Bicicletas GT: características da marca, programação e dicas de seleção
Todos os fãs dessa tecnologia já ouviram algo sobre a empresa GT, que produz bicicletas. Mas aqueles que não estão familiarizados com ele em detalhes dificilmente serão capazes de avaliar corretamente este fabricante. Você precisa entender bem o que ele é, que modelos oferece e como escolher entre eles.
Sobre a marca
As bicicletas GT chegaram ao mercado pela primeira vez em 1972. Ao longo dos anos, a empresa conseguiu se tornar um dos principais fornecedores de bicicletas nos Estados Unidos. Alcançou uma posição muito sólida na produção:
- estrada;
- montanha;
- destinado à rodovia;
- uma bicicleta para mulheres e crianças;
- Técnicas padrão de BMX.
Os trabalhos da empresa começaram em 1972... Na sua origem foi um residente do sul da Califórnia, o soldador Gary Turner, que começou fazendo a primeira amostra apenas para sua família. Aquela primeira bicicleta BMX, feita por Turner, tinha um quadro leve de liga de cromo-molibdênio. Em termos de características tecnológicas e proporções resistência / peso, o desenvolvimento original acabou por ser melhor do que as bicicletas de marca de aço da época. A ascensão geral do setor de BMX como esporte teve uma influência decisiva no sucesso da marca.
Em 1974, os quadros GT chamaram a atenção do dono da loja de bicicletas Richard Long. No ano seguinte, os 2 fundadores concordaram entre si e começaram a fornecer bicicletas para vendas oficiais. A marca ganhou o nome em homenagem ao primeiro desenvolvedor. Desde que entraram no mercado, os produtos GT foram considerados os melhores em sua categoria por cerca de 20 anos. E desde 1988, o sucesso veio imediatamente na criação de bicicletas de montanha.
Mas nenhum sucesso técnico ajudou a evitar os processos que ocorrem no mercado. Em 1998, a GT Bicycles e a Schwinn se fundem. No entanto, após 3 anos, a empresa foi declarada falida.Seus ativos são adquiridos pela Pacific Cycle. Mas essa empresa também não aguentou a intensidade da concorrência e, em 2004, foi absorvida pela Dorel Industries.
A partir desse momento, podemos dizer que o Canadá passou a ser o país produtor, e não os Estados Unidos, como antes. Mas você precisa entender que fisicamente os produtos ainda são produzidos no sul da Califórnia e apenas a sede e os fluxos financeiros mudaram. Os produtos GT permanecem populares, pois continuam a ser acessíveis. Ressalta-se que as esquadrias começaram a ser fabricadas em Taiwan, enquanto nos Estados Unidos ocorre apenas a montagem final e a fabricação de alguns outros componentes. As bicicletas GT também são procuradas por ciclistas profissionais em várias modalidades competitivas.
A empresa criou a maior parte das tecnologias usadas agora em 2001. Portanto, podemos concluir que A cooperação com o Ciclo do Pacífico foi um benefício significativo e ajudou a fortalecer a base técnica. Uma característica de qualquer bicicleta desta marca é o chamado triângulo triplo. Ele foi introduzido não para torná-lo mais reconhecível, como se poderia pensar, mas para melhorar suas características técnicas.
Existem hoje 18 séries de equipamentos para bicicletas que atendem às mais variadas necessidades dos proprietários.
Vantagens e desvantagens
As bicicletas GT são boas:
- boa qualidade de um design bem pensado;
- usando freios confiáveis e comprovados;
- facilidade de gerenciamento;
- geometria de quadro verificada.
Fraquezas (típicas para alguns modelos):
- coloração insuficientemente perfeita;
- o aparecimento de "oitos" nas rodas;
- muito conservadorismo na formação da moldura (pode não mudar por muitos anos);
- o uso de penas às vezes excessivamente finas.
Visualizações
Adulto
É bastante justificado prestar atenção especial a este segmento específico na classificação. Afinal, a GT tem a maior parte de suas bicicletas em modelos de montanha.... Esses dispositivos são projetados para todo-o-terreno e terrenos acidentados.
Importante: as modificações do "nível de entrada" dificilmente sobreviverão a um risco tão sério, elas são adequadas apenas para condições off-road leves.
A peculiaridade da mountain bike é:
- quadro extra forte;
- pneus engrossados com protetor especial;
- maior distância ao solo;
- elementos de absorção de choque adicionais.
A mountain bike da GT Bicycles é adequada para quase todos os tipos de esportes. Este grupo inclui modelos para pilotos de nível básico. Apesar da baixa adequação a condições particularmente extremas, distinguem-se pelo grande aperfeiçoamento técnico, uma vez que são fabricados de acordo com o conceito proprietário de "triângulo triplo". Mas também existem versões de bicicletas de montanha com opções adicionais:
- bloqueio à distância;
- otimização de rebote e pré-carga;
- mola de ar.
A empresa também fabrica hardtails (um tipo de bicicleta sem suspensão traseira). Essas soluções permitem que você economize na compra e facilite o transporte em comparação com os modelos de duas suspensões. Garfos rígidos e com absorção de choque são permitidos. O design da hardtail é usado não apenas em montanhas, mas também em versões turísticas, bem como em veículos híbridos de duas rodas.
Já nas versões "esportes", é mais um nome coletivo, uma vez que não leva em consideração as especificidades de uma disciplina competitiva específica.
Subtipo de estrada, como é fácil de entender adaptado para viagens rápidas em uma estrada bem equipada. Essa tarefa é alcançada usando rodas relativamente estreitas, mas mecanicamente fortes. Neles não é difícil correr para longe e ao mesmo tempo desenvolver alta velocidade. É definitivamente importante notar que a amortização não é fornecida em modificações de estradas. Racing é projetado para velocidades ainda mais altas que só podem ser desenvolvidas em pistas especialmente preparadas e projetadas.
Mas uma bicicleta esportiva também pode ser criada para o treinamento de triatlo. Neste caso, distingue-se pelo aumento da velocidade e excelentes características aerodinâmicas.O design da bicicleta para ensaio e estilo livre é otimizado com base no desempenho de vários truques e manobras precisas.
As bicicletas country, que a GT também fornece com entusiasmo, podem enfrentar uma grande variedade de obstáculos. Mesmo aqueles emprestados de downhill e outros tipos de corridas esportivas; Existem, é claro, as versões usuais para dirigir nas ruas da cidade.
Filho
Uma bicicleta projetada para crianças pode quase não ter diferenças de um adulto, com exceção de dimensões e peso. Isso não é surpreendente, porque a principal característica é a possibilidade de usar a bicicleta mesmo por quem não tem muita força física. Mas também existem designs que diferem bastante das amostras de adultos. A bicicleta para as crianças mais novas só viaja a uma velocidade.
Ele obviamente não precisa de uma transmissão multifuncional complexa.... Os pneus sem câmara são amplamente utilizados. Os produtos projetados para a idade de 3 a 6 anos são geralmente equipados com rodas laterais. Eles são usados apenas até que a criança tenha dominado a direção segura.
As cores de uma bicicleta infantil são quase sempre mais brilhantes e o design foi criado principalmente por razões de confiabilidade e estabilidade na estrada.
Modelos e suas características
O Avalanche Sport é a primeira versão que deve ser desmontada com cuidado. Os designers tentaram proporcionar confiança e conforto de condução em todas as condições. As resistentes hélices de 27,5 polegadas são envoltas em poderosos pneus roll-on. Portanto, você pode se mover rápido o suficiente. Garfos de uso deliberado com absorção de choque e freios a disco em uma base hidráulica.
O produto Avalanche Sport foi desenvolvido para ser usado por homens e mulheres. A estrutura é feita de alumínio e os tubos são formados hidraulicamente. O suporte do interruptor de popa é substituível. O tubo superior é otimizado para rodas de 27,5 polegadas, nenhuma outra hélice pode ser usada.
Para a fabricação do carro, foram usados rolamentos de nível industrial fechados. O garfo é travado mecanicamente. O percurso é de 0,1m. Os desviadores Shimano e a cassete Sunrise funcionam perfeitamente. Os projetistas previram o uso de bicos de latão e freios rotativos com curso de 0,16 m.
Como alternativa, você pode considerar a bicicleta da série Zaskar. Entre eles está a modificação 9R CARBON EXPERT. São hardtails sólidos e comprovados. Como o nome sugere, a estrutura é feita inteiramente de fibra de carbono. O material é processado usando tecnologia exclusiva F. O. C; está prevista a utilização de rebatíveis para eixos passantes, o que permite aumentar a rigidez da estrutura.
A modificação apareceu em 2019, com o tubo superior atendendo ao padrão de 1,125-1,5 polegadas. As agulhas são feitas de aço inoxidável. Para obter o espigão do selim é utilizado o alumínio 6061. A coluna de direção tipo cone não é satisfatória. Freios e alavancas de freio são fabricados pela SRAM. O tamanho padrão da roda é de 29 polegadas. Tipo de suspensão rígida, sem o menor movimento.
O Zaskar Elite também merece atenção. Esta também é uma hardtail com uma estrutura de dupla extremidade. O processo de produção usa a tecnologia Speed Metal para fornecer a leveza de que você precisa para competir - e por último, mas não menos importante, sem riscos. O freio é montado usando o método Post Mount. Conjunto de suporte inferior, tubo de leme e dropouts são forjados. O garfo do amortecedor traseiro tem um curso de 0,1 m com um eixo de 0,015x0,11 m. A compressão pode ser ajustada até o momento do bloqueio. Haste cônica é fornecida.
Os aros são tubeless e os raios são de aço inoxidável.
Mostra-se bem e o hardtail Labomba. O modelo é apresentado em 2019. É feito de tubos de alumínio com base na liga 6061. Tanto o rebote quanto a pré-carga podem ser ajustados no garfo; seu curso é de 0,1 m com um tamanho de eixo de 0,02 x 0,1 m. O carro padrão europeu se distingue por um rolamento fechado. Os pedais possuem uma caixa de plástico.
O cassete 10T é um formato de driver de uma peça. O aro duplo é feito de alumínio. Alavancas e interruptor de popa não são fornecidos; os raios são formados por uma liga de aço inoxidável. Os pneus de 26 "têm 2,2" de largura. Ambas as buchas usavam rolamentos vedados. A suspensão é rígida.
O próximo modelo da lista é Agressor Comp. Esta é também uma hardtail de classe básica projetada para consumidores comuns. Existem versões masculinas e femininas, e ambas as opções são projetadas para dirigir em uma estrada boa ou off-road fraca. A bicicleta está equipada com um garfo de óleo de mola com curso de 0,08 M. Em uma das modificações desta série, um bloqueio de curso foi fornecido.
Por padrão, uma coluna de direção é usada sem roscas e sem integração no resto da estrutura. O volante foi golpeado duas vezes. O trem de força é projetado para 24 marchas, a conveniência da troca entre as quais é garantida pelas peças Shimano. Os freios a disco podem ser acionados mecanicamente ou hidraulicamente.
Se você precisa de uma mountain bike hardtail, também pode prestar atenção na GT Palomar Al. Com essa bicicleta, é fácil andar tanto no parque quanto ao longo das ruas da cidade. É como se tivesse sido criado para um movimento lento e pensativo. No entanto, as rodas de 27,5 polegadas também são capazes de forçar barreiras bastante significativas.
Os ciclistas poderão trocar até 21 velocidades e parar com freios de categoria V.
Os especialistas às vezes pensam que a GT Transeo não é uma bicicleta de montanha pura, mas um tipo de bicicleta híbrida.... A descrição da marca mostra que esta versão também é feita no formato "triângulo triplo". O garfo dianteiro viaja até 0,075 M. O trem de força é projetado para 24 velocidades, e a mudança entre elas é fornecida pelos componentes Shimano. O tamanho da roda é de 28 polegadas. Eles são complementados por aros à base de Al emparelhados.
Freios a disco com rotor de 0,16 me acionamento mecânico o ajudarão a parar rapidamente.
A série GT Pantera está no nível médio de desempenho, cujos principais parâmetros são mostrados na tabela abaixo.
Dimensões da roda | 27,5 polegadas |
O público alvo | Atletas experientes e novatos |
Garfo de suspensão dianteira | Stroke 0,1 - 0,12 m Suntour ou RockSnox |
Coluna de direcção | Com integração sem fio |
Número de velocidades | 11 |
Rotores de freio a disco | 0,16 m |
No nível semiprofissional está o modelo Sensor GT. Esta é uma mountain bike de suspensão total que será adequada tanto para entusiastas do ciclismo avançados quanto para aqueles que simplesmente pretendem pedalar com conforto. A coluna de direção está integrada. Uma chave de origem japonesa permite que você defina 20 velocidades diferentes.
E aqui Karakoram - uma hardtail, cujos criadores tentaram alcançar a adequação ideal para viagens ativas pela cidade, esqui fleumático e esportes de montanha. Os principais parâmetros do produto são os seguintes:
- rodas de 29 polegadas com aros duplos de alumínio;
- garfo dianteiro Suntour com curso de 0,1 m;
- coluna de direção sem rosca;
- freios a disco hidráulicos.
Mas se for conveniente começar a treinar no espírito de all-mountain em Karakoram, então O GT Force de 10 ou 11 velocidades é muito mais adequado para atletas avançados. Os rotores do freio atingem 0,203 m na frente e 0,18 m na traseira. As suspensões RockShox são padrão. A versão mais avançada tem um amortecedor Fox Racing na parte traseira.
A GT Slammer é uma bicicleta BMX decente. Com sua ajuda, é fácil e agradável pedalar pelas ruas da cidade e em áreas especialmente designadas, bem como praticar acrobacias. A descrição da marca indica que a bicicleta de duas rodas tem um quadro com um tubo frontal reforçado. As rodas com diâmetro de 20 polegadas são equipadas com aros simples de alumínio.
Se você precisa escolher uma bicicleta de uma velocidade para um extremo, definitivamente a melhor opção seria Mach One.
Importante: esse produto é mais adequado para amadores do que para aqueles que vão andar com rodas de 20 ou 24 polegadas a nível profissional.
A linha desse fabricante também encontrou lugar para as bicicletas de estrada. Então, O GTS é projetado para iniciantes... Ao mesmo tempo, permite que você dirija rapidamente e / ou por muito tempo em uma estrada plana regular. A transmissão pode ser projetada para 16 ou 18 velocidades. O garfo dianteiro é feito de fibra de carbono e a coluna de direção é integrada ao guidão de estilo chifre de carneiro. Tamanho da roda 28 polegadas.
A Grade se destaca como uma bicicleta de estrada versátil. O fabricante posiciona este modelo como adequado para o habitante médio da cidade. Mas, se desejar, os atletas profissionais também podem treinar nele. O quadro é feito alisando as costuras tanto quanto possível. O garfo dianteiro é feito de alumínio ou carbono.
Laguna abre e fecha a seção de bicicletas femininas. Por design, o modelo pertence ao grupo hardtail e é categoricamente inadequado para superar qualquer terreno difícil. O produto está equipado com um garfo de óleo de mola e uma coluna de direção sem rosca. O kit básico inclui rodas de 26 polegadas.
A empresa americano-canadense também lembra o segmento infantil. Os produtos desta série distinguem-se pelo seu peso mais leve do que o normal e procuram colocar a estrutura o mais baixo possível.
Opção Vamoose vai atender quem precisa de uma bicicleta a pedal para usuários de 1 a 5 anos de idade. As rodas com diâmetro de 12 polegadas têm aros simples de alumínio. Para idades mais avançadas, até a adolescência, use o Grunge (Sirene). Uma boa opção para uma hardtail infantil ou adolescente pode ser Stomper, que tem um garfo dianteiro rígido ou com absorção de choque.
Aggressor Expert é um modelo lançado em 2018. Apesar do nome "ameaçador", é difícil encontrar uma versão mais favorável para o piloto novato. Deixe que esses dispositivos não permitam que você chegue a novos recordes, mas eles proporcionam alegria indubitável e um bom humor. Para a fabricação da estrutura, foram utilizados tubos à base da liga 6061-T6. O diâmetro do tubo principal é 1,125 polegadas. O curso do garfo é de 0,08 me pode ser travado com um freio a disco.
