode encontrar a já mencionada "Rodovia inicial".
Se você comprar o "Start-Highway" em uma condição de não funcionamento, com a rápida localização de peças de reposição adequadas, não será um problema economizar outros 2.000-3.000 rublos.
Comparado com o "Tourist" ou "Sputnik" daqueles anos distantes, o "Start-Highway" permite que você acelere mais rápido em 8 km / h.
desvantagens
Este modelo foi - em 2002 - removido da produção... As peças sobressalentes só cabem em outras bicicletas. No entanto, a Fábrica de Bicicletas de Kharkov continua a produzir outros modelos de bicicletas - a indústria ucraniana de bicicletas não foi a lugar nenhum. Em cidades com uma população de cerca de um milhão ou mais, não há problemas com peças de reposição: cada uma delas tem pelo menos uma loja que vende mecânica de bicicletas de Kharkov, e concorrentes, incluindo fãs e simplesmente amantes de bicicletas de Kharkov, também apóiam essas lojas . Se não fosse pela obsolescência dos componentes, a produção do KhVZ não experimentou estagnação hoje, mas estava se desenvolvendo ativamente.
Substituir uma roda traseira "nativa" gasta é a etapa mais problemática na atualização da mecânica da bicicleta. A "rodovia inicial" tinha 3 velocidades - suas contrapartes modernas usam 7 ou mais velocidades. Para instalar uma cassete de alta velocidade (multi-roda dentada), é necessário afastar os tubos da estrutura traseira, o que, sem experiência suficiente, irá perturbar visivelmente a sua posição correta.
O alinhamento
As características técnicas dos modelos da linha "Start-Highway" são um tanto distintas.
Modelo B-553:
- quadro e material do garfo - aço 30HGSA;
- material dos conjuntos e componentes - aço 30L;
- material da ponta - aço grau 10;
- distância entre eixos - 104 ou 106 cm;
- tamanho do quadro - 56, 58 ou 60 cm;
- Volante "reclinado";
- freios de pinça nos aros;
- material da base da bucha - duralumínio B95;
- projeto de buchas - ranhura de uma peça de um grande flange;
- agulhas com ponta (engrossadas nas pontas);
- jantes - liga especial de alumínio;
- pneus tipo câmara "slick";
- pedaleiras de alumínio (mesma marca);
- existe uma oportunidade para fixar clipes de dedo do pé;
- Catraca de 5 velocidades sem freio no cubo traseiro (rodas dentadas de 13 a 21 dentes);
- Cassete de 2 velocidades no cubo do pedal (2 rodas dentadas 47 e 50 dentes ou 48 e 51);
- selim feito de plástico em uma estrutura de aço;
- peso da bicicleta - pelo menos 10 kg.
"Rodovia inicial" B-555 difere de B-553 nos seguintes parâmetros:
- distância entre eixos - 102 ou 104 cm;
- tamanho do quadro - 54 cm;
- altura do tronco do leme - 7,5 ou 13 cm;
- são usados aros duplos;
- peso da bicicleta - pelo menos 11 kg.
A Start-Highway Moscow-80, programada para coincidir com as Olimpíadas de Moscou de 1980, mudou a estrutura e o material da forquilha de aço para titânio e alumínio. Tubos de topo - têm uma espessura de parede variável. O garfo ganhou uma nova forma, a distância da haste aumentou. Como borracha - pneus de câmara única: a câmara é coberta com um pneu de parede fina, mas resistente ao desgaste, toda a estrutura é colada ao aro. O eixo de titânio tem um vazio interno, o que o torna mais leve.
As pedaleiras são leves. A catraca de titânio (incluindo as rodas dentadas) contribui para o rolo geral. Este modelo pesa apenas 8,25 kg - significativamente mais leve do que as revisões anteriores da Start-Highway. Essas bicicletas foram produzidas por apenas dois anos - em 1981.o lançamento de "Start-Highway" voltou ao nível anterior, uma vez que nunca foram usados na Olimpíada.
Ande de bicicleta hoje
A única coisa que resta do "Start-Highway" no momento é quadro, garfo e coluna de direção do passado. Quase todas as modificações desta bicicleta em uso hoje estão equipadas com modernos aros de caixa dupla, bem como pneus da Schwalbe e outras empresas proeminentes com uma esteira lisa (sem esteira), sob a qual existe uma poderosa camada antifuros.
Uma bucha com montagem quadrada é usada como carro de pedais. Alguns amadores mudaram a "espreguiçadeira" do volante para uma normal, transformando a "Start-Highway" em uma bicicleta híbrida moderna - uma espécie de veículo todo-o-terreno em marcha no quadro HVZ.
Apesar dos protestos de muitos ciclistas, o lançamento do Start-Highway nunca foi revivido. Talvez alguém, tendo acesso a tornos e fresadoras, esteja tentando construir algo que pelo menos em termos gerais se assemelhe a esta bicicleta - mas ainda não sai como eles queriam. Além disso, o aço e o titânio inspiram confiança - ao contrário do carbono, que se rompe e se desintegra quando o quadro cai no ângulo errado.
No entanto, existem muito poucas "estradas" de aço sendo produzidas - desse interesse pela "Rodovia Inicial" entre os ciclistas que sabem muito sobre bicicletas não desaparece.
A seguir, assista ao vídeo da revisão da moto "Start-Highway" na montagem original.