Para que serve uma fat bike e como escolhê-la?
O advento de uma bicicleta com maior espessura de pneus já causou sensação entre os fãs da pilotagem em todas as estações. Hoje, os prós e os contras das bicicletas com rodas grossas também são frequentemente discutidos. Uma bicicleta gorda dificilmente é barata ou acessível, mas certamente merece a atenção daqueles que preferem dirigir fora de estrada a dirigir em estradas tradicionais.
A primeira impressão que uma bicicleta com rodas grandes causa varia do prazer à rejeição. Na prática, as fatbikes caracterizam-se por uma condução fácil e suave, estabilidade em qualquer superfície e elevada capacidade de cross-country.
O que é e para que serve?
Uma mountain bike com rodas grossas ou simplesmente uma fat bike é um dos tipos de transporte de duas rodas adequados para uso independente das estações e do clima.... Basta dizer que seu aparecimento oficial ocorreu no Alasca - em um ponto do planeta que não se distingue pelas condições climáticas favoráveis.
A bicicleta é chamada de gorda ou "gorda" devido ao fato de suas rodas possuírem pneus superdimensionados, que parecem excessivamente grandes no contexto dos clássicos "calçados" para veículos de duas rodas.
Bicicleta gorda primeiro projetado para superar qualquer off-road. Pneus superdimensionados com inflação intensa proporcionam confiança na estrada e demonstram boas características de velocidade. E ao liberar a pressão neles, você pode obter excelente absorção de choque e alta permeabilidade em uma superfície viscosa e escorregadia, é fácil superar lama ou lama de neve.
Pelas suas características, trata-se de uma mountain bike totalmente clássica, mas com uma forquilha mais rígida. Entre os parâmetros importantes de uma fatbike estão a pressão dos pneus. – varia de 0,2 a 2 atmosferas.
Os pneus também têm tamanhos personalizados. Sua largura pode ser 3,5-5 ", a largura adequada do aro é 65-100 mm.
História da criação
A fat bike, ou melhor, seu protótipo, apareceu pela primeira vez na campanha publicitária da Currys, varejista britânica, ainda na década de 30 do século XX. A imagem de um homem andando de bicicleta com pneus grossos ilustrou uma série de esboços publicitários e foi amplamente publicada em publicações especializadas para entusiastas do ciclismo. Mas o próprio termo "bicicleta gorda", assim como sua verdadeira incorporação, foi introduzido em uso por uma pessoa completamente diferente.
O criador da primeira das famosas bicicletas gordas é considerado Mark Grunwald - Residente do Alasca que decidiu colocar um quadro de mountain bike em jantes de 80 mm. O pneu padrão de 3 "foi esticado para 3,5". Surley, com sede em Minnesota, lança produção de fatbike - hoje é ela a reconhecida líder na produção de jantes especiais para esses equipamentos.
Lançado em 2005, o Pugsley é inovador... Bicicletas gordas com pneus de até 5 ″ de largura e o mesmo tamanho dos cubos das rodas dianteiras e traseiras tornaram possível fazer uma verdadeira revolução no mundo do ciclismo. Outra característica importante é a borda mais larga possível, através da qual você pode ver a borracha da câmera inserida.
Em 2014, as fatbikes receberam um tipo de quadro mais leve - muitos modelos modernos vêm com uma base de carbono, bem como aros mais leves. O peso mínimo de montagem da bicicleta é reduzido para 10 kg, enquanto o manuseio é quase o mesmo das bicicletas de montanha convencionais. Hoje, competições especiais são realizadas para atletas em bicicletas gordas - elas são realizadas no inverno em uma pista coberta de neve em Iowa. Desde 2015, o esporte está oficialmente incluído no Campeonato dos Estados Unidos.
Existe até um dia mundial da bicicleta gorda - é comemorado no primeiro dia de folga em dezembro.
Prós e contras de usar
As vantagens das bicicletas gordas são bastante óbvias - este tipo de bicicleta de montanha tem muitas vantagens. Aqui estão apenas alguns deles..
- Versatilidade... Eles podem ser operados no inverno e no verão - este é um transporte que não tem restrições sazonais.
- Aparência original... As bicicletas chamam a atenção e, como a cultura da fatbike na Rússia ainda não está muito desenvolvida, você pode se destacar mesmo em um grande evento temático.