A Avalanche Elite é outra moto atraente. Alguns especialistas a distinguem em um ramo especial denominado "bicicleta de trilha". O design foi apresentado pela primeira vez em 2019. Durante sua criação, tubos feitos de liga 6061-T6 foram usados deliberadamente. O curso do garfo é de até 0,1 m, regulagem de rebote e bloqueio do garfo são fornecidos.
O carro é feito com um rolamento do tipo cartucho. Ambos desviadores e freios são adquiridos da Shimano, com o câmbio dianteiro complementado por um clipe de 0,0349 M. O aro duplo está adaptado para uso sem câmara. O banco WTB Silverado Sport é de série. A circunferência da roda é de 27,5 polegadas. A coluna de direção tipo cone está parcialmente integrada.
Critérios de escolha
Como você pode ver, a gama de produtos da marca GT é muito grande. Mas escolher a modificação certa não é tão difícil quanto parece. Ao conhecer a proposta, deve-se estar atento não só ao nome geral, mas também ao chamado ano modelo. Mesmo que o modelo tenha o mesmo nome, mas seja lançado em anos diferentes, pode ser diferente:
- por cor;
- em equipamentos técnicos;
- por tipo de freios e outros detalhes.
Além disso, quanto mais novo o dispositivo, mais caro ele é, mesmo que o equipamento tenha sido reduzido. A próxima etapa é avaliar o tipo de bicicleta. Modelos elegantes para BMX são completamente redundantes nas ruas da cidade, e nem todas as bicicletas de estrada podem realizar pelo menos 40% dos truques quando executados na pista de velódromo. Uma mountain bike, também conhecida como mountain bike, deve ser comprada quando estiver firmemente planejada para pedalar off-road. Ao mesmo tempo, também é aceitável para o tráfego urbano normal.
A transmissão de força por meio de uma corrente é uma opção clássica. No entanto, hoje em dia são encontradas cada vez mais bicicletas com acionamento por correia. Faz mais sentido em uma bicicleta urbana dobrável. O design leve e flexível não requer lubrificação. No entanto, a correia é menos confiável do que a corrente - e a diferença é especialmente grande sob carga elevada.
Qualquer forma quanto menos peso, mais prática é a bicicleta. Essa regra é igualmente verdadeira na cidade, nas montanhas, na floresta e até nas trilhas.Para uma hardtail, o limite é 13,5 kg, e para uma bicicleta urbana, esse número é 15 kg. Mas os ciclistas mais experientes não são guiados por números gerais, mas por necessidades pessoais.
Com os materiais, tudo é tradicional: o alumínio permite iluminar a estrutura e o aço a reforça ao máximo.
Visão geral da revisão
Também é útil examinar mais de perto as opiniões dos proprietários de bicicletas GT. A versão “expert” da bicicleta Aggressor chama a atenção não só por sua aparência, mas também por suas atraentes características técnicas. A moldura de alumínio garante leveza ideal. A sela, devido ao seu estilo desportivo, é um pouco rígida, mas relativamente confortável.
Entre as deficiências, destacam-se a falta de proteção das rodas dentadas dianteiras e o constante entupimento ou umedecimento dos cabos.
O Karakoram provou seu valor da melhor maneira e pode ser operado sem problemas por 3-4 anos. Ao mesmo tempo, a moto não é difícil de modernizar e atualizar, que é o que qualquer ciclista experiente pode fazer. O produto tem um desempenho igualmente bom em estradas de asfalto, concreto e solo seco.
O Avalanche Elite funciona de forma estável, mesmo quando 4-7 mil quilômetros são percorridos nele durante a temporada.
O garfo a ar tem um desempenho excelente, mesmo em estradas muito difíceis. A aparência supera todas as expectativas. O produto justifica totalmente seu custo. É agradável andar de bicicleta em asfalto sólido e em terreno obviamente irregular. O design é elogiado por sua qualidade de construção e peso relativamente baixo.
Para uma visão geral da moto GT Avalanche Elite, veja o próximo vídeo.