Acessórios de bicicleta

Garfos de bicicleta: dispositivo, tipos, dicas para escolher e instalar

Garfos de bicicleta: dispositivo, tipos, dicas para escolher e instalar
Contente
  1. Objetivo e dispositivo
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Qual é melhor escolher?
  5. Visão geral dos fabricantes
  6. Regras de instalação

O garfo é considerado um dos componentes mais importantes de uma bicicleta. É responsável por fixar o eixo da roda, ajustar a direção do veículo e preservar os demais componentes da bicicleta.

Neste artigo, você conhecerá todas as informações úteis sobre os garfos para bicicletas: seu dispositivo, variedades, bem como recomendações para sua seleção e instalação.

Objetivo e dispositivo

Os garfos de uma bicicleta são projetados para desempenhar quase a mesma função que a suspensão de um carro. Ele fixa a roda dianteira da bicicleta, é responsável pela manobrabilidade e direção através do volante, e (dependendo da versão) pode facilitar muito a movimentação do ciclista em estradas ruins.

Na maioria das vezes, quando falamos sobre as funções e vantagens dos garfos de bicicleta, estamos falando exatamente sobre as variedades de amortecimento dessas unidades. Este é o tipo mais popular de garfos hoje em dia, amplamente utilizado tanto para dirigir em estradas urbanas quanto em estradas vicinais.

Prós.

  • Um garfo de bicicleta de alta qualidade com absorção de choque reduz a carga de choque e vibração da roda para os componentes do quadro da bicicleta e o guidão. Isso permite que você mantenha a bicicleta por muito tempo com seu uso constante em estradas problemáticas.
  • O garfo de absorção de choque permite que o veículo mantenha sua velocidade tanto quanto possível em áreas problemáticas da estrada. O “efeito de travagem” que ocorre quando a roda de uma bicicleta atinge lombadas ou buracos é absorvido pelo mecanismo de absorção de choques.
  • A facilidade de movimento em seções de estrada irregulares garante controle total sobre a moto. Além disso, alguns tipos de garfos permitem um uso mais eficiente da bicicleta ao fazer curvas e frear.
  • Uma das características mais agradáveis ​​e úteis de um amortecedor dianteiro é a sua saúde e facilidade de movimento. Concordo, é muito mais agradável mover-se em uma estrada acidentada sem balançar e balançar constantemente. Além disso, reduzir a pressão do choque no guiador da bicicleta permite-lhe manter a saúde das suas articulações por mais tempo, que são extremamente estressantes devido ao tremor.
  • Superar qualquer irregularidade na estrada torna a moto mais lenta, o que obriga o atleta a usar ainda mais força para se mover rapidamente ao longo da pista. Conseqüentemente, o garfo economiza uma quantidade enorme de esforço, que pode ser efetivamente gasto para cobrir uma distância maior.

Existem apenas duas desvantagens dos garfos para bicicletas.

  • Quanto mais complexo o projeto do garfo e mais funções ele executa, mais ele tenderá a pesar e custar mais. Os garfos de bicicleta selecionados podem pesar até 3 kg, que é 1/3 do peso da maioria das bicicletas de montanha padrão.
  • Os atletas que usam o potencial dos garfos a 100% ao realizar manobras e manobras são forçados a usar energia adicional para girar a bicicleta.

      O projeto de quase qualquer garfo de bicicleta (será considerado usando o exemplo de um amortecedor) consiste nos seguintes componentes.

      • Tubo de direção (ou, como alguns chamam, a haste) conecta o próprio garfo ao guiador e aos componentes do quadro. Via de regra, é realizado em tamanhos padronizados. Existem variedades retas e cônicas.
      • Coroa ou coroa - desempenha a função de conectar os tubos internos e calça, que são responsáveis ​​pela fixação da roda e do eixo. Um garfo de bicicleta pode ser uma coroa simples ou dupla. Normalmente, este componente é feito com os materiais mais resistentes, pois é a coroa que retira a carga principal da roda e das tubulações, principalmente quando se trata de modelos sem amortecimento.
      • Perna ou tubo interno É um componente do garfo que é conectado diretamente ou pressionado na coroa e vai para as pernas do garfo (em unidades com absorção de choque). Alguns especialistas chamam esse componente de pistão.
      • As configurações ou ajustes estão localizados nas cabeças das "pernas". É por meio deles que a roda é bombeada com ar, se estamos falando de modelos de garfos a ar.
      • Punhos ou vedações são instalados na junção dos tubos internos que entram nas calças, evitando assim a entrada de poeira e sujeira no mecanismo de amortecimento.
      • Calça são uma espécie de revestimento externo para todo o dispositivo de amortecimento. Seu diâmetro é maior que o diâmetro do pistão. Na parte de baixo, as calças terminam com aberturas, responsáveis ​​pela fixação do eixo, e na parte superior - com os "gorilas", que, como uma coroa, já estão conectados pelas próprias calças.
      • Gorilas ou boosters, não estão presentes em todos os modelos de garfos, mesmo com amortecimento. Eles são projetados para distribuir uniformemente a carga das calças.
      • Desistências, como já mencionado, eles estão localizados na parte inferior da calça, onde o eixo da roda é fixado.
      • Amortecedor representa o enchimento interno da "perna" ou o próprio mecanismo de absorção de choque.

      Visualizações

      Todos os garfos de bicicleta podem ser divididos em vários tipos independentes, dependendo do design, do tipo do garfo e do seu mecanismo de amortecimento.

      Por tipo de construção, os garfos são rígida (ou fixa), de absorção de choque, de coroa dupla, de uma perna e "flip-flops". Cada tipo é projetado para estradas e modelos de bicicletas específicos.

      Rígido ou fixo

      Esses modelos de garfos de bicicleta são considerados os mais simples e orçamentários.Em tais unidades não existem elementos de absorção de choque complexos, mas hoje eles ocupam um lugar de liderança no mercado de garfos de bicicleta junto com os de absorção de choque.

      Características de condução em unidades fixas:

      • na maioria das vezes são instaladas em bicicletas de estrada projetadas para andar exclusivamente em cidades planas ou em pistas profissionais;
      • os garfos rígidos são geralmente instalados em bicicletas do tipo pedestre ou citadina, que não são capazes de desenvolver altas velocidades;
      • Os modelos rígidos são ideais para bicicletas infantis devido à sua simplicidade de design e alto nível de controle em estradas planas.

      A popularidade das bicicletas com garfo rígido deve-se a vários fatores.

      • O peso... Devido à ausência de mecanismos de amortecimento complexos e montagens adicionais, essas unidades são extremamente leves. Conseqüentemente, as bicicletas com tais garfos são muito leves, fáceis de operar e armazenar.
      • Resistência estrutural. Os garfos fixos são tão duráveis ​​quanto os modelos com amortecedores. Tudo graças à estrutura monolítica de tais garfos, onde não existem pequenos componentes que podem quebrar sob carga prolongada e pesada na bicicleta.
      • Preço. As bicicletas fixas são geralmente muito mais baratas do que as mesmas bicicletas de almofada. A diferença de preço pode chegar a US $ 100 ou mais.
      • Fácil de instalar... Ao contrário de outros tipos de garfos, os garfos rígidos podem ser instalados em absolutamente qualquer tipo de bicicleta. Quase todos podem lidar com sua instalação.

      Os especialistas aconselham a compra de unidades fixas apenas se o seu objetivo não forem caminhadas off-road diárias. Esses garfos são ideais para viagens longas em boas estradas urbanas.

      Depreciação

      Ao contrário dos modelos rígidos de garfos, essas unidades possuem um mecanismo de amortecimento, que pode ter apenas 3 elementos: óleo, mola ou ar. Existem modelos com amortecimento simples (apenas mola) e combinado (óleo-ar).

      O tipo de amortecedor em si afeta a qualidade da unidade, bem como seu preço.

      As variedades mais populares são nomeadamente garfos de mola - são mais simples do que outros em termos de concepção, instalação e reparação.

