Marcas de bicicletas

Bicicletas Aist: gama de modelos e critérios de seleção

Bicicletas Aist: gama de modelos e critérios de seleção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visão geral da espécie
  4. Os melhores modelos e suas características
  5. Critérios de escolha
  6. Visão geral da revisão

Hoje em dia, uma boa bicicleta, e mesmo a um preço acessível, é justamente considerada uma verdadeira dádiva de Deus. Alguns dos representantes da geração mais velha, que ainda se lembram do transporte em duas rodas dos anos soviéticos, lembram-se com saudade das bicicletas Aist. Se você pensou que eles já estavam desaparecidos há muito tempo, temos uma boa notícia para você: o fabricante continua a lançá-los.

Peculiaridades

A bicicleta Aist (ultimamente é correcto escrever o seu nome em letras latinas) é conhecida do consumidor no nosso país desde a antiguidade, porque a sua produção foi iniciada em 1947 e, a partir daí, foram vendidas imediatamente 6 mil bicicletas. A empresa cresceu rapidamente e em três anos de operação conseguiu vender 100 mil unidades de veículos de duas rodas. Já em 1955, o volume de vendas aumentava para 400 mil unidades anuais, e logo a marca ficou apertada no mercado até de um país tão grande como a URSS. Em 1963, um veículo de duas rodas, agora decorado com letras latinas, foi exportado pela primeira vez.

Após o colapso da União Soviética, a produção e as vendas diminuíram significativamente, o que foi causado pelo aumento da concorrência no mercado, no entanto, para seu país agora bastante pequeno, a empresa continua sendo um motivo de orgulho.

Hoje, como em todas as décadas anteriores, a produção de bicicletas Aist está localizada na Bielo-Rússia. LLC "MotoVeloZavod", como o nome indica, dedica-se à produção de veículos de duas rodas, tanto a pedal como a motor.A Fábrica de Motos e Bicicletas de Minsk tem duas características específicas: em primeiro lugar, quase todos os tipos de bicicletas conhecidos são fabricados aqui, desde as clássicas bicicletas infantis até as de montanha e de estrada, e em segundo lugar, todas pertencem à categoria de orçamento, que sempre foi apreciada em nosso país. Deve-se notar que a moderna Aist permanece bielorrussa apenas em termos de montagem, enquanto a maioria das armações são adquiridas na China.

No entanto, muitos componentes importantes são fornecidos por empresas líderes em seu setor, dos quais todos os ciclistas já ouviram falar, por exemplo, a mesma Shimano fornece suprimentos de acessórios, bem como freios e correntes para alguns modelos.

Ao mesmo tempo, essas bicicletas eram altamente valorizadas entre os cidadãos soviéticos comuns por sua extrema simplicidade de design e, conseqüentemente, pela simples manutenção e reparo. Hoje o empreendimento está muito longe do pico de 400 mil bicicletas por ano, mas mesmo com o volume atual de 70 mil unidades de veículos de duas rodas, a marca continua a ser uma marca de exportação a cada ano, encantando também os ciclistas russos.

Vantagens e desvantagens

O mercado de bicicletas moderno é muito rico em ofertas diversas, e a tarefa do futuro proprietário de um veículo de duas rodas é escolher o modelo certo para si, mas também para o fabricante. Deve-se admitir que, mesmo sob um ataque desesperado de fabricantes mundialmente famosos, Aist conseguiu resistir, e tudo porque a maioria de suas principais vantagens permaneceram relevantes desde os tempos soviéticos. Hoje, tendo dado preferência aos produtos da marca bielorrussa, tem todo o direito de contar com as seguintes vantagens de uma compra perfeita.

Simplicidade de design

Fato conhecido: quanto menos nós e peças no mecanismo, com menos frequência ele se quebra. No entanto, avarias com uma frequência ou outra são típicas de absolutamente quaisquer mecanismos e, no caso da Aist, pode tentar fazer as reparações mesmo sozinho, porque não há nada de complicado nesta bicicleta.

