Tudo sobre travas de bicicleta
Hoje as bicicletas são um meio de transporte indispensável para o homem moderno: permitem deslocar-se rapidamente na cidade e fora dela. Os acessórios essenciais para qualquer bicicleta não são apenas uma bomba, lubrificante de corrente ou kit de reparo, mas também um equipamento anti-roubo confiável. Este artigo considerará todas as informações importantes sobre as travas para bicicletas: sobre os tipos de tais dispositivos, a eficácia de certos tipos e as regras para sua seleção.
Objetivo e requisitos
Com o desenvolvimento do ciclismo e o aumento do número de bicicletas nas ruas das cidades, surge a questão de como protegê-las de intrusos e ladrões. Apesar disso, os cadeados para bicicletas de qualquer tipo hoje cumprem várias funções-chave ao mesmo tempo.
- Função de proteção. O principal motivo para comprar um cadeado de bicicleta para cada proprietário é simplesmente proteger o veículo contra roubo. Na fabricação de fechaduras de bicicleta de alta qualidade, a maioria das opções para quebrar a fechadura ou violar a integridade do dispositivo é fornecida. Com o aperto correto da fechadura, isso permite que você detenha um ladrão por roubo de uma bicicleta o maior tempo possível e reduz a probabilidade de assalto.
- Função de fixação. Bons bloqueios de bicicleta podem não apenas proteger o seu veículo, mas também bloqueá-lo com eficácia em uma determinada posição. Graças a isso, você pode deixar sua bicicleta com segurança em qualquer lugar conveniente e não ter medo de que ela caia ou role para algum lugar.
- Função decorativa. Todo entusiasta do ciclismo tenta ser o mais cuidadoso possível com seu amigo de duas rodas e monitorar sua aparência. Hoje, nas lojas de esportes, você pode encontrar cadeados em uma grande variedade de designs e designs - isso permitirá que o proprietário escolha um modelo de cadeado que combine com a cor e o design.
Para cadeados de bicicleta, dependendo do tipo, certos requisitos mínimos de resistência e parâmetros-chave são impostos.
- Corda. Independentemente da marca da bicicleta, recomenda-se a compra de modelos com comprimento igual ou superior a 80 cm e diâmetro de 7 mm. Em cidades grandes e densamente povoadas, é desejável aumentar os indicadores de diâmetro, mas a flexibilidade do castelo será prejudicada neste caso.
- Cadeia... Os requisitos de diâmetro para travas de bicicleta deste formato são idênticos aos dos modelos de cabo - pelo menos 7 mm de espessura do elo. Condições adicionais: a própria corrente deve ser encurtada por meio de endurecimento.
É imprescindível ter uma capa protetora para a própria corrente e para o dispositivo (as opções de silicone ou emborrachado são as melhores) - caso contrário, a formação de arranhões da corrente ao longo da bicicleta é inevitável.
- Em forma de U (também chamado de U-Lock). Os requisitos mínimos para a manilha metálica são diâmetro de 10 mm, fixação frente e verso e por endurecimento. É aconselhável usar modelos com suportes curtos - isso trará muitos problemas com a seleção do local, mas complicará o trabalho de um atacante com suas ferramentas por causa do suporte bem ajustado ao quadro da bicicleta.
- Lamellar. Nesse caso, os requisitos são de natureza bastante consultiva - de 80 cm de circunferência a 5 mm de espessura de segmentos de aço endurecido.
Variedades
Um pouco mais adiante nos familiarizamos um pouco com os tipos comuns de travas para bicicletas, então uma visão geral detalhada de cada um dos tipos será apresentada. Você poderá avaliar os prós e os contras de certos dispositivos e determinar por si mesmo qual das variedades é a melhor para você.
Corda
As travas dos cabos das bicicletas são consideradas defesas clássicas contra ladrões e intrusos. Na maioria das vezes, esses dispositivos são chamados de travas de cabos, por serem feitos de cabos de aço e apresentarem maior flexibilidade, que é sua principal vantagem.