- Alta habilidade de cross-country. Em uma bicicleta assim, você pode fazer uma tempestade em qualquer off-road, se ajustar a pressão dos pneus corretamente.
- Versatilidade da bucha em modelos selecionados... A frente e a traseira podem ser trocadas, o que pode ser importante nas condições de uma estrada longa.
- Confiabilidade e bom manuseio. Uma bicicleta gorda quase nunca perde tração, mesmo nas situações mais extremas.
- Uso da rodovia. Com pneus totalmente cheios, esta bicicleta é adequada para andar de bicicleta em estradas planas ou para o tráfego urbano.
Mas não deixa de ter suas desvantagens. É costume referir-se a eles alto custo - os mais baratos do mercado são os modelos chinês e nacional, você terá que pagar muito mais pelos equipamentos americanos. Mais um problema - peso pesado: Totalmente carregada, a fat bike pode pesar até 20 kg, o que limita muito a comodidade de seu transporte.
Existem dificuldades em encontrar pneus sobressalentes ou jantes, por vezes, peças sobressalentes para reparação só podem ser encontradas no estrangeiro.
O que é melhor: mountain bike ou fat bike?
À primeira vista, uma bicicleta gorda difere de uma mountain bike comum apenas no tamanho dos pneus. Mas é realmente assim? Basta comparar estes dois tipos de bicicletas segundo as suas principais capacidades funcionais para descobrir as suas diferenças e tirar conclusões.
- Passabilidade. Mesmo uma mountain bike “calçada” com pneus de lama não circulará em todas as estradas.A fat bike pode até superar terrenos off-road graças aos pneus largos, cuja pressão pode ser reduzida a níveis muito baixos. Os próprios pneus são grossos e protegem de forma confiável a câmara de ar contra furos.
- O peso. Aqui, as bicicletas de montanha leves têm uma vantagem notável, enquanto em uma bicicleta gorda, apenas as rodas de um par são penduradas por 6-8 kg, e o peso total da bicicleta chega a 20 kg. Os modelos de montanha dificilmente chegam a 10 kg e exigem muito menos esforço ao subir aclives ou dirigir em rodovias.
- Depreciação... Sem a atualização do garfo da suspensão, a mountain bike é muito mais rígida e vibra com frequência em estradas irregulares. A fat bike, mesmo sem amortecedores, proporciona uma maior maciez ao passeio. No entanto, encontrar um modelo com um garfo rígido nesta classe é problemático - quase todos eles são equipados na frente com componentes adicionais para suavizar o curso.
- Atratividade externa... É uma questão de gosto aqui, claro, mas no geral, as fatbikes têm um design muito mais impressionante. Como convém aos veículos off-road, eles demonstram sua força não apenas na pista. As bicicletas de montanha impressionam apenas pela variedade e brilho das cores.
- Conforto e rapidez... Se você quer ir rápido, deve escolher uma mountain bike ou uma fatbike elétrica. Os modelos convencionais simplesmente não conseguem acelerar acima de 30 km / h. Mas em termos de conforto, as fatbikes estão na liderança com segurança - é fácil navegar por elas, mesmo para iniciantes.
- Realizando acrobacias... A bicicleta gorda não significa uma pilotagem extrema no sentido de uma variedade de saltos. Ele supera com sucesso os obstáculos da estrada. Em uma mountain bike, um piloto experiente pode facilmente executar manobras, ele é mais versátil na aplicação.
- Serviço... A Fatbike é claramente mais cara para seus proprietários, porque é muito difícil encontrar peças de reposição para modelos originais. O mercado de peças e consumíveis para mountain bike é muito mais amplo e diversificado.
Se compararmos os dois tipos de equipamento em todos os pontos, ambos receberão aproximadamente o mesmo número de prós e contras. Sobre as fatbikes, podemos dizer que eles foram criados para resolver problemas específicos e, como todos os SUVs, são mais pesados e desajeitados.
Considerá-las como uma substituição completa para uma mountain bike ainda não vale a pena.