      As vantagens, desvantagens, bem como as peculiaridades de andar em garfos de absorção de choque já foram descritos em detalhes no início deste artigo: tais garfos permitem que você se mova com mais eficiência e mais rápido off-road, preservando a condição do pedalar por mais tempo e proteger a saúde do próprio atleta. Se falarmos sobre os contras, então isso é, antes de tudo, aumento do preço e aumento do peso devido à complexidade do mecanismo de depreciação.

      Coroa dupla

      Os primeiros modelos de garfos de suspensão surgiram na segunda metade do século 20, mas os especialistas só recentemente chegaram à conclusão de que a pressão e o estresse principais de todos os elementos do garfo são tomados pela coroa, que conecta os tubos internos e distribui a carga entre eles, quando se usa uma bicicleta. A coroa é exposta a uma pressão especialmente forte durante a condução off-road e durante os impactos das rodas em curva.

      Isso levou à criação de uma unidade com um design totalmente novo, que envolvia o uso de duas coroas separadas ao mesmo tempo, segurando as "pernas".

      Das vantagens de tais modelos, pode-se destacar força fenomenal e confiabilidade - os modelos de bicicletas com este design são considerados os mais duráveis. Quanto às desvantagens, é, em primeiro lugar, o aumento do peso, a estrutura alongada das "pernas", que torna possível o uso desta tecnologia longe de todas as bicicletas, bem como o aumento do custo.

      De uma perna só

      Esse tipo só está ganhando popularidade no mercado de bicicletas modernas.Inicialmente, a criação de tais bicicletas era apenas uma jogada de marketing para atrair a atenção dos clientes, mas com o tempo, esses modelos se tornaram uma variedade completa, embora controversa, com suas próprias características, prós e contras.

      Os garfos de uma perna são designs com uma única perna que fixa o eixo da roda. Esses modelos também podem ter elementos de amortecimento que serão projetados para aliviar a pressão em uma perna da bicicleta.

      A vantagem inequívoca de tais modelos de bicicletas é considerada um design leve, que afeta diretamente o peso total da bicicleta, bem como a confiabilidade relativa de tais modelos, que é alcançada por meio do uso de materiais pesados.

      "Changeling"

      O design de tais unidades é o seguinte: pernas ou tubos internos servem para prender os dropouts e estão localizados na parte inferior, enquanto as calças estão localizadas na parte superior e conectadas por uma coroa.

      Este design fornece à moto máxima absorção de choque dianteiro e reduz o estresse em todos os componentes.

      Esses garfos ganharam popularidade devido ao maior número de ajustes, bem como ao acesso aberto ao mecanismo do amortecedor.... Apesar disso, essas bicicletas exigem cuidados constantes e são muito mais caras do que os modelos padrão com amortecimento.

      Dependendo do tipo de elemento amortecedor, existem modelos de mola, óleo e ar para os garfos das bicicletas, bem como derivados de combinações desses tipos.

      • Carregado com mola. O design de tais garfos pressupõe a presença de molas de aço especial sem o próprio amortecedor. Esta é a opção mais econômica para garfos de suspensão, pois as molas de aço fornecem amortecimento apenas parcial. Na maioria das vezes, esses garfos são usados ​​em bicicletas baratas ou infantis.
      • Elastomérico de mola. Além da mola de aço padrão, esses garfos são equipados com uma haste de elastômero adicional, que atua parcialmente como um amortecedor. A desvantagem mais óbvia de tais estruturas é a necessidade de substituição regular da haste elastomérica, que com o tempo, especialmente em viagens regulares, se desgasta rapidamente.

      Esse tipo de amortecimento é mais comumente encontrado em bicicletas com amortecimento traseiro.

      • Ar (ou pneumático)... O ar nesses garfos desempenha duas funções ao mesmo tempo: o papel de uma mola e de um amortecedor. O ar pressurizado é bombeado para o mecanismo do garfo usando uma bomba especial. As bicicletas com tais garfos não são recomendadas para passeios extremos - o mecanismo do amortecedor perde força muito rapidamente sob cargas pesadas.
      • Óleo-ar (ou hidráulico). Nesse caso, uma cápsula de óleo especial atua como amortecedor e o ar comprimido é usado como mola. Esse tipo é usado na fabricação de bicicletas caras de nível profissional, pois é capaz de suportar cargas colossais e tem várias configurações adicionais.
          • Mola de óleo. Esta variedade é considerada da mais alta qualidade. A função da mola em tais unidades é realizada por uma mola de aço padrão, mas o óleo é usado como amortecedor. As bicicletas com amortecimento de choque deste tipo têm uma condução incrivelmente suave e são adequadas para qualquer estilo de condução.