Disponibilidade de peças sobressalentes

Já que estamos falando sobre a necessidade de manutenção e reparos periódicos, surge a questão de como conseguir peças de reposição. Não há problemas com isso - uma vez que a produção não para o trabalho de montagem, significa que todos os componentes continuam a ser produzidos. Considerando que Aist não é uma das marcas estrangeiras do exterior e em muitos aspectos trabalha para o mercado russo, é muito fácil conseguir a peça de reposição necessária.

Custo acessível

Se você não está se candidatando a bicicletas de primeira classe, que são cem por cento "indestrutíveis", mas também valem adequadamente, então com certeza os produtos de um fabricante que pode combinar boa qualidade com preços leais se enquadram no círculo de seus interesses. O exposto caracteriza Aist da melhor maneira possível, porque esta é uma bicicleta bielorrussa com quadro chinês e, nesses países, ela geralmente não "rasga" a preços exorbitantes.

Além disso, Minsk, onde a produção de "cavalos" de duas rodas é estabelecida, está localizada relativamente perto de muitas regiões densamente povoadas da Rússia, o que significa que o componente logístico no preço não é tão perceptível. Além disso, devido às relações especiais entre a Federação Russa e a Bielo-Rússia, cruzar a fronteira interestadual também não afeta o custo de forma alguma.

Bom manuseio

Ao mesmo tempo, os produtos de duas rodas da Bielo-Rússia cativaram os cidadãos soviéticos também pelo fato de que as bicicletas produzidas pela fábrica de Minsk se distinguiam pelo bom manuseio - o que tornava possível contar com seu próprio transporte, mesmo que a rota fosse longe de qualquer estradas adequadas, e essas rotas em nosso país ainda existem poros suficientes.

Hoje, muitos consumidores em potencial assumem erroneamente que a Aist mudou muito ao mudar para as molduras chinesas, mas na verdade não é - embora apenas a montagem ocorra em Minsk, as peças ainda são encomendadas de acordo com os desenhos dos designers locais.

Possibilidade de dobrar

Já em 1977, surgiu o primeiro Aist com moldura dobrável, e desde então a estrutura dobrável tornou-se uma espécie de “truque” da marca - a maioria dos modelos possui uma moldura que pode ficar bem mais compacta a pedido do proprietário . Dadas as distâncias típicas do nosso país, em muitos casos a bicicleta deve andar primeiro no porta-malas de um carro particular ou em transporte público, antes de desempenhar a função de transporte propriamente dito.

Em tal situação, a possibilidade de desistir é considerada nada mais do que uma vantagem sólida. O mesmo recurso, aliás, facilita o armazenamento de uma bicicleta, mesmo em apartamentos soviéticos apertados.

As desvantagens dessas bicicletas também estão presentes e, para alguns, até parecem significativas, mas, na verdade, não se trata de casamento ou de erros de cálculo construtivos, mas sim da orientação do fabricante para um determinado segmento de ciclistas. Assim, a Aist, lançando todos os tipos de veículos de duas rodas, tem como foco um grande consumidor, pois produz principalmente modelos amadores.

Essa bicicleta é adequada para o uso diário e, em alguns casos, até para o treinamento para iniciantes.

Se você se considera um atleta sério, é improvável que tal transporte seja útil para você.

Outro ponto importante é a força e confiabilidade do moderno "Aista"... Pode-se argumentar se o preço das bicicletas dos principais fabricantes mundiais de transporte de bicicletas é justificado, mas não há milagres no mundo, e o “cavalo de ferro” bielorrusso, que custa um centavo ao comprador, dificilmente será herdado por netos. Em princípio, a simplicidade e o baixo custo dos reparos neutralizam amplamente esse problema, Mas a situação aqui é quase a mesma de um carro: ao comprar, a pessoa deseja passar o máximo de tempo possível ao volante, e nunca sob o capô.

Além disso, alguns consumidores também reclamam da pintura pouco confiável - logo após a compra da bicicleta, ela perde sua aparência atraente original. Também há reclamações sobre a má montagem: em particular, as rodas dianteiras e traseiras podem não formar uma linha integral, o que afeta negativamente as qualidades de direção do veículo.