Dispositivo e gerenciamento
As características e a estrutura das bicicletas gordas são as que você costuma prestar atenção. Uma bicicleta com rodas grossas precisa de uma estrutura de suporte sólida e sólida. Para a condução off-road, os modelos são produzidos com pneus em rodas de liga leve e com quadro reforçado 2 a 3 vezes em comparação com a solução clássica. Além disso, os seguintes parâmetros são considerados importantes:
- largura aumentada do volante - até 720 mm;
- geometria curva modificada da forquilha e moldura com "apoios" curvos do triângulo na parte posterior;
- sistema de travagem de disco com base hidráulica ou mecânica;
- peso da bicicleta - de 12 a 19 kg.
A largura padrão do pneu fatbike é de 3,5 a 4,8 "com um diâmetro de 26", este tipo de e-bike é ainda maior. Por exemplo, os modelos topo de linha da Hanebink têm rodas sem câmara com pneus largos medindo 8x20 polegadas de largura e diâmetro. Os tamanhos das rodas são basicamente iguais aos das bicicletas de montanha convencionais - 26, 27,5, 29 ″.
Vale a pena considerar um pouco mais detalhadamente os parâmetros operacionais nos quais a fat bike é operada. As pressões dos pneus variam de 5 PSI a 30 PSI ou 0,2-2 atmosferas. No primeiro caso, o pneu fluirá suavemente em torno de quaisquer obstáculos, proporcionando excelente tração com a superfície da estrada - ele precisa ser inflado a 5-7 PSI. No segundo, será firme e resistente, ideal para pista plana ou asfalto. Em média, é suficiente simplesmente aumentar o nível de pressão para 15-18 PSI para um passeio confortável.
De acordo com o tipo de transmissão, as fatbikes são divididas em modelos com cubo planetário e convencional com tensor. A primeira opção é instalada em quadros offset, possui um design fechado, o que é ideal para condições extremas de deslocamento. Nas não compensadas, geralmente existem buchas comuns. Existem versões com e sem amortecedores - com garfo rígido.Uma das características das bicicletas gordas é precisamente que os próprios pneus compensam amplamente as vibrações e irregularidades da superfície da estrada. Esta é a versão que normalmente é fabricada em uma versão de velocidade única.
Uma característica distintiva da bicicleta gorda é aro... Possui design tipo caixa e largura de até 101 mm. As jantes são feitas de carbono, ligas de alumínio, aço. Os raios em bicicletas gordas são bastante normais. Mas as buchas são mais longas. Existem opções para:
- 135 mm;
- 142 mm;
- 150 mm;
- 170 mm;
- 190 mm.
Normalmente, a capacidade de levantamento do modelo é indicada nas instruções do fabricante. Como regra, esta técnica pode suportar o peso de um piloto acima de 100 kg. As opções com garfo rígido são consideradas mais duráveis e confiáveis.
Fatbikes com moldura deslocada têm um deslocamento das penas - são desviadas para a direita a uma distância de 17,5 ou 28 mm. Isso garante o deslocamento da manga em relação ao eixo da moldura no plano longitudinal. Deslocamento e é chamado de deslocamento dos orifícios nos quais os raios são instalados. Quando eles são posicionados simetricamente em um cubo traseiro de 135 mm de largura e instalados em uma estrutura deslocada, a extremidade direita com o tambor será deslocada para o lado e evitará que a corrente entre em contato com o pneu engrossado.
Na verdade, essa combinação de componentes torna possível adaptar os cubos da mountain bike ao design da fatbike, mantendo a funcionalidade total do trem de força. Além disso, é nos modelos offset que as transmissões planetárias são instaladas. Em geral, esta opção é boa justamente porque permite garantir a adaptabilidade de peças de mountain bikes ao design de uma fat bike. Outro ponto importante - esses cubos podem ser trocados, uma vez que a mesma modificação é usada em ambas as rodas.
Vale a pena considerar que este tipo de bicicletas gordas é considerado uma variante da velha escola - é quase impossível encontrá-las na produção em massa. Uma das poucas exceções - Modelos Surly Pugsley e Chargeonde o deslocamento é mantido especialmente para amadores. As bicicletas offset gordas são as opções mais comuns hoje em dia. O mais comumente usado aqui é um cubo traseiro de 170 mm ou 190 mm de largura. Fatbikes simétricas são mais confortáveis de usar, são mais estáveis e mais fortes do que as compensadas.
Em tais cubos, você pode montar um conjunto de aros finos para o verão com um diâmetro de roda de 29 polegadas.
Ao andar de bicicleta gorda, as dificuldades geralmente não surgem, mesmo para os pilotos novatos. Basta levar em consideração que, ao subir nessa bicicleta, mesmo uma ligeira mudança na inclinação complica significativamente o processo de pilotagem e exige um esforço físico muito maior. Outro ponto importante é que percorrer qualquer distância levará mais tempo do que uma mountain bike normal. Em média, o coeficiente mudará em 1,3.
O estilo de pilotagem também terá que ser alterado. Você não poderá ficar na sela o tempo todo; precisará trabalhar com os pés de vez em quando. O ajuste da pressão dos pneus também é muito importante. Terá de ser trocado a cada transição de solo macio para duro, caso contrário, os pneus furados ficarão literalmente grudados no asfalto. As dificuldades surgem mesmo com a superação de pequenos obstáculos - saltar sobre eles é muito mais difícil do que em uma mountain bike normal.
Visualizações
Todos os tipos de fatbikes que existem hoje podem ser divididos nas seguintes categorias.
- Velocidade única... A opção mais fácil com um garfo rígido e sem variações de velocidade.
- Clássico... Com cubos convencionais ou planetários, vários números de velocidades de deslocamento, design com deslocamento ou sem deslocamento.
- Elétrico... Ótima opção urbana. Você pode encontrar uma mini bike gorda com diâmetro de roda reduzido. Ao final da carga da bateria, a bicicleta elétrica se move devido à força muscular.
- Dobrando... Versão compacta, conveniente para armazenamento e transporte sazonais. O quadro dobrável não agrega mais vantagens, mas pode ser considerado uma versão feminina da bicicleta gorda.
- Suspensão dupla. A suspensão dupla é uma boa solução para a condução todo-o-terreno.Melhora significativamente o manuseio, o que é de grande importância em superfícies viscosas (lama, areia, lama).
- Tração nas quatro rodas... A tração integral permite aumentar a já boa capacidade de cross-country do equipamento. Encontrado em modelos elétricos. Neste caso, os motores de 2 rodas estão incluídos no pacote geral.
- Triciclo... Os triciclos são mais comumente vistos em versões elétricas e são considerados versões de carga de bicicletas gordas regulares, mas com um grande rack traseiro. Além disso, existem modelos com um par de rodas dianteiras. Eles foram criados para dirigir na areia onde há um problema com a proibição de veículos motorizados a gasolina.
Claro, existem outros - versões personalizadas de bicicletas gordas, mas na maioria dos casos elas são feitas sob encomenda e não vão para a venda em série.
Fabricantes populares
Uma visão geral das marcas de bicicletas gordas mais populares não pode ser imaginada sem representantes dos Estados Unidos. Mas eles já estão competindo com sucesso com empresas da Ásia e da Rússia.
Bicicletas intratáveis
O fabricante da primeira bicicleta de série de gordura. A empresa existe desde 1998, tem sede nos EUA (Bloomington) e a produção está localizada em Taiwan. A empresa é considerada uma autoridade reconhecida em seu setor e leva muito a sério sua missão de popularizar as bicicletas gordas. São 3 modelos originais em sua linha, cada um com suas características marcantes.
- Pugsly É uma moto extremamente gorda construída para os terrenos off-road mais difíceis. O modelo tem uma distância entre eixos aumentada, um cubo deslocado de 135 mm e está bem adaptado para andar em qualquer superfície, independentemente do clima. Uma variedade de montagens padrão permite pendurar baús, garrafas de água e equipamentos de expedição na estrutura. O quadro é feito de aço cromado, a braçadeira do assento é inoxidável, 11 velocidades. O modelo está equipado com pneus sem câmara de 26 × 4,3 ″ na configuração original.
- quarta-feira... Modelo universal para viagens e passeios turísticos fora da cidade. A fat bike está disponível em aros de 80 mm e 100 mm com aros de 26 "3,8" ou 26 "4,6". Ao criar esta versão, usamos desenvolvimentos das séries Turing e Trail. O resultado é uma opção equilibrada para passeios urbanos e off-road.
- Caminhão de sorvete - bicicleta gorda para viagens de longa distância. Como o fabricante promete, montes de neve, dunas de areia e um encontro com um urso pardo não o temem. O modelo é realizado em um aro de 100 mm, com rodas de 26 × 5 ″. Esta bicicleta gorda tem um tubo superior longo e um assento reclinável curto de 68 graus.
É uma das opções de bicicletas gordas mais rápidas e manobráveis, fiável e segura.
Amo liberdade
Uma marca chinesa que conseguiu ganhar popularidade fora do Reino do Meio. Na Rússia, eles apreciaram rapidamente sua política de vendas leais e um bom conjunto de modelos. Todas as fatbikes Love Freedom são equipadas com armações feitas de liga de alumínio e aço de alto carbono, assentos ergonômicos originais. Entre os modelos mais populares estão dois.
- ATV4.20.4. Modelo com 21 marchas, transmissão Shimano, rodas de 26 "e quadro de 17". A bicicleta gorda tem um amortecedor dianteiro, um apoio para os pés, uma lâmpada, uma bolsa de selim e uma buzina.
- GA1. Bicicleta off-road gorda na versão mais simples, o modelo econômico é equipado com uma leve estrutura de alumínio, freios a disco, pesa 22 kg. A corrente é protegida de pedras e sujeira.
Land Rover
A empresa produz com sucesso bicicletas gordas em um segmento de preço acessível. Entre as top models da empresa estão White Bafang 750W com motor elétrico, quadro de alumínio leve, freios a disco e discos fundidos. Outra opção interessante é o Land Rover Khaki nos raios. Este é um análogo de orçamento das versões de topo de outros fabricantes. A fat bike é equipada com rodas de liga leve 26 × 4 ″, suporta uma carga de até 130 kg devido ao quadro de aço e pesa apenas 17 kg.
Benshi
Uma marca chinesa que fabrica com sucesso bicicletas gordas para dirigir na cidade e passeios fora da cidade. Não há novidades muito impressionantes e brilhantes entre os modelos. Essas bicicletas gordas podem ser atribuídas, sim, ao segmento amador - muitas vezes são escolhidas por adolescentes. Os modelos do mesmo tipo, diferem principalmente nas cores, são projetados para um tamanho de 155 cm. Equipados com discos de 26 × 4 ″, suportam uma carga de até 150 kg. A bicicleta pesa 22 kg. É equipado com freios a disco mecânicos.
Petava
Um fabricante não apenas de bicicletas gordas, mas também de bicicletas esportivas. A empresa atua na China, as entregas são feitas tanto para o mercado russo como para os países asiáticos. A gama de modelos difere principalmente no design da estrutura. Entre as opções populares se destaca Petava 26-21 com estrutura de aço alto carbono e tamanhos de 140 a 190 cm. Este modelo é adequado para adolescentes. Inclui freios a disco mecânicos, transmissão Shimano. A mudança de marcha é realizada em 21 posições.
O modelo Petava 24-52 tem uma moldura original, feita com pneus 24 × 4 ', indicada para crianças a partir dos 10 anos. O garfo rollover é conveniente de usar, o conjunto inclui um apoio para os pés removível. Os pneus são equipados com garras para facilitar a passagem da lama.
Avançar
Fabricante russo de transporte de bicicletas com base nas instalações da antiga fábrica da Kama em Perm. A empresa possui uma linha de produtos Bizon que apresenta bicicletas gordas. Para adolescentes e mulheres, o Bizon Mini é oferecido com pneus 24 × 3 ″. A fat bike está equipada com um quadro leve de alumínio, um garfo de suspensão dianteira e está equipada com freios a disco mecânicos.
A versão em tamanho real do Bizon 26 tem 18 ″ e é adequada para pessoas com altura não superior a 180 cm. Garfo e quadro são de alumínio, leve, sem absorção de choque. O sistema de freio é a disco, mecânico. As rodas de 26 × 4 '' permitem que você supere obstáculos em estradas muito irregulares. Os aros das rodas também são de alumínio, de parede dupla.
Existem também algumas opções dignas de nota para bicicletas elétricas.
- Eltreco... Marca russa que oferece vários tipos de SUVs. Entre os modelos mais populares estão Insider com uma bateria cuja reserva é suficiente para 50 km. A fat bike desenvolve uma velocidade de até 35 km / h, com controle mecânico existem 7 modos de velocidade.
Outro modelo de marca - Multiwatt 1000W, suporta o peso do piloto de até 120 kg, equipado com freios hidráulicos dianteiros e traseiros. Bicicleta elétrica dobrável, adequada para transporte no porta-malas de um carro.
- "Urso". Fabricante russo que produz bicicletas elétricas todo-o-terreno com rodas largas em várias configurações e designs. Existe uma versão dobrável do "Bear 1000", desenvolvendo uma velocidade de até 45 km / h, com um garfo amortecedor e freios a disco hidráulicos. O modelo de tração integral "Bear 2 × 500 W" também é popular. Tem 2 rodas motrizes motrizes ao mesmo tempo, a tração nas quatro rodas pode ser desligada, a reserva de marcha é suficiente para 25-40 km.
- Bem estar. Marca chinesa que produz suas fatbikes elétricas em cores vibrantes. O mais popular é o modelo Bad Dual 700 com tração nas quatro rodas. O modelo possui um sistema de reconhecimento de impressão digital. A bateria dura 45 km, o tempo de carregamento é de 8 horas. No modo mecânico, o piloto tem 6 velocidades e 9 modos de pedalada assistida para os passeios mais confortáveis.
Você também pode observar as bicicletas elétricas chinesas Hummer - elas são apresentadas no segmento de orçamento e custam quase a metade do preço de suas contrapartes dos Estados Unidos e da Rússia.
Como escolher?
O problema de escolher a bicicleta gorda certa é enfrentado por todos os pilotos - do iniciante ao profissional. Entre os pontos mais importantes na escolha, deve-se observar o seguinte.
- Características de velocidade. A velocidade máxima de uma bicicleta gorda é determinada pelo tipo de superfície em que ela anda. Modelos movidos a energia raramente alcançam velocidades acima de 30 km / h. Modelos com motor elétrico podem acelerar acima de 40 km / h.
- Capacidade de carga... Excede 100 kg. Normalmente, existem modelos projetados para 80-140 kg de peso humano. Mesmo um motociclista com uma mochila pesada nas costas pode não ter medo do desconforto ao dirigir.E ao instalar o rack, você pode facilmente pendurar a carga na estrutura.
- Altura. As armações de 18 ″ são projetadas para uma altura individual de 165-178 cm. Todos os outros devem escolher a opção 20 ″. A distância da virilha à sela deve ser de pelo menos 10 cm.
- O peso... Os modelos mais leves de bicicletas gordas pesam cerca de 10-12 kg, mas a grande maioria dos modelos clássicos são muito mais maciços. Se você deseja sentir o verdadeiro poder de um SUV, você precisa escolher versões com peso entre 14 e 18 kg.
- Tipo de banda de rodagem... Para dirigir fora da cidade, você precisará de pneus de baixa a média pressão para lama e cascalho. Para andar no asfalto, as opções escorregadia e semi-escorregadia são adequadas. Vale a pena comprar pneus cravejados para o inverno.
- Tipo de sistema de travagem. Vale a pena focar em pontos como a intensidade e a distância das viagens planejadas. Em descidas longas e trilhas suaves, é mais conveniente mover-se com freios hidráulicos. Em caso de condução frequente na lama, é mais sensato escolher um mecânico para reduzir o desgaste das pastilhas.
- Tipo de tomada... Rígido - A versão rígida sem amortecedores é bastante comum e não apresenta problemas particulares devido à variação da pressão dos pneus. Mas se você tiver que dirigir em rodovias com bombeamento total da câmera, é melhor dar preferência às opções com amortecedores adicionais.
- Diâmetro da roda. A versão padrão é de 26 ″. Quanto maior o cavaleiro, maior deve ser o valor.
- Origem. As bicicletas gordas americanas continuam batendo recordes de popularidade e continuam sendo as mais confiáveis. Fabricantes chineses e marcas russas estão reduzindo o preço devido à economia de qualidade e, em geral, ainda não são muito competitivos.
Seguindo essas recomendações, você poderá encontrar facilmente uma bicicleta gorda adequada para passeios off-road, tanto no formato de passeios amadores quanto para expedições sérias.
Para quem precisa de uma bicicleta gorda e por quê, veja o próximo vídeo.