Bicicletas "Shkolnik": características, características e história
As crianças soviéticas não tinham muita escolha nos modelos de bicicleta. Portanto, o mais popular na época era considerado o modelo “Schoolboy”, que se destinava a crianças da faixa etária de 10 a 14 anos. Porém, pelo fato de a bicicleta não pesar tanto, as crianças mais novas aprenderam a pedalá-la. Nas ruas é possível ver crianças de 8 a 9 anos que dominam esse modelo infantil. Agora, esse produto pode ser encontrado em muitas dachas, sótãos ou em coleções particulares de pessoas que gostam de história e colecionam coisas raras.
História do veículo
A liberação da mercadoria foi realizada pela empresa GAZ, que se localizava na cidade de Gorky (atual Nizhny Novgorod). No entanto, durante a guerra, a produção foi interrompida e retomada apenas em 1956. A própria fábrica começou a operar em 1940. A interrupção da produção do veículo esteve associada à reciclagem da fábrica em empreendimento de produção de projéteis e armas militares.
A moto foi produzida em dois modelos, destinada ao público masculino e feminino. Uma característica distintiva do modelo masculino era a moldura fechada... Muita gente queria comprar uma bicicleta infantil, pois a oportunidade de aprender a andar em um veículo de duas rodas adulto é uma empreitada bastante traumática.
O custo do produto era bastante alto, e nem todos os pais podiam comprar este veículo para seus filhos. É por esta razão que o produto foi tratado com muito cuidado e atenção.Não só pelo alto custo, as crianças cuidavam bem de seus amigos de duas rodas, mas também pela escassez desse produto nos mercados e nas lojas, portanto, mesmo tendo capacidade financeira para adquiri-lo, nem sempre foi possível encontrar e comprar um produto.
Além do produto em si, a empresa produzia peças de reposição e componentes para o veículo.
Especificações
Todos os modelos infantis daquela época eram iguais e tinham um design semelhante, portanto, esse modelo não tinha características distintivas. O modelo tinha características técnicas semelhantes aos demais produtos.
A distância entre as rodas do produto era de 875 mm, seu peso é de 9,5 kg. O peso tão baixo possibilitou que as crianças controlassem facilmente um amigo de duas rodas. Quanto ao tamanho das rodas, este modelo possuía rodas estreitas, o diâmetro era de 510 mm, o que não tornava a bicicleta suficientemente segura. Os pneus têm 1,2 polegadas de largura.
A altura do veículo era de 445 mm, o que era muito conveniente para os alunos. Eles poderiam, com calma, levantar e abaixar seu animal de estimação até o piso desejado, sem recorrer à ajuda de adultos.
O garfo do produto era feito de tubos de aço, os aros das rodas também eram de aço. Graças a este design o modelo era muito confiável e durável, o que tornava possível usá-lo por mais de uma geração.
O produto tinha freio a tambor. O número de dentes na coroa era de 32, enquanto a roda dentada traseira tinha apenas 16 dentes. A corrente consistia de 52 elos. Além disso, a bicicleta incluía um porta-malas e uma bomba, e a corrente era equipada com proteção. Foi possível instalar campainha, faróis e flaps nas rodas do veículo.
O selim do modelo era bastante macio e confortável, o guidão era alto, e era possível controlar sua altura e ângulo de inclinação. Além disso, a altura do volante pode ser ajustada para a altura da criança. O material do assento era couro, que desapareceu com o tempo, mas isso não afetou a funcionalidade. Por causa do selim confortável e macio, o veículo pode viajar longas distâncias com conforto.
O modelo masculino, devido ao tipo de quadro fechado, não era muito confortável, mas muitos instalaram nele um assento adicional e puderam andar nesta bicicleta para várias pessoas. Este projeto era rígido, mas de uso mais confiável. A versão feminina tinha um quadro aberto, o que era conveniente na hora de dirigir.
Ao longo de 40 anos de produção, este veículo foi alterado várias vezes. A versão moderna do veículo tornou-se universal, o quadro fechado foi abandonado - foi alterado, tornando-o aberto, a bicicleta tornou-se mais prática e dobrável, o que possibilitou seu armazenamento compacto em apartamentos.
A cor mais popular do produto era o verde, e agora essa bicicleta pode ser encontrada na rua e até em bom estado.
Claro que a escolha das cores não se limitava apenas ao verde, mas nas ruas daquela época era a tonalidade principal que se encontrava com mais frequência que as outras.
Este amigo de duas rodas de todas as crianças foi produzido até 1996. Em conexão com o término do lançamento desses produtos, todas as peças e componentes para os mesmos não são mais possíveis, portanto, os proprietários de bicicletas, em caso de avaria, procuram análogos destinados a outros modelos.
Características do produto:
- facilidade;
- manobrabilidade;
- facilidade de gerenciamento;
- fechos confiáveis.
Dicas operacionais
Vale lembrar que por mais confiável e de alta qualidade que seja o produto, ele sempre requer um certo cuidado. Com os devidos cuidados, seu produto durará anos.
- A primeira coisa a lembrar ao cuidar de um produto é lubrificá-lo para evitar a ferrugem. Na verdade, devido à ferrugem, será impossível andar nele e nem sempre é possível substituir uma peça avariada.
- Em caso de avaria, é preferível contactar oficinas especializadas, uma vez que apenas um profissional o pode ajudar na escolha da peça sobressalente adequada para o veículo.
- Depois de pedalar em tempo chuvoso, vale a pena enxugar bem a corrente com guardanapos secos para evitar que a umidade entre nas juntas para que não haja problemas no futuro.
Críticas do proprietário
Agora, em sites, você costuma encontrar comentários de quem usava bicicleta nos anos 90. E todos falam sobre uma experiência positiva de uso do veículo.
Aqui estão alguns dos comentários.
- Pavel 43 anos: "Lamento que este modelo de bicicleta tenha sido descontinuado porque era confiável e de alta qualidade e ajudou muitas gerações de crianças a aprender a andar."
- Semyon 56 anos: “Os meus netos já andam na bicicleta Shkolnik, o único problema é que em caso de avaria é impossível encontrar os componentes originais, porque também já não são produzidos. Em todos os outros aspectos, a bicicleta funciona perfeitamente até hoje. "
Graças à montagem e elaboração de alta qualidade do modelo, era um veículo confiável e mais popular para adolescentes.
Apesar de a bicicleta Shkolnik não ultrapassar os outros modelos em suas características técnicas, ele ainda era o amigo de duas rodas favorito das crianças. Muitos produtos sobreviveram até hoje e ainda encantam as crianças.
Agora você encontra produtos de tunning em que o selim foi trocado por outro mais moderno, com freio de mão instalado no guidão e a cor da bicicleta trocada. Mesmo assim, continua a ser a mesma bicicleta Shkolnik com que todas as crianças da era soviética sonhavam.
Para informações sobre as características das bicicletas "Shkolnik", veja o próximo vídeo.