          Dimensões (editar)

          Os tamanhos dos garfos da bicicleta podem variar dependendo do tipo da própria unidade e da finalidade da bicicleta.

          Embora o tamanho geral da unidade possa variar de 20 a 26 polegadas (até 29 em casos raros), as taxas de viagem variam de acordo com o tipo de bicicleta usada.

          • híbridos - 5-7 cm;
          • cross-country - 8-10 cm;
          • sujeira - 8-10 cm;
          • competições - 12-15 cm;
          • freeride - 18-25 cm;
          • em declive - 17-20 cm;
          • freeride hardcore - 25-30 cm.

            Além disso, para diferentes estilos de pilotagem, é recomendado o uso de designs com diferentes diâmetros de perna: de 28 mm para o ciclismo regular e até 42 mm para o freeride hardcore.

            Qual é melhor escolher?

            Atletas experientes sabem que não basta se guiar por uma marca específica e certamente não basta a aparência do modelo na hora de escolher um garfo de bicicleta.

            Ao escolher um garfo para uma bicicleta, vale a pena avaliar com sobriedade não só as dimensões e o peso da bicicleta, mas também o seu próprio peso.

            Por exemplo, para uma pessoa com um físico magro, você deve escolher um modelo leve, mas os ciclistas com peso superior a 100 kg devem considerar a compra de bicicletas de carbono ou titânio com unidades de maior resistência e elasticidade.

            Não importa há quanto tempo você anda de bicicleta, vale sempre a pena comprar apenas modelos populares de componentes de bicicletas. Será fácil para eles encontrar um substituto ou consertá-los.

            Muito da escolha depende do estilo de pilotagem que você segue. Por exemplo, para viagens medidas em estradas urbanas, será economicamente não lucrativo comprar uma unidade com uma coroa dupla e um amortecedor de mola de óleo - em tais condições, eles não serão capazes de desenvolver seu potencial.

            Quanto mais frequentemente e mais difícil você andar, mais caro e melhor deve ser o garfo para sua bicicleta. Lembre-se de que às vezes é melhor comprar um modelo de qualidade com antecedência do que substituí-lo após um ano devido a uma avaria.

            Visão geral dos fabricantes

            Ao escolher um garfo de bicicleta, será útil se familiarizar com os fabricantes que, de acordo com a maioria dos atletas, eles produzem unidades da mais alta qualidade.

            • Raposa - uma ótima opção para comprar um garfo de qualidade. Esta marca produz unidades caras e de alta qualidade com uma longa vida útil.
            • SR Suntour - os produtos fabricados por esta empresa pertencem ao orçamento e podem competir em força e confiabilidade com muitas marcas premium. Recentemente, a gama de unidades de bicicletas de alta qualidade sob esta marca foi complementada com modelos caros de titânio e, portanto, tais garfos não são freqüentemente encontrados entre os consumidores russos.
            • Ampliação É considerada uma das marcas de componentes de bicicleta mais econômicas. Os produtos desta empresa se distinguem pela alta resistência, confiabilidade e ofertas para compra de garfos de mola padrão e ar-óleo.
            • Manitou É uma marca muito comum que é procurada na América e na Europa há mais de 20 anos. Produz tipos de garfos caros e de alta qualidade ("chinelos" e óleo de mola), que são usados ​​na fabricação de bicicletas de estrada profissionais.

            Regras de instalação

            A única regra ao instalar um garfo de bicicleta (qualquer tipo exceto rígido) é usar a ajuda de especialistas qualificados que podem conectar corretamente todos os componentes da bicicleta.

              Se a vontade de instalar você mesmo for muito grande, você pode conferir o vídeo a seguir.

              sem comentários

              Moda

              a beleza

              casa