Com a ajuda dessa trava com circunferência de no máximo 1,5 m, você pode facilmente embrulhar uma bicicleta inteira e chegar a lugares onde, por exemplo, modelos em forma de U não podem ser usados.
Vamos considerar as principais vantagens de tais bloqueios de bicicleta.
- Custo relativamente baixo - de $ 3-5 por peça.
- Maior flexibilidade e comprimento longo.
- A capacidade de proteger várias bicicletas ao mesmo tempo.
- Baixo peso em comparação com outros tipos de dispositivos (a partir de 300 g). Você pode carregá-lo facilmente em uma mochila ou prendê-lo na própria bicicleta.
- O cabo emborrachado não prejudica a aparência da moldura e não deixa riscos.
Desvantagens:
- considerada a opção mais insegura para estacionamento de longa duração;
- a maioria dos modelos pode ser facilmente cortada com um alicate de corte;
- um mecanismo de bloqueio simplificado em modelos de orçamento que é fácil de quebrar.
Apesar de sua excelente flexibilidade, essas travas são comumente usadas como proteção adicional em estacionamentos longos ou áreas de drive-in.
Recomenda-se a utilização desses modelos na fixação das rodas e deixar a proteção do quadro nas versões em forma de U ou corrente.
Os ciclistas profissionais preferem não usar essas travas em trechos longos. Quase todos os cabos de aço, mesmo os emborrachados, podem ser facilmente cortados com um alicate de trabalho ou um alicate de corte em 3-4 minutos.
É justamente por esse baixo grau de proteção que esses modelos são recomendados para uso apenas em estacionamentos curtos - durante passeios de compras, por exemplo.
Se dispositivos de cabo são a opção mais conveniente para você, mas costuma deixar sua bicicleta fora de casa por muito tempo, você deve comprar um modelo de tal cadeado com uma espessura de pelo menos 1,8 cm. Tudo bem se a trança for incluída nos indicadores de espessura - ela também tornará o morder muito mais difícil para a maioria dos instrumentos.
Como acessório de segurança adicional, essas fechaduras podem ser equipadas com um sistema de alarme, que informará sobre as tentativas de arrombamento do mecanismo ou de mordida no cabo. Os modelos com alarme instalado também são chamados de som ou inteligente. Infelizmente, o mecanismo de sinalização também pode ser danificado, o que anula sua utilidade.
Cadeia
Esses dispositivos são correntes anti-roubo galvanizadas triplamente endurecidas, geralmente trançadas com firmeza. Uma vantagem óbvia de tais modelos é que as tesouras de reforço serão absolutamente inúteis contra eles. Essa fechadura de bicicleta será capaz de comer apenas um enorme cortador de parafusos, que nem todo ladrão terá com ele. Apesar da relativa confiabilidade desse bloqueio, não vale a pena deixar a bicicleta sob sua proteção por muito tempo. Alguns ladrões podem ser bastante persistentes em apenas ver através dos links do dispositivo.
Prós das travas de corrente:
- uma corrente endurecida de alta qualidade é extremamente difícil de serrar e também pode danificá-la;
- flexibilidade média, que permite deixar a bicicleta em qualquer lugar conveniente;
- bom comprimento, graças ao qual é possível montar duas bicicletas ao mesmo tempo.
Desvantagens:
- superfaturada para modelos de alta qualidade - a partir de US $ 15;
- correntes fortes e de alta qualidade pesam pelo menos 1,5 kg, o que dificulta o transporte da corrente em uma mochila ou bicicleta;
- a necessidade de usar uma trança para a corrente para não prejudicar a aparência da bicicleta.
Existem 2 versões de cadeados para bicicletas de corrente: com cadeados e integrados. Os mecanismos de bloqueio direto podem ser com um código ou com chaves.
Se você preferir opções de chave, vale a pena escolher um modelo com mecanismo de disco. Eles são muito mais complexos do que os cilindros de pino e respondem adequadamente às condições climáticas adversas (chuva, geada e lama).
Na hora de usar essa bicicleta, depende muito do material para fazer os links. Hoje, os modelos de corrente revestida de titânio estão ganhando popularidade.
Em forma de U
Hoje, os bloqueios de bicicleta deste tipo são extremamente comuns na Europa e nos EUA - lá eles são considerados a proteção anti-roubo mais segura e confiável para uma bicicleta. Recentemente, pode-se observar a disseminação dessas travas de bicicleta entre os ciclistas russos.
O princípio de operação e design dessas unidades é muito simples: a fechadura é um suporte temperado com espessura de pelo menos 10 mm, assim como o próprio corpo cilíndrico com fechadura embutida. A cinta é enroscada ao redor do suporte, enquanto segura o quadro da bicicleta e uma das rodas, então a extremidade do suporte é colocada no mecanismo de travamento e se encaixa no lugar. Nos modelos do tipo premium, existem mecanismos de bloqueio do tipo disco.
Prós de um U-lock:
- considerado o tipo mais confiável de cadeado de bicicleta;
- modelos caros são equipados com um cabo especial anti-roubo;
- peso relativamente baixo - começando com 0,7 kg;
- a fechadura da bicicleta é fácil de transportar, pode ser fixada na bicicleta com um suporte;
- a capacidade de instalar uma trança de vinil ou borracha.
Desvantagens:
- total falta de flexibilidade, impossibilidade de fixação em unidades de grande diâmetro ou espessura;
- impossibilidade de prender duas bicicletas ao mesmo tempo;
- não é o preço mais baixo em comparação com os modelos de cabo - a partir de US $ 60;
- não confiável e fácil de abrir em modelos baratos.
Em bicicletas deste tipo, também pode ser instalado um alarme, um cilindro com mecanismo de bloqueio pode ser trançado ou reforçado.
Na Europa, variantes desse tipo de fechadura, tanto com chave quanto com código, são populares.
Lamelar
Este tipo de montagem de bicicleta foi projetado para superar as deficiências das travas de corrente e U-lock.Essas fechaduras se distinguem pela boa flexibilidade e compactação, mas não se mostram bem na proteção de uma bicicleta perto de postes grossos e árvores - o comprimento de tal fechadura simplesmente não é suficiente para isso. Por design, tal bloqueio consiste em segmentos de aço endurecido conectados uns aos outros. Na maioria das vezes, a espessura de tais segmentos não é superior a 5-6 mm. A peculiaridade de tais modelos no método de fixação ao suporte - eles devem agarrar com alta tensão para tornar difícil para um ladrão usar qualquer alicate de corte.
Prós dos modelos de placa ou segmento:
- boa flexibilidade para construção metálica;
- alta confiabilidade em conjunto com outra fechadura;
- compacidade - quase todos os modelos se dobram muito rapidamente, o que facilita seu transporte;
- peso leve;
- existe a possibilidade de revestimento de borracha.
Desvantagens:
- menos confiável do que as travas de corrente ou U-lock;
- não há possibilidade de fixação em suportes grossos, 2 bicicletas não podem ser fixadas;
- custo aumentado - de $ 30 ou mais.
Bloqueadores de roda
Existem cerca de 5 tipos diferentes de travas de roda de bicicleta. Alguns são montados em freios a disco, enquanto outros são montados na roda ou acoplados ao quadro. Infelizmente, todos esses dispositivos têm uma desvantagem significativa - devem ser usados além de algum tipo de fechadura, pois nada impedirá um ladrão de simplesmente levar a bicicleta com ele ou carregá-la no carro.
Além dos bloqueios de bicicleta descritos acima, a unidade de bicicleta Kevlar (feita com base em aço e Kevlar) está ganhando popularidade hoje. Esses dispositivos são alças leves ajustáveis com uma fechadura de combinação.
Tipos de dispositivos de bloqueio
Os dispositivos de travamento para os cadeados de bicicletas a cabo modernos podem ser baseados em um mecanismo de código e em chaves padrão.
Construção completa
Entende-se aqui que o dispositivo de bloqueio é cilindro de pino ou mecanismo de disco. A segunda variante de fechaduras de bicicleta é considerada preferível - essas fechaduras são muito mais difíceis de abrir e são resistentes a condições climáticas adversas.
As travas de bicicleta turnkey são mais confiáveis no design do que os modelos com um bloco de código - uma caixa cilíndrica, na qual esse cadeado é colocado, geralmente é bem reforçada e não se presta a impactos físicos. No entanto, se falarmos sobre os contras, fechaduras prontas para uso podem ser quebradas por ladrões persistentes que não têm preguiça de pegar as chaves mestras para eles.
Com bloco de código
Modelos de unidades deste tipo são considerados uma verdadeira dádiva de Deus para pessoas com memória fraca - o código da fechadura da bicicleta nunca se perderá, as chaves de tal fechadura não podem ser esquecidas em algum lugar, porque não estão lá. Tudo o que é exigido do proprietário é memorizar um código específico de 3 ou 4 dígitos. Esses modelos também têm desvantagens - dispositivos com um código não são tão resistentes ao impacto físico quanto os modelos prontos para uso. Além do mais, Um ciclista com pressa para o trabalho ou para a loja pode simplesmente esquecer de alterar o código antes de sair da bicicleta.
Via de regra, a opção de compra de uma chave ou unidade de código refere-se especificamente a tipos de cabos de fechaduras para bicicletas, mas recentemente ambos os sistemas de fixação começaram a ser usados na fabricação de todos os tipos de fechaduras.
Métodos de montagem
Metade do sucesso com qualquer bloqueio de bicicleta é prendê-lo corretamente. Dicas úteis de ciclistas experientes irão ajudá-lo a posicionar o dispositivo corretamente, protegendo sua bicicleta contra roubo tanto quanto possível.
- Na hora de prender o aparelho, tente dobrar ao redor da moldura com a fechadura. Se apenas a roda estiver protegida pela trava no suporte, um atacante pode desconectá-la com segurança e sair, levando o resto da bicicleta.
- A unidade não deve ser ancorada diretamente acima do solo - isso dará ao ladrão uma vantagem adicional ao usar o cortador de parafusos.O mesmo vale para prender a fechadura na moldura superior - usando de forma inteligente a pressão da própria moldura, o ladrão poderá simplesmente quebrar o dispositivo de bloqueio. Tente enrolar o cadeado em torno da estrutura inferior ou da estrutura responsável por fixar o assento.
- Posicione a máquina de forma que fique o menos exposta possível a um possível ladrão. Por exemplo, se estamos falando de uma trava U-Lock, então será mais vantajoso se o suporte cobrir o máximo possível de componentes do quadro e a própria roda, e não se projetar acima do solo. Tente carregar 100% do espaço dentro do grampo, mas certifique-se de que você mesmo pode remover a trava mais tarde.
- No caso dos modelos chave na mão, o orifício com o mecanismo da chave deve ser posicionado de forma a olhar para baixo. Isso tornará menos conveniente para um ladrão invadir um dispositivo.
Abaixo, você pode encontrar as maneiras mais populares de prender um cadeado a uma bicicleta. Ciclistas experientes recomendam o uso de exatamente duas travas ao prender bicicletas na rua - um para prender os componentes do quadro, um para as rodas.
- Duas fechaduras em U. Uma trava cobre a estrutura do assento e a roda traseira, a próxima cobre a estrutura inferior e a roda dianteira.
- U-lock e corrente. O primeiro agarra o espigão e a roda traseira, o segundo agarra a parte superior, a roda dianteira e o suporte.
- U-lock e cabo... O primeiro cobre a estrutura do assento, o suporte e a roda traseira, enquanto o cabo conecta a trava em U e a roda dianteira.
- O método Sheldon... Neste caso, apenas uma trava U-lock é usada - a unidade é colocada diretamente no triângulo da estrutura e conecta a roda e o suporte vertical. A vantagem desse método é que o atacante, mesmo desenroscando a roda, não conseguirá levá-la consigo sem danificar a bicicleta.
Fabricantes populares
Oferecemos uma classificação dos fabricantes mais populares de fechaduras de bicicleta de qualidade.
- Um ônibus. Este fabricante não se limita à produção de modelos específicos de fechaduras para bicicletas: produz cabos, dobradiças, fechaduras em U, fechaduras de corrente, bem como fechaduras de alta qualidade. Entre as fechaduras U-lock desta marca, os modelos da série Abus Granit são os mais populares. Das opções de corrente de fechaduras, a combinação de corrente de fechadura Granit CityChain X-Plus 1060 modelo mostra-se bem.
Os modelos de fechadura dobrável mais confiáveis desta marca são o conjunto Folding Lock Bordo 6000 Twin e a fechadura dobrável Bordo Granit X-Plus 6500.
- Cyclotech... A marca registrada desta marca são as fechaduras de bicicleta com codificação de qualidade, mas a empresa também produz fechaduras de corrente, cabo e U-lock. Os usuários dos produtos desta empresa notam tanto a durabilidade e confiabilidade dos produtos, quanto o alto custo dos modelos de fechaduras de alta qualidade.
- Criptonita. Uma das poucas empresas que se dedica à produção de fechaduras não só para bicicletas, mas também para outros veículos. As fechaduras U-lock desta marca são distinguidas por um design agradável, revestimento de vinil e uma forma oval do suporte. A empresa fabrica 3 tipos de unidades de proteção: trava em U, cabo e corrente. Além de travas de bicicleta padrão, a empresa está envolvida na produção de cabos antifurto duráveis.
- Knog. Os cadeados para bicicletas desta marca são extremamente populares entre os ciclistas que veem o ciclismo não apenas como esporte, mas também como uma oportunidade de prazer estético. As fechaduras desta empresa, apesar do alto custo, têm um aspecto original e minimalista. A empresa não tem como foco a produção de certos tipos de fechaduras. Hoje você encontra todos os tipos de fechaduras para bicicletas dessa marca: dobráveis, em U, corrente e cabo.
- "Bulat". Um dos cadeados para bicicletas mais populares da Rússia. Difere em maior proteção contra roubo, bem protegido dos efeitos negativos das condições climáticas adversas. Devido à composição especial do aço endurecido flexível, essas travas são extremamente difíceis de morder ou serrar. Por norma, quando nos referimos a modelos desta marca, queremos dizer modelos de um tipo de cabo ou corrente com uma trança.Aqui, tanto uma fechadura chave na mão quanto uma versão codificada podem ser usadas.
A vantagem óbvia de tais modelos, ao contrário de outros, é o custo relativamente baixo e a grande flexibilidade.
Dicas de Seleção
Há uma série de fatores a serem considerados ao comprar um modelo específico de bloqueio de bicicleta.
- Comprimento do bloqueio. Lembre-se de que nem todos os prédios agora estão equipados com um estacionamento conveniente para bicicletas, onde você pode usar até a fechadura mais curta sem problemas. Tente escolher opções de travas de bicicleta com comprimento de no mínimo 80 cm, um comprimento de 1,5 m deve ser suficiente para proteger 2 bicicletas.
- Espessura. Alguns ciclistas acham que quanto mais grosso for o cabo ou corrente da fechadura, mais difícil será mordê-lo com um alicate, mas vale lembrar que a espessura afeta a flexibilidade do aparelho.
- Qualidade, resistência e endurecimento do aço. A rapidez com que os ladrões podem cortar seu castelo dependerá desses parâmetros.
- Preço. É também um fator importante, mas lembre-se de que sairá mais barato comprar uma fechadura cara, mas de alta qualidade, do que ficar sem bicicleta.
- Metas. Antes de escolher um castelo específico, decida por que você precisa dele. Se você planeja andar de bicicleta de vez em quando e ocasionalmente parar nas lojas para comprar mantimentos de bicicleta, então será mais lucrativo ficar com as opções econômicas de fechaduras. Se você é um ciclista frequente, muitas vezes na cidade ou fora, seria mais prudente escolher um modelo mais caro de cadeado para bicicletas.
Tudo sobre travas de bicicleta, veja o próximo vídeo.