Visão geral da espécie

Se você é um fã de longa data dos produtos da fábrica de Minsk, então as vantagens da Aist incluem uma variedade impressionante de seu sortimento - você pode recomendar a marca para qualquer pessoa que esteja procurando uma bicicleta barata sem estar interessado em nada, que tipo de transporte de duas rodas uma pessoa precisa. Na verdade, a Aist moderna produz veículos para todos os gostos.

O diâmetro das rodas e a altura do quadro permitem escolher a versão infantil (incluindo três rodas), adolescente ou adulta. Também não há restrições quanto ao sexo do piloto - os modelos femininos são produzidos em quantidades aproximadamente iguais aos masculinos e "neutros".

Vamos examinar rapidamente os principais tipos de bicicletas fabricadas na Bielorrússia que podem ser do interesse de um consumidor em potencial.

  • bicicletas de montanha, como o nome sugere, são construídos especificamente para a direção cross-country, embora, é claro, também não sejam completamente inúteis em ambientes urbanos. Embora os produtos Aist não possam ser considerados esportivos de pleno direito, todas as características características, como um quadro mais confiável, pneus grossos com piso agressivo e maior folga são observados. A fábrica de Minsk produz hardtails leves sem suspensão traseira que sentem todos os desníveis, mas balas impetuosas e suspensões duplas, que têm um peso mais perceptível e menor velocidade, mas efetivamente amortecem o alívio.

Nem um nem outro é adequado para formação profissional, mas para quem gosta de simplesmente pedalar fora da cidade será muito relevante.

  • Bicicletas de estrada em todo o mundo são os mais populares e no caso de Aist não há exceção à regra. Em termos técnicos, esta é a bicicleta mais simples, afiada principalmente para andar em estradas urbanas planas.Os anexos aqui estão focados nas condições urbanas, por exemplo, uma configuração típica pode ser equipada com uma lâmpada, campainha e cesto ou porta-malas. É um tipo popular de transporte de bicicleta para caminhar ou ir para o trabalho regular como uma alternativa ao enfadonho transporte público.
  • Modelos de estradas, como estradas, são destinadas a estradas de qualidade decente, mas seu propósito é um pouco diferente - elas são adaptadas para movimento em alta velocidade ao longo de rodovias fora da cidade. O conjunto de velocidades para tal bicicleta é relativamente simples, enquanto o transporte tem uma boa velocidade de acostamento e mantém o ritmo do movimento por muito tempo. Tudo isso é possível graças a características de design específicas, incluindo um volante "chifre de carneiro", um quadro leve de maior rigidez, pneus estreitos e com a pressão máxima.
  • Bicicletas dobráveis Normalmente eles são apontados como uma categoria independente de veículos de duas rodas, e isso é lógico: sem uma estrutura rígida integral, tal modelo é fundamentalmente inadequado para cargas sólidas, especialmente porque Aist, em princípio, não pode ser considerado um fabricante com excelente produza qualidade. A opção dobrável é boa para armazenamento confortável em uma casa apertada e para andar de bicicleta no transporte público, mas as rotas para andar devem ser escolhidas sem seções difíceis e instáveis, e é indesejável acelerar.
  • Modelos femininas Em geral, duplicam todas as classes de bicicletas acima, mas possuem as especificidades do design, desenvolvido levando-se em consideração a anatomia do corpo feminino. O exemplo mais marcante é a ausência de tubo superior na moldura, ou seu deslocamento perceptível para baixo, de forma a não interferir no ajuste da menina, mesmo que ela esteja de vestido ou saia. As bicicletas femininas geralmente têm um design especial que qualquer senhora de verdade vai adorar.
  • Histórias de adolescentes, como as mulheres, eles são principalmente análogos dos mesmos modelos adultos, apenas o quadro e o diâmetro das rodas são um pouco menores. De acordo com o padrão geralmente aceito, as bicicletas para adolescentes são projetadas para ciclistas de 10 a 18 anos, tanto em altura quanto em peso, mas é claro que essa divisão é amplamente arbitrária - algumas das crianças crescem tão rápido que precisam mude para uma bicicleta adulta antes de atingir a maioridade, e alguns adultos em miniatura de qualquer idade se sentem mais confortáveis ​​ao volante de uma bicicleta adolescente compacta.
  • Bicicletas infantis dirigido a crianças com idades entre 1 e 10 anos. O quadro e as rodas estão aqui, por razões óbvias, muito reduzidas em tamanho. Para evitar quedas dolorosas durante a condução, muitos modelos de duas rodas são equipados com duas rodas adicionais de liberação rápida nas laterais da roda traseira - elas não permitem que a bicicleta role e podem ser removidas após o domínio das habilidades de condução.

Os melhores modelos e suas características

A programação do fabricante bielorrusso é impressionante - qualquer tipo de moto que você quiser, provavelmente é apresentado em uma das linhas. Nossa análise cobrirá vários modelos de bicicletas Aist. Ao compilar a lista, focamo-nos nas bicicletas mais conhecidas e populares, mas também pode acontecer que uma bicicleta que não consta na classificação pareça mais cómoda e prática para si.

Avenida

Uma das modelos femininas mais reconhecidas da marca, referindo-se a para a classe de urbano. A relativamente nova bicicleta urbana com rodas de 26 polegadas e uma estrutura de aço com um garfo dianteiro rígido é decorada em rosa. O pacote inclui um freio de vibração dianteiro e um freio de pé traseiro, a corrente é parcialmente protegida. A confiabilidade do quadro é dada pela presença de um segundo tubo, que é muito subestimado aqui. Para aumentar a comodidade, existe uma cesta.

melhor

Um exemplo de bicicleta gorda para quem procura um verdadeiro SUV de duas rodas para andar na neve, areia ou grama alta. O transporte é equipado com rodas largas com diâmetro de 28 polegadas, os pneus, como deve ser para este tipo de bicicleta, são largos e semiflacionados. O deslocamento off-road particularmente suave é garantido pelo garfo dianteiro com mola a óleo e sistema hidráulico do freio a disco, tanto na dianteira quanto na traseira. Para um controle mais preciso do curso, são fornecidas 10 velocidades.

Pirata

Um dos modelos de bicicleta bielorrussos mais conhecidos, criado especificamente para ensinar uma criança desde tenra idade a uma regra simples: as estradas foram concebidas não tanto para que você possa dirigir até lá, mas para limitar seus horizontes. A mountain bike com rodas de 20 polegadas não tem um "gênero" pronunciado, mas está disponível nas versões rígidas (os dois garfos são rígidos, mas a bicicleta é um pouco mais leve) e hardtail (garfo dianteiro com amortecimento). A unidade é destinada a tomboy com idade entre 10-12 anos, os vibraleys são responsáveis ​​pela segurança da pilotagem. Existem opções com 1 velocidade e 6.

Inteligente

Modelo dobrável para homem e mulher, que, devido ao diâmetro "transicional" da roda de 24 polegadas, pode ser considerado tanto um adulto como um adolescente. Como é o caso de muitos outros modelos O Aist, Smart é produzido em diferentes opções de configuração - há um mínimo com um único freio traseiro e uma velocidade, e há uma versão avançada com uma caixa de 7 marchas e cremalheiras vibratórias.

Carga

Talvez não pertença aos modelos de bicicletas mais comuns da fábrica de Minsk, mas seria um verdadeiro crime não incluí-la nesta lista. Não é brincadeira - esta é uma verdadeira bicicleta de carga, capaz de transportar até 40 kg de carga em uma cesta localizada na parte de trás do assento!

É claro que as duas rodas banais nesta situação teriam que ser pesadas, e não é fácil manter o equilíbrio com tamanha carga, portanto os projetistas decidiram por um movimento extraordinário e fizeram da bicicleta adulta um triciclo com um formato bastante largo. arranjo das rodas traseiras, que ainda não interfere na caminhada em estradas estreitas. Um garfo dianteiro rígido e 24 polegadas de diâmetro de roda são pré-requisitos, mas o número de velocidades pode ser escolhido - há 7 ou 1 delas.

Mach

Pode ser considerada a estrada principal por Aist, é até adequado para competições amadoras. O quadro de alumínio mais leve, rodas de 28 polegadas, garfos dianteiros rígidos e uma escolha de 16 ou 22 velocidades são a fórmula para um veículo de duas rodas barato, mas rápido para viagens de longa distância. Os freios da pinça serão responsáveis ​​pela frenagem oportuna.

Critérios de escolha

O processo de escolha da bicicleta perfeita é longo e complexo e, em geral, você não deve ignorar nenhuma característica da bicicleta se quiser que ela se encaixe perfeitamente em você. Claro, a escolha a favor do orçamento Aist já significa que você não é uma pessoa muito exigente e, entre todas as vantagens, não menos aprecia a economia, mas você precisa entender pelo menos o tipo de moto.

Antes de ir à loja, responda claramente à pergunta: para que finalidade você precisa da bicicleta.

Esqueça os grandes esportes e o treinamento sério imediatamente - não importa o quão pretensioso o Aist seja chamado - mountain ou fat bike, este é apenas o nível inicial.

Pense com os pés no chão: se você vai viajar periodicamente em estradas normais para lazer ou trabalho, você deve prestar atenção a bicicleta da cidade, também conhecida como bicicleta de estrada, também conhecida como bicicleta da cidade.

A opção urbana é boa caso o seu trabalho esteja próximo, mas para viagens regulares a dezenas de quilômetros de distância, seja por necessidade ou por hobby, é melhor fazer corredores de estrada - são mais rápidos e práticos. bicicleta de montanha útil se você não é um adepto de dirigir estritamente nas estradas. Vivendo em uma região pitoresca e desfrutando de uma mountain bike, você terá a agradável oportunidade de sair dos caminhos tradicionais e mergulhar no contato com a natureza. Finalmente, bicicleta dobrável - isso é uma ênfase na compactação da bicicleta e você não deve esperar nenhuma outra vantagem significativa dela.

Não se esqueça de se concentrar no seu peso e altura também.

Ao fazer isso, observe que não há vinculação estrita de crescimento ao diâmetro da roda - uma certa gradação é permitida, pois um diâmetro pequeno é bom para o peso reduzido do veículo, e um grande facilita a superação de irregularidades. As meninas que adoram usar roupas femininas clássicas devem prestar atenção às bicicletas femininas - elas não são apenas convenientes para entrar e sair, mas também em termos de design, mais uma vez enfatizam a feminilidade da mulher. Em que é melhor não abandonar o cano inferior de forma alguma - deixe-o, apenas abaixe, porque sem ele o quadro perde uma parte significativa da sua resistência e durabilidade.

Visão geral da revisão

Por fim, consideraremos as opiniões dos proprietários que experimentaram todas as vantagens e desvantagens das bicicletas Aist de vários modelos. Deve-se admitir que os comentários coletados em vários fóruns têm todos os tons de emoção - há tanto um “esmagamento” completo da bicicleta quanto respostas entusiasmadas. Aparentemente, muito depende tanto das solicitações do autor do comentário e do modelo, quanto da qualidade de construção de uma determinada instância.

Se falamos sobre o que é bom, na maioria das vezes eles se concentram no preço baixo.

Se você não se considera um ciclista exigente e pode ser inscrito com segurança como um novato, o fator preço será o principal para você, e por esse critério é difícil competir com Aist.

    Sem carregar seu transporte com testes complexos, você não terá problemas, e aqueles que surgem geralmente podem ser resolvidos por qualquer pessoa que saiba segurar uma chave de fenda nas mãos.

    Com a crítica, a situação é mais ambígua - geralmente alguém se recusa a criticar Aist, devido ao seu baixo custo, e começa a criticar os detalhes. Na maioria dos casos, os autores dos comentários negativos apontam para baixa confiabilidade de construção - então as asas estão soltas, então o protetor é completamente limpo (muito mais rápido do que o esperado) e as empunhaduras são esfregadas. De vez em quando reclamam do peso significativo, embora existam opiniões opostas, o que, aparentemente, depende do modelo e da prontidão física do proprietário.

    Em um mundo, A Aist é perfeita para sua primeira bicicleta, especialmente se você não planeja gastar todo o seu tempo livre no selim.

    Se você é exigente com o transporte, não quer fazer reparos regulares e está até mesmo pronto para pagar a mais por isso, faz sentido prestar atenção às marcas mais caras.

    Uma visão geral da mountain bike Aist Slide 3.0 29 "pode ​​ser vista no vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa