Marcas de bicicletas

Características das bicicletas Sputnik

Características da bicicleta Sputnik
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Modificações específicas
  3. Como estão as coisas hoje?

As bicicletas estão constantemente mudando e melhorando - isso é um fato. Mas entre seus fãs também existem aqueles que preferem os clássicos eternos. Uma dessas raridades será agora discutida.

Peculiaridades

As bicicletas Sputnik atraem a atenção não apenas de colecionadores e conhecedores da antiguidade. Eles realmente dirigem e até cobrem distâncias significativas. Não é difícil encontrar fóruns e associações de fãs de tais bicicletas. As pessoas estão se perguntando como consertá-los, como melhorar até. Afinal, as características da série Sputnik são bastante sólidas.

KhVZ (Fábrica de Bicicletas de Kharkov) iniciou suas atividades em um período histórico muito agitado e extraordinário - em meados da década de 1920.

Em um curto espaço de tempo, a empresa alcançou posições de liderança no país. Foi lançada a produção de uma grande variedade de bicicletas:

  • crianças com três rodas;
  • acompanhar;
  • adolescentes;
  • modelos de estradas;
  • produtos para atletas profissionais.

    Falando sobre a própria série Sputnik, devo dizer que ela se destina a um amplo público não profissional.

    Estas são bicicletas de turismo com selim relativamente macio e durabilidade do quadro.

    Claro, os engenheiros também cuidaram da confiabilidade dos componentes mecânicos do produto.

    Hoje, a fábrica de bicicletas de Kharkov continua a operar, mas com a marca "VODAN".

    Modificações específicas

    Esta série de bicicletas foi produzida nas décadas de 1960 e 1980. Todos eles foram destinados a adultos. Com o início de uma nova era, os "Sputniks" foram gradualmente retirados de produção.

    O primeiro entre eles foi o modelo B-34.... Foi coletado de 1961 a 1964. As características salientes foram:

    • volante esportivo;
    • freios de mão;
    • 3 velocidades;
    • incluído na configuração padrão de uma bolsa com ferramentas para reparo e uma bomba.

    Em 1964-87, o modelo B-37 foi produzido. Nele, de acordo com a experiência operacional da versão anterior, o sistema de freios e o assento foram modernizados. Outra grande inovação foi a adição de uma catraca ao cubo traseiro. Estruturalmente, foi permitida a instalação de volante esportivo e pedais de contato; essas opções ajudaram a trabalhar duro. O conjunto de entrega incluiu:

    • a mesma bomba e bolsa;
    • equipamento elétrico;
    • ligar;
    • peças sobressalentes para catraca.

      A produção da modificação "B-39" começou em 1968 e continuou até 1973., que diferia muito pouco da versão anterior. Somente especialistas poderiam descobrir qual é a diferença entre eles.

      No entanto, o "B-39" foi equipado com aros de duralumínio ou aço. Os pedais funcionaram com mais eficiência. O seletor de marcha foi atualizado. Para decorar o quadro, o garfo dianteiro e as abas das rodas, eles usaram esmaltes multicoloridos, adesivos graciosos. As peças de metal foram revestidas com uma camada de cromo.

      Os parâmetros técnicos são os seguintes:

      • altura do quadro 0,56 m;
      • distância entre eixos 1,09 m;
      • rodas com diâmetro de 27 polegadas;
      • pneus com largura de 1,25 polegadas;
      • peso líquido 14,5 kg.

        Mas em 1973, um modelo fundamentalmente novo "B-301" apareceu. De acordo com as especificações oficiais do fabricante, era destinado a:

        • viagem de negócios;
        • turismo;
        • anda em.

        A bicicleta pode rodar em 4 velocidades diferentes. Ele foi equipado com um assento macio e clipes de dedos foram adicionados aos pedais. Apareceram configurações padrão e estendidas. Na versão básica, o consumidor ganhou a mesma bolsa e bomba, refletor de popa, campainha, baú instalado na parte traseira. Por uma taxa adicional, a fábrica de bicicletas de Kharkov estava pronta para fornecer um rack dianteiro, um espelho retrovisor, um dínamo e um farol.

        A bicicleta B-301 tem um quadro fechado... A distância entre eixos é de 1,07 m. A altura da bicicleta pode ser de 0,54, 0,56 ou 0,58 m. Ambos os freios são manuais, pinça com pressão no aro. O peso da bicicleta é de 14,2 kg.

        Mas o "V-301" parou de sair da linha de montagem em 1975.

          Nos dois anos seguintes, a versão 153-414 foi produzida. É merecidamente considerada uma bicicleta clássica para turistas amadores. O assento é bastante rígido e os pedais são do tipo "esteira". O cubo traseiro pode ter 3 ou 4 estrelas.

          Como o "301", existem 2 configurações. O conjunto básico de entrega difere apenas na adição de um recipiente de óleo lubrificante. De 1978 a 1982, a versão 153-424 foi produzida. Ele foi originalmente planejado para entusiastas do ciclismo, mas depois de instalar o rack traseiro, ele também foi adequado para viagens turísticas. A moldura era feita de tubos mais finos, foi utilizada uma sede de plástico, o que deixou a estrutura mais leve; 8 velocidades também se tornaram uma inovação.

          Como estão as coisas hoje?

          Assim, os "Sputniks" pararam de rolar para fora dos transportadores da fábrica antes mesmo do início da perestroika. Mas eles ainda têm muitos fãs. O conhecimento dos fóruns temáticos mostra que a revisão e aprimoramento de "Satélites" está causando discussões acaloradas e prolongadas. Todos concordam que essas bicicletas têm quadros robustos. Mesmo depois de 40-50 anos, eles mantêm sua confiabilidade e operam de forma estável.

          Existem várias opções de modernização:

          • instalação de volantes melhorados;
          • substituição de assentos por outros mais ergonômicos;
          • utilização de acessórios de última geração.

            Mas alguns fãs, ao contrário, tentam reproduzir o máximo possível as amostras anteriores na íntegra. Eles não apenas aderem ao diâmetro da roda originalmente especificado, mas também procuram encontrar peças sobressalentes autênticas.

            Também existe uma abordagem completamente oposta, quando eles não se limitam a substituir a roda traseira, mas tentam refazer a moto o mais profundamente possível. A própria transformação total revela inclinações criativas.

            Vale destacar que os “Sputniks” também são usados ​​em sessões de fotos, e chamam a atenção de colecionadores.

            Antes de iniciar uma grande atualização, você precisa descobrir se a montagem de fábrica é adequada para os garfos, freios e outras peças atualizados. Observe que os modelos com catracas e armações de aço não são adequados para cassetes. A modernização é necessária quando você planeja dirigir em terrenos acidentados e difíceis ou desenvolver alta velocidade. Para esquiar na cidade, você pode se limitar afinação de superfície... É perfeitamente possível sobreviver com o volante de fábrica, sem trocá-lo, mas colocando-o em ordem (no entanto, isso depende do gosto pessoal).

            Uma visão geral da bicicleta Sputnik B-39 pode ser encontrada abaixo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa